Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

A arma que limita o atirador ou o atirador que limita a arma?


Posts Recomendados

No tiro de pressão esportivo como em qualquer atividade que junta homem e máquina na busca da melhor performance a equação primordial é conhecida:

 

Qualidade do atirador x Qualidade da arma = Qualidade do tiro

 

Muitos partem dessa premissa para concluir algo muito simplista do tipo:

 

(1) Atirador bom + Arma boa = Tiro de alta qualidade

 

(2) Atirador bom + Arma ruim = Tiro de média qualidade

 

(3) Atirador ruim + arma boa = Tiro de baixa qualidade

 

(4) Atirador ruim + Arma ruim = Alvo? Que alvo?

 

A "zona cinza" da questão é que há duas situações intermediárias que devem ser consideradas, uma vez que são bastante comuns pelo que tenho observado:

 

(a) Atirador bom + Arma "boa, pero no mucho"

 

(b) Atirador "bom, pero no much" + Arma Boa

 

A pergunta que não quer calar é a seguinte, pode um atirador bom com uma arma "boa, pero no mucho" superar um atirador "bom, pero no mucho" ou mesmo um atirador bom com uma arma boa?

 

Darei agora minha opinião pessoal sobre o assunto e seria muito interessante conhecer a opinião de vocês.

 

Atirador bom com arma "boa, pero no mucho" VERSUS Atirador "bom, pero no mucho" com arma boa

 

Acho que nesse embate o primeiro pode facilmente suplantar o segundo por uma série de fatores, sendo os mais relevantes:

 

- O primeiro utiliza seu talento para contornar algumas das limitações de sua arma;

 

- O segundo confia na arma para compensar suas deficiências como atirador e isso nem sempre funciona;

 

- O primeiro sabe que tem de treinar muito para poder tirar o máximo de desempenho e precisão de sua arma;

 

- O segundo acredita que a qualidade de sua arma dispensa o treinamento orientando e intensivo.

 

Casos assim são comuns em competições relatadas aquin o fórum onde bons atiradores com carabinas BAM conseguem obter melhores resultados que atiradores "bons, pero no much" com carabinas Slavia.

 

Atirador bom com arma "boa, pero no mucho" VERSUS Atirador bom com arma boa

 

Apesar de ser mais difícil, considero que isso não é impossível de acontecer também por uma série de fatores. Acredito que me farei entender melhor descrevendo uma cena de filme que assis tempos atrás chamado "Gattaca" que se passa num futuro onde a engenharia genética permite combinações perfeitas de DNA e, consequentemente, pessoas também próximas da perfeição. Há, porém, casais que insistem em ter filhos sem manipulação genética, os quais são chamados de INválidos. No início do filme é mostrado dois irmãos ainda crianças, um geneticamente otimizado e outro INválido, nadando no mar competindo quem chega primeiro a uma boa longe da praia, sendo que além de ganhar, o irmão INválido salva o outro. No final do filme eles encontra-se numa situação complicada e o INválido diz para o outro algo assim "Você sabe porque ganhei de você aquele dia, porque não guardei energia para nadar de volta para a praia". Ou seja, em dadas situações onde competem um atirador bom com uma arma "boa, pero no much" e um atirador bom com uma arma boa, o primeiro poderá dar tudo de si, aproveitar ao máximo sua arma, e vencer o segundo.

  • +1 1
  • -1 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles, já começa a entrar muito no campo do "achismo" essas comparações. Não tem como pegarmos dados concretos, pois como vamos classificar os atiradores??? como iremos classificar as armas. Claro existem as armas TOP, mas o que seria uma top "pero no mucho"??? O que seria um Atirado BOM "pero no mucho"???

 

Não tem como classificar, o que posso te dar certeza é que 2 atiradores com mesmo nivel, um com arma TOP outro com arma mediana.... o de arma top ganha na maioria das vezes ( menos erro de equipamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No me gusta esto "pero no mucho" kkkkkkkkkkk

 

Você esqueceu de algo muito importante Charles. Pode ser o melhor atirador do mundo, com a melhor carabina, se o chumbo for o TUPI já viu né... rsrsrsrs

A qualidade da munição é tão importante quanto a qualidade da carabina.

 

abs

Roberto

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles, isso é muito relativo, pois teremos que equacionar muitas variaves para chergar a uma conclusão mesmo no "achismo"

o que torna uma comparação no mínimo complicada. Mas isso é só minha opinião.

 

Abraços e bons tiros

Airton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida...

 

O que é pero no mucho?

 

:blushing:

 

mas não muito?

 

Atirador bom com arma "boa, pero no mucho" VERSUS Atirador bom com arma boa.

Atirador bom com arma "boa, mas não muito" VERSUS Atirador bom com arma boa.

inteso!!!!

comprende amico!!!!

Abbracci....

  • +1 1

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles,

Você colocou as variáveis atirador e arma, temos que levar em consideração outras variáveis, uma delas, como foi bem colocada pelo RobertoJCR, o chumbo. Essas variáveis podem ser fragmentadas (Atirador - Condição Psicológica e Física) .. (Arma e Munição - Tipo, qualidade, peso, etc). Outra variável muito importante: Condição do Clima.(Vento, sol, chuva, etc)

Uma coisa é o cara atirar informalmente e outra é o mesmo atirador atirar, valendo uma medalha, um título ou um prêmio em dinheiro. A coisa muda completamente. Alguns estudiosos afirmam que o tiro é dividido em 75/25. Ou seja 75% Atirador e os 25% são para equipamento, munição, condições climáticas, etc.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas não muito?

 

Atirador bom com arma "boa, pero no mucho" VERSUS Atirador bom com arma boa.

Atirador bom com arma "boa, mas não muito" VERSUS Atirador bom com arma boa.

 

inteso!!!!

comprende amico!!!!

Abbracci....

 

Hehe agora sei...

 

Valeu

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas pérolas do dito popular:

"bonita é a feia que eu tenho lá em casa"

"caneta na mão de analfabeto, só sai risco" (mesmo que seja "montblanc")

Ou seja, quem não tem cão caça com gato ou até mesmo rato. Basta treinar os "bichinho".

Abs.

 

Gostei dessa! Kkkkkkk...

 

Tem outra... "Em terra de saci... todo chute é voadora!"

Em lugar q só tiver arma ruim competindo, ou atiradores inexperientes... os tiros tem sempre o mesmo "peso".

 

Mais um: "Pra cavaleiro ruim, não tem cavalo bom."

 

;)

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa! Kkkkkkk...

 

Tem outra... "Em terra de saci... todo chute é voadora!"

Em lugar q só tiver arma ruim competindo, ou atiradores inexperientes... os tiros tem sempre o mesmo "peso".

 

Mais um: "Pra cavaleiro ruim, não tem cavalo bom."

 

;)

 

 

Ai!!!

Em terra de cego quem tem um olho ... é caolho!!!!

Eu num guentei ....rsrsrsrsrsrsrssrs

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico merece estar no papo de botequim!!!! Ri muito...uheuahueaheuahuehauhea

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom a explicação do seu Nelson na revista magnum acho q exemplifica bem isso.....se imaginarmos que o atirador com certa arma consegue 4 moa a arma agrupa 2 e a munição 3......então o grupo sera sempre do numero maior......ou seja....um grande atirador com uma cbc consegue um bom agrupamento,mais na limitação da arma....ja um ruin atirador tem a sua limitação e não a da arma,por isso é bom o cara sempre ter uma arma acima dele....dai sim adianta ele se superar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu acho que não há como padronizar...

 

Entendo eu, que o atirador se mostra bastante com mira aberta se apoio. As demais modalidades pediriam então apenas uma adaptação do atirador.

 

Se eu atiro sem apoio com uma arma média e municão de médio/baixo custo a 10 metros, é mister que eu tenha fazer uma boa pontuação. Claro que fica mais fácil pontuar com uma arma/munição top, mas o papel 10m já avalia bem o elemento atirador.

 

Então, não adianta o cara se iludir investindo em material top no afã atenuar seu score medíocre.

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é atirador bom com arma boa.

Tomando como exemplo o Edubacha que está fazendo 280 pontos. Com muito treino ele pode subir para 285, 287. Porém para subir de 285 para 290, ele vai ver que não vai ser fácil sem uma arma que permita tais pontuações.

 

Não existe problema nenhum um atirador não tão bom ter uma arma top. Se esta arma top ajudou a elevar 3 a 4 pontos na média já está valendo.

 

Agora não adianda ficar se enganando achando que um atirador que quiser competir em alto nível não precisa do melhor equipamento. Principalmente se a disputa for acirrada.

 

Participei na final presencial do campeoanto mineiro, e vi atiradores que estavam disputando o pódio da modalidade 10m fazerem 5 tentativas para aumentar 1 ponto. aquele ponto que elevaria de 285 para 286. Pode parecer pouco, mas era o ponto que daria o título ao competidor. Tenho certeza que os competidores que entenderem que estão atingindo o limite carabina+atirador, para buscar melhores resultados, investirão em melhores equipamentos.

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta certo pedro ...

madei um e-mail pra Bam ( la na china 0_o ) perguntando se existe possibilidades deles começarem a fazer copia da Slavia .... minha proxima carabina vou pegar uma slavia eu acho ;)

 

não adianta eu querer fazer 300 pontos com minha Bam , por mais que seja uma baita carabina depois de tunada ... mas vou ver até onde consigo ir com ela ... até uns 285 pontos com bastante treino ela chega =]

 

Abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem muito isso mesmo jtramone ...

 

Com a cometa 220 eu fazia maxima de 278 por aí , media de 275 pontos .... nos primeiros 10 dias com a bam to fazendo média de 279 pontos e maxima de 283 .... grande parte dos testes ficam na casa dos 279 ~280 , é uma diferença bem grande de resultados da cometa e da bam ...

 

a Slavia é uma Delicia de carabina , tenho uma "queda "pelas slavias faz tempo heuheue , mas realmente não é pq ela é boa que qualquer um atira bem com ela , tem que se adaptar mesmo ;)

 

Abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles,

 

 

Tenho usado bastante uma CBC FT, e de vez em quando uma Hatsan mod 95. Ambas são em calibre .22 (5,5 mm). O chumbo padrão para a CBC é o Rifle, e para a Hatsan o Gamo Pro Hunter. Não uso luneta nestas armas, e atiro sempre em pé e sem apoio.

 

 

Na minha pista de tiro tenho, entre outros alvos, um pêndulo feito com um cartucho de 12 g de CO2 vazio. Com a CBC, acertar este pêndulo é difícil, mesmo a míseros 12 metros. A ± 23 metros, a distância que mais tenho usado, é extremamente difícil. Com a Hatsan, nos 12 metros iniciais o difícil é errar o pêndulo. Nos ± 23 metros costumazes, diria que a dificuldade é quase a mesma de com a CBC nos 12 metros, mas aí a culpa é do atirador e não da arma.

 

 

Outro alvo desta pista é uma tampa de fonte de PC, parafusada ao toco de uma árvore. Geralmente o uso sem papel, mas se der na telha de tentar algum grupamento cabe certinho um alvo 14x14 cm. Nos 23 metros, acredite, é possível errar o alvo com a CBC - hoje mesmo aconteceu, apenas 4 acertos de 5 tiros. Com a Hatsan o difícil é errar o alvo!

 

 

E se trocar o chumbo, Rifle na Hatsan e Gamo na CBC? A Hatsan piora um pouco, e a CBC melhora um pouco. Mas comprei a CBC justamente para usar chumbos baratos, e a melhora com Gamo não compensa.

 

 

Ja,

 

D.

この世に悪があるとすれば、それは人の心だ。

"Kono Yo ni aku ga aru to sureba, sore wa hito no kokoro da."

Edward D. Morrison

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse antes isso tem muitas variaveis, mas pra dar um simplifica vamos ao que eu acho

 

Um bom atirador sabe que não adianta ter um arma top se não tem uma boa técnica, que não importa qual arma ele tenha ela sempre tera limitaçõe, que não adianta a arma ser top se a mesma não casa com seu tipo fisico, que o tipo e a qualidade da munição é muito importante

e que tudo pode variar conforme seu astado fisico metal e as condições do clima.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Charles!!!

 

Olha só hAUhAuAH vou dar a minha opinião, NUNCA vi um atirador que conseguisse tirar 100% de uma arma. Pode chegar perto (80% talvez 85%) mas 100% nunca vi.

Sempre achei que o atirador limita mais a arma do que o contrário. Mesmo a arma não sendo top ela tem variaveis menores do que a média dos atiradores que a utilizarão, portanto a não ser que a pessoa seja um atirador olímpico realmente bem treinado não se pode dizer que tirou 100% do equipamento (minha opinião)!

 

Já vi armas "ruins" ficarem boas nas mãos de alguns e armas "boas" ficarem ruins nas mãos de outros, tudo depende de treino e do grau de INTIMIDADE com o equipamento.

 

Se fosse simples todos os competidores utilizariam a "the best" de mercado e conseguiriam exatamente os mesmo resultados entende, sei lá é só minha opinião como eu disse.

 

Abração!!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 2

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

O atirador bom com arma boa, não se acha tão bom assim e está sempre buscando o aperfeiçoamento. Tem melhor domínio das técnicas de tiro e do comportamento da arma e do chumbo durante o tiro.

 

O atirador bom mas não muito com uma arma boa, se acha muito bom e pensa que seu equipamento não está tão bom qto deveria e atribui suas falhas ao seu equipamento ou ao azar.

 

Então o atirador bom com uma arma boa mas não muito supera facilmente o atirador bom mas não muito com uma arma boa, desde de que a arma do atirador bom não seja tão ruim assim.

 

E ainda sim devemos considerar que mesmo as armas top não são todas 100%, quero dizer nem toda airwolf agrupa 1'' a 100m. E nem toda arma mediana é ruim, algumas são muito boas.

 

Então pode acontecer de um atirador bom ter uma arma boa (Slavia) que não seja tao boa como outras Slavias e o atirador bom mas não muito, ter uma BAM que supera a média das outras BAM e até mesmo a Slavia do atirador bom, mas nesse caso já não sei mais quem supera quem...

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas imagina uma arma horrivel, com certeza vai fazer pontos ruins mesmo com um bom atirador, digamos que o cara consiga por um chumbinho em cima do outro com a cfx, com uma arma veia e cano gasto não tem como fazer a mesma coisa, então a arma vai limitar ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante