Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Procedimentos CORRETOS para testar chumbos


Charles Dias

Posts Recomendados

Amigos, vira e mexe vejo referências a testes de chumbos com comentários do tipo "teste com luneta" ... "teste apoiado" e tal.

 

Minha pergunta é a seguinte, qual o procedimento correto para testar chumbos de forma consistente?

 

Seria algo do tipo:

 

1 - Em ambiente com pouco ou nenhum vento;

 

2 - Com arma apoiada em sandbag;

 

3 - Com luneta;

 

4 - Com alvo 17x17 a 10 metros.

 

????

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Charles!!!

 

Cada qual tem o seu "jeito" de testar devido ao tiro que mais pratica, eu gosto de testar da seguinte forma:

 

- Apoiado em sand bag, com luneta com ajuste de paralax (!muito importante!), nas distâncias 10 a 19mts (em casa), 25, e 50mts (no clube).

 

Faço séries de 05 disparos em alvos marcados com uma bolinha de uns 4 / 5mm (10 e 19mts), simplesmente para manter maior controle sobre o ponto de visada e em alvos 17x17 a 25 e 50mts.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei pq hoje uma luneta Gamo 4x28 TV entrou no meu arsenal e assim poderei fazer testes melhores com os chumbos. O sandbag comprei o da Alterama e enchi de arroz como sugerido aqui no fórum. Quanto á correção de paralax, pelo menos no manual que acompanha a luneta diz que ela para ela não é preciso ... será que é pq ela fica rente ao cano?

 

Vc atira em pé, sentado ou deitado para os testes?

 

 

Opa Charles!!!

 

Cada qual tem o seu "jeito" de testar devido ao tiro que mais pratica, eu gosto de testar da seguinte forma:

 

- Apoiado em sand bag, com luneta com ajuste de paralax (!muito importante!), nas distâncias 10 a 19mts (em casa), 25, e 50mts (no clube).

 

Faço séries de 05 disparos em alvos marcados com uma bolinha de uns 4 / 5mm (10 e 19mts), simplesmente para manter maior controle sobre o ponto de visada e em alvos 17x17 a 25 e 50mts.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei pq hoje uma luneta Gamo 4x28 TV entrou no meu arsenal e assim poderei fazer testes melhores com os chumbos. O sandbag comprei o da Alterama e enchi de arroz como sugerido aqui no fórum. Quanto á correção de paralax, pelo menos no manual que acompanha a luneta diz que ela para ela não é preciso ... será que é pq ela fica rente ao cano?

 

Vc atira em pé, sentado ou deitado para os testes?

 

Opa Charles, atiro sempre sentado para os testes. Quanto a não necessidade do paralax o que acontece é o seguinte, algumas lunetas que não possuem ajuste vem com o paralax regulado para determinadas distâncias (25yds mais ou menos para as destinadas a armas de pressão, veja seu manual especificamente). Logo prox a essas distâncias vc sofrerá pouco com esse problema, mas a distancias maiores ou menores o problema pode aumentar um pouco.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnicamente, o teste de chumbinhos parte do alcance que se pretende fazer uso dele e também do tipo de chumbo. Alguma dicas:

 

1. Chumbos do tipo canto vivo devem ser testados a alcances entre 15 e 25 metros.

2. Chumbos de cabeça redonda devem ser testados a alcances de pelo menos 25 metros e, se possível a 50 metros.

3. Os testes devem ser sempre feitos com a arma apoiada, para eliminar possíveis falhas do atirador, de preferência na posição sentada com a arma sobre 'bench rest' colocado em superfície imóvel.

4. Por se tratar de teste, recomenda-se utilizar a luneta na magnitude 3X ou 4X. Isso também ajuda a compensar tremores.

5. Os testes devem contemplar: precisão, penetração, e queda em relação ao ponto visado.

6. Os testes em campo aberto ajudam a verificar a melhor resistência dos chumbos quanto ao vento e arrasto aerodinâmico.

7. É sempre bom indicar a temperatura ambiente durante a realização dos testes. Pode-se também conduzir os mesmos testes em temperaturas diferentes para avaliar a variação de comportamento. Nesse caso, se o atirador pretende participar de competições, é fundamental conhecer o comportamento dos chumbinhos em diferentes condições de temperatura ambiente e selecionar o que melhor se adapte à condição no momento da prova.

 

Abraço,

 

Nelson.

  • +1 3

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da arma bem apoiada em um rest eu procuro atirar com o cilindro Scuba ligado diretamente ao cilindro da arma, isso diminui a variação da VO e consequente POI.

 

IMG_3328.jpg

 

7. É sempre bom indicar a temperatura ambiente durante a realização dos testes. Pode-se também conduzir os mesmos testes em temperaturas diferentes para avaliar a variação de comportamento. Nesse caso, se o atirador pretende participar de competições, é fundamental conhecer o comportamento dos chumbinhos em diferentes condições de temperatura ambiente e selecionar o que melhor se adapte à condição no momento da prova.
muito bem lembrado Nelson, é nítida a variação no POI dependendo da temparatura ambiente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter um alvo padrão ajuda bastante, principalmente nos casos de postagem de fotos. Permitiria melhor assimilação e facilitaria a comparação.

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha , eu defendo a opção de testar do jeito que é mais acostumado a atirar ...

 

Tem certos atiradores que atiram melhor em pé sem apoio do que sentado e apoiado :unsure:

 

mas , quanto mais testes fazer , melhor !! faça testes em pé , sem apoio , sentado , apoiado , com luneta , sem luneta , 10 , 20 , 25 metros etc ...

 

quanto mais , melhor ..

 

Abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha , eu defendo a opção de testar do jeito que é mais acostumado a atirar ...

 

Tem certos atiradores que atiram melhor em pé sem apoio do que sentado e apoiado :unsure:

 

mas , quanto mais testes fazer , melhor !! faça testes em pé , sem apoio , sentado , apoiado , com luneta , sem luneta , 10 , 20 , 25 metros etc ...

 

quanto mais , melhor ..

 

Abrax !

Edú, acontece que se não for dessa maneira você acaba não testando realmente os projéteis e sim o atirador, os resultados tendem a ser extremamente diferentes de atirador para atirador.

 

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a distância do BR seria a ideal 23m para chumbos que não fossem canto vivo e 15m para eles.

 

grupos de 5 tiros

estativa ou sand bag

luneta

alvo do Jramone

Se for possível cilindro acoplado na PCP ou recargas a cada grupo de 5 tiros caso não seja possível atirar acoplado.

 

informações:

Arma

Pressão do cilindro no caso das PCP

marca, modelo e calibre do chumbo

temperatura ambiente

VO

 

que acham? se criarmos um padrão acabaremos com um ótimo banco de dados para referência do atiradores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho interessante padronizar os testes sim.

Concordo com os parâmetros passados pelo Antonio Amaral.

Só discordo:

1.Tipo de alvo:

Poderíamos usar estes para impressão em casa:

Para os 23 metros :http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/1130-alvo-em-pdf-pra-praticar-br/ No post do Horvath. Pode ser impresso em A4 com 12 alvos;

Para os dez metros: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/1419-medidas-alvo-oficial/ No post do D'elite;

 

Esses alvos acho mais acessíveis via fórum.

 

2.Distância para chumbos de cabeça reta:

Como são chumbos para modalidade de papel a 10m. Deveríamos usar esta distância.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse tópico tem uma idéia de como achar um bom chumbo p sua carabina, podendo ser realizado a diversas distâncias... acho que poucos viram o tópico, mas aí vai...

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/2326-encontrando-o-chumbo-preferido-entre-varios-sistema-randomizado-de-teste/

 

abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito bom quando um tópico prospera. Isso nos dá a possibilidade de aprofundar no assunto.

Eu costumo citar padrões e métodos já adotados no RU e nos EUA.

As distâncias adotadas para os tipos de chumbinho consideram os parâmetros de trajetória, precisão, acuidade, penetração e, em alguns casos, a deformação. No caso dos chumbinhos tipo canto vivo (match), embora sejam amplamente utilizados para tiros a 10 m, esse alcalnce não é suficiente para formar uma tabela balística e também, porque muitos atiradores utilizam esse tipo de chumbo para modalidades de BR a 20 Jardas. Variações em função do comprimento do chumbinho, por exemplo, não podem ser verificadas a 10 metros.

Para os chumbinhos utilizados no FT, os testes devem considerar alcances até 50 jardas, com intervalos de 10 jardas.

Mas como eu disse, são padrões adotados principalmente na Inglaterra.

 

SDS,

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho interessante padronizar os testes sim.

Concordo com os parâmetros passados pelo Antonio Amaral.

Só discordo:

1.Tipo de alvo:

Poderíamos usar estes para impressão em casa:

Para os 23 metros :http://carabinasdear...ra-praticar-br/ No post do Horvath. Pode ser impresso em A4 com 12 alvos;

Para os dez metros: http://carabinasdear...s-alvo-oficial/ No post do D'elite;

 

Esses alvos acho mais acessíveis via fórum.

 

2.Distância para chumbos de cabeça reta:

Como são chumbos para modalidade de papel a 10m. Deveríamos usar esta distância.

 

Abraço.

o problema de imprimir os alvos é que eles rasgam com facilidade com os impactos teris que colar o papel A4 em um papel mais grosso, os centro de alvos adesivos marcam perfeitamente sem rasgar e são muito baratos, eu mesmo comprei logo 1.000, é só colar em uma caixa de papelão e está pronto.

IMG_1661.jpg

 

É muito bom quando um tópico prospera. Isso nos dá a possibilidade de aprofundar no assunto.

Eu costumo citar padrões e métodos já adotados no RU e nos EUA.

As distâncias adotadas para os tipos de chumbinho consideram os parâmetros de trajetória, precisão, acuidade, penetração e, em alguns casos, a deformação. No caso dos chumbinhos tipo canto vivo (match), embora sejam amplamente utilizados para tiros a 10 m, esse alcalnce não é suficiente para formar uma tabela balística e também, porque muitos atiradores utilizam esse tipo de chumbo para modalidades de BR a 20 Jardas. Variações em função do comprimento do chumbinho, por exemplo, não podem ser verificadas a 10 metros.

Para os chumbinhos utilizados no FT, os testes devem considerar alcances até 50 jardas, com intervalos de 10 jardas.

Mas como eu disse, são padrões adotados principalmente na Inglaterra.

 

SDS,

 

Nelson.

Oi Nelson, concordo com você nas distâncias porém problema das 50 Jardas é a disponibilidade desse espaço, aqui em minha casa por exemplo eu só consigo uns 35 metros no máximo e não existem clubes de tiro, o mais próximo está a 500km (salvador)

 

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Antonio, na falta de espaço temos que utilizar o que temos. Mas 35 metros certamente são suficientes para boas avaliações.

Infelizmente, o esporte ainda não se desenvolveu o suficiente no Brasil para que mais clubes surjam.

Um dia chegaremos lá.

 

Abraço,

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcar bem ou não os alvos auto-colantes tb depende da potência da arma, tenho armas aqui que acabam rasgando e outras que marcam bem.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando aqui , e vendo uns preços de alvos ... e acho a diferença muito pouca de preço ....

 

pelo menos aqui na minha cidade , é 0,10 R$ a copia na folha A4 ...

tem site que é 0,15 o alvo oficial ....

 

500 unidades do alvo no papel sulfite que rasga , dificil de fazer contagem , amassa por qualquer bobeira etc .. = 50 R$

500 unidades do alvo oficial = 75 R$ + frete ....

 

se comprar 1000 alvos ja tem alvo pro ano todo hehe sai por 150 R$ + frete

Abrax =]

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

O melhor é testar vários chumbos; então no alvo padrão de 10 metros, cinco tiros com o chumbo A, mais cinco tiros com chumbo B, e assim por diante; isso em alvos diferentes. Veja que existe vários pesos e formas diferentes de chumbos. Os resultados são total/te diferentes. Faço isso constat/te e tenho bons resultados em provas q disputamos eu e meu filho. Cada arma tem um raiamento diferente...por isso, resultados diferentes. Tenho várias armas e cada uma tem o chumbo que melhor agrupa em diferentes situações.

Faça o teste.

Abraço à todos.

 

Giancarlo LINS SP

 

 

...........O SENHOR SEMPRE SEJA LOUVADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnicamente, o teste de chumbinhos parte do alcance que se pretende fazer uso dele e também do tipo de chumbo. Alguma dicas:

 

1. Chumbos do tipo canto vivo devem ser testados a alcances entre 15 e 25 metros.

2. Chumbos de cabeça redonda devem ser testados a alcances de pelo menos 25 metros e, se possível a 50 metros.

3. Os testes devem ser sempre feitos com a arma apoiada, para eliminar possíveis falhas do atirador, de preferência na posição sentada com a arma sobre 'bench rest' colocado em superfície imóvel.

4. Por se tratar de teste, recomenda-se utilizar a luneta na magnitude 3X ou 4X. Isso também ajuda a compensar tremores.

5. Os testes devem contemplar: precisão, penetração, e queda em relação ao ponto visado.

6. Os testes em campo aberto ajudam a verificar a melhor resistência dos chumbos quanto ao vento e arrasto aerodinâmico.

7. É sempre bom indicar a temperatura ambiente durante a realização dos testes. Pode-se também conduzir os mesmos testes em temperaturas diferentes para avaliar a variação de comportamento. Nesse caso, se o atirador pretende participar de competições, é fundamental conhecer o comportamento dos chumbinhos em diferentes condições de temperatura ambiente e selecionar o que melhor se adapte à condição no momento da prova.

 

Abraço,

 

Nelson.

 

Amigo Nelson

 

Você cita a temperatura ambiente como fator a ser considerado. E quanto à pressão atmosférica? O quanto a variação de pressão atmosférica varia no POI por exemplo?

 

Pergunto isso pois ontem durante a manhã zerei a luneta a 23 metros e á tarde, um pouco antes de uma tempestada (que está relacionada à uma zona de baix pressão, se não me engano) o POI "desceu" uns 2cm a 23 metros... será que dá tanta diferença assim? ainda não tive tempo de atirar hoje para fazer mais testes, mas não penso em outra coisa que possa ter afetado o POI...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante