Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Emquete: chumbos de maior massa tem POI mais alto ou mais baixo?


andersonymk

Chumbo com maior massa o POI sobe ou desce?  

33 votos

  1. 1. Tomemos dois chumbos domed (Jsb 7,87 gr. e JSB 10,34 gr.)). Ambos disparados pela mesma arma, com POI zerado a 10metros para o de menor massa. O chumbo mais pesado terá POI mais alto ou mais baixo em relação ao de menor massa?



Posts Recomendados

Fiz essa enquete pensando nos mais novos principalmente.

Se tomarmos dois modelos de chumbo domed de boa qualidade. JSB por exemplo: Express de massa 7,87 grains e JSB heavy de mssa igua a 10,34 grains.

Supondo que a arma esteja zerada a 10metros para o chumbo de menor massa (7,87grains).

Usando a mesma arma o POI do chumbo de maior massa (10,34 grains) será mais alto ou mais baixo? No caso usando a mesma visada utilizada para o chumbo de menor massa?

 

Por favor votem e postem sus opiniões.

 

Grande abraço à todos.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu fiz um teste rápido e deu POI mais baixo para o chumbo mais pesado, fiz com pistola e CBC GII de mira aberta em ambos foram mesmo resultado.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ânderson,

Parabéns! Tópico oportuno e muito válido.

Venho observando o POI com Chumbos JSB Jumbo Exact de 15,89 grains e o JSB Jumbo Exact Heavy de 18,13 grains.

A 20 metros de distância o POI fica inalterado. Já a 50 metros, o POI sofre alteração para baixo. Levando em consideração que faço a mesma clicagem da luneta, que faço utilizando o de 15,89 Grains. Zero a luneta nos 20 metros. 30 metros o POI é o mesmo, 5 ckicks Up para 40 metros e 10 clicks Up para 50 metros.

No caso do de 18,13 Grains atiro no alvo a 20 metros, e 15 clicks Up para os 50 metros.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas aos amigos Karolaza e Cyntra, pois quando postaram estava faltando a terceira opção.

Minha NET esta horrível e na hora que editei não foi posta a terceira opção.

Agora está completa.

 

Peço desculpas aos amigos Karolaza e Cyntra, pois quando postaram estava faltando a terceira opção.

Minha NET esta horrível e na hora que editei não foi posta a terceira opção.

Agora está completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ânderson,

A tua net está gaguejando. KKKKKKK. A informação do teu post saiu duplicada.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos meus testes com a Bam B19-18 , usando tambem chumbos JSB , sendo eles :

JSB Schak - 8,35 grains

JSB Exact - 10,34 grains

JSB Straton - 8,26 grains

( informação de acordo com o fabricante )

 

o resultado foi bem claro , nos chumbos Straton e Schak e POI foi praticamente o mesmo em todas as distancias . Já o JSB Exact heavy , que tem maior massa , o POI foi mais baixo , até mesmo a 10 m ...

Abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas minhas experiências, sempre mais baixo.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No calibre 4.5 eu nunca testei, mas no calibre 5.5 já fiz um tira-teima quando ajustava a luneta.

 

A arma no caso foi a minha SAG AR-1000 5.5 que está com a mola original, e testei 2 chumbos match: o Gamo (1g) e o Rossi (0.92g)

 

Seja a 10 metros ou a 30 metros o resultado se manteve o mesmo: POI mais alto para o chumbo mais pesado!

 

A diferença ficou por conta do "quão mais alto?". A 10 metros coisa de 0,5 cm (quase imperceptível) e a 30 metros em torno de 2 cm, aproximadamente.

 

Quanto maior a distancia no meu caso, mais fácil observar que o POI do chumbo pesado é mais alto, principalmente quando se tem uma luneta mil-dot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem que o match é o pior de todos pra cortar o ar, como ele era mais leve, talvez o ar segurava ele e fazia cair mais.

 

Deve ser meio igual o esquema com os calibres. Um chumbo 4.5 e 5.5 iguais, diabolo daqueles arredondados. O 4.5 digamos que sai a 260m/s, o 5.5 a 200m/s.

 

Como o 4.5 é mais leve, a velocidade dele cai mais rapido, la pelos 80-100m o 4.5 ta a uns 130m/s, to chutando isso, o 5.5 também vai estar a 130m/s. E dai pra frente inverte, o 4.5 passa a ir cada vez mais devagar que o 5.5. Acho que se as nossas armas conseguissem boa precisão a 100m e os chumbos fossem lisinhos igual projétil de rifle de fogo, o 4.5 não seria tão usado como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Andrei o tipo de chumbo influencia bastante, no meu caso fiz o tira-teima com match pois era o único que dispunha com pesos diferentes (e a diferença de peso é pequena na verdade, menos de 0.1g).

 

Inclusive observei na pratica ao calibrar o mil-dot com chumbos de formato diferente e mesmo peso, no caso o Gamo Match e o Gamo Pro Magnum (ambos 1g), e o POI como era de se esperar mudou consideravelmente com o match caindo mais rápido a longas distancias.

 

A 10m no calibre 4.5 e com chumbos de peso tão diferente, eu acredito que tende o POI do mais pesado deve ser menor. Agora no calibre 5.5 e nesta distancia, só se o chumbo tiver uma diferença bem considerável de peso para fazer uma diferença no POI, do contrário como eu citei é quase imperceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já a algum tempo que noto que os chumbos de maior massa em algumas armas tem POI mais alto do que os de menor massa.

Pelo que vi não é só comigo que isso acontece.

 

Vamos às fotos:

Com a HW30:

DSC00786.jpg

 

Com a HW50:

DSC00785.jpg

 

Com a B22:

DSC00787.jpg

 

Como se pode ver nem todas as armas seguem a lógica que um chumbo de maior massa agrupa mais em baixo em relação ao de menor massa.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ânderson,

Muito bem observada essa questão. Na HW 30 o POI mudou para baixo. A HW 50 mudou para o lado. Com pouca variação de altura. A Bam B22 também mudou para o lado, com uma mudança acentuada de altura.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra,no caso eu não postei.

A mudança lateral foi proposital, pois visei no 8 de cada lado do centro do alvo.

Mas no dia a dia dá para notar que o POI muda para cima ou para baixa e lateralmente também, mas não tão acentuado.

A única excessão é o agrupamento da HW30 que o POI do JSB heavy se deslocou para baixo e para direita, pois a visada foi feita no 10x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está esclarecido. Pensei que você estava fazendo a visada no centro. Por isso é que fiz aquelas observações.

Certa vez vi um teste feito com mais de 30 chumbos diferentes com uma carabina CBC Standard e foram vários grupos distintos uns bem fechados e outros não tanto, eram grupos para todos os lados. O atirador era o mesmo e a visada era sempre o centro do alvo, segundo afirmações do mesmo.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está esclarecido. Pensei que você estava fazendo a visada no centro. Por isso é que fiz aquelas observações.

Certa vez vi um teste feito com mais de 30 chumbos diferentes com uma carabina CBC Standard e foram vários grupos distintos uns bem fechados e outros não tanto, eram grupos para todos os lados. O atirador era o mesmo e a visada era sempre o centro do alvo, segundo afirmações do mesmo.

 

Sim já notei isso também por aqui.

Testando alguns chumbos para a arma é possível notar que o POI não muda somente em elevação. Ocorre mudanças também para as laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em armas pcp já reparei que na maioria conforme a v0 cai quando a arma sai do ponto doce, tb tende a deslocar o poi para direita. Percebi tb com alguns chumbos mais pesado com v0 meno o mesmo comportamento, deslocam para a direita quando a luneta esta zerada com o chumbo mais leve e mais rápido.

 

Leva-me a crer que é algo relacionado com a V0 e raiamento das armas... mas faltam dados ainda.

 

Quanto a enquete, chumbos de MESMA característica, como JSB exact e JSB heavy, o mais pesado tende a ter um poi mais baixo a distâncias maiores devido a v0 menor, em algumas armas a diferença não é perceptível abaixo dos 15 metros.

 

Apesar que é normal, se a diferença de v0 for pequena, que o projétil mais pesado tenha poi mais alto a LOOONNNGAS distâncias... fiz uma simulação no chairgun de uma arma de 16 joules disparando um jsb exact e um jsb heavy e o heavy tem o poi mais baixo na maior parte da trajetória.. somente quando se passa dos 130m que o heavy pela sua melhor balistica assume um poi superior ao do exact.

 

Agora chumbo mais pesado, com mesma caracteristica do mais leve e com v0 inferior ter um poi mais alto em curta distância (até 50m) é estranho... mas pode ter explicação na vibração harmônica do cano, o mesmo pode estar saindo do cano quando este encontrasse deslocado pra cima pela vibração....... e o mais leve sai quando o cano está no centro ou deslocado pra baixo...

 

Pelo menos é a explicação que me vem em mente.... de resto não vejo como seja possível um projétil mais lento ter um poi alterado acima do projétil mais rápido, ambos com mesma características e a distância de até 50 mts

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava conversando com o EduMello uma vez no CCTN e comentei com ele à respeito deste comportamento, em que alguns chumbos apesar de maior massa tem POI acima daquele de menor massa.

A explicação que ele me deu é exatamente o das vibrações harmônicas do cano.

Acredito que seja realmente esse um dos motivos para que aconteça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, até onde lembro das minhas aulas de física da faculdade, é o único motivo que faria esse comportamento acontecer....

 

Mas sei lá tem umas coisas no tiro que não da pra entender... quanto mais aprendo, mais vejo que tenho de aprender....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em armas pcp já reparei que na maioria conforme a v0 cai quando a arma sai do ponto doce, tb tende a deslocar o poi para direita. Percebi tb com alguns chumbos mais pesado com v0 menor o mesmo comportamento, deslocam para a direita quando a luneta esta zerada com o chumbo mais leve e mais rápido.

 

Horvath,

 

Percebi isso aqui também.

Sempre achei estranho e cheguei a acreditar que fosse algum problema com a carabina que eu usava.

Mas depois de testar outras armas e perceber o mesmo padrão, conclui que era um comportamento "normal".

A quê se deve esse comportamento, pra mim também é uma incógnita.

Em meus testes a 50m usando Crosman Premier de 14grains e JSB de 18grains, os agrupamentos chegavam distanciar-se lateralmente quase 10cm um do outro.

Os Crosman (mais leves) agrupavam à esquerda e os JSB (mais pesados) à direita.

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava conversando com o EduMello uma vez no CCTN e comentei com ele à respeito deste comportamento, em que alguns chumbos apesar de maior massa tem POI acima daquele de menor massa.

A explicação que ele me deu é exatamente o das vibrações harmônicas do cano.

Acredito que seja realmente esse um dos motivos para que aconteça.

 

 

Anderson meu amigo, só pra relatar. A minha Nitro gostava do JSB 18 grains, mas eu atirava mesmo era com os baratin, os GAMO. Ai comparando o desempenho e tal deles, sempre que eu saia do Gamo Pro Magnum e partia para o JSB, apesar de mais pesado, o JSB tinha um ponto de impacto mais acima e para o lado esquerdo, coisa de uns 3 cm ou mais a +- 15 metros. Interessante né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a explicação pela Física:

 

Para uma mesma arma, a energia "E" (em Joules) é aproximadamente constante e sua fórmula é:

E = 1/2 m v2

em que "m" é o peso do projetil e "v" a velocidade na boca do cano.

Assim, se um projetil tem massa maior que outro, para a manutenção dessa energia "constante" um projetil com massa menor terá sua velocidade maior que o primeiro, para a manutenção da fórmula.

Assim, o de massa maior terá velocidade menor e, portanto, sua trajetória será será baixa, pois sua queda será mais rápida que o de massa menor.

  • +1 2

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava conversando com o EduMello uma vez no CCTN e comentei com ele à respeito deste comportamento, em que alguns chumbos apesar de maior massa tem POI acima daquele de menor massa.

A explicação que ele me deu é exatamente o das vibrações harmônicas do cano.

Acredito que seja realmente esse um dos motivos para que aconteça.

 

Acho que a outra explicação é que tem chumbos que deformam mais a saia do que outros, o que faz aumentar o atrito dentro do cano. Um chumbo leve pode deformar a saia a tal ponto que sua velocidade inicial acaba ficando mais baixa que de outro chumbo pesado de "saia dura".

 

É por isso que a Energia não é rigorosamente constante, pois existe o atrito da saia dentro do cano "phudendo toda a teoria"...

 

Indo ao extremo, foi o caso de alguns chumbos vagabas nacionais cilíndricos com pesos ínfimos, que em teoria teriam velocidades supersônicas, mas que até ameaçaram agrupadinhas, por entrarem na "porrada" no cano, provocando um imenso atrito de suas laterais (aqui não foi nem problema de saia deformada) com ele, reduzindo ao extremo as velocidades iniciais, como nos casos do "Rossi caixa preta" e "Pardal", incorrendo nos "IV" 7 e 6, respectivamente. - http://carabinasdear...i/page__st__240

 

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horvath,

 

Percebi isso aqui também.

Sempre achei estranho e cheguei a acreditar que fosse algum problema com a carabina que eu usava.

Mas depois de testar outras armas e perceber o mesmo padrão, conclui que era um comportamento "normal".

A quê se deve esse comportamento, pra mim também é uma incógnita.

Em meus testes a 50m usando Crosman Premier de 14grains e JSB de 18grains, os agrupamentos chegavam distanciar-se lateralmente quase 10cm um do outro.

Os Crosman (mais leves) agrupavam à esquerda e os JSB (mais pesados) à direita.

Meu camarada ao ler a sua declaração parei pra pensar no seguinte,a relação entre a direção das raias e o peso dos projeteis deve ser fundamental ao se analizar essa diferença entre,chumbo mais leves a esquerda e pesados a direita!O amigo poderia dar uma olhada na direção do giro das raias da arma e postar pra gente?Talvez projeteis mais pesados tenham tendencia a manter um deslocamento lateral na direção dos passos,ou entao os mais leves!Talvez depois de ver o sentido das raias possamos ter mais certeza ao responder!VAI SABER?!rsrsrs!Eu creio q mais fatores sejam necessarios para se tirar uma conclusao mais "CORRETA",mas creio q ja seja um " PRIMEIRO PASSO" a se dar!rsrs!Desculpe pela piada idiota e sem graça,"TENTEI RELACIONAR O PASSO AO DAS RAIAS DO CANO"rsrsrs!Talvez se mais algum amigo puder fazer o teste pra perceber se isso tbm acontece em armas de Vo diferentes,seria tbm um outro bom e polemico assunto a se debater,eu sei o topico nao envolve diferenças laterais e sim verticais quanto a massas diferentes,mas como o amigo relatou q tbm percebe uma GRANDE diferença nos desvios laterais apenas com uma "PEQUENA" diferença de peso,os projeteis Crosman e JSB são Domed correto?Mas se parecem muito ou pouco em termos visuais "CB"?Mas me atendando ao assunto do topico,rsrsr!Eu acredito q projeteis mais pesados tendem a ter um POI abaixo!Desculpe pelas brincadeiras e piadas sem graça,ja estou fazendo acompanhamento psicologico e estou tentando parar com o excesso de cafe!rsrsr!Que DEUS abençoe e proteja a nos e a nossas familias durante toda a vida!

Que DEUS abençoe,proteja e guarde a nós e a nossas famílias durante toda a vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas minha opinião, o chumbo mais pesado tem POI geralmente mais baixo contudo consideremos os seguintes fatores:

 

1- Set zero da luneta: O chumbo mais pesdao terá POI mais alto antes do primeiro set zero da luneta (vide gráfico do chairgun postado pelo zaitsev), depois disso sempre mais baixo, considerando o mesmo CB para os 2 projéteis;

2- Distância: Em distâncias muito grandes, 100-200m ou mais, o chumbo mais pesado perderá menos velocidade e terá o POI mais alto;

3- CB do chumbo: Se o chumbo mais leve tiver um Coeficiente Balístico inferior ao mais pesado, em grandes distancias o mais leve perderá mais velocidade, abaixando o POI, isso considerando os 2 projéteis com a mesma V0;

4- Velocidade: É sábido que nas PCP's geralmente os chumbos mais pesados atinjem níveis mais elevados de energia (Joule). Contudo, embora exista um incremento na potência com chumbos mais pesados, a velocidade inicial sempre será menor do que a do chumbo mais leve, exceto por variações de diametro interno do cano e do chumbo;

5- Dureza do chumbo: Dependendo da liga do chumbo, ele atingirá velocidades maiores ou menores, isso influenciará direto no POI.

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante