Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Tragetória da B19-S. Qual Limite?


Posts Recomendados

Robson, boa tarde. Muito interessante seu post.

 

Quero só fazer uma observação: Seu bolso agradece por economizar, porém, sua satisfação será infinitamente maior ao conseguir fechar ainda mais estes agrupamentos utilizando chumbos de melhor qualidade. Hoje em dia, temos a Mundilar que envia chumbos TOP para o Brasil com preço bem melhor do que os praticados por aqui. Demora um pouquinho, mas vale a pena.

 

Fica a dica!

 

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson, boa tarde. Muito interessante seu post.

 

Quero só fazer uma observação: Seu bolso agradece por economizar, porém, sua satisfação será infinitamente maior ao conseguir fechar ainda mais estes agrupamentos utilizando chumbos de melhor qualidade. Hoje em dia, temos a Mundilar que envia chumbos TOP para o Brasil com preço bem melhor do que os praticados por aqui. Demora um pouquinho, mas vale a pena.

 

Fica a dica!

 

Parabéns!

Vlw pelo comentário Ivan, quanto aos chumbos, eu estou providenciando um cartão internacional para começar a comprar com a mundilar, já testei o JSB Heavy e acredite, o resultado foi péssimo, quero testar o Exact 8,44gr. ver o que acontece.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Heavy geralmente vão bem. Mas acredite, vale a pena testar outros tipos, inclusive os H&N FTT e Baracuda.

 

Tu atira muito bem em pé e sem apoio. Fez logo 50 pontos! Show!

 

Minha intenção é justamente essa, testar esses H&N, quanto aos 50pts, fiz esses a uns dias atrás e nunca mais consegui fazer, hehe, fico sempre nos 45 a 47, de vez em quando um 48. Acho que com GR de 40kg ficaria mais fácil de manter uma boa pontuação a 10m mas para o que uso, 40kg fica fraco, o de 50kg está na medida certa.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai moço, ai fiquei até mais animado, treino sempre que tenho tempo tiros a 10m e tem uns dias que estou nessa média, minha meta é chegar a média de 285pts, ta difícil mas acho que chego lá.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw pelo comentário Ivan, quanto aos chumbos, eu estou providenciando um cartão internacional para começar a comprar com a mundilar, já testei o JSB Heavy e acredite, o resultado foi péssimo, quero testar o Exact 8,44gr. ver o que acontece.

 

Robson, qualquer JSB que você testar em sua carabina ficará com agrupamentos péssimos...

Acredito que por terem saias finas e moles, eles estufam e perdem totalmente a precisão.

Eu testei uma carabina similar a essa, em calibre 5,5mm, com GR de 40, 45 e 50Kg usando JSB e me surpreendi com o resultado.

Por incrível que pareça, como GR de 40Kg, usando JSB, obtive maior velocidade do que com o GR de 45 e 50Kg.

 

Pra ser mais exato os resultados com JSB foram os seguintes:

GR Elite 40Kg - 172,96m/s

GR Elite 45Kg - 171,5m/s

GR SMS 50Kg - 168,9m/s

 

O mais surpreendente foi ver os agrupamentos.

Com o GR de 40Kg, os JSB agruparam absurdamente bem, fazendo um único furo a 10m.

Já com o GR de 50Kg a velocidade diminui um pouco e a precisão foi pro espaço...

Os únicos chumbos que agrupavam razoavelmente bem como GR de 50Kg eram os Gamo, por terem as saias bem duras.

Observei ainda que com chumbo Gamo as velocidades eram diretamente proporcionais à potencia e inversamente proporcionais em precisão.

 

Como resumo da ópera, despachei os meus GR's de 45 e 50Kg e fiquei apenas com GR's de 40Kg.

 

Estou preparando um review com esses dados, que será publidade em breve.

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson, boa tarde. Muito interessante seu post.

 

Quero só fazer uma observação: Seu bolso agradece por economizar, porém, sua satisfação será infinitamente maior ao conseguir fechar ainda mais estes agrupamentos utilizando chumbos de melhor qualidade. Hoje em dia, temos a Mundilar que envia chumbos TOP para o Brasil com preço bem melhor do que os praticados por aqui. Demora um pouquinho, mas vale a pena.

 

Fica a dica!

 

Parabéns!

 

Boa Ivan

Aprender é uma dádiva!! Fé, Foco e Força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson, Parabéns pelas considerações.

 

Estamos agora no mesmo barco! Depois de me sentir o Rambo com uma HT80 (Quattro/SAS, GR 60k), me cansei da brutalidade. Estamos seguindo o exemplo de quase todos os companheiros de tiro (acredito que, por mais que os atiradores mais experientes nos aconselhem a iniciarmos logo com as armas mais "finas" e "bem educadas", a etapa da "potência" faz parte da experiência e aprendizado da prática de tiro esportivo e recreativo).

 

Agora, estamos - eu e meu irmão, Tiago Ataulo - com duas novas carabinas: Webley Rabel e CBC B19-17. As duas são incomparávelmente mais "doces" que a Hatsan. Unboxing: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6475-combo-unboxing-cbc-b19-17-webley-rebel-primeiras-impressoes/?do=findComment&comment=103514

 

Estamos vivenciando o inicio de outra fase do esporte, partindo novamente de carabinas standart, porém com potencial para alcançar performance bem melhor. O desafio agora é explorar esse potencial.

 

O review do Paes vai ser mais um daqueles tópicos 'Doutrina'.. rsrs. Brincadeiras à parta, estamos na expecativa, Paes!

 

Acompanhando mais este tópico.

 

Um grande abraço,

 

====================================================

[edit] Pessoal, para não quebrar a regra que proíbe a dupla postagem, estou editando esse post para adicionar duas dúvidas:

 

1) Na B19-17, o Chumbinho entra no cano com dificuldade e a saia sobra um pouquinho para fora do cano. Isso é um defeito de fabricação? é possível fazer um desgaste cônico na entrada do cano, suficiente para o encaixe do projétil? - Isso me fez lembrar dos problemas com JSB mencionados no último post do Paes: "Robson, qualquer JSB que você testar em sua carabina ficará com agrupamentos péssimos". Será que isso se deve ao fato de que a maioria dos JSB são encontrados no calibre 4.52 e o cano das b19-x já é apertado? Se alguém já tiver experiencias semelhantes pra compartilhar, agradeço muito!!!

 

2) Também na B19-17, no basculamento, há barulho (chiado) de metal. Aparentemente o barulho vem do eixo do cano E no conjunto de hastes que empurra o pistão até a posição de armado. Alguém já observou ou teve que lidar com o mesmo problema?

 

Mais uma vez, OBRIGADO!

Editado por PASCHOAL ATAULO

HT 80 SAS QUATTRO TRIGGER 4,5 + GR 60K + Bucha PU

Webley Rebel - Multi Pump 4,5mm

CBC F18 Classic Plus B19-17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A montagem foi tranquila, já era tarde quando acabei, depois das 10 da noite, fiquei com receio de atirar para testar devido o horário mas não resisti, basculhei o cano com cuidado e aquele medo de iniciante pensando: (será que deu certo?) até que ouvi o click do pistão engatilhando, ufa deu certo!!! Posicionei no alvo a 10m e precionei o gatilho, meu Deus, que diesel do cão, saiu um canudo de fumaça que quase chegou no alvo, e o barulho então...... parecia que estava atirando de .40, rs. Mas que depressa guardei tudo e fui dormir.

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....................Essa foi boa !!!!!!!!................. :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não sei porque, com luneta o resultado é péssimo,

 

 

Amigão.........tente ver se a folga na articulação do cano está muito grande.........as vezes é só dar um pouco mais de ajuste e este problema some.

 

Quando vc atira de mira aberta vc usa o sistema de miras que está fixo no cano da arma, e a folga não influi........mas quando usa luneta.......o aparelho de visada, (luneta), está fixo fora do cano.........então se existir folga na articulação......cada vez que vc articular o cano ........ele pode parar em uma posição diferente e consequentemente o tiro vai bater cada hora em um ponto.

 

Espero ter ajudado

 

Um abraço

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Robson, qualquer JSB que você testar em sua carabina ficará com agrupamentos péssimos...

Acredito que por terem saias finas e moles, eles estufam e perdem totalmente a precisão.

Eu testei uma carabina similar a essa, em calibre 5,5mm, com GR de 40, 45 e 50Kg usando JSB e me surpreendi com o resultado.

Por incrível que pareça, como GR de 40Kg, usando JSB, obtive maior velocidade do que com o GR de 45 e 50Kg.

 

Pra ser mais exato os resultados com JSB foram os seguintes:

GR Elite 40Kg - 172,96m/s

GR Elite 45Kg - 171,5m/s

GR SMS 50Kg - 168,9m/s

 

O mais surpreendente foi ver os agrupamentos.

Com o GR de 40Kg, os JSB agruparam absurdamente bem, fazendo um único furo a 10m.

Já com o GR de 50Kg a velocidade diminui um pouco e a precisão foi pro espaço...

Os únicos chumbos que agrupavam razoavelmente bem como GR de 50Kg eram os Gamo, por terem as saias bem duras.

Observei ainda que com chumbo Gamo as velocidades eram diretamente proporcionais à potencia e inversamente proporcionais em precisão.

 

Como resumo da ópera, despachei os meus GR's de 45 e 50Kg e fiquei apenas com GR's de 40Kg.

 

Estou preparando um review com esses dados, que será publidade em breve.

 

Abração!

Blz Paes! Já tinha visto esses seus dados em outro tópico, muito interessante. Sobre o resultado ruim com chumbo da saia mole, eu estava desconfiando exatamente disso, sobre o estufamento, agora depois do seu relato, tenho certeza. Mas um detalhe, mesmo antes do GR, quando ainda era mola, os grupos com os chumbos gamos eram melhores do que com JSB.

 

Nunca usei os H&N, eles tem saia dura? Preciso achar um chumbo de saia dura, de cabeça aredondada que tenha bom padrão de qualidade, se não vou ter que comprar uma balança e padronizador de chumbo para melhorar a performance. Ví no blog do Pedro uns testes feitos com chumbos rifles pegando direto na caixa e depois de pesado e padronizado, o resultado é surpreendente, só que dá uma trabalheira danada. Vou ver se acho e posto aqui.

 

Aguardo ansioso pelo seu review.

 

Robson, Parabéns pelas considerações.

 

Estamos agora no mesmo barco! Depois de me sentir o Rambo com uma HT80 (Quattro/SAS, GR 60k), me cansei da brutalidade. Estamos seguindo o exemplo de quase todos os companheiros de tiro (acredito que, por mais que os atiradores mais experientes nos aconselhem a iniciarmos logo com as armas mais "finas" e "bem educadas", a etapa da "potência" faz parte da experiência e aprendizado da prática de tiro esportivo e recreativo).

Agora, estamos - eu e meu irmão, Tiago Ataulo - com duas novas carabinas: Webley Rabel e CBC B19-17. As duas são incomparávelmente mais "doces" que a Hatsan. Unboxing: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6475-combo-unboxing-cbc-b19-17-webley-rebel-primeiras-impressoes/?do=findComment&comment=103514

 

Estamos vivenciando o inicio de outra fase do esporte, partindo novamente de carabinas standart, porém com potencial para alcançar performance bem melhor. O desafio agora é explorar esse potencial.

 

O review do Paes vai ser mais um daqueles tópicos 'Doutrina'.. rsrs. Brincadeiras à parta, estamos na expecativa, Paes!

 

Acompanhando mais este tópico.

 

Um grande abraço,

 

====================================================

[edit] Pessoal, para não quebrar a regra que proíbe a dupla postagem, estou editando esse post para adicionar duas dúvidas:

 

1) Na B19-17, o Chumbinho entra no cano com dificuldade e a saia sobra um pouquinho para fora do cano. Isso é um defeito de fabricação? é possível fazer um desgaste cônico na entrada do cano, suficiente para o encaixe do projétil? - Isso me fez lembrar dos problemas com JSB mencionados no último post do Paes: "Robson, qualquer JSB que você testar em sua carabina ficará com agrupamentos péssimos". Será que isso se deve ao fato de que a maioria dos JSB são encontrados no calibre 4.52 e o cano das b19-x já é apertado? Se alguém já tiver experiencias semelhantes pra compartilhar, agradeço muito!!!

 

2) Também na B19-17, no basculamento, há barulho (chiado) de metal. Aparentemente o barulho vem do eixo do cano E no conjunto de hastes que empurra o pistão até a posição de armado. Alguém já observou ou teve que lidar com o mesmo problema?

 

Mais uma vez, OBRIGADO!

Concordo com você amigo Paschoal, acho que a fase da destruição faz sim parte do aprendizado, atirar com carabinas magnum, na minha opinião, exige muito mais do atirador do que atirar com carabinas Standart. Eu de vez em quando encontro com uns amigos aqui para uns "tirim" os 4 tem HT125 com GR75, depois de eu dar uns 50 tiros com a ht deles, pego a minha pretinha para atirar, me sinto atirando de PCP, rs

 

Sobre o chumbo entrar apertado, altera sim a precisão pois amassa a saia do chumbo quando fecha o cano, sem falar na dor que dá no dedo de ficar forçando o chumbo para entrar no cano, eu não sobre desse problema, pois, o Oliveiros fez um serviço na entrada do cano, acho que fala ESCAREAMANTO, e com isso os chumbos entram sem dificuldade.

 

Esse rangido que você se refere quando bascula o cano, a minha também faz, e realmente vem daquela aste que empurra o pistão para trás, ela encosta na lateral do "rasgo" que tem por baixo da câmara, no começo fiquei assustado pois achei que fosse dentro câmara, mas ví que realmente é essa aste.

 

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....................Essa foi boa !!!!!!!!................. :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amigão.........tente ver se a folga na articulação do cano está muito grande.........as vezes é só dar um pouco mais de ajuste e este problema some.

 

Quando vc atira de mira aberta vc usa o sistema de miras que está fixo no cano da arma, e a folga não influi........mas quando usa luneta.......o aparelho de visada, (luneta), está fixo fora do cano.........então se existir folga na articulação......cada vez que vc articular o cano ........ele pode parar em uma posição diferente e consequentemente o tiro vai bater cada hora em um ponto.

 

Espero ter ajudado

 

Um abraço

 

Grandini

 

Obrigado pela dida amigo Grandini, já fiz essas observações e não a folga nenhuma no cano, ele fecha perfeitamente, eu desconfio que seja a falta de um stop mont, ela tem um furo em cima da câmara mas não tem rosca para parafusar o stop mont, eu tenho montado a luneta com o parafuso vertical pegando dentro desse furo mas não entra justo e como não tem rosca, acho a cada tiro o mont deve se deslocar um pouco, hora para frente, hora para trás.

 

Forte abraço.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre esse seu problema com a luneta, se seguirmos o mesmo principio que sua pretinha segue para os chumbos, acho que vc deveria usar uma luneta, digamos, não tão boa como as que vc usou, quem sabe ela se adapta.

Rs, vou seguir seu conselho, bem que poderia estar certo.

 

 

Robson, parabéns pelo post! Excelente observações compartilhadas com o pessoal!

Realmente seu agrupamento em pé sem apoio MA está muito bom!

 

Continue postando!

+1 pra vc!

Abraços

André Carboni.

 

Obrigado André pelo + 1, vou atualizando assim que tiver tempo. Sobre o grupo a 10m, como citei mais acima, essa foi a única vez que fiz 50pts, geralmente fico entre 46 e 48, já melhorou bem, pois no começo eu ficava todo alegre quando conseguia entre 40 e 42, tinha tiro que até pegava fora da área preta, rs

 

Forte abraço.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá robson,

ví que vc leu meu review...

eu não tava muiiito preocupado com a precisão então depois de testar pistão aliviado, bucha PU e gr de 40, 45 e 50, gostei mais do de 50 com pistão original.

a minha b19s que eu me lembre tava com a VO como eu queria, algo em torno de 260m/s com jsb 8,44, que aliás com toda essa potência era o único que agrupava 'mesmo'.

incrivelmente agrupou um uma tampa pet a 50m. nem eu acreditei! agrupamento de pcp contrariando todas as regras de carabinas... uhsuahuhs

recomento ao amigo o uso de chumbo melhor, vai (espero que) se surpreender com a pretinha!!!

 

abç

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá robson,

ví que vc leu meu review...

eu não tava muiiito preocupado com a precisão então depois de testar pistão aliviado, bucha PU e gr de 40, 45 e 50, gostei mais do de 50 com pistão original.

a minha b19s que eu me lembre tava com a VO como eu queria, algo em torno de 260m/s com jsb 8,44, que aliás com toda essa potência era o único que agrupava 'mesmo'.

incrivelmente agrupou um uma tampa pet a 50m. nem eu acreditei! agrupamento de pcp contrariando todas as regras de carabinas... uhsuahuhs

recomento ao amigo o uso de chumbo melhor, vai (espero que) se surpreender com a pretinha!!!

 

abç

 

 

Cenoura, realmente o seu review foi que me motivou a colocar o GR de 50kg. O problema não está sendo a falta de precisão, a 10m ela faz agrupamentos constantes de 7 a 8mm e a 23 são constantes de 20 a 25mm isso com MA, o problema está na Vo muito baixa, pensei em a Bucha não estar vedando, mas se fosse isso ela não estaria agrupando. Estou sem saber o que pode ser......

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson pode ser que a saia do chumbo está estufando muito devido a alta potencia, isso diminui a VO e foi relatado em um tópico comparativo de GR na Gamo Hunter que tem aqui no CA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usado mesmo pistão original neste tipo de arma o gasram sendo muito forte da efeito contrário e a arma fica mais fraca, o melhor gasram para ela já que gostam de potência é o de 45 kilos agora se querem precisão tem que ser o de 40.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usado mesmo pistão original neste tipo de arma o gasram sendo muito forte da efeito contrário e a arma fica mais fraca, o melhor gasram para ela já que gostam de potência é o de 45 kilos agora se querem precisão tem que ser o de 40.

Karolaza aproveitando sua resposta, qual seria o gasram ideal para um pistão aliviado da Eliteairguns em uma cbchina 4.5?

 

 

Maykel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson pode ser que a saia do chumbo está estufando muito devido a alta potencia, isso diminui a VO e foi relatado em um tópico comparativo de GR na Gamo Hunter que tem aqui no CA.

Eu lí esse tópico onde mostra que com de 50kg ela ficou mais fraca que o de 45kg assim como lí outros tópicos mostrando o contrário como foi o caso do Cenoura, não sei é pela falta de padrão dos Grs.

 

Se usado mesmo pistão original neste tipo de arma o gasram sendo muito forte da efeito contrário e a arma fica mais fraca, o melhor gasram para ela já que gostam de potência é o de 45 kilos agora se querem precisão tem que ser o de 40.

Aproveitei a promoção da dispropil e comprei uma B19-14 para meu irmão, nela vou colocar de 45kg e ver o resultado. Mesmo assim, vou desmontar a minha e verificar se tem alguma coisa de errado com a bucha.

 

Outra coisa que me deixou encucado, achei um resto de JSB Heavy que esta perdido aqui em casa, lembro que quando comprei ele não teve um bom desempenho por isso deixei ele de lado, ai resolvi usar ele esse fds de semana e para minha surpresa alguns chumbos estão passando direto no cano, será que o fato de eu estar usando só o Technogun Sonic pode estar afetando o raiamento do cano por ele ser um chumbo muito duro? Fiquei preocupado com isso.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que o fato de eu estar usando só o Technogun Sonic pode estar afetando o raiamento do cano por ele ser um chumbo muito duro? Fiquei preocupado com isso.

 

Não acho acho que esse tecnogun seja tão duro assim, usei ele uma única vez assim q comecei no tiro, muito ruim, muito mais um gamo da vida.

 

Duvido que ele esteja estragando o raiamento do cano de sua arma, fique tranquilo quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não acho acho que esse tecnogun seja tão duro assim, usei ele uma única vez assim q comecei no tiro, muito ruim, muito mais um gamo da vida.

 

Duvido que ele esteja estragando o raiamento do cano de sua arma, fique tranquilo quanto a isso.

Na minha, os gamos, Rossi e Technogun tiveram o mesmo desempenho, ai dou preferência ao technogun por ser mais pesado pois uso mais em campo.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como ainda pode haver essa dúvida de qual gasram é melhor, de tantos reviews, postagens, testes e o escambau... Já ta sacramentado que o gasram que tem a melhor eficiência é o de 40kg, já atirei com uma b19 s com gas de 50, e é simplesmente uma merda, pra mim não vale nada, trancuda não agrupa, reduz vida útil da luneta etc.

 

 

Gas acima de 40 é pra quem gosta de tranco, e mais nada.

 

 

 

 

 

Maykel

Editado por mayk79
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Cenoura, realmente o seu review foi que me motivou a colocar o GR de 50kg. O problema não está sendo a falta de precisão, a 10m ela faz agrupamentos constantes de 7 a 8mm e a 23 são constantes de 20 a 25mm isso com MA, o problema está na Vo muito baixa, pensei em a Bucha não estar vedando, mas se fosse isso ela não estaria agrupando. Estou sem saber o que pode ser......

 

 

na minha eu usava bucha PU, se não me falha a memória. agora se realmente a minha ficou tão boa e veloz por causa da falta de padronização dos GRs da elite eu não sei dizer. eu queria VO de mais de 250 e consegui, agora se a miha foi um caso isolado não sei. mas lembro que agrupava somente com jsb 8,44.

o tranco dela com esse GR era igual à original com mola helicoidal, porem sem a vibração e sem pleiiimmm...

mas acho que hoje eu não montaria uma com GR de 50. ja pensando na vida da carabina, acessórios e talz...

vou por um gr de 50 na minha SAG, em tempos atrás poria o da cbc nitro 5.000.... aushsauhasuhs

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha, os gamos, Rossi e Technogun tiveram o mesmo desempenho, ai dou preferência ao technogun por ser mais pesado pois uso mais em campo.

Oi Robson, eu tive uma experiencia não muito boa com esses chumbos de cor amarelo, o material que envolve o chumbo é mais consistente, e só atirava na minha Kral com eles, resultado quase que detono ela, perdeu potencia, e acho que estraga o raiamento tambem do cano, ai voltei nos chumbos normais cinzas que são mais moles e normalizou potencia, e tudo que tinha direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como ainda pode haver essa dúvida de qual gasram é melhor, de tantos reviews, postagens, testes e o escambau... Já ta sacramentado que o gasram que tem a melhor eficiência é o de 40kg, já atirei com uma b19 s com gas de 50, e é simplesmente uma merda, pra mim não vale nada, trancuda não agrupa, reduz vida útil da luneta etc.

 

 

Gas acima de 40 é pra quem gosta de tranco, e mais nada.

 

 

 

 

 

Maykel

Concordo com vc totalmente!!! Ja tem uma porrada de gente e reviews que constata que o de 40 é o melhor, ela fica precisa e não perde tanta potência.

 

E respondendo sua pergunta sobre um pistão aliviado da elite não tenho como ter certeza qual o melhor visto que não o vi pessoalmente e não sei o peso dele, nem sei se é um projeto que tem que deixar o corpo do gasram para frente, se for isso nem adianta ser psitão aliviado pois o peso do corpo do gasram tira este efeito, mas caso for ao contrário ai sim tem que ver o peso em relação ao original se for em torno de 30% menor um de 45 vai bem se for ainda mais leve um de 50.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como ainda pode haver essa dúvida de qual gasram é melhor, de tantos reviews, postagens, testes e o escambau... Já ta sacramentado que o gasram que tem a melhor eficiência é o de 40kg, já atirei com uma b19 s com gas de 50, e é simplesmente uma merda, pra mim não vale nada, trancuda não agrupa, reduz vida útil da luneta etc.

 

 

Gas acima de 40 é pra quem gosta de tranco, e mais nada.

 

 

 

 

 

Maykel

Maykel, é questão de ponto de vista, ou melhor, a finalidade a qual você vai destinar seus tiros. Sim está sacramentado que com GR de 40kg a carabina fica mais macia e mais precisa, se eu atirasse só em papel 10m e silhuetas 1/5 não teria dúvidas, teria instalado de 40kg, mas para quem usa exclusivamente em campo a coisa muda, de 13J para 18J são quase 40% a mais de energia no alvo e isso faz muita diferença.

 

A minha não está uma merda com o de 50kg, não está com a energia que eu esperava, em torno de 18J, mas está precisa como pode ver as fotos no primeiro post.

 

 

Concordo com vc totalmente!!! Ja tem uma porrada de gente e reviews que constata que o de 40 é o melhor, ela fica precisa e não perde tanta potência.

 

E respondendo sua pergunta sobre um pistão aliviado da elite não tenho como ter certeza qual o melhor visto que não o vi pessoalmente e não sei o peso dele, nem sei se é um projeto que tem que deixar o corpo do gasram para frente, se for isso nem adianta ser psitão aliviado pois o peso do corpo do gasram tira este efeito, mas caso for ao contrário ai sim tem que ver o peso em relação ao original se for em torno de 30% menor um de 45 vai bem se for ainda mais leve um de 50.

Karolaza, você tocou em um assunto que não entendo até hoje, qual a finalidade de montar o GR com a aste para trás? Ví que você colocou um GR de 60kg na sua CFX com pistão bem leve, no meu caso que preciso aumentar a energia da minha o que seria mais viável, colocar um GR de 45kg ou se apenas aliviar o pistão eu posso ter esse aumento?

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maykel, é questão de ponto de vista, ou melhor, a finalidade a qual você vai destinar seus tiros. Sim está sacramentado que com GR de 40kg a carabina fica mais macia e mais precisa, se eu atirasse só em papel 10m e silhuetas 1/5 não teria dúvidas, teria instalado de 40kg, mas para quem usa exclusivamente em campo a coisa muda, de 13J para 18J são quase 40% a mais de energia no alvo e isso faz muita diferença.

 

A minha não está uma merda com o de 50kg, não está com a energia que eu esperava, em torno de 18J, mas está precisa como pode ver as fotos no primeiro post.

 

 

 

 

Eu vi Seu grupo e se vc está contente com ele isso q importa, quem sou eu pra discordar...

 

Mas minha visão de um bom grupo é bem diferente da sua, e te diria que essa arma poderia melhorar muito com uma gas de 40kg.

 

 

abç, Maykel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como ainda pode haver essa dúvida de qual gasram é melhor, de tantos reviews, postagens, testes e o escambau... Já ta sacramentado que o gasram que tem a melhor eficiência é o de 40kg, já atirei com uma b19 s com gas de 50, e é simplesmente uma merda, pra mim não vale nada, trancuda não agrupa, reduz vida útil da luneta etc.

 

 

Gas acima de 40 é pra quem gosta de tranco, e mais nada.

 

 

 

 

 

Maykel

 

Tbm acho que vai do uso.

Pra FT, por exemplo... Se gerar realmente só 13J com o GR de 40kg é sofrido.

É bom ter em torno de 16J pelo menos.

 

Eu estou cogitando usar a minha B19-14 para FT na MA... Mas estou considerando utilizar o GR de 40kg para ter uma carabina bem macia.

Mas isso pq eu não vou atrás de resultados no FT na MA... Meu principal é Mola MO.

Se fosse buscar resultados, iria colocar um GR de 45kg ou 50kg.

 

Se o GR de 40kg gerar em torno dos 16J, vou de 40kg sem dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza, você tocou em um assunto que não entendo até hoje, qual a finalidade de montar o GR com a aste para trás? Ví que você colocou um GR de 60kg na sua CFX com pistão bem leve, no meu caso que preciso aumentar a energia da minha o que seria mais viável, colocar um GR de 45kg ou se apenas aliviar o pistão eu posso ter esse aumento?

 

Vamos por parte:

 

Comentei do gasram com a haste voltada para traz porque a elite tinha ou tem um pistão que não me recordo para que modelo o qual eles projetaram para ser assim não sou eu que estou dizendo que tem que ser assim apenas explico que se montar com a haste para traz não adianta ser pistão aliviado que não faz efeito em razão do tranco, pistões aliviados tem a função de diminuir o tranco frontal como tb reduzir a potência da arma então neste caso não vejo razão para montar assim.

 

Minha CFX com gasram de 60: Bom isso é um caso incomum, é que minha arma mesmo recebendo um gasram de 60 ainda sim manteve um VO médio do que eu queria para fazer BR, o pistão dela é tão leve que com outros gasram fica muito fraca então com várias experiências desde uso de gasram de 40, 50 o de 60 foi o que me atendeu melhor. Lembrando que a CFX não é compável a uma Bam 19 são armas bem diferentes em relação potência, a CFX 4,5 com gasram de 40 e o resto original chega em um VO médio de 220m/s com chumbo leve ja a Bam 19 na mesma situação chega a um VO médio de 260m/s.

 

Se vc quer aumentar a potência de sua Bam coloque o de 45 no máximo sem colocar pistão aliviado, use o pistão original.

Editado por karolaza

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tbm acho que vai do uso.

Pra FT, por exemplo... Se gerar realmente só 13J com o GR de 40kg é sofrido.

É bom ter em torno de 16J pelo menos.

 

Eu estou cogitando usar a minha B19-14 para FT na MA... Mas estou considerando utilizar o GR de 40kg para ter uma carabina bem macia.

Mas isso pq eu não vou atrás de resultados no FT na MA... Meu principal é Mola MO.

Se fosse buscar resultados, iria colocar um GR de 45kg ou 50kg.

 

Se o GR de 40kg gerar em torno dos 16J, vou de 40kg sem dúvidas.

Compartilho do mesmo pensamento meu amigo.

 

 

 

Vamos por parte:

 

Comentei do gasram com a haste voltada para traz porque a elite tinha ou tem um pistão que não me recordo para que modelo o qual eles projetaram para ser assim não sou eu que estou dizendo que tem que ser assim apenas explico que se montar com a haste para traz não adianta ser pistão aliviado que não faz efeito em razão do tranco, pistões aliviados tem a função de diminuir o tranco frontal como tb reduzir a potência da arma então neste caso não vejo razão para montar assim.

 

Minha CFX com gasram de 60: Bom isso é um caso incomum, é que minha arma mesmo recebendo um gasram de 60 ainda sim manteve um VO médio do que eu queria para fazer BR, o pistão dela é tão leve que com outros gasram fica muito fraca então com várias experiências desde uso de gasram de 40, 50 o de 60 foi o que me atendeu melhor. Lembrando que a CFX não é compável a uma Bam 19 são armas bem diferentes em relação potência, a CFX 4,5 com gasram de 40 e o resto original chega em um VO médio de 220m/s com chumbo leve ja a Bam 19 na mesma situação chega a um VO médio de 260m/s.

 

Se vc quer aumentar a potência de sua Bam coloque o de 45 no máximo sem colocar pistão aliviado, use o pistão original.

 

Pois é Karolaza, a uns anos atrás quando levei minha Storm para uma armeiro instalar o GR, eu acompanhei o processo e notei que ele montou com a aste para trás, achei estranho e perguntei o motivo e ele me falou que era daquele jeito mesmo, a carabina ficou terrível, com recuo muito forte e sem precisão alguma, até os parafusos do muzzle soltaram, parecia até que estava com GR de 75kg, rs, ai enviei a carabina para ele e quando ela voltou ficou um doce, e com a aste do GR para frente, não sei foi esse o motivo.

 

Sobre o GR da sua CFX, fiquei espantado quando ví no comparativo com a Kral que era de 60kg e com Vo baixo, isso por causa do pistão leve certo? Pela lógica, nessas condições você teve a vantagem de diminuir o peso frontal, além de conseguir os resultados satisfatórios que você vem conseguindo com ela, realmente está um show sua CFX. Mas será que esse GR, devido o excesso de força necessário para armar não pode forçar e com o tempo danificar o conjunto? Sempre ouço isso aqui no fórum, o cenoura no post acima também citou que não colocaria mais GR de 50kg para não correr o risco de avaria no conjunto devido o excesso de força.

Editado por Robson Almeida

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hheheheh...

discussão antiiiigaaaa...

os fanáticos por precisão, os 'meio termos', e os que gostam de pontência, respectivamente GR de 40, 45 e 50!!

kkkkkkkk

 

bom, complementando o post, me lembro de ter feito testes com pistão aliviado, e não achei que não ajuda em nada, visto que se usar gr de 50 e pistão aliviado, da na mesma que usar pistão original e gr de 40, até a velocidade fica parecida (la por seus 230ms).

eu acho que a velocidade que me agradou mais foi a do GR de 45 e VO em torno de 260 ms.

 

abraçosss

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai enviei a carabina para ele e quando ela voltou ficou um doce, e com a aste do GR para frente, não sei foi esse o motivo.

Não tenha dúvida disso, mas existe casos que a arma só aceita o gasram virado para frente é o caso de um tunnin que fiz o qual ainda tenho que compartilhar com vcs é de uma BAM 3-3 que recebeu um gasram de 40 kilos e ficou muito boa.

 

 

 

Mas será que esse GR, devido o excesso de força necessário para armar não pode forçar e com o tempo danificar o conjunto?

 

Não ele não força da para armar de boa, reparei que os gasram da elite são muitos mais pesados que da rossi e cbc, pode ser que o de 60 da elite seja muito pesado pois estou usando da cbc. Para vc ter uma idéia comprei um de 50 kilos da elite para ver como ficava, no fim muito mais pesado para armar e a arma não agrupava, voltei para o da cbc 60 kilos e a arma está um relóginho e mais fácil de armar.

Editado por karolaza

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hheheheh...

discussão antiiiigaaaa...

os fanáticos por precisão, os 'meio termos', e os que gostam de pontência, respectivamente GR de 40, 45 e 50!!

kkkkkkkk

 

bom, complementando o post, me lembro de ter feito testes com pistão aliviado, e não achei que não ajuda em nada, visto que se usar gr de 50 e pistão aliviado, da na mesma que usar pistão original e gr de 40, até a velocidade fica parecida (la por seus 230ms).

eu acho que a velocidade que me agradou mais foi a do GR de 45 e VO em torno de 260 ms.

 

abraçosss

 

É Cenoura essa é uma discussão que nunca vai acabar, hehe. Então, eu estou no meio termo, lí que você está querendo colocar um GR de 50kg na Sag, se você tiver um de 45kg ai podemos pensar em uma troca, o que acha?

 

Não tenha dúvida disso, mas existe casos que a arma só aceita o gasram virado para frente é o caso de um tunnin que fiz o qual ainda tenho que compartilhar com vcs é de uma BAM 3-3 que recebeu um gasram de 40 kilos e ficou muito boa.

 

Isso que até hoje não compreendi, o porque de só aceitar para frente. Dá um jeito de compartilhar logo esse tining que você fez e esclarecer essa dúvida que tenho certeza que é de muitos, hehe.

 

 

Não ele não força da para armar de boa, reparei que os gasram da elite são muitos mais pesados que da rossi e cbc, pode ser que o de 60 da elite seja muito pesado pois estou usando da cbc. Para vc ter uma idéia comprei um de 50 kilos da elite para ver como ficava, no fim muito mais pesado para armar e a arma não agrupava, voltei para o da cbc 60 kilos e a arma está um relóginho e mais fácil de armar.

Esse é o problema, não tem padrão entre os GRs ai tem que manter estoque em casa e testar todos para ver qual chega no resultado desejável, aja dim-dim.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenha dúvida disso, mas existe casos que a arma só aceita o gasram virado para frente é o caso de um tunnin que fiz o qual ainda tenho que compartilhar com vcs é de uma BAM 3-3 que recebeu um gasram de 40 kilos e ficou muito boa.

André, pelos tutoriais que vejo na internet, as Cometas (220 e Fenix) têm de ter o GR instalado com a haste voltada para trás. Pelo seu know-how, saberia me dizer se existe a possibilidade de montar-lo com a haste para frente?

 

........ lí que você está querendo colocar um GR de 50kg na Sag, se você tiver um de 45kg ai podemos pensar em uma troca, o que acha?

Colega Robson, a fim de mantermos a organização, por gentileza, siga vossa negociação via MP, ok? Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

André, pelos tutoriais que vejo na internet, as Cometas (220 e Fenix) têm de ter o GR instalado com a haste voltada para trás. Pelo seu know-how, saberia me dizer se existe a possibilidade de montar-lo com a haste para frente?

 

O grande problema é que o espaço da pinça do gatilho tem para engatar com pistão é muito estreito, a traseira da gasram(corpo) é de diâmentro muito grande(19mm) exigindo um calço centralizador que mesmo feito o mais estreito possível tira a possibilidade da arma engatilhar, ja a haste por ser bem mais fina(8mm) basta fazer uma arruela mais fina e dar espaço para o engatilhamento. :thumbup:

 

Abração!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B19s com gas de 40, pistão original, bucha original = 257 m/s

 

B19s com gas de 40, pistão original, bucha de PU ai a VO baixou

 

https://www.youtube.com/watch?v=LzenCDFlAMI

Valeu pela contribuição Mayk

 

 

 

Colega Robson, a fim de mantermos a organização, por gentileza, siga vossa negociação via MP, ok? Boa sorte!

Ok Ivan, obrigado.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

B19s com gas de 40, pistão original, bucha original = 257 m/s

 

B19s com gas de 40, pistão original, bucha de PU ai a VO baixou

 

dai pessoal, faz um tempo q eu estou estudando qual GR colocar na minha B19s, e esse topico caiu como uma luva e respondeu quase todas as minhas duvidas, eu disse quase....entao vamos lá.....

 

1ª se eu colocar um GR de 50 com um pistão aliviado não seria equivalente a um GR de 45 compistão original e bucha original??

 

2º sou meio novo nisso, então pelo q vi tem varias marcas de GR, então...qual a melhor, a q realmente tem a pressão indicada na embalagem se assim fica mais facil de explicar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, eu ainda não entendí o propósito do pistão aliviado. nos meus testes é isso mesmo que ocorreu. enfraqueceu o tiro e acabei usando um GR mais forte.

com GR de 40 e pistão aliviado fica muiiiito fraca (200ms).

logo, vale mais usar um gr de 40 com tudo original do que colocar um kit elite com pistão, bucha PU e gr de 50. vai dar elas por elas. sai bem mais barato e é mais confortável pra armar e fazer longas seções de tiros.

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

 

Robson, qualquer JSB que você testar em sua carabina ficará com agrupamentos péssimos...

Acredito que por terem saias finas e moles, eles estufam e perdem totalmente a precisão.

Eu testei uma carabina similar a essa, em calibre 5,5mm, com GR de 40, 45 e 50Kg usando JSB e me surpreendi com o resultado.

Por incrível que pareça, como GR de 40Kg, usando JSB, obtive maior velocidade do que com o GR de 45 e 50Kg.

 

Pra ser mais exato os resultados com JSB foram os seguintes:

GR Elite 40Kg - 172,96m/s

GR Elite 45Kg - 171,5m/s

GR SMS 50Kg - 168,9m/s

 

O mais surpreendente foi ver os agrupamentos.

Com o GR de 40Kg, os JSB agruparam absurdamente bem, fazendo um único furo a 10m.

Já com o GR de 50Kg a velocidade diminui um pouco e a precisão foi pro espaço...

Os únicos chumbos que agrupavam razoavelmente bem como GR de 50Kg eram os Gamo, por terem as saias bem duras.

Observei ainda que com chumbo Gamo as velocidades eram diretamente proporcionais à potencia e inversamente proporcionais em precisão.

 

Como resumo da ópera, despachei os meus GR's de 45 e 50Kg e fiquei apenas com GR's de 40Kg.

 

Estou preparando um review com esses dados, que será publidade em breve.

 

Abração!

Opa desde já na espera,pelo review ainda mais se for com a cfx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenha dúvida disso, mas existe casos que a arma só aceita o gasram virado para frente é o caso de um tunnin que fiz o qual ainda tenho que compartilhar com vcs é de uma BAM 3-3 que recebeu um gasram de 40 kilos e ficou muito boa.

Karolaza,

Tenho uma B3-3 e quero colocar um GR nela, porque é muito trancuda, acho que deve ser porque a mola é muito longa (achismo).

Qual foi o GR que vc usou? (tamanho e marca, porque vou de 40 Kg mesmo)

Vc mandou usinar o batente trazeiro? (o da minha é de plástico...)

Manteve o restante original?

não achei nenhum review seu da B3-3, por isso estou te perguntando.

Obrigado

Roberto

RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal sou novo no fórum, tenho uma b19s com gr de 50kg e tinha colocado a bucha de pu mas ela estava travando a arma na hora de armar, então retirei ela e reinstalei a bucha original e parou de travar. Eu mesmo instalei usando o kit de centralização e instalei nela um silenciador da bt65 e ficou beeeeem silenciosa, a principio eu instalei com um adaptador para o cano da b19s mas depois levei o silenciador no torneiro e pedi para deixar a entrada na medida do cano da arma e colocar 3 parafusos para prender no cano, ficou bem maior e mais legal em minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa noite pessoal.

 

Queria tirar uma dúvida sobre o vedante do cano da CBC B19 14 que tem mecânica igual a B19 S. O vedante original da minha B19 14 perdeu a qualidade da vedação com menos de 1000 tiros. Isso é normal? Queria também uma dica de um vedante de cano com melhor qualidade e durabilidade que o original.

 

Fico no aguardo das respostas;

 

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

.... Queria também uma dica de um vedante de cano com melhor qualidade e durabilidade que o original.

 

Eu estou usando um anel de borracha nitrílica, adquirido em uma loja especializada em vedações industriais. Já suportou alguns milhares de tiros.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante