Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Posts Recomendados

Springer ou PCP.

Tenho visto que alguns amigos ainda tem essa dúvida, o que será melhor?

Hoje no mercado existem Springers sensacionais, uma precisão fantástica!

Mas ai é que ficam as dúvidas, que precisão?

Vamos lá, todos conhecem a prova de papel 10 metros, é uma prova de precisão, neste caso as PCPs não poderiam entrar, pois não é permitido, deixamos essa modalidade para as Springers.

Até dez metros muitas carabinas se comparam, já vi pontuações absurdas com CBC 345, G1 Gamo Hunter, Gamo Viper Max, Gamo 400, Cometa 400, Cometa 220, Norica Storm, Slavia 631.

Citei esses modelos pois vi pessoalmente seus desempenhos, a mais querida para essa prova seria a Slavia 631.

Isso não quer dizer que comprando essa carabina você consegue ótimos resultados, talvez caso você chegue a ser um atirador muito bem treinado, o modelo possa a fazer alguma diferença, mas sinceramente vejo exímios atiradores com pontuações absurdas com qualquer dessas carabinas.

O que se deve sempre levar em consideração é o conjunto de miras para essas carabinas, se alterando esse conjunto para outro que se adapte melhor a você , tenha certeza que seu desempenho vai melhorar muito, independente do modelo de carabina.

Para precisão 25 yards ( 23 metros ) as coisas começam a complicar, escolhi dois modelos que acho absurdamente precisas para esse tiro, HW 97, HW 77 e TX200.

Essas carabinas são construídas com cano fixo, seu peso com luneta chega a passar dos 5 Kg, seus preços são bem salgados, chegam a passar dos 3.500,00 reais.

Normalmente são carabinas para tiro apoiado, especificamente para Field Target ou Bench Rest.

Dentre esses modelos, a melhor seria uma questão de gosto pessoal, eu escolheria pelo designer, pois em precisão são quase idênticas.

Caso queira praticar tiros informais ou mesmo para provas de silhuetas, tenha em mente que a musculação terá de fazer parte de sua vida, por serem muito pesadas elas acabam levando desvantagem em relação a carabinas mais leves, cano de quebrar, que farão o mesmo trabalho e que custam menos da metade do seu valor.

 

Porque eu teria uma PCP?

Acredito que todos deveriam ter como sua primeira carabina uma de mola, sou apaixonado por carabinas de mola, gosto muito de tiros informais, com o decorrer do tempo você começa a tentar alcançar tiros mais difíceis e começa a esbarrar no equipamento, não importa se é uma TX200 ou uma Hunter 440, você agora quer acertar o giz a 80 metros,quer colher mangar do pé do seu quintal acertando no caule, com sua springer constantemente vai acertar na manga.

Ai você começa a pensar em uma PCP.

Uma PCP não regulada, você consegue acertar o caule de uma manga com precisão a 30 metros, com 50 metros você acerta com facilidade 1/3 de um giz, a 100 metros com muita facilidade se acerta uma lata de munição Gamo Match e por ai vai.

Estou me baseando em uma PCP mais barata do mercado, Hatsan At44.

Existem outras PCPs mais precisas mas com preços bem superiores.

Não podemos deixar de pensar em seus custos e também a tralha que se tem de carregar.

Uma PCP tem de se ter um cilindro de ar comprimido + estação de recarga ou mesmo uma bomba manual, mas neste caso aconselho musculação e corridas de trinta minutos todos os dias, pois a bomba é coisa pra macho.

Uma PCP consegue tiros precisos dentro de uma faixa que rotulamos como ponto doce, cada carabina tem essa faixa para saber qual o ponto doce de sua PCP, deverá ter um cronógrafo e anotar em um papel o VO de cada tiro e a quantos Bar cada tiro foi executado.

Após 40 disparos e com seus dados anotados, veja qual o conjunto tiros que se tem o VO mais parecido e em faixa de pressão.

Dessa forma é que se acha o ponte doce de sua carabina, normalmente se encontra perto de 25 tiros nessa faixa.

Caso sua carabina seja regulada, dependendo do tamanho do cilindro, você poderá ter de 60 a 100 tiros com o VO quase que iguais.

Essas PCPs reguladas são absurdamente precisas.

Seu bolso tem de estar preparado, para se transformar uma PCP em uma regulada, se gasta no mínimo 2.000,00 reais.

 

Voltando ao inicio, chego a seguinte conclusão.

Caso queira acertar o olho da mosca, tente a PCP, caso queira acertar a mosca, HW ou mesmo TX200, para acertar a ameixa em que a mosca pousou, pode ir com uma springer de cano dobrável, Cometa 400 etc. Caso queira acertar a geladeira que serve como base para a ameixa onde a mosca pousa, vá de urko.

Infelizmente precisão é caro, se esse for seu caso, se prepare para brigar com a patroa.

 

Abs

 

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papa, como diriam os britanicos, perfection!!! Muito bom o texto, bem explicado mesmo!!!

 

Hoje em dia, salvo exceções, muitas armas são escolhidas única e exclusivamente pelo valor em detrimento as caracteristicas da arma em si, dai muitas decepções. Realmente precisão é muito relativa, cada qual tem seu parâmetro, eu particularmente fico satisfeito em acertar latas Gamo Match 4,5 a 50 metros com uma springer em 8 de 10 tiros (após tudo regulado), acredito que qualquer springer que possa fazer isso trará muita alegria ao proprietário.

Uma PCP esta nos meus planos (se Deus quiser não demorará muito) para acertar 10 em 10 numa tampa de garrafa pet a 50 metros por exemplo :coffee: .

 

Abração :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae Papa... muito bem explicado sem ser cansativo... leitura bacana!!!

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto e serve para quem quer compra uma nova Carabina ter uma noção de qual começar a procurar dependendo de sua aplicação, gostei do texto principalmente da parte da geladeira, nessa hora dei uma risada no meio do escritório, hehehehehe.

Mais voltando ao texto ficou muito legal, eu andei lendo bastante sobre a HW 97 e estava meio em dúvida sobre o que ela poderia fazer e agora sei que ela pode acertar a mosca sem estragar a ameixa e menos ainda fazer um furo no meio da GELADEIRA, não quero cegar a mosca mesmo.

 

Eduardo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs... é o chumbinho que faz curva???!!!... rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já não gostava de atirar de PCP, depoi$ de$$e relato pa$$ei a odiar. :growl:

 

Algumas observações importantes do texto:

 

1- "escolhi dois modelos que acho absurdamente precisas para esse tiro, HW 97, HW 77 e TX200."

???

Eu contei tres. :rolleyes:

 

2- "bomba manual, mas neste caso aconselho musculação e corridas de trinta minutos todos os dias, pois a bomba é coisa pra macho."

Espera ae... quem não tem bomba levanta a mão (ou munheca)! :animier::wub:

 

3- "Infelizmente precisão é caro, se esse for seu caso, se prepare para brigar com a patroa."

:sword::kfu:

 

Papa, valeu pelo texto!

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Papa, ri muito lendo seu post, muito bom!! Tudo na vida tem uma finalidade e um porquê. Uma das atividades da nossa empresa é impressão digital. No início batemos cabeça atrás de uma máquina que fosse alta resolução, rápida, barata etc. Descobrimos que não existe tal máquina. Em tiro de ar comprimido tô descobrindo que é a mesma coisa, não existe uma arma precisa, potente, confortável e barata tudo na mesma arma. Mas tem uma coisa boa nisso, como disse o Papa, onde compete uma, a outra não pode competir junto, isso nivela a competição. Apesar de que eu já competi em papel 10 metros com uma Nitro 800 (que todo mundo odeia mas eu adoro ela!) contra uma AT 44 por duas vezes e ganhei as duas! (o cara é muito ruim mesmo...)

Morro de pé mas não vivo de joelhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papa,

 

Parabéns pelo belo texto, que de forma descontraída dá uma clara visão sobre as diferenças entre as Springer e PCP.

 

Estou doido pra pegar uma TX200, mas o peso dessas springers de alta qualidade é de desanimar, principalmente porque no meu caso seria pra tiros sem apoio.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCP pode até acertar o olho da mosca, mas não tem preço a liberdade que se tem com uma springer. :thumbup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa springer compara-se a uma boa PCP

 

a diferença é que a springer exige muito mais técnica para atirar com precisão( hold- sensitive) e colocar uma luneta numa PCP é uma brincadeira,qualquer uma dá

agora para springer( mesmo uma springer de boa qualidade como as AA ou as HW,que bem tunadas quase não têm vibrações,mas o duplo recuo existe sempre) escolher uma luneta que mantenha o zero é bem mais complicado.....

 

http://www.youtube.com/watch?v=IoB4Yr2OJ9w&feature=player_embedded

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

otimo topico!!!!!!!!!!!!!

 

 

"Infelizmente precisão é caro, se esse for seu caso, se prepare para brigar com a patroa."

 

isso é verdade, quando comprei as minhas nos não brigamos, apenas nos separamos.é mole?

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Vou resumir minha experiencia pessoal e não quer dizer que eu recomende que façam o mesmo ou que é o certo:

 

Depois que peguei minha PCP eu nunca mais quero tocar numa carabina de mola.

 

O fato da PCP ser regulavel na potencia (algumas tem que ser desmontadas para isso, algumas não, outras são regulaveis eletronicamente) faz com que esse tipo de arma se torne muito interessante. A precisão então nem se fala ne rsss

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou resumir minha experiencia pessoal e não quer dizer que eu recomende que façam o mesmo ou que é o certo:

 

Depois que peguei minha PCP eu nunca mais quero tocar numa carabina de mola.

 

O fato da PCP ser regulavel na potencia (algumas tem que ser desmontadas para isso, algumas não, outras são regulaveis eletronicamente) faz com que esse tipo de arma se torne muito interessante. A precisão então nem se fala ne rsss

Discordo,

no meu caso foi o contrário.. Comprei uma PCP tunnada regulada e não achei muita graça... Com o valor que se gasta numa TX ou outra Springer Top, tem-se a mesma precisão de uma PCP que custe um pouco mais, sem contar no equipamento para recarga, o que acaba por tornar o custo total bem superior para uma precisão equiparável... Como o Netby disse, a diferença é que requer mais habilidade do atirador uma Springer além da necessidade de preparo físico pelo seu peso....

 

Desafios maiores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo,

no meu caso foi o contrário.. Comprei uma PCP tunnada regulada e não achei muita graça... Com o valor que se gasta numa TX ou outra Springer Top, tem-se a mesma precisão de uma PCP que custe um pouco mais, sem contar no equipamento para recarga, o que acaba por tornar o custo total bem superior para uma precisão equiparável... Como o Netby disse, a diferença é que requer mais habilidade do atirador uma Springer além da necessidade de preparo físico pelo seu peso....

 

Desafios maiores...

 

Sim, é apenas uma opinião pessoal que eu dei, eu gosto mais das PCPs. Mas se fosse para eu ter uma springer seria essa sua aí, TX200.

 

Acontece que não é pela facilidade da precisão e sim pelo mecanismo todo em si e pela ausencia de recoil (tranco, recuo), além do silêncio (coisa que preso ao extremo). A minha só se ouve um click, já atirei com a airwolf de um amigo e o barulho que ela fez (ou melhor, que não fez!) parecia que eu estava quebrando um palito de fósforo. Apenas um click. Isso pra mim é impagável rsss Se quiser elas fazem mais barulhos que armas de fogo, a minha tem um cano extra, de 24" sem shroud, ela com pressão máxima faz um barulho de arma de fogo. Então é para todos os gostos.

 

Tudo questão de gosto pessoal, pra mim springer nunca mais. Não significa que seja o que todos devam fazer ;)

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Como ja comentaram gosto não se discute, para mim não tem coisa mais gostosa que sentir a arma quando se atira, vc consseguir manobrar todo efeito que as de molas fazem de uma forma armoniosa entre arma e atirador isso é muito gostoso, ja arma com recuo 0 pra mim parece que vc ta nem atirando e não existe aquela sensação a mais, de qualquer forma cada um tem que buscar o que lhe agrada eu mesmo vou continuar nas de molas e se um dia pegar uma pcp será uma estilo a challenger que tem VO baixo e de fácil carregamento de ar no cilindro onde basta menos de 70 bombadas ta pronta para uns 50 a 60 tiros sem aquels monte de tralhas para levar nos clubs.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto da AT44-10 e mais ainda da Slavia 631 lux. Hoje uso mais a Slavia por causa da competição de 10m que participo, mas a AT, é legal para fazer tiros acima de 40 ou 50m.

 

Não troco nenhuma das 2, e não preciso de nada a mais que isso... pelo menos por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Papa,

 

Parabéns,

 

As atitudes engrandecem a quem as tem, esclarecem a muitos, agregam e somam conhecimentos a quem inicia e/ ou não tem o privilégio da convivência em clubes organizados trocando experiencias..

 

Esta é a finalidade de um Fórum e talvez até uma obrigação dos que realmente vivem e desejam o avanço de seu esporte ou hobby.

 

bom domingo

 

Mussy

Tx 200 MKIII .177
HW97 KL .177 / HW50s .177
Cometa New Fenix 400 .22 / Cometa 220 .177
Gamo CF30 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Mais uma vez as palavras do Netby se concretizam. Basta olharem para o último resultado do Bench Rest do nosso amigo Russ... 243 pontos passando a frente de todas as PCP's inclusiva BSA, S-410, AT-44. Logo uma springer de qualidade acerta sim "o olho da mosca"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pimentel ate concordo que algumas Springers se equiparam a PCPs na precisão, mas que fique claro, só até uma certa distância.

 

Papa é vc mesmo?

 

Parabéns pelo post.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não devemos pensar só em Springer e PCPS como substitutas. Eu estou engatinhando em PCP ainda. Não sei muita coisa mas acho que são equipamentos diferentes, tiros diferentes. Eu sei que se quiser acertar o fiofó da mosca, é mais para uma PCP do que springer.

 

Isto não significa dizer que springers top não podem fazer um resultado melhor do que muitas PCPs boas mas se for comparar top com top mesmo, duvído que um TX200 ou HW97 consiga pontuar melhor do que Daystates, Steyr, Theobens, Fein P70, Walther Dominator e EV2. Mas você pode achar gente atirando com TX200 ou HW97 e fazendo resultado melhores que S410, AT44 tunadas, Menaldis, BSAs, HW100 ou outra PCP muito boa.

 

Portanto no 3º olho da Mosca... Só PCP mesmo e das muito caras. Por isso acho que o Papa foi feliz na colocação. Precisão tem preço mas de fato tem uma faixa de precisão onde PCPs se equivalem as springers sendo que as springers custam bem menos.

 

 

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As springers exigem muito mais técnica, dedicação e estudo para se obter bons resultado, consequentemente no meu ponto de vista proporciona mais prazer. Já uma PCP com luneta zerada é diversão garantida até mesmo para uma criança quem nunca atirou.

É claro que se exige técnica e dedicação para zerar uma PCP, mas sou moleiro incondicional, não troco a mola por PCP nenhuma.

 

A robustes e versatilidade das springers tem seu preço e suas delicias.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cu$to X Benefício X Paixão

 

 

 

HW95 Luxus

 

HW95L.png

 

Overall Length: 42.32"

Barrel Length: 16.14"

Weight: 7.5 lbs

Velocity: up to 950 fps / .177 cal.

$449.00

 

 

 

 

 

HW98

HW98.png

 

Overall Length: 43.5"

Barrel Length: 16.25"

Weight: 8.6 lbs

Velocity: up to 950 fps / .177 cal.

$664.95

*Scope and mounts not included

 

 

 

 

 

HW90

 

HW90.png

 

Overall Length: 45.3"

Barrel Length: 20"

Weight: 8.8 lbs

Velocity: up to 1125 fps / .177 cal.

Theoben gas ram system

$639.00

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é veio,

 

pra acertar a ponta da antena do filhote da formiga,

tem que pagar caro. Fico feliz que o anderson compre sua air wolf, e faça-nos um review completissimo dela!

deixo as springer apenas para tiros informais, latas. garrafas, diversão com amigos, etc

 

abrcs

Esqueça VELOCIDADE, pense em JOULE !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja comentaram gosto não se discute, para mim não tem coisa mais gostosa que sentir a arma quando se atira, vc consseguir manobrar todo efeito que as de molas fazem de uma forma armoniosa entre arma e atirador isso é muito gostoso, ja arma com recuo 0 pra mim parece que vc ta nem atirando e não existe aquela sensação a mais, de qualquer forma cada um tem que buscar o que lhe agrada eu mesmo vou continuar nas de molas e se um dia pegar uma pcp será uma estilo a challenger que tem VO baixo e de fácil carregamento de ar no cilindro onde basta menos de 70 bombadas ta pronta para uns 50 a 60 tiros sem aquels monte de tralhas para levar nos clubs.

X2 Karolaza, sou fa das molas.

As pcp totalmente sem recuo figa igual a videogame.

abraco

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito é de atirar, com mola ou PCP, 12, rifle, fuzil ou armas curtas, seja em competição oficial ou informal. Na minha opinião o que muda é o tamanho do desafio.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, vou falar um pouco da minha opcao pela Mola.

As PCPs sao realmente maravilhosas, mas requerem alguns acessorios tipo scuba tank e idas pra recarga etc..., alem de ter uma faixa de pressao onde ela e realmente muito precisa, fora dela a coisa muda de figura.

Ja as springers top nao tem que carregar nada, so o chumbo. Voce so para de atirar quando acabar o chubo ou cansar de armar a mola.KKKKKK

Alem disso nao tem o tal do ponto doce, todos os tiros sao praticamente iguais!!!

Essa mobilidade e praticidade pra mim nao tem comparacao, tudo isso com uma precisao e beleza incriveis que uma TX ou HW podem te oferecer.

Bom e isso.

abraco

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito é de atirar, com mola ou PCP, 12, rifle, fuzil ou armas curtas, seja em competição oficial ou informal. Na minha opinião o que muda é o tamanho do desafio.

 

Tambem acho, adoro mesmo e atirar, mas como nao da pra ter tudo!

A escolha faz parte.

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos proprietários das HW e TX, essas carabinas são precisas a até quantos metros? Elas chegam com precisão boa ou razoável a 70 metros? Falo em alvos do tamanho de uma caixa de fósforo.

Já li comentários de grupos inferiores a 8mm ctc, a 30 metros.

Vejo muitos comentários de que essas springers tem a precisão semelhante às PCP's. Será isso em todas as distâncias? ou Tem um limite? Qual seria esse limite?

Fiz a encomenda da minha TX 200 5,5 e estou aguardando sua chegada.

Pretendo acertar alvos do tamanho de uma moeda de 10 centavos a 30 - 40 metros de distância. Isso será possível? Caso seja possível, me darei por satisfeito.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em caixa de fósforo apoiado ainda são tiros fáceis a 50 metros com minha HW77, acredito que até 75 metros ainda acerte, mas só testei grupos até 50. A 100 metros, brincando, acertei 3 x consecutivas meio disco de trap.

 

Cyntra só acho q vc deveria ter optado pelo calibre 4,5mm., minha humilde opinião.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo Mello,

Também pensei nisso, mas gosto de passear no campo para tiros informais. Acertar o mesmo tipo de alvo que o Papa gosta, tirar manga pelo talo.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sendo assim deverias ter escolhido o 4,5mm, o 5,5mm em maiores distancias a parábola é grande, vc terá que diminuir bem o zoom da luneta e usar os mildots para compensação.

 

Se vc precisar atirar entre folhagens e galhos a trajetória mais tensa do 4,5mm é bem mais vantajosa, imagina fazer isso com o calibre 5,5mm, os obstáculos naturais certamente irão interromper a trajetória antes que o chumbo atinja seu alvo, em razão da curva maior.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos proprietários das HW e TX, essas carabinas são precisas a até quantos metros? Elas chegam com precisão boa ou razoável a 70 metros? Falo em alvos do tamanho de uma caixa de fósforo.

Já li comentários de grupos inferiores a 8mm ctc, a 30 metros.

Vejo muitos comentários de que essas springers tem a precisão semelhante às PCP's. Será isso em todas as distâncias? ou Tem um limite? Qual seria esse limite?

Fiz a encomenda da minha TX 200 5,5 e estou aguardando sua chegada.

Pretendo acertar alvos do tamanho de uma moeda de 10 centavos a 30 - 40 metros de distância. Isso será possível? Caso seja possível, me darei por satisfeito.

Cyntra, assim que a minha TX chegou, fui com o meu filho de 11 anos ao terreno que possuimos perto de nossa casa.

Montamos uma bateria de alvos a uns 65 passos do lugar que iriamos atirar (+- 50 metros), tinha latas de refri, e outras coisas do tipo.

Logo que acertamos a luneta ficou facil demais mesmo pro garoto de 11 anos (chumbo jsb exact heavy carabina apoiada na frente).

Dai passamos para tampas de garrafa pet, mesmo assim eram 4 acertos em 5 tiros.

Tenho certeza que voce vai fazer o pretendido mole mole!!!

abraco

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a HW97K com Kit VMatch em 4.5

( o calibre 4.5 é melhor principalmente nas HW de mola - etambém nas PCP mas isso jé é outra história)

 

fazia tiros muito precisos até aos 55/ 60 metros

com a mão da frente apoiada claro

 

tive problemas fpi com lunetas que desregulavam fácil...

inclusive uma Bushnell Legend 5x15-40 AO que tinha umas lentes fantásticas,mas após uns 1000 disparos ,eu tinha que zerar ( ou coriigir o POI) nas torretas a cada 15/20 disparos....

 

uma luneta que sempre aguentou o zero foi uma Leapers 3x9-40,Mil-Dot e paralax fixo a 35 metros

com essa luneta fazia tiros excelentes,no entanto ela não foca bem abaixo dos 13/14 metros e os 9X são um pouco limitantes acima dos 40/50 metros.....( isto para atingir alvos muito pequenos )

 

 

tenho um amigo - o Jonas - tem uma HW 97K em 4.5 com um kit VGlide ( o kit mais caro do Steve Pope) e a 50 mts em discos de 40 mm de diâmetro não erra um ( arma apoiada) com H&N FTT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Daniel, acho que tens saudades da 97 :D

 

Amigo Cyntra só para ilustrar o que coloquei segue um gráfico comparativo entre os dois calibres, usei as informações de VO anúnciadas na Pyramydair, para a TX200 MKIII, 930 fps para o 4,5mm e 755 fps em 5,5mm, e chumbo JSB EXACT.

 

O calibre 4,5mm esta representado pela linha vermelha e o 5,5mm verde, luneta magnitude de 12x, assim vc pode ver a compensação por dots.

 

 

Graficocomparativo45e55TX.jpg

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Obrigado pelas dicas.

Concordo que a trajetória do 4,5 é mais tensa. Eu tenho uma Gamo Hunter 440 4,5 GR40kg e a 50 metros não é necessário fazer qualquer compensação. Já a Stoeger X20 5,5 GR 45, na mesma distância compenso no 2º dot da luneta.

No caso da colheita de mangas entre as folhagens a 4,5 leva vantagem. A 5,5 leva vantagem no caso de derrubar a manga imediatamente, já com a 4,5 a manga apodrece sem cair do pé..

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora um comparativo entre minha HW77 4,5mm com Barracuda Match, VO de 230 m/s e minha AT44 5,5mm, com JSB EXACT, VO de 270 m/s.

 

Assim fica mais fácil de entender as diferenças de se atirar com Springer e PCP em maiores distâncias, sem levar em consideração o desvio lateral.

 

Linha verde PCP 5,5mm, linha vermelha Mola 4,5mm.

 

GraficoCompHW77XAT44-1.jpg

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade entre springer e PCP, acho que todos nós gostaríamos mesmo é de ter todas elas.

Uma springer de alta qualidade é bem precisa, mas nada se compara com a suavidade do tiro e facilidade de uma PCP multi shot.

É por isso que porenquanto estou com essa listinha da minha assinatura rsrsrsrsrsrsrs

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante