Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

POTÊNCIA E PASSO DAS RAIAS


Nelson

Posts Recomendados

Parabéns pelo topico!!! :clap: :clap: :clap:

 

Seu livro é um iten obrigatorio a todo praticante de tiro com armas de pressão.

Só uma perguntinha sera que existe a possibilidade de um ARMAS DE PRESSÃO – Ciência e Técnicas de Tiro Volume 2 ?

 

Abraços

Airton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava lendo e pensando em fazer a mesma pergunta do Auron... já que tem tanto material, não pensa em escrever outro livro? seria muito bacana termos literatura disponível...

abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho pensado numa 2a. edição, mas tenho que encontrar uma maneira de viabilizar, quem sabe por meio eletrônico. Impressão custa muito caro e se não tiver patrocinador, não dá.

Parte do problema vem da falta de hábito de leitura pela maior parte da população.

 

Abraço,

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nelson, bom dia!

Parabéns por esse post e por outros escritos por vc. Todavia, seguindo essa linha de raciocínio gostaria que vc. deixasse aqui pelo menos três carabinas de cada calibre (4,5 e 5,5) que melhor se enquadram dentro desta analise, EX: Carabina lenta 4.5., essa. aquela e aquela outra;

Carabina rápida 5.5 ' ' ' ' '

 

Ps. todas tendo como fator principal, a precisão.

Desculpa se nao fui claro é que estou no inicio, bem no inicio desta arte e ainda nao estou bem a vontade para falar sobre isso..ok. abraços.

Diana 54 Air King

Slavia 631

AA tx200 III

Diana 350 Magnum Laminada.

HWs (5)

Bam 19/18 tunada (gas ram e gatilho FL)

QB 58 (copia da Diana 48)

Pistola Gamo, 4.5 compact

Pisto Zoraki, 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

Obrigado por compartilhar.

Gostaria de sugerir um assunto muito pouco esclarecido:

Vibração e harmônicos de canos para PCP e springer.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li seu livro e achei muito bom... seria bem interessante um segundo... se tiver interesse por uma produção independente, conheço um pessoal que faz editoração (trabalha faz muito tempo, com ótimas produções, inclusive em revistas científicas) e podem dizer os custos da produção do novo livro... talvez aqui seja mais barato que em SP ou RJ... qualquer coisa me manda MP...

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns mais uma vez Nelson :clap:

 

Vamos ver uns exemplos:

- Na Ht 44-10, quando a velocidade está na casa dos 275m/s a precisão é excelente, ao passo que diminuindo ela pra 260 a precisão piora bastante.

 

- Na S410, quando uso cerca de 70% da potência, os resultados são bem melhores do que em Full Power...

 

- Na Slavia 631, consegui excelentes resultados aumentando a VO que era de 170m/s, para a casa dos 200m/s, mas alguns chumbos que antes tinham bons resultados, agora não agrupam mais...

 

Pode-se concluir, portanto, que exista uma velocidade ideal pra cada tipo de cano, com determinado passo de raia? e mais, dependendo da velocidade, o chumbo ideal pode mudar também?

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto,

 

É exatamente isso. Quando o caso é precisão, o raiamento mais importante do que o comprimento do cano.

Quanto às armas PCP, é sempre melhor utilizá-las com a potência abaixo da potência máxima.

 

Abraço,

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

muito interessante.. valeu por mais essa aula...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Parabéns Mestre Nelson!

 

A cada post seu consigo clarear minhas idéias, que venho formando de forma empírica e autodidata, com testes e análises ''homemade''.

 

Considerando seu post sobre frequências harmônicas e vibrações nos canos das armas, pergunto:

 

É possível obter algum benefício temperando o aço de um cano de uma PCP de alta potência? Pois imagino que os canos tenham um tipo de aço mais mole para permitir sua usinagem e raiamento, sendo assim, imagino que aumentando a dureza do aço do cano, a frequência harmônica também aumenta, não em quantidade, mas em sua ordem (Hz). Sendo assim, um cano mais duro ressoará numa frequência mais alta e sabendo que quanto mais alta a frequência menor é a deformação na forma de onda, como consequência menor será a variação de posição do cano no momento em que o projétil abandona o cano.

 

Qual sua opinião a respeito?

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o principal problema seria a mudança das dimensões do cano devido a tempera. Acredito que num caso desses primeiro deva-se temperar a barra e depois abrir o buraco e fazer o raiamento, o que dificultaria, e muito, o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horvath, andei pesquisando sobre isso (alteração dimensional em função da têmpera do aço) e no caso de tubos, o comprimeto seria levemente aumentado e o diâmetro interno levemente reduzido, em torno de 4% para aço carbono temperado em água. Me parece de certa forma que isso seria até benéfico em termos de precisão.

 

Isso na teoria, talvez na pratica seja diferente.

 

Como estou comprando outro cano para a AT, talvez eu faça esse teste pra ver o que acontece.

 

Abraço

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diogo levando em conta que testando chumbos com diâmetros diferentes em 0,3% causam diferenças de precisão... 4% pode ser horrível... se aumentar não vai ter chumbo que vede o cano... se diminuir não vai ter chumbo que entre no cano.

 

Fora o risco de entortar o cano durante a tempera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, entortar ele é o meu maior medo, apesar dele já ser meio torto...hehe

 

Depois que instalar outro cano e se ele ficar melhor do que este, vou arriscar experimentar neste pra ver o que acontece.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 10 months later...

Se me permitem um palpite, sobre temperas, existe um processo mas ai complica que é a cementação. Muito usado em engrenagens que exige esforço e não quebrem com o uso ou fadiga.

Quanto mais duro o aço, mais quebradiço se torna. A cementação contorna isso, deixando o meio ou interior do aço mole tipo 1000.50 mas sua superfície extremamente dura devido a tempera por cementação. Até pensei, fosse o caso do cano de algumas armas. Nos casos de engrenagens que sofrem muito esforço, esse processo é utilizado de forma que, entre aspas, a maleabilidade (aço mais mole) interna não permita a trinca ou quebra da engrenagem e a superfície extremamente dura aguente o tranco. Outro ponto a considerar é que esse processo leva em consideração microns na medida da peça, não mudando nada seu tamanho ou dimensão. Ou o projeto já e feito considerando o processo todo. Como o processo é industrial, não sei a viabilidade de produzir um cano assim. Mas que é possível isso é.

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
  • 2 months later...

Tenho pensado numa 2a. edição, mas tenho que encontrar uma maneira de viabilizar, quem sabe por meio eletrônico. Impressão custa muito caro e se não tiver patrocinador, não dá.

Parte do problema vem da falta de hábito de leitura pela maior parte da população.

 

Abraço,

 

Nelson.

 

Sugiro fazer em e-book pelo programa de escritores independentes da Amazon.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

 

Uma dúvida: qual é o critério para definir a categoria da arma em relação à potência (baixa ou alta). Digo, a partir de quantos Joules a arma passa a ser considerada de alta potência?

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

 

Uma dúvida: qual é o critério para definir a categoria da arma em relação à potência (baixa ou alta). Digo, a partir de quantos Joules a arma passa a ser considerada de alta potência?

O mestre Alberto sabe melhor, mas as Magnuns eu sei que são as acima de 23J se não me engano.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

 

Uma dúvida: qual é o critério para definir a categoria da arma em relação à potência (baixa ou alta). Digo, a partir de quantos Joules a arma passa a ser considerada de alta potência?

Há um post do próprio Nelson sobre a mudança com a nova classificação;

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7276-nova-classificacao-de-potencia/?hl=%2Bpotencia+%2Bdas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...

10 anos depois!

Lendo este artigo, muito interessante.

Sempre fui fã do Nelson e o conheço pessoalmente aqui na AASGP em São José dos Campos - SP

Parabéns por compartilhar seus conhecimentos conosco.

 

 

NO DRUGS, MORE SPORTS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre raiamento e a influência do spin na estabilidade do projétil em armas de pressão. É interessante ver como esses detalhes técnicos podem afetar a precisão do tiro, especialmente em diferentes potências e calibres. É importante considerar esses aspectos ao escolher uma arma e ajustar sua configuração para obter os melhores resultados. Se você tiver mais informações ou insights sobre esse tema, fique à vontade para compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro! Em resumo, o giro do projétil (spin) é crucial para sua estabilidade em voo. Em armas de baixa potência, um spin rápido pode dispersar os tiros em longas distâncias. Já em armas de alta potência, o spin rápido é compensado pela velocidade do projétil, mantendo-o estável. O calibre também é importante, com calibres menores sendo mais adequados para baixas potências e calibres maiores para altas potências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante