Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Descarte ambientalmente correto de chumbinhos usados


lucianokats

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal

 

Não encontrei nenhum assunto destes por aqui, se tiver me perdoem, minha CBC B19S chegou e estou atirando bastante aqui em casa mesmo, como estou com o pé quebrado anda sendo minha diversão atual, e como esta acumulando vários chumbinhos usados perto do alvo fiquei pensando em como proceder para descartar corretamente este material, alguém tem alguma ideia a respeito?

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima pergunta, lembrando que o chumbo é tóxico e não deve ser descartado no lixo comum ou deixado na grama/terra pois contamina o solo.

 

Eu não sei a resposta para essa sua pergunta, mas o que eu faço é recolher os chumbos usados e guardar em uma lata aqui em casa, estou tentando juntar quantidade suficiente para derreter e usar de para-balas.

Reaproveitar tem inúmeras maneiras, mas o descarte correto eu também não sei.

 

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito eu que seja uma solução, seria aqueles "Papa Pilhas" que vemos em bancos e supermercados. Pois nas pilhas contem chumbo e quando levadas para a reciclagem é feito a separação. Então se recolher os chumbos usados e embrulhá-los em uma sacola vedando e colocando uma etiqueta que identifique ser chumbo é uma boa alternativa. só nao vai jogar um monte de chumbo tudo solto dentro da caixa..kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente pode ser que nesses coletores de pilha seja uma alternativa boa, vou começar a juntar em uma garrafa pet para futuramente achar o descarte correto.

Ou até mesmo em um ferro velho. juntando uma garrafa acredito que até se consegue um cascalho em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já tinha lido a respeito no AA, agora transcrevo aqui o que li. Postado pelo usuário IANO PAVIE.

 

A quantidade de chumbo que se acumula com os tiros são irrisórias para chegar a contaminar solo ou lençol freático, mas caso queira, tem uma solução: http://www.unesp.br/aci/jornal/200/chumbo.php

 

Abraço e espero ter ajudado!!!!

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal

 

Não encontrei nenhum assunto destes por aqui, se tiver me perdoem, minha CBC B19S chegou e estou atirando bastante aqui em casa mesmo, como estou com o pé quebrado anda sendo minha diversão atual, e como esta acumulando vários chumbinhos usados perto do alvo fiquei pensando em como proceder para descartar corretamente este material, alguém tem alguma ideia a respeito?

 

+1 pela sua preocupação com o ambiente e destinação correta do material.

 

Um tempo (bastante) atrás, algumas pessoas discutiram isso no Shoutbox, mas que eu me lembre, nenhuma sugestão de destinação correta.

O que o pessoal começou a fazer, foi utilizar no fundo do para-balas, derretendo o chumbo. Com isso, o chumbo que acerta o para-balas acaba grudando na camada do chumbo ao fundo e diminui tbm o barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, muito cuidado com a fundição de chumbo, os gases são altamente tóxicos, e podem levar a envenenamento, que por sua vez pode levar a óbito. Este envenenamento tem até um nome, Saturnismo. Não há como desintoxicar depois do indivíduo ser contaminado. É pena de morte. Não sei qual é a mascara apropriada, mas a recomendação alem do seu uso, é que seja feito ao ar livre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, muito cuidado com a fundição de chumbo, os gases são altamente tóxicos, e podem levar a envenenamento, que por sua vez pode levar a óbito. Este envenenamento tem até um nome, Saturnismo. Não há como desintoxicar depois do indivíduo ser contaminado. É pena de morte. Não sei qual é a mascara apropriada, mas a recomendação alem do seu uso, é que seja feito ao ar livre!

Isso também já foi discutido aqui um tempo atrás e me lembro que as informações dadas era de que a fumaça tóxica do chumbo só era liberada a partir de certa temperatura (não lembro qual), que era bem superior à temperatura necessária para derreter o chumbo e usá-lo em um para-balas.

De qualquer forma é sempre bom evitar problemas e derreter o chumbo ao ar livre mesmo!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, não sei qual seria esta temperatura,só sei que qualquer tipo de fumaça emanada da fundição, é o que chamam de particulada, contem partículas de chumbo, e a maior parte do envenenamento por chumbo vem da fumaça. Já fiz chumbadas sem nenhuma proteção, apenas ao ar livre, hoje não mexo com isto, já basta a nossa poluição diaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mascara adequada é a com proteção pff2 encontrada em lojas de material de construção ou produtos médico hospitalar.

Nós da saúde chamamos ela de mascara N95. Tem 3 meses de validade após aberta e armazenada sem umidade...

O maior problema nesse manuseio é a aspiração de partículas mesmo pq o vapor é muito pouco produzido se não aquecer o chumbo mais do que o necessário. Fazendo o processo em local arejado diminui ainda mais a chance de intoxicação e o efeito é cumulativo, estando mais exposto à nocividade quem faz esse tipo de atividade com maior rotina...

 

Enfim, só o façam se for realmente necessário e quando for fazer juntem bastante chumbo pra não ter que ficar fazendo várias vezes...

  • +1 2

CBC F18 B19-17 + Gatilho Jsanches + camisa de mola (Rx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se funde o chumbo? Já tenho uns 3 kg ou mais e queria fazer um fundo no para balas também, é em uma panela de alumínio por exemplo?

Hatsan ht95 5,5 mm GR
Rossi 4,5 mm - ano 1977
CBC Montenegro F18 Standard B19s GR

Pistola Crosman American Classic 1377 4,5 mm
Nikkostirling Puma Junior 4,5 mm

Cometa 220 4,5mm original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ponto de fusão do chumbo é em torno de 350°... Pegue uma panela velha e coloque num braseirinho, é só acrescentar o chumbo.

Além da mascara, recomendo o uso de luva de couro e óculos de proteção. As formas da pra fazer com gesso. Pra chumbada eu uso a terra mesmo...

  • +1 1

CBC F18 B19-17 + Gatilho Jsanches + camisa de mola (Rx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ponto de fusão do chumbo é em torno de 350°... Pegue uma panela velha e coloque num braseirinho, é só acrescentar o chumbo.

Além da mascara, recomendo o uso de luva de couro e óculos de proteção. As formas da pra fazer com gesso. Pra chumbada eu uso a terra mesmo...

Obrigado Diogo, vou fazer pra colocar no fundo do meu para balas, mas com toda proteção recomendada!!!

Hatsan ht95 5,5 mm GR
Rossi 4,5 mm - ano 1977
CBC Montenegro F18 Standard B19s GR

Pistola Crosman American Classic 1377 4,5 mm
Nikkostirling Puma Junior 4,5 mm

Cometa 220 4,5mm original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além dos ferro-velhos o chumbo poderia ser entregue em lojas que trabalham com baterias automotivas ou nas oficinas de balanceamento de pneus, as quais utilizam pesos de chumbo para o serviço e encaminham para reciclagem.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já tinha lido a respeito no AA, agora transcrevo aqui o que li. Postado pelo usuário IANO PAVIE.

 

A quantidade de chumbo que se acumula com os tiros são irrisórias para chegar a contaminar solo ou lençol freático, mas caso queira, tem uma solução: http://www.unesp.br/aci/jornal/200/chumbo.php

 

Abraço e espero ter ajudado!!!!

Se você é um atirador habitual, sugiro que faça um coletor de chumbinhos que permita a coleta periódicamente e vá armazenando. Tenho certeza que você se surpreenderá com a quantidade e peso que se acumulará em pouco tempo.

Depois, é só imaginar o que aqueles quilos de chumbo iriam causar à vida, se ficassem espalhados no ambiente.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você é um atirador habitual, sugiro que faça um coletor de chumbinhos que permita a coleta periódicamente e vá armazenando. Tenho certeza que você se surpreenderá com a quantidade e peso que se acumulará em pouco tempo.

Depois, é só imaginar o que aqueles quilos de chumbo iriam causar à vida, se ficassem espalhados no ambiente.

Eu já faço isso Líbero, só passei esse post pra quem atira em campo por exemplo.

A quantidade de chumbo para chegar a contaminar, tem que ser grande.

 

Claro que o cara não vai jogar o chumbo dentro de um poço que usa água pra suas necessidades do dia a dia, mas no solo, necessita de muito chumbo.

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ai......
o cara aki da usina ficou de fazer pra mim, mas até agora, nada.......

 

Caso alguém queira fazer e postar os resultados e melhorias......

é basicamente uma cópia daquele importado e caro....... kkkkkkkk

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CBC F18 B19-17 + Gatilho Jsanches + camisa de mola (Rx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante......

mas teria q ter algo pra calibrar o diâmetro com precisão..... apenas apertando ali não ficaria calibrado.

é uma ideia boa.....

uma coisa ruim, é que o calibrador, tem que ser um a um...... senão, corre o risco de ficar diferentes......

mas como é artesanal, vira terapia.....

eu tenho uma gambiarra em casa, já fiz certa vez, mas não ficou lega pq o torneiro aqui da usina matou o calibrador.....

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu tivesse as ferramentas, iria fazer tb, nem que fosse pra fazer um por vez.

 

Aqueles tornos portáteis, seria uma ótima pra fazer isso.

Esse tipo reto mesmo, já fica legal, cheguei atirar com alguns na minha antiga XM, mas nada que dê pra tirar conclusões, pois como disse, o calibrador não fazia o seu papel........

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pessoalmente os meus usados eu pretendo colocar no fundo da caixa coletora, mas se não der muito certo, tenho as formas de fazer cumbada de pesca, partiu fazer chumbo para pegar uns peixinhos, não é o melhor método, mas já serve para dar um descarte, ainda que não seja tão ecológico assim.

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante