Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Carabina de cano fixo ou não?


Posts Recomendados

Olá senhores.

 

Estou estudando a aquisição de uma nova carabina e gostaria da ajuda do pessoal aqui do fórum.

 

Durante muito tempo tive uma Daisy Powerline 880 (excelente), mas que foi-se devido a falta de peças para concerto. Quando comprei minha CBC G1, fiquei meio desapontado com a precisão e potência (sei que elas são de categorias bem diferentes).

Por isso para essa essa nova aquisição pretendo comprar uma arma de cano fixo, visando uma melhor precisão. Procuro algo de alta potência (não obrigatoriamente Magnum, mas tbm pode ser). Vou atirar com luneta entre 30/60m.

 

Aí vem as perguntas:

1º) Quem possui carabina com cano fixo, elas são realmente mais precisas?

2º) Pra essa faixa de distância de tiro que é melhor, uma 4,5 com maior Vo (perto dos 300m/s) ou uma 5,5 com Vo em torno de 240 m/s?

3º) É mais jogo (economia) comprar uma já com gás ram ou comprar o gás ram separado (a instalação não é problema, pois sou mecânico industrial, e meu primo era armeiro na AMAN)?

4º) Compensa comprar arma usada, ou é economia porca?

 

Obs: o preço pode ser até 2000 (ou passar bem, bem pouquinho).

 

Agradeço qualquer ajuda senhores, obrigado!

 

Audren.

 

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AudrenDbo,

As armas de cano fixo são bem precisas, Quem tem ou já atirou com uma, comprova o que estou dizendo.

Quanto ao calibre, vai depender da finalidade que você pretende dar à carabina. Das que conheço, tanto no 5,5 quanto no 4,5, todas dão conta do recado nas distâncias que você mencionou.

Comprar usada - Primeiramente é necessário conhecer o equipamento ou se você for comprar no fórum, tem que ver a reputação do dono, junto aos usuários do fórum. Já comprei carabinas usadas, que eram praticamente novas. Apenas confiei na reputação dos vendedores. Asseguro que foram bem acima do que esperava.

Até R$ 2.000,00 você encontrará as carabinas Gamo CFX, CF 30, CFR, CFX Royal novas.

Por um pouco mais de R$ 2.000,00 você encontrará a HW 57.

Acima de R$ 2.500,00 você encontrará as TX200 MK III, HW 77 e HW 97, dependendo elas passam dos R$ 3.000,00.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo Cyntra já deu excelentes dicas.

 

Só quero complementar, sobre o VO que você citou por referencia, são muito altos! Não espere obter este VO com as carabinas citadas, e nem lhe recomendo que busque estes VO seja lá qual for a carabina de mola.

 

Algo em torno de 260 ms (4.5) e 230 ms (5.5) irá lhe atender satisfatoriamente na distancia proposta (30/60m).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra,

Nunca usei carabina de cano fixo por ação de mola e/ou gás, daí a dúvida.
Nessa faixa de preço, garimpando pela internet vi esta Hatsan Dmonator 200s http://www.mundodacarabina.com.br/carabina-de-pressao-hatsan-dominator-200s-calibre-5-5-mm-sistema-sas-capa-52, e a Gamo CFR serm luneta http://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-press-o-gamo-cfr-5-5mm e com luneta http://www.falconarmas.com.br/shop/carabina-pressao-gamo-55mm-luneta-gamo-4x32-p-4451.html.

Acredito que ambas atenderiam muito bem aos meus requisitos. Tive tempo de pesquisar na net hoje tomei umas decisões: o calibre será 5,5 mesmo, mais pra frente vou tunar minha 4,5 e fico satisfeito.

Agora vale a pena gastar mais uma prata e pegar (qualquer uma das duas) com gás ram, ou investir em uma luneta boa e tunar depois que sair da garantia?

Falando em lunetas, com qualquer uma das duas, terei o problema de possível quebra da luneta?

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AudrenDBO,

Este modelo da Hatsan é extremamente forte. Poucas lunetas aguentam o tranco dela. Eu, particularmente, não compraria esta Hatsan. Ela não é adequada ao meu estilo de tiro.

Quanto às opções das Gamo CFX, recomendo comprar sem luneta. As lunetas que acompanham as CFX não oferecem recursos suficientes para explorar o potencial da carabina.

Existe a opção de comprar a CFX já com GR. As lojas oferecem com GR de 50kg, Tem alguns que gostam com esta configuração. Eu não recomendo o GR de 50kg. Já tive 2 CFX 5,5mm com GR de 45kg. Se tiver uma terceira, vou colocar um de 40kg. Mesmo sendo 5,5mm.

Mas se você gostar e tiver tempo, poderá curtir a CFX original e depois ir fazendo os tunings. Aqui tem uma turma sempre disposta a dar excelentes dicas, os Mestres Karolaza, Grandini, Paes, Alexandre 9, entre outros

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Hatsan me atraiu por possuir Vo um pouco mais elevado (245 m/s), mais essa história de desteuir lunetas tá me asustando. Mais venhamis que ela é muito show. Pelos videos que eu vi dela, não gostei do pórtico de municiamento. Qual seria o tipo (marca, modelo) que aguentaria o rojão, e um mount DM70 amenisaria ou resolveria o problema?

Pra ser sincero eu não sei como o gas ram de diferentes forças afeta a velocidade dos projéteis, então, como ficam os valores comparados aos da ação por mola original?

Estive testando algumas CBC nitro por aqui e gostei muito da enpunhadura, por isso a CFR me atraiu tanto. E na real, não compraria uma carabina que eu não gostasse do design.

Se eu puder comprar uma com GR melhor, se não, fica pra depois e levo uma luneta boa no conjunto.

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, acho que vou de CFR 5,5 mesmo, vai caber dentro de tudo que eu tava querendo, só fiquei com algumas dúvidas.

De acordo com os testes do Paes que eu vi aqui no forum, vai contra a tabela da Elite Airguns http://eliteairguns.com.br/uploads/biblioteca_documento/CFX_Royal_5.5.pdf.

Então ou não à pena por gás ram, ou é melhor esperar começar a chegar mais das Gamo com IGT?

 

Não vou usar chumbinhos top (JSB e outros), não mesmo, pra brincar os mais baratos (rifle, chakal, etc.) e quando eu quiser algo mais sério Gamo (como já faço com minha 4,5).

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AudrenDBO,

As 2 CFX que eram minhas, tinham melhor desempenho com os Chumbos da Gamo, o Pro Hunter e o Pro Magnum. O JPSK tem uma CFR que vai bem, com JSB. Cada carabina é diferente. Não é o atirador que escolhe o chumbo e sim a carabina.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AudrenDBO,

O Cyntra está te dando ótimas dicas, se hoje eu fosse escolher uma carabina no 5.5 iria de gamo CFX, porque infelizmente não se encontra no 4.5. Compraria na mola original e depois iria aperfeiçoando.

Abç!

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É vero.

Eu tenho por abito usar chumbinho da Gamo quando vou dar um tiro "pra acertar", uso Pro Hunter ou Pro Magnum, e Expander pra outras coisas. Tem facilidade de encontrar na minha cidade.

 

É isso aí Moisés, vou pegar a CFR da Dispropil seca, e devo comprar a luneta (3-9X40- esqueci a marca) por aki, e esperar passar a garantia pra tunar. Enquanto isso amacio o gatilho e me acostumo com ela.

 

A todos que deram uma ajuda por aqui, muito obrigado.

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo,CFX royal sem dúvida,compre,use durante um tempo e depois:

 

 

1 Pistão (Êmbolo);
1 Bucha de PU (Poliuretano);
1 Anel O'Ring de Teflon;
1 Mola a gás (Gas Ram) correspondente à potência adequada da carabina.Mola gás ram elite airguns 40kg média ref:7443
1 Arruela de centralização

1 Gatilho esportivo Elite

 

c6edb819569ef83eeeccafd392e75dba.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho minha CFX tunada 4,5 com VO médio de 200m/s, acerto lata de refri a 100mts ta bom pra vc?

 

Em tempo: Hoje estamos praticamente sem clube aqui em SP estou com muita arma parada a minha CFX medalhista será rifada mas quem chegar com 2.000,00 leva.

Editado por karolaza

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Senhores boa noite.

 

Primeira postagem aqui no fórum. Procurei uma resposta para minha dúvida, mas não localizei exatamente o que procurava. Este tópico é o que mais se aproxima. Então peço licença para ressuscitá-lo.

 

Muito se falou sobre cano fixo e gás ram, mas qual opção seria melhor? uma carabina de cano fixo como a Gamo CFX ou a CFR a mola, ou uma carabina sem cano fixo, porém com gás ram como uma Gamo Whisper. Há boas opções nessas configurações na PAVEI, mas juntando o útil ao agradável (cano fixo + gas ram) ficou fora das minha possibilidades.

 

Esto tentado a optar pelo cano "quebrável" e o IGT, em função da durabilidade. Minha intenção é somente a prática do tiro ao alvo em alvos de papel e alvos FT, apenas para diversão, mas com qualidade, pois embora parado há muito tempo, pratiquei tiro durante 3 anos durante a década de 80.

 

Grato e abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é a primeira carabina na volta para o tiro eu recomendo uma de mola,se cuidar bem vai longe, dispense qualquer uma que venha com "GR de fábrica", as que tem GR de fábrica mesmo dificilmente chegam por aqui, essas são carabinas mal adaptadas e com um pistão de qualidade duvidosa.

 

Uma Gamo CFX ou CFR serão uma ótima escolha na minha humilde opinião.

 

Forte abraço.

  • +1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não pegue as gamo com o gr de fábrica (IGT) tive uma wisper e não recomendo. O gr é extremamente potente acho que o de 55kg da elite para comparar. As gamo cano de quebrar tem bloco em polímero e gr potente faz que percam sua precisão. Se for pegar gamo cano de quebrar recomendo a Big cat no calibre 4.5 com gás ram de 40kg fica uma potência muito boa na casa de 250 m/s com JSB de 8,44 grains. Já as 5.5 não são tão precisas quanto as 4.5 por conta do bloco em polímero. Agora as carabinas de cano fixo tendem a ser mais precisas. As gamo cfx/cfr/Royal tem todas a mesma mecânica e suas partes internas se danificam com gr potentes o ideal para elas é de no máximo 45kg. Quando iniciei no tiro também achava que GR faria toda a diferença e hoje as carabinas que me fazem cada dia mais ficar espantado de tanta precisão são justamente na mola. Agora se fosse você compraria na mola pegaria a técnica de tiro. Descobriria se é realmente essa a carabina tão desejada e com calma tunaria ela. Uma mola dura em torno de 5000 tiros e uma nova custa 27 reais na dispropil atualmente. Uma boa camisa já elimina a vibração e já torna a carabina outra coisa. E claro. Boa sorte e bons tiros.

Editado por Pedro spolidoro
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim dificilmente chegam por aqui , e as GAMO IGT , nao chegam mais ?

Desconheço se as Gamo IGT já vem com GR de fábrica ou se são instalados aqui, porém seria o único exemplar que eu conheço que agora estou sendo informado, vem de fábrica mesmo com GR, ela e a HW90 que vem com o Theoben GR regulável, outra coisa é "dificilmente chegam" e "não chegam mais", existe um penhasco em função contextual no que as duas expressões querem dizer.

 

Estava me referindo mais voltado as Cometas e Hatsan por exemplo, que são alteradas pelo distribuidor local e peço desculpas em não especificar.

 

No mais, ainda na minha humilde opinião eu buscaria uma CFX com mola helicoidal e quando você tiver que trocar a mola coloca um GR 40-45Kg nela que quem tem diz que fica muito boa, na maioria das vezes, fiquem a vontade em me corrigir em algo errado, claro, mantendo a cordialidade mínima esperada de pessoas informadas.

 

Forte abraço.

Amigo não pegue as gamo com o gr de fábrica (IGT) tive uma wisper e não recomendo. O gr é extremamente potente acho que o de 55kg da elite para comparar. As gamo cano de quebrar tem bloco em polímero e gr potente faz que percam sua precisão. Se for pegar gamo cano de quebrar recomendo a Big cat no calibre 4.5 com gás ram de 40kg fica uma potência muito boa na casa de 250 m/s com JSB de 8,44 grains. Já as 5.5 não são tão precisas quanto as 4.5 por conta do bloco em polímero. Agora as carabinas de cano fixo tendem a ser mais precisas. As gamo cfx/cfr/Royal tem todas a mesma mecânica e suas partes internas se danificam com gr potentes o ideal para elas é de no máximo 45kg. Quando iniciei no tiro também achava que GR faria toda a diferença e hoje as carabinas que me fazem cada dia mais ficar espantado de tanta precisão são justamente na mola. Agora se fosse você compraria na mola pegaria a técnica de tiro. Descobriria se é realmente essa a carabina tão desejada e com calma tunaria ela. Uma mola dura em torno de 5000 tiros e uma nova custa 27 reais na dispropil atualmente. Uma boa camisa já elimina a vibração e já torna a carabina outra coisa.

+1 pelo comentário informativo.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ventura, as qualidades prometidas pela midia a respeito do GR levam ao desejo da compra, mas como todo sistema mecanico também tem seus defeitos. Eles são sensíveis à instalação, que não pode deixá-los desalinhados, dão uma pancada igual ou maior no final de seu curso. Tem havido várias ocorrências de vazamento de óleo, e perda simples de pressão, e precisam ser adequados ao propósito de uso da arma, e normalmente são sujeridos, ou estão colocados nas carabinas os de potencia maior dos que são indicados para precisão, sempre focados em potência. E o argumento da durabilidade é bastante relativo, pois quando começaram a utilizá-los, falava-se em 60000, 80000 tiros, e hoje ninguém mais usa este argumento, falam apenas da maior durabilidade em relação a mola. Também não se fala dos custo e vc tiver que trocar um GR fora da garantia. Já pesquisou quanto custa uma mola?

GR é o futuro? Pode ser, se os problemas forem resolvidos, mas na minha opinião, quem está usado agora é que vai pagar o preço do desenvolvimento do produto.

Finalmente, molas também tem seus problemas, precisam ser encamisadas para eliminar a vibração, tem eu "ponto doce", que é o período em que dão maior precisão e também quebram. Tenho uma velha G1 que até hoje só trocou uma mola, e atirou muito com a primeira.

mesmo com um atirador compulsivo como eu era, que gastava no minimo 250 chumbos por final de semana, durou anos antes de quebrar.

Pense um pouco mais sobre o assunto, veja as opiniões mais abalizadas do que a minha, pelo pessoal daqui que entende muito de carabinas de ar antes de se decidir.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá ...

 

1º) Quem possui carabina com cano fixo, elas são realmente mais precisas?

 

Sim, principalmente a distâncias maiores.

 

2º) Pra essa faixa de distância de tiro que é melhor, uma 4,5 com maior Vo (perto dos 300m/s) ou uma 5,5 com Vo em torno de 240 m/s?

 

Para maior precisão em mola/GR 4,5 definitivamente. Para PCP 5,5.

 

3º) É mais jogo (economia) comprar uma já com gás ram ou comprar o gás ram separado (a instalação não é problema, pois sou mecânico industrial, e meu primo era armeiro na AMAN)?

 

Se puder faça vc mesmo a instalação. O que já soube de instalações porcas, mal feitas e incorretas por parte de loja e "armeiros" não é brincadeira, e isso resulta em perda de precisão.

 

4º) Compensa comprar arma usada, ou é economia porca?

 

A não ser que vc conheça muito bem quem está vendendo a arma para ter certeza de que foi usada adequadamente, prefira arma nova. Infelizmente atiradores de pressão pecam em termos de honestidade quando da venda de armas de pressão usadas.

  • +1 2
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 pra galera aí, todos tem razão nos pontos citados no meu ponto de vista.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Concordo também com que o Mario disse.

Na minha opinião, o maior pecado que acho no que se refere a instalação da mola gás, são nos casos que precisam de alterações extremas na carabina. Por exemplo: tenho uma fenix 400 5,5 das mais antigas (fabricada em 2008) e me arrependi de ter instalado mola gás de 55kg nela, não que tenha ficado ruim, mas porque pelo preço da mola, serviços de torno e a alteração no bloco do gatilho, a diferença não foi tão grande assim em relação à mola de aço. Digo isso com base na fenix 400 4,5 que preferi deixar original. No final das contas, optei em gastar mais 190,00 Reais para comprar um conjunto novo de gatilho para a fenix, assim, quando o gas ram "murchar", volto pra mola.

Também na hunter 440 wt (modelo antigo, de 2005) preferi não mexer nada além de polir as extremidades da mola e encamisá-la. Já é bem potente e o twang da mola diminui bastante, no mais, é pegar o jeito do uso delas.

Sobre gas ram murchar, aconteceu com uma montenegro super GI. A mola de aço nem tinha cansado quando resolvi colocar uma mola gás de 55kg. Tudo feito em torno, centralizadinho, bucha de pu nova e colocada com maior cuidado e tal. Atirei umas 50 vezes com ela talvez, depois guardei (desarmada) e lá se foram um ano parada. Esses dias fui usar novamente e para minha surpresa, quando basculei o cano, ficou nítido que o peso para armá-la diminuiu muito. Resumindo, comprei um guia de mola traseiro e vou retornar com a mola de aço.

Claro que isso vai de cada um, só expressei aqui a minha opinião embasado na minha experiência do mola gas ram.

  • +1 2

P3060213.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante