Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Primeiras impressões - Chumbos Chakal


Charles Dias

Posts Recomendados

Tive recentemente a oportunidade de testar em primeira mão a versão de pré-produção dos chumbos Chakal, uma nova marca 100% nacional que está para ser lançada nos próximos meses com a promessa de oferecer chumbos com pelo menos a qualidade dos Gamo e preços muito competitios.

IMPORTANTE - Notem que os chumbos que testei com a ajuda do amigo Karolaza são pré-produção, ou seja, ainda não são a versão final que será comercializada, mas um produto "quase lá" que ainda pode passar por ajustes.

A Chakal me enviou três tipos de chumbos:

- Chumbo Pontudo 5,5mm;

- Chumbo ogival 5,5m;

- Chumbo "flat head" 4,5mm.

Ambos chumbos 5,5mm têm boa aparência e formato regular, apesar da presença de defeitos nas saias de alguns e marcas de moldagem na maioria. Chamou a quase ausência de chumbos com saias amassadas. A cor dos chumbos é escura, porém homogênea. Segundo o fabricante os chumbos a serem comercializados terão muito menos marcas de produção e serão polidos.

 

IMG_0363.jpg

IMG_0361.jpg

20130314165345.jpg

A pesagem dos chumbos 5,5 revelou variação aceitável:

Peso em grains - Chumbos 5,5mm pontudos - Amostra de uma dezena de chumbos escolhidos aleatoriamente.

16,2
16,2
16,6
16,8
16,8
16,8
17,0
17,0
17,2
17,4

Variação da amostra de 1,2 grains.

Peso em grains - Chumbos 5,5mm ogivais/arredondados - Amostra de uma dezena de chumbos escolhidos aleatoriamente.

13,4
13,4
14
14
14
14
14
14,2
14,2
14,4

Variação da amostra de 1,0 grains.

Testei os chumbos 5,5mm uma carabina de pressão PCP Hatsan AT44-10x 5,5mm apoiada e com luneta,alvo a uma distância de 25 metros e mira no ponto vermelho no centro do alvo. Notem que essa arma é nova e ainda não estabilizou por completo. Para efeitos de comparação atirei também com chumbos Air Arms Field Heavy e JSB Jumbo Vejamos os resultados.

 

Foto+1.jpg

Foto+2.jpg

Foto+3.jpg

Foto+4.jpg

Algumas coisas interessantes podem ser inferidas desses resultados:

1 - Os resultados obtidos para ambos os chumbos foram inferiores aos obtidos com os chumbos "top", porém mesmo assim são bastante aceitáveis, melhores até que os obtidos com alguns chumbos famosos, indicando que os chumbos têm muito potencial;

2 - Ambos formatos tiveram resultados muito parecidos, o que é bastante curioso.

Já os chumbos 4,5 a coisa é bem diferente ... e para pior. O formato adotado para esses chumbos não é dos melhores por ser muito pequeno e muito propensos a defeitos de fabricação, além de pouco aerodinâmicos. A única coisa boa nesses chumbos 4,5 foi a pequena variação de peso, menor que a encontrada nos chumbos 5,5mm:

6,8
7,2
7,4
7,4
7,4
7,4
7,4
7,4
7,4
7,6

Variação da amostra de 0,8 grains.

Os resultados dos testes práticos não foram bons como é de se esperar. Utilizei duas carabinas para isso, uma CBC GII original de fábrica e uma Air Arms TX200.

Foto+6.jpg

Foto+5.jpg

CONCLUSÃO: A Chakal está no caminho correto em relação aos chumbos 5,5mm. Basta um melhor acabamento e, principalmente, seleção em relação ao peso para que tenham um ótimo produto pronto para comercialização.Já o formato apresentado para os chumbos 4,5mm precisa ser totalmente reformulado. Segundo a empresa, correções serão feitas em ambos e logo me enviarão uma nova leva para nova avaliação. Sinceramente, creio que teremos em breve uma opção de chumbos 100% nacionais de ótima qualidade para uso geral.

  • +1 4
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana, Charles.

 

Só o fato deles entrarem em contato com você e disponibilizarem chumbos para avaliação já é um sinal bom. Demonstrando ser uma empresa preocupada com o consumidor e melhor, atenta ao grande mercado que nós representamos.

 

Abraços,

 

Victor Uliana

[X] Weihrauch HW30s 4.5

[X] Cometa Fusion Black 4.5 + Soleira Bisley + Leapers 4-16x40
[X] Gamo CF-30 4.5 + GR 40kg + Gatilho FL
[X] Gamo PR-45

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois primeiros modelos realmente parecem muito com os Gamo Pro Hunter e Pro Magnum, e se vier na mesma qualidade a um preço melhor com certeza vai ser sucesso imediato principalmente agora que os Gamo estão sumindo.

 

Agora o ultimo chumbo, raiado, sinceramente me lembrou de cara o Snyper o qual nem prefiro comentar.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os chumbos 5,5 me pareceram muito promissores, principalmente por se tratarem de "amostras" e não do produto final. Se estão assim na fase de testes podemos esperar coisas bem interessantes mesmo.

 

Os 4,5 nesse formato e design.... no way.

 

Aconselho o fabricante, se possível, se basear nos Gamo Pro hunter no 4,5. Se a Gamo se esmera-se só um tiquinho mais na fabricação dele, seria um chumbo realmente muito bom, infelizmente numa única embalagem é possível encontrar uns 10 tipos de circunferências diferentes.

 

Abração e valeu pelo review Charles! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 4,5mm no formato ogival seriam show, se conseguirem chegar no acabamento do "primo" em 5,5mm.

 

Resta agora saber o preço que colocarão para venda. Cabe registrar que uma lata com 500 chumbetas do JSB/Cometa Exact 8,44 Grains, comprada ao vivo na Mundilar, na Praia da Vagueira - Vagos - Portugal, e proveniente da Espanha, sairia por € 6,95 ou ~ R$ 19,46...

Charles, parabéns pelos testes... +1 pr'ocê

 

Sugeriria que fizesse um teste adicional dos Flat 4,5mm com o alvo a 10 metros. De repente, vira uma opção para treino de Papel.

 

Abraços, brow.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que mudar muito os 4,5mm pois alem dos formatos com raias que não ajudam em nada boa parte veio com saia amassada. Vamos torcer para que esta empresa conssiga oferecer um produto igual ou melhor que gamos a um preço atrativo.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os Qiang yuan, um amigo do clube o Marcelo Vendramine, fez um belo review comparando os QY com o R10, se mostraram muito bons, o review está em outro forum do qual não tenho interesse em frequentar...

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curió,

 

Saca só esse tópico aqui:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3066-armas-e-municoes-world-cup-2011-quem-ganhou-o-que/

 

Veja o tal do Qiang Yuan foi um chumbo medalhista nas finais da Copa do mundo da ISSF de Tiro Olímpico tanto em pistola quanto em carabinas de ar.

 

É normalmente um terreno dominado pelo H&N e pelo RWS mas o chinês se meteu neste seleto clube.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Babybody,

Resta saber o interesse da Fábrica Chakal em aprimorar a qualidade ou em se contentar com esse 1º resultado e relaxar. Nosso Mercado tem essa tendência, uma vez que o Público Alvo (com trocadilho) se contenta com qualquer shit.

Nos Forums AG da vida vai ter "aterador" comentando que são melhores que os Rifle e aí a coisa pega de vez.

Pobre Terra Brazilis... A gente até tenta defender, mas acaba ficânu de Chako Cheio...

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O charles não tem mais os no 4,5mm então disponibilizo aqui as imagens do mesmo sendo partido ao meio, quando vi me surprendi com o tamanho grande que existe faltando material na cabeça do chumbo. Eu parti pelo menos uns 5 deles e todos teve o mesmo resultado.

 

20130325090321.jpg

 

20130325090356.jpg

 

 

Isso despertou minha curiosidade então resolvi testar outros dois modelos de chumbos, um da marca Gamo pro-hunter e outro da marca lobo e vejam que ambos superam o chakal com ausência de bolhas:

 

 

lobo45mm.jpg

 

 

 

prohunter45mm.jpg

 

 

 

 

Conclusão é que o chakal tem que melhorar muito!!!! Tomara que a empresa conssiga mudar o projeto!!!

  • +1 1

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela variação de peso e agrupamento desconfiava que um dos problemas poderia ser de bolhas, resultantes de defeitos de fabricação. São inúmeras as variáveis para se tornar um projétil preciso, esse daí tem que mudar muito se quiser ser um chumbinho de qualidade.

Por ser uma pré-produção algumas falhas são perdoáveis, porém o que se apresenta nas fotos não deveria ter saído da fábrica para teste. Carece ainda de muito ajuste e aperfeiçoamento.

Se a fábrica tem boas intenções e disposição para mudar, seria válido considerar a modificação do projeto de forma total, ou correrá o risco de ser mais do mesmo.

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Charles o chakal do meio esta sorrindo para vc...rsrsrsrs

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karaca!!!

 

farei isso com alguns modelos que tenho (diferente desses que voces já fizeram) e vamos ver no que dá!!

 

se cada um de nós fizer com seus modelos .. poderemos fazer um "estudo" bem amplo dos chumbos existentes!!

Cometa Fusion 5,5mm (Luneta 8~32X50mm)

CBC Classic Plus 5,5mm (Luneta 3~7x20mm provisoria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Charles o chakal do meio esta sorrindo para vc...rsrsrsrs

 

hahaha essa foi boa, e pior que ta uma carinha sorridente perfeita, rs.

 

Por curiosidade vocês cortaram com estilete, navalha ou que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha essa foi boa, e pior que ta uma carinha sorridente perfeita, rs.

 

Por curiosidade vocês cortaram com estilete, navalha ou que?

Os meus eu cortei com estilete acho que é o mais eficiente, de preferência deve-se usar lâmina nova.

 

 

 

 

 

 

Charles esta é pra vc...rsrsrsrs

untitled-1.jpg

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Hoje comprei uma latinha do Chakal ENERGIA em 5,5 e fiz uns testes bem básicos. A 8 metros a penetração foi boa (melhor que a do gamo pro hunter). A precisão, pelo pouco que testei, foi aceitável. Depois testo a distâncias maiores.
O que percebi é que o diâmetro da saia é menor que o necessário, não ficando as marcas do raiamento no projétil depois de disparado.
Partindo os chumbos no meio, deu pra perceber a presença de bolhas em alguns.

Editado por Hunter410
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso recebi de brinde uma caixinha de chakal energia com minha B19-17.

Achei ele super duro e entrava super apertado no cano. A precisão foi a pior comparada a toda linha gamo que testei e ao rifle.

 

Testei ele na minha Urko velinha e a coitada sofria pra cuspir o bicho deixando o POI super baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alguém ai tem testes mais recentes dos 4,5? Vi eles na dispropil e fiquei interessado mas como vi que eles estavam com defeito acho que vou de

technogun sonic quando comprar a carabina -mais pra tirar o efeito diesel mesmo-.

CBC F18 B19-14 Classic 4,5mm

Gás RAM Elite 45Kg c/ Centralizador

Bucha P.U

Gatilho Esportivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante