Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Ajustar mira aberta desta forma?


Posts Recomendados

1. Coloco a arma em uma morsa ou em algo fixo;

 

2. Atiro contra algo branco, sem ver pela alça e massa, apenas atiro a uma distância 10m;

 

3. A partir daí, sem qualquer movimento da arma, basta regular a alça e massa de mira para que fique exatamente alinhadas para onde foi efetuado o disparo.

 

4. DEU!

 

 

Esta técnica funcionaria (caso a carabina estivesse com agrupamento perfeito)??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionaria sim, mas dependendo de como vc segura/apoia e da sensibilidade da sua carabina, pode alterar o POI

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponto de Impacto.

A melhor forma de se regular a mira é vc fazer na forma que acostuma atirar. Se vc atirar apoiado em sand bag/estativa vc regula como tal.. se vc atirar de pe sem apoio regula atirando de pe sem apoio...

Travar a carabina para ajuste de mira acredito que sirva melhor para conferir o agrupamento etc, mas para ajuste fino dependendo do seu proposito tem que ser feita conforme irá atirar

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponto de Impacto.

A melhor forma de se regular a mira é vc fazer na forma que acostuma atirar. Se vc atirar apoiado em sand bag/estativa vc regula como tal.. se vc atirar de pe sem apoio regula atirando de pe sem apoio...

Travar a carabina para ajuste de mira acredito que sirva melhor para conferir o agrupamento etc, mas para ajuste fino dependendo do seu proposito tem que ser feita conforme irá atirar

 

Concordo, prendendo você não irá ter as variantes (vibrações e recuo) que terá na hora do tiro propriamente dito. então de nada adiana regula assim, mas é válido, como nosso amigo citou, para agrupamentos.

GAMO CFX 4.5 , leapers 4-16x40

CBC B-19s 4.5

HATSAN AT44 - 4.5 shilba pro 30 8-32x56

CBC montenegro 4.5 G1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hm, o que é POI?

Ponto de Impacto.

Carabinas de mola possuem o duplo recuo, o que acarreta uma série de forças de reação durante o percurso do projétil dentro da arma. Dependendo do ponto de apoio da arma, maneira como segurar, essas reações mudam e consequentemente muda a maneira como a carabina vibra. O ponto de impacto depende da posição da ponta do cano no momento que o projétil sai, e este ponto muda de acordo com a vibração.

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da carabina e do modo de segurar, o POI pode variar até cerca de 2cm a 20m.

Com a tx200, se segurar mais a frente da telha ela dá um agrupamento, se segurar próximo ao guarda-mato ela varia quase 2cm a 20m.

 

A HT80 tbm era bem sensivel a pegada, dava resultados bem diferentes dependendo da pegada que fizesse nela.

Se segurasse firme, não agrupava nada, se apenas apoiasse levemente ela agrupava razoavelmente bem.

 

Então, como foi dito, a carabina presa serviria para verificar o agrupamento dela, mas se for regular a mira para alguma prova deve-se regular para o modo em que vc vai utilizar.

 

Participo muito de FT, então regulo a mira a 23m na posição sentado que é a mais utilizada nessa prova.

É um pouco dificil pq tem muitas variaveis com ela não apoiada, mas é o melhor jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maneira que eu acho correta e a seguinte:

- Numa folha de papel A4 faça um ponto, ou seja, um pequeno alvo;

- Faça a visada e atire da maneira como pretende usar a carabina (apoiada ou em pé sem apoio).

- Em seguida, após o tiro, use uma estativa para fixar a carabina com o conjunto de miras alinhado ao alvo que tentou acertar.

- Com a carabina fixada e alinhada ao alvo, faça a regulagem até que o sistema de miras se desloque do ponto marcado e se alinhe ao ponto de impacto do projétil.

 

Pronto, a carabina está regulada!

Pra evitar alguma margem de erro, eu costumo fazer uma sequência de 3 a 5 tiros e ver onde é o ponto de impacto médio e só então fixar a carabina e fazer os ajustes.

 

Resumindo:

Atire com a carabina solta. Só a prenda na estativa após realizado o disparo, para alinhar o conjunto de miras ao ponto de impacto.

Atirar com a carabina presa numa morsa pode até provocar a quebra da coronha, a depender da potência da arma!

 

Abraço!

 

valeu paes!

 

só outra duvida: o que vem a ser uma estativa??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de ser regular uma mira aberta é em pé a 10 metros do alvo, empunhando a carabina da forma correta, quando se apoia em bipé ou outro coisa todo o recuo fica na carabina, quando se apoia no seu ombro o recuo vai pro seu corpo, livrando a carabina de todo o balanço.

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu sou novo ainda no hobby (leia-se 3meses de prática) eu prefiro regular apoiando no bipé ou sandbag porque eu sei que minha pegada em pé vai se ajustando ao tempo que eu treino mais. Então eu penso que com a mira regulada sob apoio fixo irá me dar um direcionamento de desenvolvimento da minha técnica em pé. É errado pensar dessa forma ou devo regular em pé mesmo, sendo que atiro com ela mais em pé do que apoiado? Há também um período para fazer testes de agrupamento afim de regular mira ou só quando eu sentir que está desregulada mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ae Paes! +1 pela explicação

 

Valeu Takao!

 

 

 

valeu paes!

 

só outra duvida: o que vem a ser uma estativa??

 

Estativa é um suporte onde você repousa a carabina para manutenção, onde pode-se estabiliza-la para não movimentar.

Como você já tem uma morsa de bancada, pode usa-la.

A diferença é que com uma estativa você pode movimenta-la até conseguir alinhar a carabina (conjunto de mira) com o alvo.

No seu caso seria o inverso: após os tiros e com a carabina devidamente desmuniciada, fixe-a na morsa de bancada e movimente o alvo, até que ele se alinhe ao conjunto de mira da carabina (que estará imóvel na morsa).

 

Abraço!

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

01) ...eu prefiro regular apoiando no bipé ou sandbag...

 

02) ...devo regular em pé mesmo, sendo que atiro com ela mais em pé do que apoiado?

 

03) Há também um período para fazer testes de agrupamento afim de regular mira ou só quando eu sentir que está desregulada mesma?

 

01) Pode ser feito os tiros sobre sandbag, sem problemas, pois este tipo de apoio restringe muito pouco o movimento natural da carabina (bem diferente do tiro preso na morsa). É vantajoso para quem treme muito a mão ou ainda não está bem condicionado;

 

02) Se tiver um bom condicionamento (que resulte em bom agrupamento) seria indicado fazer os tiros de ajuste na mesma posição em que se vai atirar...

 

03) Penso que sempre que for treinar sério ou participar de uma prova é recomendável conferir a regulagem, independente de sentir ou não que a carabina está desregulada.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou novo no assunto, fiz como os mais experientes daqui me ensinaram sobre empunhar a arma como iria atirar, fazer os disparos no alvo e ir ajustando a mira conforme os tiros recebidos pelo alvo, até os agrupamentos melhorarem, deu certo.

 

Em resumo, a arma acaba "reconhecendo" o dono.

 

:thumbup:

Editado por 5junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, o correto é que o conjunto alça/massa de mira não encubra o alvo e sim o tangencie em sua porção inferior, possibilitando que você enxergue no que está atirando.

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou novo no assunto, fiz como os mais experientes daqui me enssinaram sobre empunhar a arma como iria atirar, fazer os disparos no alvo e ir ajustando a mira conforme os tiros recebidos pelo alvo, até os agrupamentos melhorarem, deu certo.

 

Em resumo, a arma acaba "reconhecendo" o dono.

 

:thumbup:

 

É isso dae mesmo 5junior, você faz da melhor forma que eu acho e que aconselho, regule com a arma empunhada em você

para o seu corpo absrove o total recuo da mola e não atrapalhar na mira.

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive lendo recentemente o livro do Nelson , pois , como novato , estava com dificuldades para ajustes de mira aberta e luneta.

Pude testar e ajustar miras e lunetas e , algo importante seria não utilizar apoios "duros" , em armas de mola /gas ram , devido ao duplo recuo e , a necessidade de firmeza , mas sem exagero , para o movimento relativamente livre , da arma, no momento do tiro; assim , sand bags seriam mais adequados para ajustes iniciais de mira , seja aberta ou luneta. Fiz isto e , até agora , deu certo;agora , vou para o "ajuste fino", arma na mão , posição de tiro mais usada , como sugerido neste tópico.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que sempre que se fala em regular a mira aberta se fala em 10 metros?

nao poderia ser a 20 ou mais?

 

23 metros e a distancia de campeonato

 

SireRay, alguns sentem dificuldades a 10 metros para realizar a regulagem imagina em distâncias maiores, aonde o chumbo irá decair com a gravidade, aí vc além de regular terá que compensar o tiro mais pro alto para ir no local , tudo bem que isso não acontece em 23 metros.

 

Outra coisa, 23 metros é a distância oficial de BenchRest, a galera tem em base 10 metros, por causa da modalidade de 10 metros que muitos aqui competem,e aonde fica mais fácil tanto para regular quando para o ajuste fino da mira, dependendo da carabina vc consegue tiros sem compensar até acima de 30 ou 40 metros.

  • +1 1

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que sempre que se fala em regular a mira aberta se fala em 10 metros?

nao poderia ser a 20 ou mais?

 

Pode ser a qualquer distância, depende da modalidade e da distância que você irá atirar...

 

Se vai atirar na modalidade papel 10m, regule pra essa distância.

Se vai atirar Silhueta metálica 1/5, regule para uma distância intermediária das silhuetas, algo em torno de 23 a 27m.

Se quer atirar em latinhas a 50m, regule para essa distância...

 

Vai do gosto do freguês, rs!

 

Geralmente se regula em 10 metros, porque a modalidade mais praticada em mira aberta é a prova de papel 10m.

E tem o fato de que nessa distância fica mais confortável visualmente pra zerar o conjunto de miras.

 

Abraço!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe e Paes

 

Regulei a mira da minha em 10 metros...

 

Regulei usando um saco de boxe como sandbag... eheheh

 

Ta tão boa que corta talo de roseira!

 

Outra duvida: a regulagem muda de chumbo pra chumbo? isso é regulei com crossman premier e talvez vá usar um jsb ultrashock pra derrubar umas frutas ... tem que mudar a mira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe e Paes

 

Regulei a mira da minha em 10 metros...

 

Regulei usando um saco de boxe como sandbag... eheheh

 

Ta tão boa que corta talo de roseira!

 

Outra duvida: a regulagem muda de chumbo pra chumbo? isso é regulei com crossman premier e talvez vá usar um jsb ultrashock pra derrubar umas frutas ... tem que mudar a mira?

 

Sim SireRay, conforme vc muda de chumbo , tb irá mudar a " mira " usando um termo mais técnico isso é chamado de POI

 

a curtas distâncias isso não afeta muito, atire com diversos chumbos a curta distância que não irá sentir muito diferença, agora

 

eu acho que acim a de 20 ou 25 metros ae ja começa a mudar bastante as variações, ae vc terá que fazer uma regulagem diferente para cada chumbo.

 

espero ter ajudado, abração!!

  • +1 1

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe e Paes

 

... a regulagem muda de chumbo pra chumbo? isso é regulei com crossman premier e talvez vá usar um jsb ultrashock pra derrubar umas frutas ... tem que mudar a mira?

 

Muda de chumbo pra chumbo sim.

Cada chumbo tem um comportamento diferente na carabina.

O que você pode fazer pra facilitar sua vida é o seguinte:

- Regule para o chumbo que mais usa e anote a regulagem;

- Regule para a 2ª opção de chumbo e conte quantos cliques efetuou para chegar à nova regulagem.

 

Depois é só contar os clicks entre uma regulagem e outra.

Se o conjunto de mira for bom, os ajustes se manterão entre uma regulagem e outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ilustrar o que o PAES falou, a visada na mira aberta deve ser feita conforme a figura abaixo:

 

-Alca-de-Mira-CBC-Original-Nova.jpg

 

Desta forma... a massa (ponto vermelho) deverá ficar levemente abaixo da alça (pontos verdes)? A um distância um pouco maior (acima de 15 metros), não terei muita perda?

 

Não deveria deixar alça e massa alinhadas e a mira onde desejo acertar, exatamente acima (a alça e massa formariam uma espécia de base para o que desejo acertar) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desta forma... a massa (ponto vermelho) deverá ficar levemente abaixo da alça ?

Não.

Alça e massa devem ficar sempre alinhados, com o alvo tangenciando acima da massa

O desenho está correto. Se reparar bem os três pontos estão totalmente alinhados e o alvo tangencia a massa...

Veja bem, alinha-se os pontos coloridos e não o suporte preto onde eles estão inseridos.

 

Acredito que vc esteja confundindo os sistemas de mira aberta com fibra óptica com os sistemas de miras totalmente metálicas (sem fibra)...

 

Veja a diferença:

 

No sistema com fibra, alinha-se os pontos.

Note que parece que a massa está um pouco mais baixa, pois o suporte onde estão inseridos os pontos verdes estão mais altos.

Mas nesse caso não consideramos os suportes onde estão os pontos e sim os pontos, somente os pontos.

 

img_MiraAberta.jpg

 

 

 

 

já no sistema com miras metálicas a alça e massa ficam totalmente alinhadas, como vc comentou.

open-rifle-sights-work-800x800.jpg

 

 

Não deveria deixar alça e massa alinhadas e a mira onde desejo acertar, exatamente acima (a alça e massa formariam uma espécia de base para o que desejo acertar) ?

Exatamente isso.

 

 

Outra coisa que é preciso chamar a atenção é quanto a correta visada entre alça, massa e alvo.

O ponto mais nítido entre esses três itens deve ser a massa...

A alça deve estar levemente desfocada e o alvo desfocado.

Se em sua visada você estiver enxergando algo semelhante a ultima imagem que postei, ela está totalmente correta.

 

Abraço!

Editado por Paes
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desta forma... a massa (ponto vermelho) deverá ficar levemente abaixo da alça (pontos verdes)? A um distância um pouco maior (acima de 15 metros), não terei muita perda?

 

Não deveria deixar alça e massa alinhadas e a mira onde desejo acertar, exatamente acima (a alça e massa formariam uma espécia de base para o que desejo acertar) ?

 

O Paes respondeu sabiamente a pergunta. Tbm era uma dúvida minha.

 

Valeu :thumbup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mira correta, é a Mira que vá te satisfazer melhor, que vá fazer vc acertar o alvo, independende da ordem ou forma que vc for realizar a sua visada, meu pai quando pequeno morava na roça no interior de Espírito Santo e na época ele atirava com "espingarda de chumbinho" para caçar e levar a comida pra casa, a sua massa de mira era uma cabeça de prego e a alça eu não faço a mínima idéia se é que tinha alça de mira, e assim a sua família nunca passou fome.

 

Então eu digo que,na minha opnião a posição correta da visada é a que o 5junior amostrou na primeira foto, vc mirando um pouco mais para baixo conseguindo ver o centro do alvo,independente do alvo sendo papel ou alvo metálico(silhuetas metálicas)

 

Essa forma pra mim é a melhor de todas, para outras pessoas não, enfim...

 

É algo "pessoal" que com o tempo vc vai fazendo adaptações pra se encaixar melhor a vc.

 

"Lembrem-se, meu pai atirava com cabeça de prego no lugar da massa de mira e não fazia feio,mesmo usando chumbo ruim de caixa de papelão isso entre as decadas de 1960 e 1980 :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Editado por Felipe Rodrigues

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

Alça e massa devem ficar sempre alinhados, com o alvo tangenciando acima da massa

O desenho está correto. Se reparar bem os três pontos estão totalmente alinhados e o alvo tangencia a massa...

Veja bem, alinha-se os pontos coloridos e não o suporte preto onde eles estão inseridos.

 

Acredito que vc esteja confundindo os sistemas de mira aberta com fibra óptica com os sistemas de miras totalmente metálicas (sem fibra)...

 

Veja a diferença:

 

No sistema com fibra, alinha-se os pontos.

Note que parece que a massa está um pouco mais baixa, pois o suporte onde estão inseridos os pontos verdes estão mais altos.

Mas nesse caso não consideramos os suportes onde estão os pontos e sim os pontos, somente os pontos.

 

img_MiraAberta.jpg

 

 

 

 

já no sistema com miras metálicas a alça e massa ficam totalmente alinhadas, como vc comentou.

open-rifle-sights-work-800x800.jpg

 

 

 

Exatamente isso.

 

 

Outra coisa que é preciso chamar a atenção é quanto a correta visada entre alça, massa e alvo.

O ponto mais nítido entre esses três itens deve ser a massa...

A alça deve estar levemente desfocada e o alvo desfocado.

Se em sua visada você estiver enxergando algo semelhante a ultima imagem que postei, ela está totalmente correta.

 

Abraço!

 

Respondeu minhas duvidas tambem, vlw mesmo, +1

Tiago Madrid
CBC F22 Montenegro Standard 5.5mm
Urko III 4.5mm
CBC Expresso 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mira correta, é a Mira que vá te satisfazer melhor, que vá fazer vc acertar o alvo, independende da ordem ou forma que vc for realizar a sua visada, meu pai quando pequeno morava na roça no interior de Espírito Santo e na época ele atirava com "espingarda de chumbinho" para caçar e levar a comida pra casa, a sua massa de mira era uma cabeça de prego e a alça eu não faço a mínima idéia se é que tinha alça de mira, e assim a sua família nunca passou fome.

 

Então eu digo que,na minha opnião a posição correta da visada é a que o 5junior amostrou na primeira foto, vc mirando um pouco mais para baixo conseguindo ver o centro do alvo,independente do alvo sendo papel ou alvo metálico(silhuetas metálicas)

 

Essa forma pra mim é a melhor de todas, para outras pessoas não, enfim...

 

É algo "pessoal" que com o tempo vc vai fazendo adaptações pra se encaixar melhor a vc.

 

"Lembrem-se, meu pai atirava com cabeça de prego no lugar da massa de mira e não fazia feio,mesmo usando chumbo ruim de caixa de papelão isso entre as decadas de 1960 e 1980 :thumbup: :thumbup: :thumbup:

 

Valeu irmão!

 

Concordo com vc tbm sobre fazer a visada do jeito q satisfazer melhor, juntando o jeito q vc adapte melhor para fazer a visada e acertando o alvo é a combinação perfeita.

 

Olho na cabeça do prego >>> olho na caça. :thumbup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mira correta, é a Mira que vá te satisfazer melhor, que vá fazer vc acertar o alvo, independende da ordem ou forma que vc for realizar a sua visada...

 

Há controvérsias, rs!

Também conheço muita gente que atirava muito bem fazendo a visada e pegada de forma errada. Mérito pra elas!

Elas atiravam dessa forma porque desconheciam as formas corretas e clássicas de visada e pegada.

Depois que foram orientadas corretamente melhoraram consideravelmente seu rendimento.

Eu mesmo fui um que começou atirando errado e depois que conheci a maneira correta de mirar e segurar a arma, melhorei meu rendimento.

 

O que coloquei nesse tópico é a forma clássica de fazer a visada.

Tem pessoas que por algum problema tem certa dificuldade de adaptar-se a ela, mas o princípio correto é esse.

 

Pra quem está começando agora, como é o caso de muitos aqui, acredito que o mais acertado é iniciar da forma clássica.

Se sentir alguma dificuldade, aí sim, tentar alguma adaptação própria.

Mas de início já ir atirando de qualquer jeito, acho que não será proveitoso para a maioria.

 

Penso dessa forma, mas não quero aqui ser o dono da verdade, fiquem à vontade para discordar a acrescentar ao tópico.

Acho que é assim mesmo que crescemos em aprendizado.

 

Abração a todos!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi no tópico todos já sabem o princípio da visada com mira aberta, mas é sempre bom reforçar para os novatos.

"O que abunda não prejudica"


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico D'elite, parabéns!

Artigo muito completo e detalhado.

Após a leitura verifica-se que o básico no tiro com mira aberta é a conceituada visada clássica com empunhadura correta...

Não dá pra tentar reinventar a roda... querer atirar de qualquer jeito nem sempre dá resultado.

Como disse anteriormente, devemos começar pelo clássico, que já provou ser eficiente e, se necessário, fazer alguma adaptação pessoal.

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante