Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Regulamento carabina mira aberta de ar 2012


Juan Pla

Posts Recomendados

Saiu o novo regulamento de carabina mira aberta de ar para 2012:

http://www.cbte.org.br/tecnico/regulamento/2012/regulamento_prova_carabina_mira_aberta_ar_2012.doc

 

Aqui estão as especificações da arma:

d) Arma

1.
Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1.
Calibre 4,5mm e Cano basculante.

 

1.2.
Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A maça de mira poderá ter o túnel de proteção.

 

1.3.
Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

 

1.4.
O acionamento pode ser por mola metálica em espiral ou pelo sistema de mola pneumática.

Exemplo: Gás RAM.

 

1.5.
Armas com peso com de até 5,5 (cinco vírgula cinco) Kg, incluindo as miras.

 

O ítem 1.3 diz que a arma deve ter filamento de fibra ótica, excluindo automaticamente as Slavias e algumas Weihrauches.

Vai ser assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu o novo regulamento de carabina mira aberta de ar para 2012:

http://www.cbte.org....rta_ar_2012.doc

 

Aqui estão as especificações da arma:

d) Arma

1.
Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1.
Calibre 4,5mm e Cano basculante.

 

1.2.
Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A maça de mira poderá ter o túnel de proteção.

 

1.3.
Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

 

1.4.
O acionamento pode ser por mola metálica em espiral ou pelo sistema de mola pneumática.

Exemplo: Gás RAM.

 

1.5.
Armas com peso com de até 5,5 (cinco vírgula cinco) Kg, incluindo as miras.

 

O ítem 1.3 diz que a arma deve ter filamento de fibra ótica, excluindo automaticamente as Slavias e algumas Weihrauches.

Vai ser assim mesmo?

 

É uma questão de interpretação do nº 1 da letra d: Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

 

Ou seja: pode ser com ou sem filamento de fibra ótica... pelo menos é esse o meu entendimento.

 

Abraço!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima, sua interpretação não está correta. Serão permitidas significa que a arma deve ter as características indicadas no regulamento. A prova disso é que não são permitidas armas 5.5 nem de cano fixo pois não atendem ao ítem 1.1.

 

Acho que a cláusula 1.3 deveria ser reescrita:

"A arma pode contar com Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que dê para interpretar dessa maneira, essa interpretação vai dar problemas com os outros itens.

 

Veja só:

 

1.3. Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

Pode , ou não, ter filamento de fibra ótica.

 

1.1. Calibre 4,5mm e Cano basculante.

Pode, ou não, ser 4,5. Pode, ou não, ter cano basculante.

 

Ou seja, foi mal escrito. O item 1.3 não deveria existir. Deveria estar no item 1.2 a possibilidade de a alça e massa de mira ter fibra ótica. Da maneira com que foi escrito, se não for obrigatória a utilização de fibra na mira então outros itens vão ficar comprometidos também. O item tornou obrigatória a utilização de fibra na mira.

 

Acho que não era essa a intenção. Acredito fortemente que a idéia era simplesmente abrir a possibilidade de se utilizar miras com fibra, já que muitas armas estão vindo assim e a idéia da categoria é permitir que os participantes possam entrar na competição com suas armas sem modificações para manter o custo mais baixo.

 

Acho que deve ser feita uma revisão de ajuste no ítem 1.3. Algo do tipo:

 

1.3 Os conjuntos de Alça e Massa de mira podem, ou não, conter elementos de fibra ótica.

 

Concordam?

Evandro Fandaruff - Blumenau - SC

Air_rifle_Hatsan_BT65_RB_5.5_wood_2914.jpg

Hatsan BT65 RB W .22 Nikko Stirling 4x32

Bam 19-18 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deve ser feita uma revisão de ajuste no ítem 1.3. Algo do tipo:

 

1.3 Os conjuntos de Alça e Massa de mira podem, ou não, conter elementos de fibra ótica.

 

Concordam?

 

Também acho deveria ser escrito dessa maneira para não causar dúvidas, eu particularmente não gosto de fibra ótica no aparelho de pontaria, principalmente para CMA, tenho fotofobia e aquelas luzinhas atrapalham muito na hora da visada do alvo.

Atiro a quase 30 anos e já acostumei com as miras metálicas sem esses "enfeites de árvore de natal"... rsrsrsrs...

Do jeito que está escrito, analizando com calma, está dizendo que será obrigatória e não facultativa a presença de inserts de fibra ótica no conjunto de miras...

 

Juan, você tinha toda razão... rsrsrsrs... :thumbup:

 

Abraço

 

Em tempo: Já baixei o regulamento, vamos aguardar para ver se vão fazer alguma modificação

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como era antes , era alça e massa originais ?

se for acho que o item é só um aditivo mas é correto reescrever

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po igor notar isso é ffffffffffffffffffffffff kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham, vão acabar obrigando o uso de FO ou a tendência é aceitar miras convencionais?

 

Se precisar da FO eu estou ferrado.

 

JT

 

Particularmente, eu acho que isso foi mal redigido... duvido muito que vingue essa estoria de obrigatoriedade de FO no aparelho de pontaria, nenhum "bom atirador" que conheço atira com FO no aparelho de pontaria (falo em tiros de precisão no papel), para mim esses "enfeites de natal" só facilitam a visada rápida, como para caça, plinking e tiros informais... para competir, no meu caso, só atrapalham... mas essa é apenas a minha opinião... rsrsrsrs...

  • +1 1

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Lima, não faz sentido obrigar a usar fibra ótica na alça e massa. Só isso já elimina da competição as Slavias e Hws 30 e 50s que vem com mira metálica e gatilho rekord...a não ser que se importe um conjunto de mira HW com fibra. Certamente a intensão era deixar a opçao de usar fibra na mira, assim como foi permitido com a mola pneumática.

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Lima, não faz sentido obrigar a usar fibra ótica na alça e massa. Só isso já elimina da competição as Slavias e Hws 30 e 50s que vem com mira metálica e gatilho rekord...a não ser que se importe um conjunto de mira HW com fibra. Certamente a intensão era deixar a opçao de usar fibra na mira, assim como foi permitido com a mola pneumática.

 

A minha primeira impressão ao ler foi essa mesma, que usar FO seria opcional, até postei isso no início do tópico, mas depois acabei concordando com o Juan, já que do jeito que está escrito não dá para entender que é opcional e sim obrigatório... vamos ver no que dá!!!

 

Abraço!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entendi que "é permitido", não que seja "obrigatório". na minha eu pintei a massa (minha arma tem massa de mira com dois esses rssss) de preto pois o fibra vermelha me atrapalha na visada. se fosse proibida a mira comum estaria no item 2 "não será permitido".

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Por favor,

 

Seguindo as especificações acima, gostaria de saber se a velocidade do tiro possui limites mínimos e máximos.

 

Pretendo comprar uma carabina para a prática do "papel 10m" e as armas que me recomendam geralmente tem velocidade de "mais ou menos" 305m/s, sendo que o indicado para esta prática (segundo informações) é uma velocidade entre 170 e 190m/s.

 

Alguém poderia sanar estas dúvidas???

 

Desde já agradeço o apoio. Grande abraço e bons tiros !!!

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor,

 

Seguindo as especificações acima, gostaria de saber se a velocidade do tiro possui limites mínimos e máximos.

 

Pretendo comprar uma carabina para a prática do "papel 10m" e as armas que me recomendam geralmente tem velocidade de "mais ou menos" 305m/s, sendo que o indicado para esta prática (segundo informações) é uma velocidade entre 170 e 190m/s.

 

Alguém poderia sanar estas dúvidas???

 

Desde já agradeço o apoio. Grande abraço e bons tiros !!!

 

As armas com VOs baixas e intermediárias tendem a ser mais precisas pois a pancada para impulsionar o chumbo não é tão forte, portanto a arma vibra e 'coicea' menos. Além disso, leve em conta que a quantidade de ar usada no tiro será menor, o que ajuda o projétil a não sofrer tanto com a turbulência. Ainda tem outro fator, se a arma for muito forte (305m/s) a saia do chumbo pode ser deformada, o que acaba com a precisão. É bom que fique claro que não é impossível que uma arma potente seja precisa, mas todas as armas que se intitulam 'competitivas' que conheço ficam na faixa de baixa potência. E não precisa ser olímpica não, olhe essa aqui, por exemplo: http://www.pyramydai...ng_10_meter/931

 

Geralmente, as armas para 10 metros ficam sempre abaixo dos 600fps. Claro que se o objetivo é field target, então a potência tem que ser um pouco maior, mas sem exageros.

Editado por Juan Pla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a velocidade altera bastante sim ... mas depende do costume do atirador , se souber domar uma acrabina potente , vai fundo =] mas o Ideal mesmo é entre 160 e 210 m/s ...

 

eu nao recomendo carabina de 300 m/s pra papel 10 m ... é potencia demais , o ideal ai é colocar um GR , o menor possivel , pra reduzir pra uns 240 m/s

 

Abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Vixe,

 

Português medonho.

 

O correto seria dizer: "somente serão admitidas armas de calibre 4,5mm e cano basculante". O que está escrito é que é os competidores estão autorizados a usar armas 4,5 e cano basculante. E isto não significa que outros calibres e formas de ação são proibídos.

 

Dá até para entender o que a regra pretende mas o português está errado.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Qual seria a utilidade de um muzzle numa mira aberta 10m? é só decorativo. não sei se pode botar pois na mira aberta não são permitidas muitas alterações

Editado por IvanFB

Slavia 631 Lux mod. Fibra Ótica

Feinwerkbau 600

Walther LG300XT Anatomic

 

Fluminense - FTERJ - CBTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

​d) Arma

1. Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1. Calibre 4,5mm e Cano basculante.

 

1.2. Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A maça de mira poderá ter o túnel de proteção.

 

1.3. Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

 

1.4. O acionamento pode ser por mola metálica em espiral ou pelo sistema de mola pneumática.

Exemplo: Gás RAM.

 

1.5. Armas com peso com de até 5,5 (cinco vírgula cinco) Kg, incluindo as miras.

 

Eu não vejo problema nenhum de interpretação. O item 1.2 afirma que as armas deverão ter miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. No item 1.3 a regra esclarece uma variação do aparelho de pontaria citado no item 1.2, aparelho este que é prerrogativa básica para habilitação do equipamento na modalidade. Já a fibra ótica é acessório de mira aberta, portanto se enquadra na regra, mas a ausência do mesmo não desclassifica o conjunto para a prova.

 

Em relação ao termo maça, a grafia para miras abertas é correta dessa forma. Quando é macarrão ou modelagem, aí é massa!

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É permitido usar armas com muzzle/airstripper?

 

Não são permitidas:

 

2.4. Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são permitidas:

 

2.4. Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira

 

OK. então o muzzle se enquadra em "tubo prolongador do cano/maça de mira"...

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 months later...

Por favor, me ajudem a interpretar os seguintes itens:

 

 

2.3.
Modificações que alterem a coronha original.

 

Dúvida: Não pretendo alterar a "coronha original". Quero projetar e produzir uma "nova coronha". Posso?

 

 

2.4.
Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira.

 

Dúvida: Posso substituir Alça e massa originais da Gamo por alça e massa da HW50s ?

 

Meu objetivo é participar de torneios oficiais, entre outros.

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Grande abraço e bons tiros!

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, me ajudem a interpretar os seguintes itens:

 

 

2.3.
Modificações que alterem a coronha original.

 

Dúvida: Não pretendo alterar a "coronha original". Quero projetar e produzir uma "nova coronha". Posso?

Se mantiver as proporções da original, sim. Exemplificando melhor: Se seu antebraço é incompatível com a coronha original, pode fazer uma maior ou menor, adequando-a. No entanto, se pretendes fazer uma com soleira mais baixa em relação ao cano, não pode.

 

 

2.4.
Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira.

 

Dúvida: Posso substituir Alça e massa originais da Gamo por alça e massa da HW50s?

Sem problemas. Desde que sejam miras abertas, podes adaptar da Contender, Impala, HW, etc. Cuide, no entanto, para que a alça não fique ANTES do centro do gatilho.

 

Meu objetivo é participar de torneios oficiais, entre outros.

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Grande abraço e bons tiros!

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho que discordar sobre as alterações.

 

Diz o regulamento:

 

2. Não será permitido:

...

2.3. Modificações que alterem a coronha original.

...

2.7. Para fins de manutenção será aceita a utilização de componentes similares aos originais em forma, dimensão e função, sendo que os mesmos não podem alterar as características originais da arma.

 

Entrei em contato com a CBTE no início do ano para saber se poderia usar a maça de mira em argola que acompanha as HW. Vejam a resposta:

 

"A afirmação sobre a necessidade de ser Mira Aberta sem qualquer aparato ótico é porque não é permitido o uso de lunetas, dioptros, Red Dot e similares.

 

Quanto ao demais pode ser metálico ou com fibra ótica, com ou sem túnel de proteção, em forma de ponto ou círculo com cruz ou ponto interno (neste caso a parte externa já a faz a vez do túnel de proteção).

 

Neste caso peço que fique atento a parte do regulamento que cita que as armas devem ser originais de fábrica ou se submetidas a manutenção, caso não haja componente originais disponíveis, que os componentes utilizados sejam similares aos originais.

 

Além dessa informação, constam também algumas outras informações sobre as característica exigidas para que o equipamento esteja apto."

 

Portanto a resposta para as alterações da coronha e maça de mira:

 

São idênticas às originais? Pode utilizar.

 

o diferentes das originais (por exemplo, usar um insert da maça de mira da HW na Gamo que não é idêntica à original)? Não pode utilizar.

 

JT

Editado por jtramone

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante