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Alguém tinha que tentar encher cilindro 7.6 litros com bomba PCP


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Grande fera hehehehe.
Vale +1 pelo esforço meu caro.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

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Obrigado.

16 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

Grande fera hehehehe.
Vale +1 pelo esforço meu caro.

 

1 hora atrás, unzioto disse:

kkkkk +1 pela loucura, esqueceu de dizer como ficam os bíceps, abraços

Eu me baseei na técnica do seguinte vídeo:

Manter a coluna reta e flexionar as pernas. A barriga encaixa certinho em cima das manoplas e o peso do corpo faz toda a força na compressão. Nas vezes em que tentei bombar usando a força dos braços deu dor na coluna, lá se foi minha esperança de desenvolver os bíceps:

77.jpg.54fdd3592d7ad422c96d9ef9855a1158.jpg

Por enquanto estou na fase zero bombadas, já na musculatura das coxas estou sentindo um pouco de dor:

88.jpg.ff1b167d4f04d2e923918885173857b9.jpg

Exatamente no chamado músculo reto femoral da figura acima.

Também deu para suar um pouquinho, o segredo é devagar e sempre.

 

 

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Mesmo já sabendo que não compensa encher o cilindro utilizando a bomba, eu continuei a bombar, agora fiquei curioso para saber se existe um limite onde não se consegue bombear mais ou então se é possível apenas completar um cilindro parcialmente cheio.

Por volta de 5700 bombadas notei que o ponteiro da bomba se movia um milímetro a cada bombada e voltava, coisa que não acontecia antes, outro detalhe é que se tornou perceptível um leve odor de borracha, mais algumas bombadas e se tornou perceptível um barulho de ranger de mola seguido pelo odor de borracha, exatamente no ponto máximo de pressão da bomba, parece que no final da bombeada algum ar está escapando.

Com 6450 bombadas o manômetro da bomba atingiu os 2000 PSI:

2000bomba.jpg.6482c1027830aa343d9c9febf05e74fb.jpg

2000cilin.jpg.7e1ee335a9ee028fed8829da2e8d0e65.jpg

2000estac.jpg.29c5483ea8c855470a60d633ebc2f1bb.jpg

O esforço físico de cada bombada agora é grande, tipo copa do mundo, começa fácil  nas primeiras partidas e vai piorando gradualmente, pelo jeito passei para as oitavas de final.

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Boa noite Amigo Pincipi,

Parabéns pela inquietude que te levou  a começar os trabalhos, parabéns pela perseverança e mais um parabéns por não arrumar desculpas para desistir!   

Acredito que muita gente deve ter tido vontade! Poder até ter iniciado! Mas assim como eu arrumou uma desculpa! kkkkkkkkkk

Por essas e outras que adoro as carabinas de Mola! kkkkkk

Forte abraço! 

Evaldo Lucena

 

 

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Mais louco que eu.
Eu encho um cilindro S13 com bomba.
Mas são 2 litros e normalmente ja começo com uns 130 a 140 bar.
Uma única vez enchi um de 6 litros mas tb começando nessas pressões. Nao contei as bombadas. Mas sempre parceladas.

Boas bombadas.

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Walther LG300 Field Target (16J)
Air Arms Tx 200 .177 (16J)
Hw50s .177
Edgun Matador R3M .22
Bullpup B19s .177

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Mesmo já sabendo que não compensa encher o cilindro utilizando a bomba, eu continuei a bombar, agora fiquei curioso para saber se existe um limite onde não se consegue bombear mais ou então se é possível apenas completar um cilindro parcialmente cheio.
Por volta de 5700 bombadas notei que o ponteiro da bomba se movia um milímetro a cada bombada e voltava, coisa que não acontecia antes, outro detalhe é que se tornou perceptível um leve odor de borracha, mais algumas bombadas e se tornou perceptível um barulho de ranger de mola seguido pelo odor de borracha, exatamente no ponto máximo de pressão da bomba, parece que no final da bombeada algum ar está escapando.
Com 6450 bombadas o manômetro da bomba atingiu os 2000 PSI:
2000bomba.jpg.6482c1027830aa343d9c9febf05e74fb.jpg
2000cilin.jpg.7e1ee335a9ee028fed8829da2e8d0e65.jpg
2000estac.jpg.29c5483ea8c855470a60d633ebc2f1bb.jpg
O esforço físico de cada bombada agora é grande, tipo copa do mundo, começa fácil  nas primeiras partidas e vai piorando gradualmente, pelo jeito passei para as oitavas de final.
Agora falta pouco...mais uns peidos...chega nos 3 mil psi...ou 200 bar...daí o truque é voltar pra casa completar o que usou...sem deixar abaixar muito...senão desanima ir de 100 bar a 200...

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At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

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Em 27/06/2018 em 19:03, Evaldo Lucena disse:

Boa noite Amigo Pincipi,

Parabéns pela inquietude que te levou  a começar os trabalhos, parabéns pela perseverança e mais um parabéns por não arrumar desculpas para desistir!   

Acredito que muita gente deve ter tido vontade! Poder até ter iniciado! Mas assim como eu arrumou uma desculpa! kkkkkkkkkk

Por essas e outras que adoro as carabinas de Mola! kkkkkk

Forte abraço! 

Evaldo Lucena

 

 

 

Em 27/06/2018 em 20:57, xleofs disse:

Mais louco que eu.
Eu encho um cilindro S13 com bomba.
Mas são 2 litros e normalmente ja começo com uns 130 a 140 bar.
Uma única vez enchi um de 6 litros mas tb começando nessas pressões. Nao contei as bombadas. Mas sempre parceladas.

Boas bombadas.

 

Em 27/06/2018 em 22:48, ThiagoBF disse:

Essas bombadas vão ficar nos anais do fórum (sem trocadilhos, pf).

 

3 horas atrás, Rui Saiki disse:

Agora falta pouco...mais uns peidos...chega nos 3 mil psi...ou 200 bar...daí o truque é voltar pra casa completar o que usou...sem deixar abaixar muito...senão desanima ir de 100 bar a 200...

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Muito obrigado, valeu pelas dicas, é bem diferente bombar sabendo que é possível, dá mais ânimo. Tenho usado carabinas de molas por 40 anos e sempre tive alegrias, só comecei a usar PCP neste ano. Sem os trocadilhos os anais deste fórum não serão mais os mesmos.

Com 7650 bombadas cheguei perto dos 1500 PSI:

2500bomba.thumb.jpg.696357cc83a25095c62476e482652fb3.jpg

2500Cilin.jpg.17f04c5040b34095560ddd2a4bc2b440.jpg

2500estac.jpg.eeee948b08582789fbcf27a88a2f7513.jpg

Já me considero nas quartas de finais. Só me preocupa é a diferença na leitura dos ponteiros, tenho medo de passar do limite máximo.

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Qdo fazem o teste hidrostático elevam a pressão ao dobro...depois verificam se ocorreu fissura ou deformações...aí aprovam ou reprovam o cilindro...então um de 200 bar poderia ir até 210 bar...e um de 300 bar 310 ...Ja que ao resfriar a pressão abaixa....depois de encher.

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At 44 long 5,5mm

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Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

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O Rui tem razão, pode levar até 210.
Meus scubas enchemos sempre em 310-320 pra quando esfriar ficar em 300

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22 horas atrás, Rui Saiki disse:

Qdo fazem o teste hidrostático elevam a pressão ao dobro...depois verificam se ocorreu fissura ou deformações...aí aprovam ou reprovam o cilindro...então um de 200 bar poderia ir até 210 bar...e um de 300 bar 310 ...Ja que ao resfriar a pressão abaixa....depois de encher.

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21 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

O Rui tem razão, pode levar até 210.
Meus scubas enchemos sempre em 310-320 pra quando esfriar ficar em 300

No meu caso específico, não notei em momento algum elevação de temperatura no cilindro, ao toque da mão parece estar na temperatura ambiente, Também observei que em momento algum depois de parar de bombear que a marcação da pressão diminuiu de alguma forma, pelo contrário, está se mantendo. Pretendo parar nos 200 BAR, o problema é me decidir em qual ponteiro devo me basear, já que eles estão apresentando medidas diferentes.

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No meu caso específico, não notei em momento algum elevação de temperatura no cilindro, ao toque da mão parece estar na temperatura ambiente, Também observei que em momento algum depois de parar de bombear que a marcação da pressão diminuiu de alguma forma, pelo contrário, está se mantendo. Pretendo parar nos 200 BAR, o problema é me decidir em qual ponteiro devo me basear, já que eles estão apresentando medidas diferentes.
Reduzirá ao abrir o alívio da pressão do sistema.

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Parada para as semi-finais, com 8200 bombadas:

8200bomba.jpg.c27b34108d346e60eaa5017a9d699c03.jpg

8200cilin.jpg.32947894fa4862073d1d8f71d939eb0a.jpg

8200estac.jpg.80fc77865786ac12c6752e485448799d.jpg

34 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:
42 minutos atrás, Pincipi disse:
No meu caso específico, não notei em momento algum elevação de temperatura no cilindro, ao toque da mão parece estar na temperatura ambiente, Também observei que em momento algum depois de parar de bombear que a marcação da pressão diminuiu de alguma forma, pelo contrário, está se mantendo. Pretendo parar nos 200 BAR, o problema é me decidir em qual ponteiro devo me basear, já que eles estão apresentando medidas diferentes.

Reduzirá ao abrir o alívio da pressão do sistema.

Abri a válvula de estação de recarga, desta vez saiu menos água, o ponteiro do cilindro não se moveu e os ponteiros da bomba e da estação foram a zero.

Considerando que seja este o alívio da pressão do sistema, fechei a válvula da estação e bombeei 26 vezes para chegar nesta pressão:

26bomb.jpg.9263dcb7d495ed563728b7f8f730ac4a.jpg

Então abri a válvula do cilindro e ficou assim:

valv.jpg.62e7451e0222870696eb033564b67171.jpg

Mais 48 bombadas e começou a vazar ar na bomba:

vaza.jpg.bb7e0bd80e4f9722b641c721196a5850.jpg

Exatamente no local indicado na seta vermelha, perdi meu Neymar justo perto da final, vou ter que parar para verificar o ocorrido, maiores detalhes eu publico no post da bomba.

O relógio parou assim:

bomb.jpg.27202d7548883b9c5ea30122dc142b65.jpg

Visualmente parece que não mudou. Deve-se levar em conta o método que venho utilizando desde o início de pressurizar primeiro as mangueiras para então contar as bombadas.

Agora de forma diferente, abri de novo a válvula da estação até zerar os ponteiros, depois fechei de novo e sem dar as bombadas, abri a válvula do cilindro e ficou assim:

final.jpg.c4ee503dbf4d8fb448485de0cb305be3.jpg

Realmente, na comparação, caiu uma medida no ponteiro e isso foi apenas para encher as mangueiras, ou melhor, o sistema de trabalho no momento.

Tem que encher mesmo acima dos 200 BAR. Demonstrado e comprovado.

 

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Superado parcialmente o vazamento da bomba, cuja solução publiquei neste post:

Já me considero na final do campeonato, na decisão pelos pênaltis, com 8600 bombadas atingi os 200 BAR:

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Só mais 20 BAR e ergo a taça!

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Superado parcialmente o vazamento da bomba, cuja solução publiquei neste post:
Já me considero na final do campeonato, na decisão pelos pênaltis, com 8600 bombadas atingi os 200 BAR:
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Só mais 20 BAR e ergo a taça!
Meu caro, você é guerreiro demais hehehe.

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Com 8650 bombadas surgiu o terceiro problema; eu não havia mencionado antes mas, a cada descanso, usei uma régua para medir a lateral do cilindro, com a finalidade de perceber alguma eventual expansão na parede do cilindro, conforme o esquema abaixo:

gangorra.jpg.e6ea7ec5539f3775f212bee0c77c5271.jpg

Até as 8600 bombadas ou os 200 BAR exatos, a lateral da régua ficava justa na parede do cilindro, quando conferi nas 8650 bombadas, apresentou o efeito gangorra, a régua se move cerca de 1 mm, eu "amarelei", fiquei com medo de explodir e parei de bombear.

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Com 8650 bombadas surgiu o terceiro problema; eu não havia mencionado antes mas, a cada descanso, usei uma régua para medir a lateral do cilindro, com a finalidade de perceber alguma eventual expansão na parede do cilindro, conforme o esquema abaixo:
gangorra.jpg.e6ea7ec5539f3775f212bee0c77c5271.jpg
Até as 8600 bombadas ou os 200 BAR exatos, a lateral da régua ficava justa na parede do cilindro, quando conferi nas 8650 bombadas, apresentou o efeito gangorra, a régua se move cerca de 1 mm, eu "amarelei", fiquei com medo de explodir e parei de bombear.
É normal a expansão.
Se está dentro da pressão de trabalho com o teste e validade em dia, não há problema em tese.

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2 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

É normal a expansão.
Se está dentro da pressão de trabalho com o teste e validade em dia, não há problema em tese.

O teste hidrostático dele é de 05/2011, acredito que já esteja vencido. Estou bolando uma forma de ter um anteparo de proteção para o caso do pior acontecer, pois estou usando apenas protetores auriculares e um óculos de plástico, se a mangueira explodir eu não fico surdo ou cego mas, se for o cilindro...

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O teste hidrostático dele é de 05/2011, acredito que já esteja vencido. Estou bolando uma forma de ter um anteparo de proteção para o caso do pior acontecer, pois estou usando apenas protetores auriculares e um óculos de plástico, se a mangueira explodir eu não fico surdo ou cego mas, se for o cilindro...
Para aço 3 em 3 anos.
Para carbono 5 em 5 anos.

Para caso haja alguma explosão, pouco o amigo poderia fazer para se proteger, caso houvesse.

Somente a onda de choque já seria algo que resultaria grandes danos, para não dizer fatal, além de algum possível estilhaço de metal.

Muito cuidado meu caro, o teste hidroestático é fundamental.

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Para aço 3 em 3 anos.
Para carbono 5 em 5 anos.

Para caso haja alguma explosão, pouco o amigo poderia fazer para se proteger, caso houvesse.

Somente a onda de choque já seria algo que resultaria grandes danos, para não dizer fatal, além de algum possível estilhaço de metal.

Muito cuidado meu caro, o teste hidroestático é fundamental.
Esse é o sistema de proteção que usam qdo enchem o cilindros de 300bar...travam dentro com um vergalhao de ferro...
Lembre de drenar água residual do cilindro de aço...deixa a saída de ar para baixo a água residual desce ...saindo numa rápida abertura...pluga para drenar água residual48eb05658a6568c04a66c048f53c85bc.jpg

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Esse é o sistema de proteção que usam qdo enchem o cilindros de 300bar...travam dentro com um vergalhao de ferro...
Lembre de drenar água residual do cilindro de aço...deixa a saída de ar para baixo a água residual desce ...saindo numa rápida abertura...pluga para drenar água residual48eb05658a6568c04a66c048f53c85bc.jpg

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Isso na consideração de que saia voando somente, é válido.
Apesar de ainda inseguro.
Isso é um sistema "seguro" e mesmo assim dá para verificar o quanto ainda de expansão ocorre em um sistema projetado para tal.
Notória a ausência de pessoas próximas ao sistema e ambiente externo para reduzir qualquer pressão sobre as pessoas no local.


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Bom dia e otimo topico, acompanhando, mas é loucura demais, eu enchi duas vezes uma sumatra 500 cc com uma bomba hill, vendi arma bomba luneta no mesmo dia, ja era loucura, quem dira um cilindro!!! +1
A melhor solução é compressor chinês portátil...colocando preço de cilindro e bomba estação de recarga...a diferença é pouca mas a vantagens e economia de tempo e praticidade...compensa muito mais...hoje o que cobram de valor para recarga...e o tempo de levar e depois buscar...já vale investir num Ching ling.

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A melhor solução é compressor chinês portátil...colocando preço de cilindro e bomba estação de recarga...a diferença é pouca mas a vantagens e economia de tempo e praticidade...compensa muito mais...hoje o que cobram de valor para recarga...e o tempo de levar e depois buscar...já vale investir num Ching ling.

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Concordo plenamente.
E o compressor chinês tem uma mecânica bem simples também, não é difícil resolver algum problema nele.

Com o dólar um pouco mais baixo é uma grande opção.

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6 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

Concordo plenamente.
E o compressor chinês tem uma mecânica bem simples também, não é difícil resolver algum problema nele.

Com o dólar um pouco mais baixo é uma grande opção.

Tambem concordo, inclusive, estava falando com o Carlos, ele disse q tem um modelo agora pra venda se nao me engano 2.4k, que funciona em 110/220 e tambem tem a opção de 12v, e bem compacto, tipo uma caixa de sapato (algo assim ou um pouquinho maior), entao só rezar pra dar uma baixada no dolar pra ver dessa opção!

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PCP P15 5.5 + Hawke 4x32 AO

 

 

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Tambem concordo, inclusive, estava falando com o Carlos, ele disse q tem um modelo agora pra venda se nao me engano 2.4k, que funciona em 110/220 e tambem tem a opção de 12v, e bem compacto, tipo uma caixa de sapato (algo assim ou um pouquinho maior), entao só rezar pra dar uma baixada no dolar pra ver dessa opção!
O único lance é a frequência, alguns desses chineses são 50hz, no máximo o que pode acontecer é o aparelho trabalhar um pouco mais rápido na nossa rede 60hz.

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20 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

Para aço 3 em 3 anos.
Para carbono 5 em 5 anos..

Negativo @Raufemann Fritz, cilindro de aço é a cada 5 anos, cilindro de fibra de carbono a cada 5 anos e cilindro de composite (que são outros tipos de fibras) é 3 anos.
Mas isso tudo vem especificado pelo fabricante no próprio cilindro, só seguir as recomendações do fabricante e tudo certo.

Lembrando também que os cilindros de fibra, quer seja de carbono ou composite tem vida útil de 15 anos a partir da data de fabricação e os cilindros de aço enquanto passarem no teste hidrostático podem ser usados.

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Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
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O único lance é a frequência, alguns desses chineses são 50hz, no máximo o que pode acontecer é o aparelho trabalhar um pouco mais rápido na nossa rede 60hz.
O meu é o da Rossi...chinês importação deles...já pagou com juros e correção monetária ...logo no primeiro ano de uso.
Aqui ir encher e depois voltar para buscar o cilindro é algo que o trânsito de Sampa torna-se tarefa ingrata...pior qdo está ali nos 160-170 bar...sera que vai dar para atirar?....Melhor ir encher...putz hoje tá fechado?...Compressor próprio acabou essas dúvida de sexta ou sábado a noite véspera de ir no clube atirar...ele é 220volt mas uso um transformador 110-220...

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Walther Dominator 1250 5,5mm

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BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

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Segundo ouvi os de fibras e composite só aguentam 3 testes hidrostáticos...o que limitam sua vida a 15 anos...nos testes expandem demais o cilindro elevam a pressão a 600 bar...aí fadiga e fissura mais a deterioração da fibras...limitam sua vida útil...porém não sofrem corrosão...e pesam quase nada em relação ao aço ou scuba de alumínio de 11 litros...S80...esse mala sem alça literalmente...pior escolha para uso nas PCP...200 bar.

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Negativo [mention=4907]Raufemann Fritz[/mention], cilindro de aço é a cada 5 anos, cilindro de fibra de carbono a cada 5 anos e cilindro de composite (que são outros tipos de fibras) é 3 anos.
Mas isso tudo vem especificado pelo fabricante no próprio cilindro, só seguir as recomendações do fabricante e tudo certo.
Lembrando também que os cilindros de fibra, quer seja de carbono ou composite tem vida útil de 15 anos a partir da data de fabricação e os cilindros de aço enquanto passarem no teste hidrostático podem ser usados.
Correto meu caro.
Erro meu.

Obrigado por corrigir.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

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  • 2 weeks later...
  • 1 year later...
Em 25/06/2018 em 19:25, Pincipi disse:

Pois é, acabou sendo eu.

Tem várias alternativas no mercado para se tentar fazer isto, a mais barata é um adaptador macho-macho para plugar a mangueira da estação de recarga com a mangueira da bomba PCP:

Adaptador.thumb.jpg.e666683c5c8ea2078141521fa0733f38.jpg

machomacho.thumb.jpg.e88760929086a27ca2884f56f68ad774.jpg

machomacho2.thumb.jpg.f1775d19e1efe42ce9957888ab1af438.jpg

Também é possível comprar o seguinte adaptador no mercadolivre:

adaptadorDin.thumb.jpg.7d71d38fe9138d03f99e73386c44a0dc.jpg

Pode-se ligar direto na mangueira este adaptador ou a estação de recarga de diversas formas com diversos itens à venda no mercado, fica à vontade do interessado.

femea.thumb.jpg.a27f769ece3761bd6ab5d618aefca599.jpg

femea2.thumb.jpg.d07cc3ec0f55c99bd80dbd7b1d689bb1.jpg

macho.thumb.jpg.a6549225b3a9f937733735645ac6320d.jpg

mamilo.thumb.jpg.5e06bb314aa1320b16bb4c93fd2b58b2.jpg

A opção mais cara que encontrei foi esta:

maiscara.thumb.jpg.33020a84b2a32ea481090988b37acda4.jpg

Vencida a etapa de preparação e conectado a bomba no cilindro através da estação de recarga, vamos as bombadas, no meu caso o cilindro estava completamente zerado, sem ar algum, tanto o relógio da bomba, como o relógio da estação e do próprio cilindro marcavam zero, estavam no ponto inicial.

Com a válvula do cilindro fechada, dei 18 bombadas para que os mostradores de estação e da bomba indicassem 200 BAR, enquanto que o relógio do cilindro continuava sem marcar nenhuma pressão, esperei alguns minutos e a pressão não baixou, considerei aprovado o primeiro teste de vedação. Abri a válvula e deu para ouvir o ar passando para dentro do cilindro enquanto que os ponteiros iam retornando ao zero.

O experimento prosseguiu, a cada 50 bombadas um descanso para o bombador de cinco minutos com o fechamento da válvula do cilindro ao fim de cada ciclo, mais 50 bombadas e um descanso, agora de dez minutos para esfriar a bomba que ao toque aparentava estar bem quente, apenas na parte de atrito que faz o vai e vem ao longo do cilindro prateado dela, todo o resto, mangueiras, estação de recarga e cilindro de 7,6 litros permaneceram em temperatura ambiente (medido ao toque da mão, sem termômetro). Cada ciclo de 50 bombadas levou em média de 1 minuto e 15 segundos a 2 minutos.

Quando cheguei nas 800 bombadas comecei a desconfiar de algum vazamento porque nenhum ponteiro havia se movido ainda, então coloquei  o cilindro debaixo de água, dentro de um balde, com a finalidade de detectar algum escape de ar:

balde.jpg.d9b6ecb07545cafc028949cf3f5ad83e.jpg

Dei 50 bombadas com o cilindro debaixo da água e não percebi nenhuma bolha de ar, só apareceu mesmo uma mancha de óleo na superfície, quando retirei tudo da água, percebi três coisas: primeira; o ponteiro do relógio da estação saiu do zero (850 bombadas):

primeiroponteiro.thumb.jpg.9488430820109022c8616973721d85f0.jpg

Em detalhe:

primeiroponteirodetalhe.jpg.3b7a2273d11bddcdd506f0e17e68549e.jpg

Enquanto que os outros dois permaneciam no zero, segunda; outra coisa que notei foi que estava vazando a glicerina no manômetro da estação, optei pela troca, em detalhe no post abaixo:

Terceira; ao fazer a sangria da estação de recarga saiu bastante água, inicialmente esbranquiçada como uma espuma de sabão:

agua1.jpg.54fdea6f603c17094b62f620675c0a1a.jpg

E aos poucos foi ficando clara:

agua2.thumb.jpg.b96fb960976e4feb2f42da8924139465.jpg

Eu estimo a quantidade em ¼ de centímetro cúbico, medindo por comparação com uma quantidade igual dentro de uma seringa, olha que isso ocorreu depois de retirar o cilindro da água e secar bem tudo por fora. Umidade relativa do ar em média de 70% durante as bombadas. Temperatura entre 20 e 25°C.

Meu plano inicial era a cada 1000 bombadas fazer uma sangria e lubrificar a bomba, depois bombar até atingir 200 BAR nas mangueiras para só então abrir a válvula do cilindro e continuar na sequência, depois mudei de ideia e passei a fazer a sangria e lubrificação de forma aleatória, independente da quantidade de bombadas.

Com o novo manômetro instalado, retomei às atividades de bombeamento:

calibradonovomanom.jpg.5b307060c41f586c1cdaf338f8d4e641.jpg

Com 1250 bombadas o ponteiro do manômetro do cilindro se movimentou quase um milímetro.

Com 1550 bombadas o ponteiro do manômetro da bomba se movimentou um pouco saindo do zero.

Com 2000 bombadas os ponteiros ficaram assim:

2000bomba.thumb.jpg.9a3c02ffc871ed70ddb35cc57e2a17a6.jpg

2000cilindro.jpg.c7a3356cbf594f8cdaed8a4f8322aa37.jpg

826276656_2000estao.jpg.fafab2c4eeaf479749e126361478f264.jpg

Com 3000 bombadas:

3000Bomba.jpg.ffbacd8a2ce4b9b198da061d1ab21b2d.jpg

3000Cilindro.jpg.9a4ae00ce4dfc8f5cc54c0f13fbed41c.jpg

446623314_3000Estao.jpg.ca5a1795220b81ef4707c26a43f44d3f.jpg

Nesta altura notei que o óleo que saia da bomba escureceu:

3000Oleo.jpg.de770b6161d5cfbb9819cfe48bcf4b4a.jpg

Com 3600 bombadas o manômetro da bomba atingiu 1000 PSI:

1000bomba.jpg.a736de69ea7f6627071e320f10c69ed6.jpg

1000cilindro.jpg.ff9f3934a24ea01076ce63b74393d27e.jpg

962118134_1000estao.jpg.0073208cea8e5a743215b8fd0588d180.jpg

oleo3600.jpg.5c385fa4ed069b6d4e0693d2285967d7.jpg

Limpei o óleo em excesso da bomba e olhei o pano no microscópio, deu para notar pequenos pedaços de limalha dourada, parece que a bomba não vai aguentar ou podem ser apenas restos da fabricação.

Com 4450 bombadas notei que para abrir a válvula do cilindro bastavam apenas 1/8 de volta, enquanto que no começo, quando não havia pressão alguma, era preciso girar meia volta para o ar passar. Também notei que o esforço físico no acionamento da bomba foi crescendo gradualmente conforme o nível da pressão.

Com 5000 bombadas o manômetro da bomba atingiu 100 BAR:

5000bomba.jpg.6b1f81ec24d274fe27e9f92bd49d44c1.jpg

5000cilindro.jpg.5c5300ee15a5c003fabc427e05925903.jpg

1445150498_5000estao.thumb.jpg.f2f458ff28ededb5fa85e73c50806200.jpg

Também percebi que as solas das minhas mãos ficaram avermelhadas e creio que se der mais cinco mil bombadas vou acabar ficando com bolhas, a não se que use luvas.

Hora de parar um pouco e analisar a situação para ver se vale a pena continuar, em primeiro lugar calculando o tempo gasto para chegar nas 5000 bombadas; considerando cada ciclo de 100 levando 19 minutos (4 minutos de bombadas e 15 minutos de parada) (bomba dois minutos espera cinco, bomba 2 minutos espera 10) dá 500 vezes 19 minutos, arredondando para 20 minutos, seria algo em torno de 10.000 minutos, dividido por 60 dá 167 horas arredondadas, considerando que trabalhou seis horas por dia chegamos em 28 dias, praticamente um mês de meio expediente ou 15 dias de 12 horas, sem folgas semanais.

Cada pessoa tem seu preço, ou melhor, cada um tem uma estimativa de quanto custa seu tempo, por exemplo um salário mínimo para quem recebe fica arredondado em torno de R$ 1.000,00 e se fizer meio expediente recebe a metade disto. Não se leva em conta para quem está empregando, ou melhor, pagando o salário, porque os encargos duplicam o valor.

Considerando também que se gasta R$ 50,00 em média para carregar um cilindro, seja ele de 10 ou de 7,6 litros, de 200 ou 300 BAR, a conclusão lógica é que não compensa tentar recarregar um cilindro utilizando uma bomba PCP.

Se eu fosse receber meio salário mínimo para ficar bombeando até encher os cilindros, levaria meu patrão à falência, pois demoraria dois meses para dar um lucro de R$ 50,00.

Diante das opções no mercado, o atirador quando quer investir faz as suas contas dentro das principais opções:

1) Comprar um cilindro(+-1000) e uma estação de recarga (+-200), realizando o recarregamento do cilindro quando necessário(+-50 a cada vez).

2) Comprar apenas a bomba PCP (+-800) e bombear quando necessário.

3) Comprar apenas o compressor elétrico (+-4000) e bombear quando necessário.

4) Comprar tudo que existe disponível no mercado (+-6000) e se divertir com as opções.

Para cada situação tem os prós e os contras:

Na opção mais barata, de se possuir apenas a bomba PCP, tem a desvantagem do esforço físico para bombear que vai influenciar negativamente no resultado da precisão do tiro, o atirador vai estar mais cansado entre uma e outra sessão de tiros, entretanto no quesito transporte e mobilidade ganha com o menor volume a ser transportado.

Na opção do cilindro a questão do esforço físico não tem influência alguma, o atirador não se cansará entre uma e outra sessão de tiros, ocorre, porém que no quesito transporte e mobilidade, o volume e o peso são bem maiores, cabendo a decisão de escolha ao atirador que vai analisar a sua rotina, por exemplo, se vai atirar sempre dentro de casa, só vai precisar realizar o transporte quando for levar para recarregar e conforme o caso, se não houver um serviço de delivery, nem precisa ter carro, pode pagar um taxi, já no caso do atirador assíduo de stand de tiro, um meio de transporte próprio se torna indispensável.

No caso do compressor elétrico, o grande diferencial está em ter uma fonte de energia elétrica e algum conhecimento técnico para desfrutar com segurança de seus benefícios, levando-se em conta também seu volume e peso.

Para o caso daquele em que o dinheiro não é o problema, que pode ter tudo que existe no mercado, não há o que se comentar, basta apenas se divertir.

Considerando tudo isso, não é viável financeiramente recarregar um cilindro com a bomba PCP, sai  mais barato pagar para recarregar porque mesmo se achando que não vai gastar nada dando as bombadas, por trás disto tem o fator tempo, pode-se levar dois ou três meses para carregar um cilindro, além do fator desgaste, para um único cilindro, pode ser que 15 mil bombadas acabe com a vida útil da bomba, se bem que o bombador não precisará gastar dinheiro com academia, e tem ainda o abrir e fechar da torneira do cilindro em torno de 1500 vezes mas, também deve se levar em conta a exposição do bombador ao eventual risco de explosão do cilindro caso alguma coisa dê errado no processo de recarga.

Nestas horas eu queria ser um médico psicanalista, quando aparecesse um paciente com depressão eu dava na mão dele um cilindro com a bomba e falava para ele ir enchendo e contando, só voltar quando o ponteiro atingir a marca vermelha, quando ele voltar e perguntar o que deve fazer, eu diria que o tratamento está indo bem e que deveria esperar eu esvaziar o cilindro para ele encher de novo. Toma-lhe bomba!

 

 

Parabéns, muito trabalho, mas foi esclarecedor. Eu arriscaria, no máximo, um de 500cc de 300 bar, assim teria algumas cargas disponíveis sem cansar na hora.

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19 horas atrás, lucielfelipe disse:

Parabéns, muito trabalho, mas foi esclarecedor. Eu arriscaria, no máximo, um de 500cc de 300 bar, assim teria algumas cargas disponíveis sem cansar na hora.

Obrigado, eu tentei este aqui:

Depois mudei a rosca dele:

Agora estou com problemas de vazamento no anel do bico da estação de recarga, tem que trocar e não acho o tamanho certo.

 

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