Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Chumbos mais pesados tornam o tiro mais sensível?


Ylram

Posts Recomendados

Amigos,

 

Depois de mais um final de semana de muitos tiros e diversos alvos diferentes, fiquei intrigado com algumas coisas que observei em relação ao comportamento de alguns chumbos na minha SAG (ainda com mola, passando um pouco de 1200 tiros).

 

Minha duvida é: chumbos mais pesados tornam o tiro mais "sensível"?

 

No meu caso tenho observado que sim! Isso depois de muitos tiros com o Rossi Match (mais leve) e o Gamo Match (mais pesado) e pode ser até culpa minha (atirador ruim), mas de qualquer forma queria a opinião dos demais.

 

Em resumo para exemplificar, considerando o chumbo pesado, quanto mais tempo eu demoro fazendo visada ("quanto mais capricho na mira") pior o resultado! Já se eu adoto a tática de "tiro rápido", mirando um pouco mais acima e descendo suave até alinhar o alvo (dai estabilizo e atiro), o resultado é melhor! Uma explicação talvez é que quanto mais tempo mirando, mais a resistência vai minando e isso está afetando mais o chumbo pesado (de mais energia) do que o chumbo leve (mais rápido)

 

Aproveitando o tópico, um outro comportamento que percebi e me intriga: em tiros de 30 metros, com angulo de disparo paralelo ao solo, comprando o POI dos chumbos mais leve e mais pesado é notável a diferença no mil-dot, com um caindo mais rápido.

 

Já se eu atiro em um alvo também a 30 metros porém em angulo de 40 graus, o POI varia muito pouco, quase não preciso compensar a diferença! Acho que os praticantes de FT, que já tiveram a oportunidade de pegar um bicho no alto de uma arvore (ao invés de no solo) poderia opinar se o angulo de tiro favorece o POI entre chumbos mais leves e pesados.

 

Me desculpem se falei besteira, juro que atirei de tudo que é forma, comparei muito, e não bebi nada!

 

Abraço,

 

Ylram

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vou dar meu palpite baseado em observações de mais de 20 anos de tiro: quanto mais tempo o amigo fica "mirando" mais o olho vai ficando "cansado" ou seja, o olho humano tem um tempo para ficar focado no mesmo objeto, entre 6 e 8 segundos, depois disso a imagem fica gravada na retina e a partir daí o que o amigo pensa que está vendo não é o que o olho está vendo. Então fica a dica, se demorou muito para atirar, desfaça a visada olhe para algum lugar neutro de preferência a grama, árvores, etc... e refaça a sua mira, vai ver qua não tem nada a ver com o chumbo... e funciona do chumbinho 4,5mm ao 7,62x51mm... rsrsrsrs...

 

Abraço e bons tiros!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa eu também estava pensando nisso ontem. Mirar muito cansa o olho mesmo, cada coisa que a gente vai notando, nem sei ao certo o que ocorre, mas só erro mirando muito kkkk.

 

Ontem eu cheguei no alvo, dei uma mirada de 1 segundo e pegou no meio do 10, cortou certinho o círculo do meio. Depois tentei repetir isso, só que mirando por um tempão, um tiro pegava pra cima, outro pra baixo, outro pro lado kkkkkk, só fiz feio.

 

Acho que a gente demora pra mirar pois fica tremendo, eu pelo menos pareço que to com Parkinsons, daí depois de alguns segundos cansa o olho e a tremedeira só aumenta, pois também cansam os músculos. O negócio é descobrir como parar de tremer. Eu mirando a 10m com luneta a uns 12x, fico sambando entre as bordas do "10", não consigo estabilizar, uma hora pq estou tremendo, respirando, o coração bate e da pra notar que a arma mexe um tantinho, é muita coisa, preciso treinar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chumbos mais pesados são mais lentos e consequentemente levam mais tempo para sair do cano, sofrendo maior influência do recuo e técnica do atirador (follow through deficiente e outras técnicas).

 

Eu acredito que esse é o fator que mais influencia tornando a arma mais "sensível" na hora do disparo com os chumbos mais pesado. A visada demorada como o colega bem citou (e eu percebi) causa o cansaço, seja da vista, seja corporal, e com consequência afeta mais a trajetória do chumbo pesado.

 

E sobre a questão do POI alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O POI em tiros com ângulo ascendente ou descendente são mais altos em relação ao tiro paralelo. Mas em teoria, a diferença entre o POI de chumbos leves e pesados mantêm a proporção, não importando o ângulo, pois a gravidade atuará no chumbo enquanto ele estiver no ar. Como o chumbo pesado fica mais tempo em voo, sofre mais ação da gravidade e o POI é mais baixo.

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o chumbo pesado fica mais tempo em voo, sofre mais ação da gravidade e o POI é mais baixo.

 

Eu acho que a afirmação correta seria "Como o chumbo lento fica mais tempo em voo, sofre mais ação da gravidade e o POI é mais baixo." Tem uma certa distância que o chumbo mais pesado, mesmo sendo atirado na mesma potência, é mais rápido do que um mais leve, pelo menos é o que o Chairgun diz...

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante