Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Comparação entre os calibres .177 e .22


Posts Recomendados

E verificou bem.

ah, João, na mola o 4.5 é muito mais eclético, faz praticamente tudo que o destruidor 5.5 faz, e melhor, na maioria das vezes.

Já nas PCP o assunto é outro, mas não trabalho com esse artigo.

Agora, se for pelo maldito modismo, vc vai achar muito mais 5.5 nas lojas, por que colocaram essa bobagem na cabeça, o tal destruidor dos vendedores incompetentes, empurrando sa Nitro antigonas no povo ( As CBC Nitro melhoraram, e muito, mas continuam empurrando, destruindo, dando tiro a sêco nas ditas e em armas de mola, fazendo esporro na loja, gas ram é barulhento pacas, e fudendo as ditas de molas ), eu disse molas.

nas magnum ( rsrs ) esforçando muito dá a METADE da energia de...de...uma .22 short.

um absurdo!

e por favor, peço para não iniciarem aquele velho papo que o 5.5 é bom para isso e aquilo, chumbinho mata ( chute no saco tb. ) por que Balística é um assunto muito difícil, e balística forense mais ainda.

agora, para alimentar certos tipos de armas de pressão, os "chumbões 5.5 " são mais fáceis de trabalhar.

Mas são bem mais caros.

Como diversão, novidade, modismo, assunto proibido e tal, vá lá, em RAROS casos.

Existem umas carabinas de mola por aí que são 5.5, a 150M/s, 130 ..para que?

um peido na mola.

O chumbo pode cair no seu dedão.( bobagem ), rs

Vc notou que falo do 5.5, no 4.5 essas velocidades são outro departamento, que o pessoal poderia comentar e tal; já teclei mucho.

Então , se quiser, comprar uma 5.5 de mola, existem várias legais e bem precisas.

tenho algumas e gosto muito.

E se quiser participar de competições 5.5, criem.

Agora, se quiser educar seu tiro, melhorar fundamentos, com a mesma grana compre uma 4.5, ( de MOLA ) , de boa qualidade, muito mais chumbo, atire muito mais ( o mais importante ) e seja feliz.

 

Pessoal, eu disse MOLA, ok?

Mas todos sabem que pode-se ler gas ram , strout, amortecedor a gas, e congêneres.

PS: Se alguém quiser presrever PCP na veia para o João, tudo bem, não é?

 

Abraço

 

Paulus.

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4,5 tem maior precisão. Por isso é mais escolhido entre os atiradores (e tem algumas provas que não aceitam o 5.5).

Para tiros informais é melhor ainda, porque o chumbinho é bem mais barato.

5,5 já perde em precisão, o chumbinho é mais caro etc. Claro que não é uma perca de precisão enorme, mas para competição pode custar uns pontinhos que no final é muita coisa.

A vantagem dela é de ser mais destruidora. Ela faz alguns estragos, mas não vá pensando que vai desintegrar um tijolo com isso.

Eu tenho preferência pela 5.5, é mais gosto pessoal mesmo. Mas 4.5 tem muito mais vantagens. Fica a seu critério decidir isso.

Editado por Sinfutz2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

4,5 tem maior precisão

 

Na verdade a parábola do 4.5 é menor do que o 5.5, a precisão depende de MUITO mais fatores do que apenas o calibre.

 

Logico que fica mais fácil em provas de tiro compensar o POI com uma parábola menor, por isso a escolha pela maioria que pratica o tiro esportivo.

  • +1 1

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas armas de mola 5,5 :

 

1- Curva balística mais acentuada: Para tiros a maiores distâncias se exige maior inclinação ou compensação na visada MA ou MO, já no 4,5 isso é menor.

 

2- Preço da munição é praticamente o dobro.

 

3- Aqui nestes espaço do CA como é voltado mais para o esporte de competição o calibre 5,5 não se enquadra 100% em todos tipos de provas por isso vc note que aqui a maioria prefere 4,5.

 

OBS: Para tiros informais e dependendo da distância cabe a vc escolher a munição.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, Paes, já havia lido seu artigo e gostado muito, dá para perceber porque.

 

Tb existem dicas muito legais do Gasparello, do blog Tocandira, muito bem feitas, para quem está iniciando, que tomei a liberdade de transcrever aquí: ( caso haja incoveniente, peço desculpas e removam, por favor )

 

http://blog.tocandira.com.br/tiroesportivo/qual-carabina-de-pressao-comprar-de-4-5mm-ou-de-5-5mm/

 

Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?

4.5mm

É meu calibre preferido, por ser menor, podemos ter horas a mais de diversão a custos bem mais acessíveis, é ótima para tiros de precisão e até mesmo para brincar com latinhas e afins. Estes tipos de projétis, costumam ter uma trajetória retilínea por mais tempo que os de 5.5mm, ou seja, em distâncias maiores, tendem menos a perder altura, porém sofrem mais a ação do vento em locais abertos. Esta questão da trajetória do projétil e da ação da gravidade, vou deixar para blogs e sites em que nerds em física possam dar mais detalhes, a minha intenção é passar as diferenças básicas entre os calibres. A questão da precisão do tiro depende de vários fatores: do peso e do tipo do chumbinho; da arma e, do mais importante, do atirador! Levando em conta que os tiros com mira aberta são geralmente entre 10 e 20m, isto não será um problema em nenhum dos calibres. Existem projéteis de várias marcas, formatos e pesos. Quanto mais pesado, geralmente mais estável. Existem alguns formatos adequados à caça, outros às competições. Com uma verificação visual rápida, já podemos perceber a qualidade dos chumbinhos, prefira sempre os que não costumam apresentar imperfeições, pois uma folga na câmara de carregamento, pode danificar sua arma e prejudicar na precisão. É o calibre permitido na maioria das competições.

5.5mm

O chodó das carabinas de pressão atuais. Quando não conhecemos o calibre, vamos pensando em sensacionais destruições, por se tratar de um 22. Não espere resultados sequer parecidos com armas de fogo, garanto que não dá emoção alguma, além do mais, um cartucho 22 também não é lá estas coisas no mundo das armas de fogo. Se o seu objetivo for a eliminação de pragas, como ratos, é a carabina ideal. Por possuir mais massa, este tipo de calibre obviamente causa um estrago maior que os projéteis de 4,5mm. De um modo geral, também é mais adequado para locais com muito vento, justamente por ser mais pesado. Porém, como vimos na descrição do calibre 4.5mm, podemos comprar projéteis mais pesados para dar mais estabilidade ao vento nos dois calibres, claro, com vantagem para o 5.5mm. Algumas armas, como as turcas Hatsan e as CBCs Nitro, possuem uma mola com uma força razoável, conseguem fazer um certo estrago em tábuas duras, até mesmo a CBC Montenegro F22 também consegue perfurar bem alguns pedaços de madeira. Mas depois de pouco tempo esta brincadeira enjôa e ficamos querendo novamente uma arma com chumbinhos mais baratos, para atirar mais por um custo menor. Sobre peso e imperfeições, valem as mesmas regras que os chumbinhos de 4.5mm. Este calibre geralmente não é permitido em competições oficiais, mas atualmente, existem competições de Field Target em que este calibre é muito utilizado.

6.0mm
Segue o mesmo raciocínio do calibre 5.5mm, porém com um pouco mais de massa. É um calibre exclusivamente produzido pela CBC para atender à legislação nacional quanto à carabinas de pressão.

Qual a melhor carabina de pressão?

A resposta só depende de você! Analise que tipo de diversão você pretende ter com sua carabina. Se espera grandes estragos com os calibres de 5.5mm ou até mesmo o de 6.0mm, irá se decepcionar rapidamente, pois não dá para comparar uma carabina de pressão com uma arma de fogo.

O calibre 4.5mm é mais barato, proporciona ótima diversão em latinhas e afins, e também é o calibre mais aceito em competições oficiais.
Já li excelentes comparações sobre calibres, marcas, formatos e peso de munição para carabinas de pressão. Para aprofundar-se, utilize sempre o Dr. Google!

 

Façam bom uso.

 

Matthew

 

Ah, se quiser quebrar tijolos, use ferramenta apropriada., rsrs

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de acrescentar às valiosas informações compartilhadas pelos colegas:

1- Na verdade a energia é calculada pelo produto da massa pelo quadrado da velocidade dividido por 2

2- O produto da massa pela velocidade é chamada de quantidade de movimento.

3- Pelo chair gun o desvio causado pelo vento nas condições citadas de 180m/s para 5.5mm(15.9grains) e 260m/s e 4.5mm(8.44grains) é respectivamente 1.2mm e 1.4mm. Muito similares conforme apontado pelo Paes.

3- Considerando somente o tamanho do projétil, em determinadas provas como o Field Target onde o projétil deve passar por um orifício(kill zone) o calibre menor tem vantagem. Em provas onde o projétil deve acertar um alvo, como Bench Rest, o projétil maior tem vantagem. Portanto, nas análises feitas pelos atiradores, além das considerações da balística do projétil, deve-se acrescentar a análise do tamanho do projétil em relação ao tipo de alvo.

  • +1 3

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar minha contribuição, baseada na experiencia pessoal.

 

Minha primeira carabina foi uma 5.5 e de cara percebi o maior inconveniente, o custo da munição. Mas não cheguei a me decepcionar pois atiro pouco.

Como iniciei no tiro pela mira aberta e praticando basicamente pickling, o quesito precisão estava bastante satisfatório.

Quando passei a buscar precisão nos alvos de papel, comecei a usar luneta.

E dai ao mesmo tempo que consegui atingir meu objetivo a curtas distancias, passei a buscar tiros mais longos e logo percebi a questão da parábola, com um caimento mais acentuado a partir de determinada distancia. Felizmente minha luneta era mildot e logo aprendi a compensar.

 

Depois comprei uma carabina 4.5, fiquei feliz com o custo mais barato da munição.

E também com o fato de que ela atendia perfeitamente o meu interesse por pickling. Tudo o que a 5.5 faz, a 4.5 também faz e com um custo bem menor.

Minha decepção veio com os tiros longos. Apesar da parábola mais retilínea, o calibre 4.5 na minha mão tinha uma precisão bem inferior! E o culpado todos já sabem o vento!

Como gosto de tiros longos, não me adaptei a este calibre. Tenho uma taxa de acertos muito maior no 5.5 compensando sua parábola, do que no 4.5 e seus desvios laterais.

 

Gostaria de deixar claro que isso foi o resultado de minha experiencia pessoal que basicamente se resume a um atirador modesto (inclusive no quesito $). Se você tem uma arma e munição top, o 4.5 vai te atender perfeitamente em todos os quesitos.

E cuidado com as armadilhas do mercado, no meu entendimento calibre 5.5 com potencia abaixo de 200 m/s não é uma boa escolha, assim como 4.5 e suas potencias absurdas!

 

Por fim resumindo, eu hoje escolheria uma carabina com potencia mediana (220~240 m/s) independente do calibre, isso se traduz em mais facilidade para uso da munição e lunetas. Se for atirar muito e geralmente em distancias até 30 metros, ou pensando em competir, iria de 4.5 sem duvida.

Se for atirar pouco, em sua maioria tiros informais ou tiros longos com luneta em locais abertos, iria de 5.5. Independente de ter que compensar o POI, pela prática acredito numa maior consistência dos acertos.

Em ambos os casos estou considerando um investimento mediano seja na arma, seja na munição e acessórios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso gente, o tópico só vai melhorando!

opiniões muito interessantes, e a gente aprendendo.

Nas montanhas de Minas o vento de agosto não diferencia calibres no aberto..nos Gerais tb. é brabo... melhor soltar papagaio ( pipa e congêneres ).

vc . fica sonhando com quebra vento ou.. com um canyon particular; sei de caso de amigo forista que tem um AO LADO de casa!

Aí até eu, uai!

 

Matthew

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas armas de mola 5,5 :

 

1- Curva balística mais acentuada: Para tiros a maiores distâncias se exige maior inclinação ou compensação na visada MA ou MO, já no 4,5 isso é menor.

 

2- Preço da munição é praticamente o dobro.

 

3- Aqui nestes espaço do CA como é voltado mais para o esporte de competição o calibre 5,5 não se enquadra 100% em todos tipos de provas por isso vc note que aqui a maioria prefere 4,5.

 

OBS: Para tiros informais e dependendo da distância cabe a vc escolher a munição.

 

Creio que o colega Karolaza resumiu bem, nunca confundam amigos trajetória plana com precisão, do jeito que alguns amigos escrevem acabam insinuando isso, o que é uma grande inverdade!!

 

Em silhuetas metálicas não vejo diferença na utilização do calibre, apenas no Field target acho o 4, 5 100% mais adequado do que o .22.


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de acrescentar às valiosas informações compartilhadas pelos colegas:

1- Na verdade a energia é calculada pelo produto da massa pelo quadrado da velocidade dividido por 2

2- O produto da massa pela velocidade é chamada de quantidade de movimento.

Olá Pedro, muito obrigado pelo complemento.

Muito valioso, por sinal!

Em minha explanação eu apenas expus as grandezas envolvidas para cálculo da energia e não necessariamente a fórmula matemática...

Por via das dúvidas, já substituí o "x" por "vs" na descrição do tópico, pra evitar mal entendidos, hehe!

 

Grande abraço e obrigado pelo complemento, sempre preciso e oportuno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Creio que o colega Karolaza resumiu bem, nunca confundam amigos trajetória plana com precisão, do jeito que alguns amigos escrevem acabam insinuando isso, o que é uma grande inverdade!!

 

Em silhuetas metálicas não vejo diferença na utilização do calibre, apenas no Field target acho o 4, 5 100% mais adequado do que o .22.

 

Companheiro Jânio, mesmo na silhueta metálica ainda vejo algumas pequenas vantagens do calibre 4,5mm, vejamos:

 

- Na distância regulamentar da silhueta 1/5, apesar da curta distância, ainda há necessidade de compensação no calibre 5,5mm. No 4,5mm a compensação é mínima.

- O custo da munição 4,5mm é bem menor, o que viabiliza bastante os custos e incentiva o uso de munição de boa qualidade.

 

Como eu disse no tópico comparativo, não desmereço a munição 5,5mm, pelo contrário, sou fã do calibre.

Apenas acredito que para uso desportivo em geral, na categoria de mola, o calibre 4,5mm é mais acertado.

Eu também possuo carabina de mola em 5,5mm, uma SAG AR1000 com GR de 55Kg... É muito divertida e adequada para o propósito a que me serve: plinking.

 

Grande abraço amigo!

Quando vier a Guanambi, dá um alô pra gente trocar umas figurinhas, hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ihhh...conversa entre companheiros baianos...assunto não vai faltar, inclusive sobre armas de pressão! rs

 

Abraço os dois caboclinhos; um deles, o Paes, foi meu preceptor de assuntos aleatórios recentemente; o Jânio ainda não tive o prazer, mas sua carabina Diana 350 é de respeito e paixão.

 

Matthew

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre vejo com muita atenção e carinho os temas sobre os calibres 4,5 e 5,5. Desde a questão de balística, até o custo envolvido no esporte.

Diante disso eu descobri que sou TOTAL FLEX, tenho a mesma satisfação em atirar com um ou com outro calibre. Quando vou para o estande e levo uma 4,5 e uma 5,5. Tenho igual satisfação em atirar 30% do tempo com uma e 70% com outra. Não importa a proporção, volto para casa ou para o trabalho incrivelmente satisfeito.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Companheiro Jânio, mesmo na silhueta metálica ainda vejo algumas pequenas vantagens do calibre 4,5mm, vejamos:

 

- Na distância regulamentar da silhueta 1/5, apesar da curta distância, ainda há necessidade de compensação no calibre 5,5mm. No 4,5mm a compensação é mínima.

- O custo da munição 4,5mm é bem menor, o que viabiliza bastante os custos e incentiva o uso de munição de boa qualidade.

 

Como eu disse no tópico comparativo, não desmereço a munição 5,5mm, pelo contrário, sou fã do calibre.

Apenas acredito que para uso desportivo em geral, na categoria de mola, o calibre 4,5mm é mais acertado.

Eu também possuo carabina de mola em 5,5mm, uma SAG AR1000 com GR de 55Kg... É muito divertida e adequada para o propósito a que me serve: plinking.

 

Grande abraço amigo!

Quando vier a Guanambi, dá um alô pra gente trocar umas figurinhas, hehe!

Paes sinceramente eu gostaria de ver as 02 tx atirando a distâncias diferentes, tenho quase que certeza que os grupos seriam muito parecidos.

 

Quanto as silhuetas 1/5, compensar só com carabinas 5,5 mm de potência standart, de alta potência e magnum isso não é necessário.

 

Tenho os 02 calibres e atiro com os 02, não tenho preferência!

 

Qualquer hora pareço por aí, prepara as carabinas srrs

 

abração amigão, estou as ordens aqui no Conde (litoral norte).

 

Ihhh...conversa entre companheiros baianos...assunto não vai faltar, inclusive sobre armas de pressão! rs

 

Abraço os dois caboclinhos; um deles, o Paes, foi meu preceptor de assuntos aleatórios recentemente; o Jânio ainda não tive o prazer, mas sua carabina Diana 350 é de respeito e paixão.

 

Matthew

 

Matthew o tiro apesar de suas mazelas tem esse lado bom, que é de aumentar o nosso ciclo de amizades, o Paes ainda não o conheço pessoalmente, mas tenho certeza que é questão de tempo.

 

A Diana 350 é meu xodó, qualquer hora saí o review dela.

 

Qualquer coisa amigo é só dizer!!

abração


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jânio Baiano (Conterrâneo),

Aqui no DF temos TX no mesmo calibre, estamos esperando a chegada da luneta para a 5,5. Assim que ela estiver pronta faremos o comparativo e podemos mandar o material para você. Fique à vontade para fazer qualquer solicitação que estaremos à disposição.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está bastante esclarecedor! Agradeço aos comentaristas por essa oportunidade.

Diante das informações, entendi que o 5,5 pode ser vantajoso somente em armas de alta potência. Entretanto, há a desvantagem da perda de precisão pela dificuldade de controle na hora do tiro...

Gostaria de perguntar se não há nenhuma arma de mola de alta potência e que também seja controlável.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Bahia está muito bem representada aqui no CA...

Só tem diretoria, hehe! O jânio e o Cyntra são professores dos melhores!

 

Jânio, tenho quase certeza que os grupos da TX em 4,5mm e 5,5mm serão quase idênticos. Apenas o custo da munição e a parábola da 5,5mm será maior.

A carabina é muito precisa em ambos os calibres.

A discussão não é necessariamente qual o calibre é mais preciso e sim qual o mais adequado em atividade esportiva...

Precisão está mais relacionado à qualidade do chumbo e da arma. Nesse caso, penso que o calibre é irrelevante.

 

Em termos de adequação, pra esporte de um modo geral, em carabina de mola, continuo achando o 4,5mm mais acertado, devido às características intrínsecas dessas armas. Os motivos eu já descrevi: tranco moderado, trajetória tensa, munição barata, etc.

 

Abração companheiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jânio Baiano (Conterrâneo),

Aqui no DF temos TX no mesmo calibre, estamos esperando a chegada da luneta para a 5,5. Assim que ela estiver pronta faremos o comparativo e podemos mandar o material para você. Fique à vontade para fazer qualquer solicitação que estaremos à disposição.

Cyntra ficarei feliz, pois existe este mito das carabinas de mola 5,5 não "prestarem", nada melhor do que testes à suposições.


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra ficarei feliz, pois existe este mito das carabinas de mola 5,5 não "prestarem", nada melhor do que testes à suposições.

 

Tenho uma Hans Weihrauch ( rs ) 77 , 5.5, que prova fácil que isso é mito. ( FTT, 5.52 ).

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, não quero polemizar. O objetivo não é esse. Prezo pela troca de experiências, que é o que engrandece o fórum.

Em nenhum momento foi dito neste tópico, por nenhum membro, que carabina de mola em 5,5mm não presta.

Uma boa carabina, será sempre uma boa carabina, quer seja em 4,5mm ou 5,5mm.

E, pelo que li no decorrer dos posts, todos narraram suas experiências práticas, sem suposições.

Apenas o colega Sinfutz2 fez uma colocação que não acho acertada, onde relatou que o calibre 4,5mm é mais preciso que o 5,5mm, o que não é.

 

Foi somente mencionado que o calibre 4,5mm, em carabina de mola, geralmente é mais adequado para a prática desportiva...

Facilita a vida do atirador por possuir trajetória mais tensa, tranco moderado e ter custo de munição mais acessível, apenas isso...

A questão da precisão é outra história... Já discutimos isso aqui em outro tópico no fórum. Precisão não tem a ver com o calibre.

Uma TX200 5,5mm é tão precisa quanto uma 4,5mm.

Eu mesmo já comprovei isso na prática, infelizmente não fotografei os grupos na época.

A diferença básica nesse caso foi a parábola, pois os grupos foram muito parecidos.

 

Espero que os colegas tenham compreendido.

Não sou defensor de nenhum calibre, pois gosto dos dois.

Apenas acho que cada calibre e cada tipo de chumbo possui finalidades específicas onde desempenham melhor suas funções.

 

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Espero que os colegas tenham compreendido. Não sou defensor de nenhum calibre, pois gosto dos dois.

.

O Paes também é TOTAL FLEX, assim como eu.

.

Quanto à TX a minha primeira era 5,5, muito precisa. Só que achei fraca para tiros informais. Dei pouco mais de 1.000 tiros com ela e depois troquei por uma 4,5, 20 joules. Eu levei essa 4,5 para a Bahia nas minhas férias e ela surpreendeu todo mundo que só usava 5,5. Muito eficiente.

Em matéria de TX eu prefiro a 4,5. A minha TX atual é de 16 joules e está indo muito bem com todos os chumbos que já testei.(JSB Cometa de 8,44 e 10,34 grains. JSB Original, 8,44 e 10,34 grains, JSB Air Arms 8,44 e 10,3 grains, Crosman Premier Hollow Point de 7,9 grains, H&N Baracuda de 10,65 grains e H&H Field Target Trohpy de 8,65 grains.) Todos esses chumbos agrupam no mesmo nível, às vezes existem pequenas variações, pode interferir em provas de USBR, mas para tiros informais atendem perfeitamente bem.

Estou recebendo um Kit de 20 joules para ela e estou na dúvida se coloco ou não, com receio de diminuir a quantidade de chumbos que agrupam bem com ela. Essa dúvida está me roendo o juízo.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Estou recebendo um Kit de 20 joules para ela e estou na dúvida se coloco ou não, com receio de diminuir a quantidade de chumbos que agrupam bem com ela. Essa dúvida está me roendo o juízo.

 

Essa do Total Flex é nova pra mim, hehe!

 

Cyntra, toma jeito e testa logo esse kit cabôclo!!!

A TX é tão fácil de desmontar e montar...

Se não gostar , volta ela pra 16J.

 

Eu tenho aqui o kit original FAC, um kit V-Mach e um kit V-Mach 16J.

Na minha ficou assim em termos de precisão: Kit original < V-Mach FAC = V-Mach 16J

Eu quase não tenho atirado, mas acredito que o kit V-mach 16J deve trazer um pequeno ganho depois de devidamente amaciado...

Depois que instalei o kit 16J fiz poucos testes. Ainda não pude tirar todo o potencial dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paes,

O kit que está vindo é o original FAC 20 Joules. O que está nela é original de 16 joules. Ela agrupou muito bem com 9 tipos de chumbos diferentes.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho os dois calbres uso so para brincar mesmo, mas prefiro a 4.5 pois o tiro é mais gostoso e acerto bem mais com ela, a 5.5 é muito trancuda tenho medo de colocar minha lunetinha nela. rsrs

Cbc b19s
Mola encamisada
Gatilho modificado
Luneta Titan 4x32 ( deve ser falsa, kkkk)

 

Cbc F22 G2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só um comentario, é fisica basica, é logico que no que se refere a penetração e impacto, se for na mesma velocidade o 5.5 tera maior impacto e penetração doque o 4.5, pela sua massa, um carro a 100 km/h não fara o mesmo estrago que um caminhão a 100 km/h.

Veja bem, estou falando em impacto e penetração, não de precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Segue um texto que fiz tempos atrás e que, volta e meia, distribuo a alguém...

 

Calibre 4,5mm x 5,5mm qual o melhor?

 

A resposta é: depende do uso e, principalmente, do tipo de carabina!

 

De um modo geral carabinas de mola são mais adequadas no calibre 4,5mm e PCP's em calibre 5,5mm.

 

Depois de testar e utilizar diversas carabinas, de diversas marcas, PCP e de mola, tenho formado uma opinião que o calibre 5,5mm em carabina "de mola" é um engodo!

Justifica-se apenas se o cara for praticar atividade venatória a curtas distâncias e olha lá... Pois nesse caso o maior diâmetro do 5,5mm consegue transferir mais energia ao alvo. O chumbo 4,5mm o atravessaria sem transferir toda sua energia necessária para tal fim. Ainda assim, penso que a depender do tipo de alvo, se não for de grandes dimensões, o calibre 4,5mm com munição expansiva pode ser tão eficiente quanto o 5,5mm, devido às suas excelentes características balísticas. Mas esse não é o nosso foco aqui no fórum... Aqui falamos de esporte!

 

Tendo como foco o esporte, vou exemplificar os pros e contras dos calibres:

 

Cronografei pessoalmente duas carabinas Air Arms TX200 novas, sem qualquer tunning, uma 4,5mm a outra 5,5mm, utilizando para isso chumbo JSB Exact.

A mecânica das carabinas é praticamente a mesma, com pequena mudança na mola e, é claro, no cano.

A 5,5mm com chumbo JSB Exact consegue em média 180m/s. A 4,5mm em média 260m/s.

 

O que podemos concluir a partir disso?

- O chumbo 5,5mm nessa carabina de mola apresenta menor velocidade e, aliado ao maior peso do projétil, produz uma parábola muito acentuada em sua trajetória. Isso para o atirador é um inferno, pois é necessário calcular a distância exata do alvo (coisa muito difícil sem um rangefinder) para fazer a compensação necessária na mira. Numa prova de Field Target, o atirador ficaria maluco pra tentar calcular o POI.

- Em contrapartida, o chumbo calibre 4,5mm nessa mesma arma desenvolve velocidade muito maior. Isso, aliado ao menor peso do projétil, promove uma trajetória bastante retilínea, necessitando compensar muito pouco a visada, com isso promovendo maior quantidade de acertos a diferentes distâncias.

 

Daí alguns questionam: O chumbo 4,5 é mais leve, isso não afetaria sua precisão pela ação do vento???

Acredito que se equivalem em precisão.

Explico:

O chumbo 5,5mm tem mais massa e teoricamente sofreria menos influência do vento, porém, viajando em velocidade menor ele passa mais tempo no ar, sofrendo a ação do vendo.

Em contrapartida o 4,5mm é mais leve, mais suscetível ao vento, contudo, fica muito menos tempo exposto ao vento.

No fim das contas, penso que a ação do vento seja parecida nos dois calibres, desde que disparados pelo mesmo modelo de carabina.

O calibre 5,5mm só seria vantajoso em relação ao 4,5mm se fosse disparado na mesma velocidade que este último. Porém, para isso, é necessário uma carabina bem mais potente.

 

Até aqui vimos muitas vantagens para o calibre 4,5mm, mas, outra questão deve ser levantada. Para atividades esportivas como Field Target e Silhueta Metálica, a carabina deve ter energia suficiente para derrubar os alvos metálicos. Com que energia esse projétil vai atingir o alvo? A energia do 4,5mm é suficiente para derrubá-lo?

 

Nesses casos estamos falando de joules. Como o resultado em joules é definido pela massa e pela velocidade, no fim das contas, desde que disparados por um mesmo modelo de carabina a energia em joules é bem parecida, independente do calibre. Isso é uma coisa lógica, haja vista que num mesmo modelo de carabina muda-se basicamente o cano, todo o restante do mecanismo propulsor é muito parecido e capaz de transferir aproximadamente a mesma quantidade de energia.

 

 

Vejamos:

- 5,5mm =>maior massa vs menor velocidade = energia ~ x

- 4,5mm =>menor massa vs maior velocidade = energia ~ x

 

Resumindo, cheguei a conclusão que:

 

- Disparados de um mesmo modelo de arma de mola, o calibre 4,5 leva vantagem sobre o 5,5 pelos motivos descritos acima;

- O calibre 5,5 é balisticamente superior ao 4,5 se disparado na mesma velocidade que este último. Porém, para isso é necessário uma arma muito mais potente. Como em carabinas de mola a precisão é inversamente proporcional à potência¹, ponto pro 4,5mm;

- O calibre 5,5mm é ótimo, quando utilizados em carabinas PCP's, que podem proporcionar grandes velocidades, sem contudo produzir recuo/tranco.

 

____________________________________

¹ Quanto maior a potência de uma carabina de mola, maior o tranco que ela produz, induzindo ao erro do atirador devido a dificuldade de controle imposta pela arma durante o tiro. Também ficam mais suscetíveis a desregulagens constantes, devido às grandes pancadas e vibrações que produzem.

 

 

O texto acima reflete apenas a opinião e as parcas experiências do atirador.

Não tem como objetivo traduzir-se em verdade absoluta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue um texto que fiz tempos atrás e que, volta e meia, distribuo a alguém...

 

Calibre 4,5mm x 5,5mm qual o melhor?

 

A resposta é: depende do uso e, principalmente, do tipo de carabina!

 

De um modo geral carabinas de mola são mais adequadas no calibre 4,5mm e PCP's em calibre 5,5mm.

 

Depois de testar e utilizar diversas carabinas, de diversas marcas, PCP e de mola, tenho formado uma opinião que o calibre 5,5mm em carabina "de mola" é um engodo!

Justifica-se apenas se o cara for praticar atividade venatória a curtas distâncias e olha lá... Pois nesse caso o maior diâmetro do 5,5mm consegue transferir mais energia ao alvo. O chumbo 4,5mm o atravessaria sem transferir toda sua energia necessária para tal fim. Ainda assim, penso que a depender do tipo de alvo, se não for de grandes dimensões, o calibre 4,5mm com munição expansiva pode ser tão eficiente quanto o 5,5mm, devido às suas excelentes características balísticas. Mas esse não é o nosso foco aqui no fórum... Aqui falamos de esporte!

 

Tendo como foco o esporte, vou exemplificar os pros e contras dos calibres:

 

Cronografei pessoalmente duas carabinas Air Arms TX200 novas, sem qualquer tunning, uma 4,5mm a outra 5,5mm, utilizando para isso chumbo JSB Exact.

A mecânica das carabinas é praticamente a mesma, com pequena mudança na mola e, é claro, no cano.

A 5,5mm com chumbo JSB Exact consegue em média 180m/s. A 4,5mm em média 260m/s.

 

O que podemos concluir a partir disso?

- O chumbo 5,5mm nessa carabina de mola apresenta menor velocidade e, aliado ao maior peso do projétil, produz uma parábola muito acentuada em sua trajetória. Isso para o atirador é um inferno, pois é necessário calcular a distância exata do alvo (coisa muito difícil sem um rangefinder) para fazer a compensação necessária na mira. Numa prova de Field Target, o atirador ficaria maluco pra tentar calcular o POI.

- Em contrapartida, o chumbo calibre 4,5mm nessa mesma arma desenvolve velocidade muito maior. Isso, aliado ao menor peso do projétil, promove uma trajetória bastante retilínea, necessitando compensar muito pouco a visada, com isso promovendo maior quantidade de acertos a diferentes distâncias.

 

Daí alguns questionam: O chumbo 4,5 é mais leve, isso não afetaria sua precisão pela ação do vento???

Acredito que se equivalem em precisão.

Explico:

O chumbo 5,5mm tem mais massa e teoricamente sofreria menos influência do vento, porém, viajando em velocidade menor ele passa mais tempo no ar, sofrendo a ação do vendo.

Em contrapartida o 4,5mm é mais leve, mais suscetível ao vento, contudo, fica muito menos tempo exposto ao vento.

No fim das contas, penso que a ação do vento seja parecida nos dois calibres, desde que disparados pelo mesmo modelo de carabina.

O calibre 5,5mm só seria vantajoso em relação ao 4,5mm se fosse disparado na mesma velocidade que este último. Porém, para isso, é necessário uma carabina bem mais potente.

 

Até aqui vimos muitas vantagens para o calibre 4,5mm, mas, outra questão deve ser levantada. Para atividades esportivas como Field Target e Silhueta Metálica, a carabina deve ter energia suficiente para derrubar os alvos metálicos. Com que energia esse projétil vai atingir o alvo? A energia do 4,5mm é suficiente para derrubá-lo?

 

Nesses casos estamos falando de joules. Como o resultado em joules é definido pela massa e pela velocidade, no fim das contas, desde que disparados por um mesmo modelo de carabina a energia em joules é bem parecida, independente do calibre. Isso é uma coisa lógica, haja vista que num mesmo modelo de carabina muda-se basicamente o cano, todo o restante do mecanismo propulsor é muito parecido e capaz de transferir aproximadamente a mesma quantidade de energia.

 

 

Vejamos:

- 5,5mm =>maior massa vs menor velocidade = energia ~ x

- 4,5mm =>menor massa vs maior velocidade = energia ~ x

 

Resumindo, cheguei a conclusão que:

 

- Disparados de um mesmo modelo de arma de mola, o calibre 4,5 leva vantagem sobre o 5,5 pelos motivos descritos acima;

- O calibre 5,5 é balisticamente superior ao 4,5 se disparado na mesma velocidade que este último. Porém, para isso é necessário uma arma muito mais potente. Como em carabinas de mola a precisão é inversamente proporcional à potência¹, ponto pro 4,5mm;

- O calibre 5,5mm é ótimo, quando utilizados em carabinas PCP's, que podem proporcionar grandes velocidades, sem contudo produzir recuo/tranco.

 

____________________________________

¹ Quanto maior a potência de uma carabina de mola, maior o tranco que ela produz, induzindo ao erro do atirador devido a dificuldade de controle imposta pela arma durante o tiro. Também ficam mais suscetíveis a desregulagens constantes, devido às grandes pancadas e vibrações que produzem.

 

 

O texto acima reflete apenas a opinião e as parcas experiências do atirador.

Não tem como objetivo traduzir-se em verdade absoluta.

Muito bom o comparativo,aqui onde moro ficamos bastante presos ao calibre 5.5 em virtude das competiçoes locais promovidas pelas lojas de caça e pesca e que até então reconpensam melhor quanto a premiaçoes.Gilson Rio Branco ac.

Muito bom o comparativo,aqui onde moro ficamos bastante presos ao calibre 5.5 em virtude das competiçoes locais promovidas pelas lojas de caça e pesca e que até então reconpensam melhor quanto a premiaçoes.Gilson Rio Branco ac.

E claro ponto para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só um comentario, é fisica basica, é logico que no que se refere a penetração e impacto, se for na mesma velocidade o 5.5 tera maior impacto e penetração doque o 4.5, pela sua massa, um carro a 100 km/h não fara o mesmo estrago que um caminhão a 100 km/h.

Veja bem, estou falando em impacto e penetração, não de precisão.

 

Edcarlos, aí é que tá o "X" da questão...

Balisticamente, em velocidades idênticas, o calibre 5,5mm levará vantagem na maioria dos senários.

O problema é que em carabina de mola, para se disparar um projétil 5,5mm na mesma velocidade de um 4,5mm, é necessário uma carabina muito mais truculenta, o que gera grandes vibrações, refletindo em prejuízo na precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante