Este é um post popular. Pincipi Postado Junho 25, 2018 Este é um post popular. Share Postado Junho 25, 2018 Pois é, acabou sendo eu. Tem várias alternativas no mercado para se tentar fazer isto, a mais barata é um adaptador macho-macho para plugar a mangueira da estação de recarga com a mangueira da bomba PCP: Também é possível comprar o seguinte adaptador no mercadolivre: Pode-se ligar direto na mangueira este adaptador ou a estação de recarga de diversas formas com diversos itens à venda no mercado, fica à vontade do interessado. A opção mais cara que encontrei foi esta: Vencida a etapa de preparação e conectado a bomba no cilindro através da estação de recarga, vamos as bombadas, no meu caso o cilindro estava completamente zerado, sem ar algum, tanto o relógio da bomba, como o relógio da estação e do próprio cilindro marcavam zero, estavam no ponto inicial. Com a válvula do cilindro fechada, dei 18 bombadas para que os mostradores de estação e da bomba indicassem 200 BAR, enquanto que o relógio do cilindro continuava sem marcar nenhuma pressão, esperei alguns minutos e a pressão não baixou, considerei aprovado o primeiro teste de vedação. Abri a válvula e deu para ouvir o ar passando para dentro do cilindro enquanto que os ponteiros iam retornando ao zero. O experimento prosseguiu, a cada 50 bombadas um descanso para o bombador de cinco minutos com o fechamento da válvula do cilindro ao fim de cada ciclo, mais 50 bombadas e um descanso, agora de dez minutos para esfriar a bomba que ao toque aparentava estar bem quente, apenas na parte de atrito que faz o vai e vem ao longo do cilindro prateado dela, todo o resto, mangueiras, estação de recarga e cilindro de 7,6 litros permaneceram em temperatura ambiente (medido ao toque da mão, sem termômetro). Cada ciclo de 50 bombadas levou em média de 1 minuto e 15 segundos a 2 minutos. Quando cheguei nas 800 bombadas comecei a desconfiar de algum vazamento porque nenhum ponteiro havia se movido ainda, então coloquei o cilindro debaixo de água, dentro de um balde, com a finalidade de detectar algum escape de ar: Dei 50 bombadas com o cilindro debaixo da água e não percebi nenhuma bolha de ar, só apareceu mesmo uma mancha de óleo na superfície, quando retirei tudo da água, percebi três coisas: primeira; o ponteiro do relógio da estação saiu do zero (850 bombadas): Em detalhe: Enquanto que os outros dois permaneciam no zero, segunda; outra coisa que notei foi que estava vazando a glicerina no manômetro da estação, optei pela troca, em detalhe no post abaixo: Terceira; ao fazer a sangria da estação de recarga saiu bastante água, inicialmente esbranquiçada como uma espuma de sabão: E aos poucos foi ficando clara: Eu estimo a quantidade em ¼ de centímetro cúbico, medindo por comparação com uma quantidade igual dentro de uma seringa, olha que isso ocorreu depois de retirar o cilindro da água e secar bem tudo por fora. Umidade relativa do ar em média de 70% durante as bombadas. Temperatura entre 20 e 25°C. Meu plano inicial era a cada 1000 bombadas fazer uma sangria e lubrificar a bomba, depois bombar até atingir 200 BAR nas mangueiras para só então abrir a válvula do cilindro e continuar na sequência, depois mudei de ideia e passei a fazer a sangria e lubrificação de forma aleatória, independente da quantidade de bombadas. Com o novo manômetro instalado, retomei às atividades de bombeamento: Com 1250 bombadas o ponteiro do manômetro do cilindro se movimentou quase um milímetro. Com 1550 bombadas o ponteiro do manômetro da bomba se movimentou um pouco saindo do zero. Com 2000 bombadas os ponteiros ficaram assim: Com 3000 bombadas: Nesta altura notei que o óleo que saia da bomba escureceu: Com 3600 bombadas o manômetro da bomba atingiu 1000 PSI: Limpei o óleo em excesso da bomba e olhei o pano no microscópio, deu para notar pequenos pedaços de limalha dourada, parece que a bomba não vai aguentar ou podem ser apenas restos da fabricação. Com 4450 bombadas notei que para abrir a válvula do cilindro bastavam apenas 1/8 de volta, enquanto que no começo, quando não havia pressão alguma, era preciso girar meia volta para o ar passar. Também notei que o esforço físico no acionamento da bomba foi crescendo gradualmente conforme o nível da pressão. Com 5000 bombadas o manômetro da bomba atingiu 100 BAR: Também percebi que as solas das minhas mãos ficaram avermelhadas e creio que se der mais cinco mil bombadas vou acabar ficando com bolhas, a não se que use luvas. Hora de parar um pouco e analisar a situação para ver se vale a pena continuar, em primeiro lugar calculando o tempo gasto para chegar nas 5000 bombadas; considerando cada ciclo de 100 levando 19 minutos (4 minutos de bombadas e 15 minutos de parada) (bomba dois minutos espera cinco, bomba 2 minutos espera 10) dá 500 vezes 19 minutos, arredondando para 20 minutos, seria algo em torno de 10.000 minutos, dividido por 60 dá 167 horas arredondadas, considerando que trabalhou seis horas por dia chegamos em 28 dias, praticamente um mês de meio expediente ou 15 dias de 12 horas, sem folgas semanais. Cada pessoa tem seu preço, ou melhor, cada um tem uma estimativa de quanto custa seu tempo, por exemplo um salário mínimo para quem recebe fica arredondado em torno de R$ 1.000,00 e se fizer meio expediente recebe a metade disto. Não se leva em conta para quem está empregando, ou melhor, pagando o salário, porque os encargos duplicam o valor. Considerando também que se gasta R$ 50,00 em média para carregar um cilindro, seja ele de 10 ou de 7,6 litros, de 200 ou 300 BAR, a conclusão lógica é que não compensa tentar recarregar um cilindro utilizando uma bomba PCP. Se eu fosse receber meio salário mínimo para ficar bombeando até encher os cilindros, levaria meu patrão à falência, pois demoraria dois meses para dar um lucro de R$ 50,00. Diante das opções no mercado, o atirador quando quer investir faz as suas contas dentro das principais opções: 1) Comprar um cilindro(+-1000) e uma estação de recarga (+-200), realizando o recarregamento do cilindro quando necessário(+-50 a cada vez). 2) Comprar apenas a bomba PCP (+-800) e bombear quando necessário. 3) Comprar apenas o compressor elétrico (+-4000) e bombear quando necessário. 4) Comprar tudo que existe disponível no mercado (+-6000) e se divertir com as opções. Para cada situação tem os prós e os contras: Na opção mais barata, de se possuir apenas a bomba PCP, tem a desvantagem do esforço físico para bombear que vai influenciar negativamente no resultado da precisão do tiro, o atirador vai estar mais cansado entre uma e outra sessão de tiros, entretanto no quesito transporte e mobilidade ganha com o menor volume a ser transportado. Na opção do cilindro a questão do esforço físico não tem influência alguma, o atirador não se cansará entre uma e outra sessão de tiros, ocorre, porém que no quesito transporte e mobilidade, o volume e o peso são bem maiores, cabendo a decisão de escolha ao atirador que vai analisar a sua rotina, por exemplo, se vai atirar sempre dentro de casa, só vai precisar realizar o transporte quando for levar para recarregar e conforme o caso, se não houver um serviço de delivery, nem precisa ter carro, pode pagar um taxi, já no caso do atirador assíduo de stand de tiro, um meio de transporte próprio se torna indispensável. No caso do compressor elétrico, o grande diferencial está em ter uma fonte de energia elétrica e algum conhecimento técnico para desfrutar com segurança de seus benefícios, levando-se em conta também seu volume e peso. Para o caso daquele em que o dinheiro não é o problema, que pode ter tudo que existe no mercado, não há o que se comentar, basta apenas se divertir. Considerando tudo isso, não é viável financeiramente recarregar um cilindro com a bomba PCP, sai mais barato pagar para recarregar porque mesmo se achando que não vai gastar nada dando as bombadas, por trás disto tem o fator tempo, pode-se levar dois ou três meses para carregar um cilindro, além do fator desgaste, para um único cilindro, pode ser que 15 mil bombadas acabe com a vida útil da bomba, se bem que o bombador não precisará gastar dinheiro com academia, e tem ainda o abrir e fechar da torneira do cilindro em torno de 1500 vezes mas, também deve se levar em conta a exposição do bombador ao eventual risco de explosão do cilindro caso alguma coisa dê errado no processo de recarga. Nestas horas eu queria ser um médico psicanalista, quando aparecesse um paciente com depressão eu dava na mão dele um cilindro com a bomba e falava para ele ir enchendo e contando, só voltar quando o ponteiro atingir a marca vermelha, quando ele voltar e perguntar o que deve fazer, eu diria que o tratamento está indo bem e que deveria esperar eu esvaziar o cilindro para ele encher de novo. Toma-lhe bomba! 1 14 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Junho 25, 2018 Share Postado Junho 25, 2018 Grande fera hehehehe.Vale +1 pelo esforço meu caro. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
unzioto Postado Junho 26, 2018 Share Postado Junho 26, 2018 kkkkk +1 pela loucura, esqueceu de dizer como ficam os bíceps, abraços Citar Old soldiers never die. Young ones do. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 26, 2018 Autor Share Postado Junho 26, 2018 Obrigado. 16 horas atrás, Raufemann Fritz disse: Grande fera hehehehe. Vale +1 pelo esforço meu caro. 1 hora atrás, unzioto disse: kkkkk +1 pela loucura, esqueceu de dizer como ficam os bíceps, abraços Eu me baseei na técnica do seguinte vídeo: Manter a coluna reta e flexionar as pernas. A barriga encaixa certinho em cima das manoplas e o peso do corpo faz toda a força na compressão. Nas vezes em que tentei bombar usando a força dos braços deu dor na coluna, lá se foi minha esperança de desenvolver os bíceps: Por enquanto estou na fase zero bombadas, já na musculatura das coxas estou sentindo um pouco de dor: Exatamente no chamado músculo reto femoral da figura acima. Também deu para suar um pouquinho, o segredo é devagar e sempre. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 27, 2018 Autor Share Postado Junho 27, 2018 Mesmo já sabendo que não compensa encher o cilindro utilizando a bomba, eu continuei a bombar, agora fiquei curioso para saber se existe um limite onde não se consegue bombear mais ou então se é possível apenas completar um cilindro parcialmente cheio. Por volta de 5700 bombadas notei que o ponteiro da bomba se movia um milímetro a cada bombada e voltava, coisa que não acontecia antes, outro detalhe é que se tornou perceptível um leve odor de borracha, mais algumas bombadas e se tornou perceptível um barulho de ranger de mola seguido pelo odor de borracha, exatamente no ponto máximo de pressão da bomba, parece que no final da bombeada algum ar está escapando. Com 6450 bombadas o manômetro da bomba atingiu os 2000 PSI: O esforço físico de cada bombada agora é grande, tipo copa do mundo, começa fácil nas primeiras partidas e vai piorando gradualmente, pelo jeito passei para as oitavas de final. 3 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evaldo Lucena Postado Junho 27, 2018 Share Postado Junho 27, 2018 Boa noite Amigo Pincipi, Parabéns pela inquietude que te levou a começar os trabalhos, parabéns pela perseverança e mais um parabéns por não arrumar desculpas para desistir! Acredito que muita gente deve ter tido vontade! Poder até ter iniciado! Mas assim como eu arrumou uma desculpa! kkkkkkkkkk Por essas e outras que adoro as carabinas de Mola! kkkkkk Forte abraço! Evaldo Lucena 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
xleofs Postado Junho 27, 2018 Share Postado Junho 27, 2018 Mais louco que eu.Eu encho um cilindro S13 com bomba.Mas são 2 litros e normalmente ja começo com uns 130 a 140 bar.Uma única vez enchi um de 6 litros mas tb começando nessas pressões. Nao contei as bombadas. Mas sempre parceladas.Boas bombadas. 1 Citar Walther LG300 Field Target (16J) Air Arms Tx 200 .177 (16J) Hw50s .177 Edgun Matador R3M .22 Bullpup B19s .177 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoBF Postado Junho 28, 2018 Share Postado Junho 28, 2018 (editado) Essas bombadas vão ficar nos anais do fórum (sem trocadilhos, pf). Editado Junho 28, 2018 por ThiagoBF inclusão 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Junho 29, 2018 Share Postado Junho 29, 2018 Mesmo já sabendo que não compensa encher o cilindro utilizando a bomba, eu continuei a bombar, agora fiquei curioso para saber se existe um limite onde não se consegue bombear mais ou então se é possível apenas completar um cilindro parcialmente cheio. Por volta de 5700 bombadas notei que o ponteiro da bomba se movia um milímetro a cada bombada e voltava, coisa que não acontecia antes, outro detalhe é que se tornou perceptível um leve odor de borracha, mais algumas bombadas e se tornou perceptível um barulho de ranger de mola seguido pelo odor de borracha, exatamente no ponto máximo de pressão da bomba, parece que no final da bombeada algum ar está escapando. Com 6450 bombadas o manômetro da bomba atingiu os 2000 PSI: O esforço físico de cada bombada agora é grande, tipo copa do mundo, começa fácil nas primeiras partidas e vai piorando gradualmente, pelo jeito passei para as oitavas de final.Agora falta pouco...mais uns peidos...chega nos 3 mil psi...ou 200 bar...daí o truque é voltar pra casa completar o que usou...sem deixar abaixar muito...senão desanima ir de 100 bar a 200...Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk 1 Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 29, 2018 Autor Share Postado Junho 29, 2018 Em 27/06/2018 em 19:03, Evaldo Lucena disse: Boa noite Amigo Pincipi, Parabéns pela inquietude que te levou a começar os trabalhos, parabéns pela perseverança e mais um parabéns por não arrumar desculpas para desistir! Acredito que muita gente deve ter tido vontade! Poder até ter iniciado! Mas assim como eu arrumou uma desculpa! kkkkkkkkkk Por essas e outras que adoro as carabinas de Mola! kkkkkk Forte abraço! Evaldo Lucena Em 27/06/2018 em 20:57, xleofs disse: Mais louco que eu. Eu encho um cilindro S13 com bomba. Mas são 2 litros e normalmente ja começo com uns 130 a 140 bar. Uma única vez enchi um de 6 litros mas tb começando nessas pressões. Nao contei as bombadas. Mas sempre parceladas. Boas bombadas. Em 27/06/2018 em 22:48, ThiagoBF disse: Essas bombadas vão ficar nos anais do fórum (sem trocadilhos, pf). 3 horas atrás, Rui Saiki disse: Agora falta pouco...mais uns peidos...chega nos 3 mil psi...ou 200 bar...daí o truque é voltar pra casa completar o que usou...sem deixar abaixar muito...senão desanima ir de 100 bar a 200... Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk Muito obrigado, valeu pelas dicas, é bem diferente bombar sabendo que é possível, dá mais ânimo. Tenho usado carabinas de molas por 40 anos e sempre tive alegrias, só comecei a usar PCP neste ano. Sem os trocadilhos os anais deste fórum não serão mais os mesmos. Com 7650 bombadas cheguei perto dos 1500 PSI: Já me considero nas quartas de finais. Só me preocupa é a diferença na leitura dos ponteiros, tenho medo de passar do limite máximo. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Junho 29, 2018 Share Postado Junho 29, 2018 Qdo fazem o teste hidrostático elevam a pressão ao dobro...depois verificam se ocorreu fissura ou deformações...aí aprovam ou reprovam o cilindro...então um de 200 bar poderia ir até 210 bar...e um de 300 bar 310 ...Ja que ao resfriar a pressão abaixa....depois de encher.Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk 1 Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Junho 29, 2018 Share Postado Junho 29, 2018 O Rui tem razão, pode levar até 210.Meus scubas enchemos sempre em 310-320 pra quando esfriar ficar em 300 Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 30, 2018 Autor Share Postado Junho 30, 2018 22 horas atrás, Rui Saiki disse: Qdo fazem o teste hidrostático elevam a pressão ao dobro...depois verificam se ocorreu fissura ou deformações...aí aprovam ou reprovam o cilindro...então um de 200 bar poderia ir até 210 bar...e um de 300 bar 310 ...Ja que ao resfriar a pressão abaixa....depois de encher. Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk 21 horas atrás, Raufemann Fritz disse: O Rui tem razão, pode levar até 210. Meus scubas enchemos sempre em 310-320 pra quando esfriar ficar em 300 No meu caso específico, não notei em momento algum elevação de temperatura no cilindro, ao toque da mão parece estar na temperatura ambiente, Também observei que em momento algum depois de parar de bombear que a marcação da pressão diminuiu de alguma forma, pelo contrário, está se mantendo. Pretendo parar nos 200 BAR, o problema é me decidir em qual ponteiro devo me basear, já que eles estão apresentando medidas diferentes. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Junho 30, 2018 Share Postado Junho 30, 2018 No meu caso específico, não notei em momento algum elevação de temperatura no cilindro, ao toque da mão parece estar na temperatura ambiente, Também observei que em momento algum depois de parar de bombear que a marcação da pressão diminuiu de alguma forma, pelo contrário, está se mantendo. Pretendo parar nos 200 BAR, o problema é me decidir em qual ponteiro devo me basear, já que eles estão apresentando medidas diferentes.Reduzirá ao abrir o alívio da pressão do sistema. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 30, 2018 Autor Share Postado Junho 30, 2018 Parada para as semi-finais, com 8200 bombadas: 34 minutos atrás, Raufemann Fritz disse: 42 minutos atrás, Pincipi disse: No meu caso específico, não notei em momento algum elevação de temperatura no cilindro, ao toque da mão parece estar na temperatura ambiente, Também observei que em momento algum depois de parar de bombear que a marcação da pressão diminuiu de alguma forma, pelo contrário, está se mantendo. Pretendo parar nos 200 BAR, o problema é me decidir em qual ponteiro devo me basear, já que eles estão apresentando medidas diferentes. Reduzirá ao abrir o alívio da pressão do sistema. Abri a válvula de estação de recarga, desta vez saiu menos água, o ponteiro do cilindro não se moveu e os ponteiros da bomba e da estação foram a zero. Considerando que seja este o alívio da pressão do sistema, fechei a válvula da estação e bombeei 26 vezes para chegar nesta pressão: Então abri a válvula do cilindro e ficou assim: Mais 48 bombadas e começou a vazar ar na bomba: Exatamente no local indicado na seta vermelha, perdi meu Neymar justo perto da final, vou ter que parar para verificar o ocorrido, maiores detalhes eu publico no post da bomba. O relógio parou assim: Visualmente parece que não mudou. Deve-se levar em conta o método que venho utilizando desde o início de pressurizar primeiro as mangueiras para então contar as bombadas. Agora de forma diferente, abri de novo a válvula da estação até zerar os ponteiros, depois fechei de novo e sem dar as bombadas, abri a válvula do cilindro e ficou assim: Realmente, na comparação, caiu uma medida no ponteiro e isso foi apenas para encher as mangueiras, ou melhor, o sistema de trabalho no momento. Tem que encher mesmo acima dos 200 BAR. Demonstrado e comprovado. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 1, 2018 Autor Share Postado Julho 1, 2018 Superado parcialmente o vazamento da bomba, cuja solução publiquei neste post: Já me considero na final do campeonato, na decisão pelos pênaltis, com 8600 bombadas atingi os 200 BAR: Só mais 20 BAR e ergo a taça! 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Superado parcialmente o vazamento da bomba, cuja solução publiquei neste post: Já me considero na final do campeonato, na decisão pelos pênaltis, com 8600 bombadas atingi os 200 BAR: Só mais 20 BAR e ergo a taça!Meu caro, você é guerreiro demais hehehe. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 1, 2018 Autor Share Postado Julho 1, 2018 Com 8650 bombadas surgiu o terceiro problema; eu não havia mencionado antes mas, a cada descanso, usei uma régua para medir a lateral do cilindro, com a finalidade de perceber alguma eventual expansão na parede do cilindro, conforme o esquema abaixo: Até as 8600 bombadas ou os 200 BAR exatos, a lateral da régua ficava justa na parede do cilindro, quando conferi nas 8650 bombadas, apresentou o efeito gangorra, a régua se move cerca de 1 mm, eu "amarelei", fiquei com medo de explodir e parei de bombear. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Com 8650 bombadas surgiu o terceiro problema; eu não havia mencionado antes mas, a cada descanso, usei uma régua para medir a lateral do cilindro, com a finalidade de perceber alguma eventual expansão na parede do cilindro, conforme o esquema abaixo: Até as 8600 bombadas ou os 200 BAR exatos, a lateral da régua ficava justa na parede do cilindro, quando conferi nas 8650 bombadas, apresentou o efeito gangorra, a régua se move cerca de 1 mm, eu "amarelei", fiquei com medo de explodir e parei de bombear.É normal a expansão.Se está dentro da pressão de trabalho com o teste e validade em dia, não há problema em tese. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 1, 2018 Autor Share Postado Julho 1, 2018 2 minutos atrás, Raufemann Fritz disse: É normal a expansão. Se está dentro da pressão de trabalho com o teste e validade em dia, não há problema em tese. O teste hidrostático dele é de 05/2011, acredito que já esteja vencido. Estou bolando uma forma de ter um anteparo de proteção para o caso do pior acontecer, pois estou usando apenas protetores auriculares e um óculos de plástico, se a mangueira explodir eu não fico surdo ou cego mas, se for o cilindro... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 O teste hidrostático dele é de 05/2011, acredito que já esteja vencido. Estou bolando uma forma de ter um anteparo de proteção para o caso do pior acontecer, pois estou usando apenas protetores auriculares e um óculos de plástico, se a mangueira explodir eu não fico surdo ou cego mas, se for o cilindro...Para aço 3 em 3 anos.Para carbono 5 em 5 anos.Para caso haja alguma explosão, pouco o amigo poderia fazer para se proteger, caso houvesse.Somente a onda de choque já seria algo que resultaria grandes danos, para não dizer fatal, além de algum possível estilhaço de metal.Muito cuidado meu caro, o teste hidroestático é fundamental. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Para aço 3 em 3 anos.Para carbono 5 em 5 anos.Para caso haja alguma explosão, pouco o amigo poderia fazer para se proteger, caso houvesse.Somente a onda de choque já seria algo que resultaria grandes danos, para não dizer fatal, além de algum possível estilhaço de metal.Muito cuidado meu caro, o teste hidroestático é fundamental.Esse é o sistema de proteção que usam qdo enchem o cilindros de 300bar...travam dentro com um vergalhao de ferro...Lembre de drenar água residual do cilindro de aço...deixa a saída de ar para baixo a água residual desce ...saindo numa rápida abertura...pluga para drenar água residualEnviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Esse é o sistema de proteção que usam qdo enchem o cilindros de 300bar...travam dentro com um vergalhao de ferro...Lembre de drenar água residual do cilindro de aço...deixa a saída de ar para baixo a água residual desce ...saindo numa rápida abertura...pluga para drenar água residualEnviado de meu SM-J710MN usando TapatalkIsso na consideração de que saia voando somente, é válido.Apesar de ainda inseguro.Isso é um sistema "seguro" e mesmo assim dá para verificar o quanto ainda de expansão ocorre em um sistema projetado para tal.Notória a ausência de pessoas próximas ao sistema e ambiente externo para reduzir qualquer pressão sobre as pessoas no local. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
francis frozi Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Bom dia e otimo topico, acompanhando, mas é loucura demais, eu enchi duas vezes uma sumatra 500 cc com uma bomba hill, vendi arma bomba luneta no mesmo dia, ja era loucura, quem dira um cilindro!!! +1 Citar PCP P15 5.5 + Hawke 4x32 AO Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Bom dia e otimo topico, acompanhando, mas é loucura demais, eu enchi duas vezes uma sumatra 500 cc com uma bomba hill, vendi arma bomba luneta no mesmo dia, ja era loucura, quem dira um cilindro!!! +1A melhor solução é compressor chinês portátil...colocando preço de cilindro e bomba estação de recarga...a diferença é pouca mas a vantagens e economia de tempo e praticidade...compensa muito mais...hoje o que cobram de valor para recarga...e o tempo de levar e depois buscar...já vale investir num Ching ling.Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 A melhor solução é compressor chinês portátil...colocando preço de cilindro e bomba estação de recarga...a diferença é pouca mas a vantagens e economia de tempo e praticidade...compensa muito mais...hoje o que cobram de valor para recarga...e o tempo de levar e depois buscar...já vale investir num Ching ling.Enviado de meu SM-J710MN usando TapatalkConcordo plenamente.E o compressor chinês tem uma mecânica bem simples também, não é difícil resolver algum problema nele.Com o dólar um pouco mais baixo é uma grande opção. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
francis frozi Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 6 horas atrás, Raufemann Fritz disse: Concordo plenamente. E o compressor chinês tem uma mecânica bem simples também, não é difícil resolver algum problema nele. Com o dólar um pouco mais baixo é uma grande opção. Tambem concordo, inclusive, estava falando com o Carlos, ele disse q tem um modelo agora pra venda se nao me engano 2.4k, que funciona em 110/220 e tambem tem a opção de 12v, e bem compacto, tipo uma caixa de sapato (algo assim ou um pouquinho maior), entao só rezar pra dar uma baixada no dolar pra ver dessa opção! 1 Citar PCP P15 5.5 + Hawke 4x32 AO Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Tambem concordo, inclusive, estava falando com o Carlos, ele disse q tem um modelo agora pra venda se nao me engano 2.4k, que funciona em 110/220 e tambem tem a opção de 12v, e bem compacto, tipo uma caixa de sapato (algo assim ou um pouquinho maior), entao só rezar pra dar uma baixada no dolar pra ver dessa opção!O único lance é a frequência, alguns desses chineses são 50hz, no máximo o que pode acontecer é o aparelho trabalhar um pouco mais rápido na nossa rede 60hz. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TPERETTI666 Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 20 horas atrás, Raufemann Fritz disse: Para aço 3 em 3 anos. Para carbono 5 em 5 anos.. Negativo @Raufemann Fritz, cilindro de aço é a cada 5 anos, cilindro de fibra de carbono a cada 5 anos e cilindro de composite (que são outros tipos de fibras) é 3 anos. Mas isso tudo vem especificado pelo fabricante no próprio cilindro, só seguir as recomendações do fabricante e tudo certo. Lembrando também que os cilindros de fibra, quer seja de carbono ou composite tem vida útil de 15 anos a partir da data de fabricação e os cilindros de aço enquanto passarem no teste hidrostático podem ser usados. 1 Citar Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9) Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9) Crosman 1322 (Ainda sem nome) *Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah) ===IN MEMORIAN=== Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA= Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA= CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA= Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA= RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO= HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA= HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA= HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA= HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA= Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2) =VENDIDA= Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA= Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 O único lance é a frequência, alguns desses chineses são 50hz, no máximo o que pode acontecer é o aparelho trabalhar um pouco mais rápido na nossa rede 60hz.O meu é o da Rossi...chinês importação deles...já pagou com juros e correção monetária ...logo no primeiro ano de uso.Aqui ir encher e depois voltar para buscar o cilindro é algo que o trânsito de Sampa torna-se tarefa ingrata...pior qdo está ali nos 160-170 bar...sera que vai dar para atirar?....Melhor ir encher...putz hoje tá fechado?...Compressor próprio acabou essas dúvida de sexta ou sábado a noite véspera de ir no clube atirar...ele é 220volt mas uso um transformador 110-220...Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 O meu é o da Rossi...chinês importação deles...já pagou com juros e correção monetária ...logo no primeiro ano de uso.Aqui ir encher e depois voltar para buscar o cilindro é algo que o trânsito de Sampa torna-se tarefa ingrata...pior qdo está ali nos 160-170 bar...sera que vai dar para atirar?....Melhor ir encher...putz hoje tá fechado?...Compressor próprio acabou essas dúvida de sexta ou sábado a noite véspera de ir no clube atirar...ele é 220volt mas uso um transformador 110-220...Enviado de meu SM-J710MN usando TapatalkSegundo ouvi os de fibras e composite só aguentam 3 testes hidrostáticos...o que limitam sua vida a 15 anos...nos testes expandem demais o cilindro elevam a pressão a 600 bar...aí fadiga e fissura mais a deterioração da fibras...limitam sua vida útil...porém não sofrem corrosão...e pesam quase nada em relação ao aço ou scuba de alumínio de 11 litros...S80...esse mala sem alça literalmente...pior escolha para uso nas PCP...200 bar.Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 O único lance é a frequência, alguns desses chineses são 50hz, no máximo o que pode acontecer é o aparelho trabalhar um pouco mais rápido na nossa rede 60hz.O meu é o da Rossi...chinês importação deles...já pagou com juros e correção monetária ...logo no primeiro ano de uso.Aqui ir encher e depois voltar para buscar o cilindro é algo que o trânsito de Sampa torna-se tarefa ingrata...pior qdo está ali nos 160-170 bar...sera que vai dar para atirar?....Melhor ir encher...putz hoje tá fechado?...Compressor próprio acabou essas dúvida de sexta ou sábado a noite véspera de ir no clube atirar...ele é 220volt mas uso um transformador 110-220...Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Negativo [mention=4907]Raufemann Fritz[/mention], cilindro de aço é a cada 5 anos, cilindro de fibra de carbono a cada 5 anos e cilindro de composite (que são outros tipos de fibras) é 3 anos. Mas isso tudo vem especificado pelo fabricante no próprio cilindro, só seguir as recomendações do fabricante e tudo certo. Lembrando também que os cilindros de fibra, quer seja de carbono ou composite tem vida útil de 15 anos a partir da data de fabricação e os cilindros de aço enquanto passarem no teste hidrostático podem ser usados.Correto meu caro.Erro meu.Obrigado por corrigir. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Julho 2, 2018 Share Postado Julho 2, 2018 Esse foi um dos testes empíricos mais atípicos que já tive a oportunidade de acompanhar. Provou e comprovou a tese proposta. Parabéns. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 12, 2018 Autor Share Postado Julho 12, 2018 Apelo comercial do compressor elétrico: Chega de sofrer ou perder tempo em bombadas! Tem propagandas que vem bem a calhar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucielfelipe Postado Maio 30, 2020 Share Postado Maio 30, 2020 Em 25/06/2018 em 19:25, Pincipi disse: Pois é, acabou sendo eu. Tem várias alternativas no mercado para se tentar fazer isto, a mais barata é um adaptador macho-macho para plugar a mangueira da estação de recarga com a mangueira da bomba PCP: Também é possível comprar o seguinte adaptador no mercadolivre: Pode-se ligar direto na mangueira este adaptador ou a estação de recarga de diversas formas com diversos itens à venda no mercado, fica à vontade do interessado. A opção mais cara que encontrei foi esta: Vencida a etapa de preparação e conectado a bomba no cilindro através da estação de recarga, vamos as bombadas, no meu caso o cilindro estava completamente zerado, sem ar algum, tanto o relógio da bomba, como o relógio da estação e do próprio cilindro marcavam zero, estavam no ponto inicial. Com a válvula do cilindro fechada, dei 18 bombadas para que os mostradores de estação e da bomba indicassem 200 BAR, enquanto que o relógio do cilindro continuava sem marcar nenhuma pressão, esperei alguns minutos e a pressão não baixou, considerei aprovado o primeiro teste de vedação. Abri a válvula e deu para ouvir o ar passando para dentro do cilindro enquanto que os ponteiros iam retornando ao zero. O experimento prosseguiu, a cada 50 bombadas um descanso para o bombador de cinco minutos com o fechamento da válvula do cilindro ao fim de cada ciclo, mais 50 bombadas e um descanso, agora de dez minutos para esfriar a bomba que ao toque aparentava estar bem quente, apenas na parte de atrito que faz o vai e vem ao longo do cilindro prateado dela, todo o resto, mangueiras, estação de recarga e cilindro de 7,6 litros permaneceram em temperatura ambiente (medido ao toque da mão, sem termômetro). Cada ciclo de 50 bombadas levou em média de 1 minuto e 15 segundos a 2 minutos. Quando cheguei nas 800 bombadas comecei a desconfiar de algum vazamento porque nenhum ponteiro havia se movido ainda, então coloquei o cilindro debaixo de água, dentro de um balde, com a finalidade de detectar algum escape de ar: Dei 50 bombadas com o cilindro debaixo da água e não percebi nenhuma bolha de ar, só apareceu mesmo uma mancha de óleo na superfície, quando retirei tudo da água, percebi três coisas: primeira; o ponteiro do relógio da estação saiu do zero (850 bombadas): Em detalhe: Enquanto que os outros dois permaneciam no zero, segunda; outra coisa que notei foi que estava vazando a glicerina no manômetro da estação, optei pela troca, em detalhe no post abaixo: Terceira; ao fazer a sangria da estação de recarga saiu bastante água, inicialmente esbranquiçada como uma espuma de sabão: E aos poucos foi ficando clara: Eu estimo a quantidade em ¼ de centímetro cúbico, medindo por comparação com uma quantidade igual dentro de uma seringa, olha que isso ocorreu depois de retirar o cilindro da água e secar bem tudo por fora. Umidade relativa do ar em média de 70% durante as bombadas. Temperatura entre 20 e 25°C. Meu plano inicial era a cada 1000 bombadas fazer uma sangria e lubrificar a bomba, depois bombar até atingir 200 BAR nas mangueiras para só então abrir a válvula do cilindro e continuar na sequência, depois mudei de ideia e passei a fazer a sangria e lubrificação de forma aleatória, independente da quantidade de bombadas. Com o novo manômetro instalado, retomei às atividades de bombeamento: Com 1250 bombadas o ponteiro do manômetro do cilindro se movimentou quase um milímetro. Com 1550 bombadas o ponteiro do manômetro da bomba se movimentou um pouco saindo do zero. Com 2000 bombadas os ponteiros ficaram assim: Com 3000 bombadas: Nesta altura notei que o óleo que saia da bomba escureceu: Com 3600 bombadas o manômetro da bomba atingiu 1000 PSI: Limpei o óleo em excesso da bomba e olhei o pano no microscópio, deu para notar pequenos pedaços de limalha dourada, parece que a bomba não vai aguentar ou podem ser apenas restos da fabricação. Com 4450 bombadas notei que para abrir a válvula do cilindro bastavam apenas 1/8 de volta, enquanto que no começo, quando não havia pressão alguma, era preciso girar meia volta para o ar passar. Também notei que o esforço físico no acionamento da bomba foi crescendo gradualmente conforme o nível da pressão. Com 5000 bombadas o manômetro da bomba atingiu 100 BAR: Também percebi que as solas das minhas mãos ficaram avermelhadas e creio que se der mais cinco mil bombadas vou acabar ficando com bolhas, a não se que use luvas. Hora de parar um pouco e analisar a situação para ver se vale a pena continuar, em primeiro lugar calculando o tempo gasto para chegar nas 5000 bombadas; considerando cada ciclo de 100 levando 19 minutos (4 minutos de bombadas e 15 minutos de parada) (bomba dois minutos espera cinco, bomba 2 minutos espera 10) dá 500 vezes 19 minutos, arredondando para 20 minutos, seria algo em torno de 10.000 minutos, dividido por 60 dá 167 horas arredondadas, considerando que trabalhou seis horas por dia chegamos em 28 dias, praticamente um mês de meio expediente ou 15 dias de 12 horas, sem folgas semanais. Cada pessoa tem seu preço, ou melhor, cada um tem uma estimativa de quanto custa seu tempo, por exemplo um salário mínimo para quem recebe fica arredondado em torno de R$ 1.000,00 e se fizer meio expediente recebe a metade disto. Não se leva em conta para quem está empregando, ou melhor, pagando o salário, porque os encargos duplicam o valor. Considerando também que se gasta R$ 50,00 em média para carregar um cilindro, seja ele de 10 ou de 7,6 litros, de 200 ou 300 BAR, a conclusão lógica é que não compensa tentar recarregar um cilindro utilizando uma bomba PCP. Se eu fosse receber meio salário mínimo para ficar bombeando até encher os cilindros, levaria meu patrão à falência, pois demoraria dois meses para dar um lucro de R$ 50,00. Diante das opções no mercado, o atirador quando quer investir faz as suas contas dentro das principais opções: 1) Comprar um cilindro(+-1000) e uma estação de recarga (+-200), realizando o recarregamento do cilindro quando necessário(+-50 a cada vez). 2) Comprar apenas a bomba PCP (+-800) e bombear quando necessário. 3) Comprar apenas o compressor elétrico (+-4000) e bombear quando necessário. 4) Comprar tudo que existe disponível no mercado (+-6000) e se divertir com as opções. Para cada situação tem os prós e os contras: Na opção mais barata, de se possuir apenas a bomba PCP, tem a desvantagem do esforço físico para bombear que vai influenciar negativamente no resultado da precisão do tiro, o atirador vai estar mais cansado entre uma e outra sessão de tiros, entretanto no quesito transporte e mobilidade ganha com o menor volume a ser transportado. Na opção do cilindro a questão do esforço físico não tem influência alguma, o atirador não se cansará entre uma e outra sessão de tiros, ocorre, porém que no quesito transporte e mobilidade, o volume e o peso são bem maiores, cabendo a decisão de escolha ao atirador que vai analisar a sua rotina, por exemplo, se vai atirar sempre dentro de casa, só vai precisar realizar o transporte quando for levar para recarregar e conforme o caso, se não houver um serviço de delivery, nem precisa ter carro, pode pagar um taxi, já no caso do atirador assíduo de stand de tiro, um meio de transporte próprio se torna indispensável. No caso do compressor elétrico, o grande diferencial está em ter uma fonte de energia elétrica e algum conhecimento técnico para desfrutar com segurança de seus benefícios, levando-se em conta também seu volume e peso. Para o caso daquele em que o dinheiro não é o problema, que pode ter tudo que existe no mercado, não há o que se comentar, basta apenas se divertir. Considerando tudo isso, não é viável financeiramente recarregar um cilindro com a bomba PCP, sai mais barato pagar para recarregar porque mesmo se achando que não vai gastar nada dando as bombadas, por trás disto tem o fator tempo, pode-se levar dois ou três meses para carregar um cilindro, além do fator desgaste, para um único cilindro, pode ser que 15 mil bombadas acabe com a vida útil da bomba, se bem que o bombador não precisará gastar dinheiro com academia, e tem ainda o abrir e fechar da torneira do cilindro em torno de 1500 vezes mas, também deve se levar em conta a exposição do bombador ao eventual risco de explosão do cilindro caso alguma coisa dê errado no processo de recarga. Nestas horas eu queria ser um médico psicanalista, quando aparecesse um paciente com depressão eu dava na mão dele um cilindro com a bomba e falava para ele ir enchendo e contando, só voltar quando o ponteiro atingir a marca vermelha, quando ele voltar e perguntar o que deve fazer, eu diria que o tratamento está indo bem e que deveria esperar eu esvaziar o cilindro para ele encher de novo. Toma-lhe bomba! Parabéns, muito trabalho, mas foi esclarecedor. Eu arriscaria, no máximo, um de 500cc de 300 bar, assim teria algumas cargas disponíveis sem cansar na hora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Maio 30, 2020 Autor Share Postado Maio 30, 2020 19 horas atrás, lucielfelipe disse: Parabéns, muito trabalho, mas foi esclarecedor. Eu arriscaria, no máximo, um de 500cc de 300 bar, assim teria algumas cargas disponíveis sem cansar na hora. Obrigado, eu tentei este aqui: Depois mudei a rosca dele: Agora estou com problemas de vazamento no anel do bico da estação de recarga, tem que trocar e não acho o tamanho certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toni Postado Julho 30, 2020 Share Postado Julho 30, 2020 Meu deus do céu! Merecia uma medalha! Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jorge de Assis Postado Julho 31, 2020 Share Postado Julho 31, 2020 Como dizemos aqui no interior do nordeste: vai pro céu com tripa e tudo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Novembro 21, 2022 Autor Share Postado Novembro 21, 2022 Tudo que enche tem que esvaziar: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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