Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

"Pegada" no Grip e Gatilho


Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

 

Gostaria de saber se existe uma forma mais adequada de pegada no Grip e Gatilho. Explicando melhor: Quero saber qual tiro sai melhor, aquele que você realmente abraça o Grip com a palma da mão e aciona o gatilho com a segunda falange do dedo ou aquela pegada mais suave, onde apenas a ponta do dedo ou primeira falange aciona o gatilho?

 

Alguém já se fez essa pergunta e testou? Se sim, qual foi a melhor "pegada"? Essa pegada interfere no tiro ou é particular, de atirador para atirador?

 

Agradeço as respostas e atenção de todos!

 

Abraço!

 

Obs.: Peço perdão aos moderadores caso o tópico haja sido criado em local inapropriado, e ainda, solicito a gentileza de transferi-lo para o local correto, caso necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivan, empunhar a arma com muita firmeza costuma afetar a precisão negativamente. Quanto ao gatilho cada atirador costuma se adaptar melhor a diferentes estilos. Eu me adaptei melhor ao tiro instintivo.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse video ele está ensinando uma posição de "caçador " ...

eu uso a posição olimpica , independente da arma , alvo etc ... sempre que atiro em pé .

no grip , pego de leve , mas é importante que sua mão encaixe perfeitamente no grip da arma , deve ficar com uma empunhadura confortavel e natural , o angulo do grip tbm influencia .. mas dai vai de cada um .. o unico alerta é não esmagar a arma , que segurando muito forte só vai espalhar mais os tiros .

 

o gatilho tem 2 possibilidades pra aperta-lo -

1- é vc puxar de uma vez só rapido, sem muita força

2- ( o que eu e a maioria usamos ) é vc arrastar o gatilho até o fim do primeiro estagio , depois expremer o gatilho aos poucos só com a pontinha do dedo , até concluir o segundo estagio e disparar .

no caso da minha bam por exemplo , o gatilho GB esta regulado de forma que não existe 1º estagio , então eu só arrasto aos poucos até disparar ..

 

cara , a teoria é essa , o negocio é vc treinar até achar o jeito que vc se adapta melhor

abrax

Editado por EduBacha
  • +1 2

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só conheço o Artillery hold.

 

Arma descansando na mão, sem apertar, menor contato no grip possível e soleira bem leve no ombro. Ou seja, quanto menos contato, melhor.

 

Puxo o gatilho com a primeira falange do dedo, ''esmagando'' ele.

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo, Edu.

 

nesse video ele está ensinando uma posição de "caçador " ...

eu uso a posição olimpica , independente da arma , alvo etc ... sempre que atiro em pé .

no grip , pego de leve , mas é importante que sua mão encaixe perfeitamente no grip da arma , deve ficar com uma empunhadura confortavel e natural , o angulo do grip tbm influencia .. mas dai vai de cada um .. o unico alerta é não esmagar a arma , que segurando muito forte só vai espalhar mais os tiros .

 

o gatilho tem 2 possibilidades pra aperta-lo -

1- é vc puxar de uma vez só rapido, sem muita força

2- ( o que eu e a maioria usamos ) é vc arrastar o gatilho até o fim do primeiro estagio , depois expremer o gatilho aos poucos só com a pontinha do dedo , até concluir o segundo estagio e disparar .

no caso da minha bam por exemplo , o gatilho GB esta regulado de forma que não existe 1º estagio , então eu só arrasto aos poucos até disparar ..

 

cara , a teoria é essa , o negocio é vc treinar até achar o jeito que vc se adapta melhor

abrax

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos post's, percebi que a grande maioria prefere mesmo uma empunhadura mais "suave" e atirar com a primeira falange do dedo. Vou fazer os teste e ver com qual me adapto melhor, mas acredito que seja mesmo da forma descrito por vocês.

 

Com a CF-30, que dispõe de um gatilho GB regulável, fiz da mesma forma que o Edu, eliminei o primeiro estágio, porém, o segundo está curtíssimo e bem sensível, só não sei dizer qual o peso dele, pois não disponho de equipamento para medi-lo. Mas pra mim está perfeito! Já com a minha querida e estimada CBC GII, cujo gatilho é horrível, mesmo estando aliviado, o segundo estágio é muuuito longo, fazendo com que eu perca a visada durante a puxada do gatilho! A solução para este segundo estágio longo nós já temos (Santo Oliveiros! - Balim). Acho que ainda este mes compro o meu regulador de gatilho! Espero que este acessório resolva o meu problema da puxada do gatilho na GII.

 

Uma coisa que percebi quando atiro é que não posso ficar muito tempo tentando acertar a visada no centro do alvo. Tenho de fazer uma visada + tiro rápidos, pois se paro muito tempo para tentar centrar no alvo, me desconcentro e não consigo bons acertos... Com vocês é assim também?

 

Galera, de momento, agradeço pelas opiniões!!!

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já disse isso umas milhões de vezes por aqui e no chat, acho que se postar aqui vai ficar mais fácil a visualização pra todo mundo:

 

 

Usem, aumenta e muito a precisão.

 

Brunor2,

 

Agradeço pelo video, foi muito bom para meu aprendizado já que sou tecnicamente inexperiente, apesar de atirar de brincadeira desde os 12 anos, porém, só achei que exagerou um pouco nas palavras "Já disse isso umas milhões de vezes por aqui e no chat". Acompanho o site diariamente há uns 4 meses, durante todo o dia e a noite quando chego em casa e nunca vi tal comentário.

 

Mais uma vez, fico muito grato pelo vídeo e por contribuir para o meu crescimento técnico na arte de atirar!

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a visada deve ter entre 5 a 8 segundos ;)

no intervalo entre os tiros , evite ao maximo olhar para objetos no sol ( que estejam brilhando ) , uma dica é usar uma camiseta azul , verde ou cinza , e no intervalo dos tiros descansar a vista olhando pra camiseta ...

descanse entre os disparos , respire naturalmente , não prenda a respiração por muito tempo senão seu batimento cardiaco acelera e vc tende a tremer nos proximos disparos .. a respiração deve ser presa na metade da inspiração , de forma suave e relaxada .

 

Abrax !

Editado por EduBacha

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu Bacha,

 

O gatilho só tem um jeito certo de acioná-lo. Você o descreveu no item dois do seu texto. Qualquer outra forma vai gerar interferências na arma e provocar "gatilhadas", que resultam em um agrupamento geralmente baixo à esquerda ou direita, dependendo se o atirador for destro ou canhoto.

O dedo indicador deve ficar em contato com o gatilho sem encostar na coronha. O gatilho deve ser acionado sempre mantendo o eixo longitudinal da arma, esmagando aos poucos até o tiro ser disparado. Gatilho não se "clica", se esmaga.

 

Forma errada de empunhar a arma (longa) - Dedo em contato com a coronha:

img4853i.jpg

 

Forma correta:

 

img4855x.jpg

 

Posição correta do dedo no gatilho:

 

IMG_0097-300x225.jpg

 

Essa foto da posição correta do dedo no gatilho é diferente de algumas teorias que indicam que se a pessoa tem a mão grande deve posicionar entre uma falange e outra. Eu particularmente acho isso um erro, pois ao colocar entre uma falange e outra o atirador perde a capacidade de mover o dedo sem movimentar o restante da mão, o que vai influenciar no resto da arma afetado dramaticamente a precisão. Se a mão é grande o que deve ser ajustada é a empunhadura e não a posição do dedo no gatilho. Ajusta-se o "Length of Pull" e não o dedo. O dedo fica como na foto, o meio da falange distal apoiado na tecla do gatilho. O exercício é movimentar o dedo esmagando o gatilho sem mexer o restante da mão.

 

O vídeo que foi colocado, para segurar a arma com menor pressão funciona bem em armas de mola, devido ao comportamento de vibração desse tipo de arma. Segurar muito forte é prejudicial para o tiro de precisão, mesmo em armas que não sejam de mola.

  • +1 1

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida girava mais ou menos em torno do que o Flávio citou: Tenho a mão bem grande, o que faz com que eu tenha duas formas de pressionar o gatilho (com a segunda falange ou com a primeira). Porém, as fotos e as explicações da galera, me ensinaram a melhorar ainda mais!

 

Vou testar as dicas enviadas e veremos os resultados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se sua mão é grande , e fica desconfortavel apertar o gatilho com a pontinha do dedo , dai o problema está no grip da arma , tem que modificar até sua mão ficar na posição certa. segue o video do grande Larry :

http://www.youtube.com/watch?v=RSn4z-D0WBY

Pessoalmente , eu deixaria pra mexer na coronha da arma só em ultimo caso ( mas isso pq eu não tenho conhecimento algum com madeira e tals ) mas se vc quer uma arma pra competir , vc terá de modificar alguma peça na arma , pra ficar perfeita pra você , nenhuma arma vem de fabrica perfeita pra todos os atiradores

Abrax

Editado por EduBacha
  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunor2,

 

Agradeço pelo video, foi muito bom para meu aprendizado já que sou tecnicamente inexperiente, apesar de atirar de brincadeira desde os 12 anos, porém, só achei que exagerou um pouco nas palavras "Já disse isso umas milhões de vezes por aqui e no chat". Acompanho o site diariamente há uns 4 meses, durante todo o dia e a noite quando chego em casa e nunca vi tal comentário.

 

Mais uma vez, fico muito grato pelo vídeo e por contribuir para o meu crescimento técnico na arte de atirar!

 

Abração!

 

Infelizmente nunca te vi no chat. Com certeza estamos em horários diferentes, por isso nunca viu :)

 

Mas perceba o dedo também, no gatilho, a maneira correta, como já disseram ai.

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxo o gatilho com a primeira falange do dedo, ''esmagando'' ele.

 

Pelos post's, percebi que a grande maioria prefere mesmo uma empunhadura mais "suave" e atirar com a primeira falange do dedo.

 

 

O dedo fica como na foto, o meio da falange distal apoiado na tecla do gatilho. O exercício é movimentar o dedo esmagando o gatilho sem mexer o restante da mão.

 

 

Edu e Flávio... muito bem explicado, assim como bem lembrado e indicado o tópico pelo Pedro... ponto p vcs...

 

Só corrigindo... a puxada/esmagada/clicada não é com a primeira falange, mas sim com a terceira falange, que tb pode ser chamada de falange distal (como o Flávio colocou adequadamente)... ha muito tempo atrás tb era chamada de falangeta... rs

 

Abraço a todos!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu achismo eu penso que mais importante que a posição do dedo na tecla do gatilho (primeira falange, na dobrinha, etc...) é não antecipar o tiro. Isto falando em tiro de precisão. Pressiono o gatilho levemente até que o tiro saia meio sem prever, no momento de menor oscilação.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é primeira falange, mas sim terceira falange ou tb chamada de falange distal... rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é primeira falange, mas sim terceira falange ou tb chamada de falange distal... rs

 

Valeu Alex, é esta mesma que estava falando. O gatilho também tem que ser o mais leve que a regra permitir. Gatilho pesado aí não adianta vai ter que pressionar com mais força e aí gatilhada na certa.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente.. só não deixo o gatilho da HT mais leve pq tenho um certo receio bobo de desabilitar a trava automática... porém a Phantom não tem essa trava e fico com besteira... gosto de relar no gatilho e ele disparar, assim evita essas gatilhadas.. rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já notei que até o angulo que vc segura a arma muda tudo. No meu caso, precisei achar um modo em que eu apertasse o gatilho apenas para trás.

 

Normalmente quando o cara segura a arma e aperta o gatilho, tem a tendência de puxar o dedo pra trás e pra cima também. Eu tento sempre fazer o movimento puxando totalmente pra trás, o que é meio difícil já que a maioria dos gatinhos se move em ângulo e é fixado como um pivo, a não ser o gatilho da 1911 que se move reto pra trás...

 

Quando eu aperto o gatilho desse modo, a arma se mexe muito menos. Tente imaginar que está segurando a arma como se fosse um trilho, sendo assim a arma não pode se mexer pros lados, apenas pra frente e pra tras por causa do tranco ou algo assim. Esse foi o único modo que eu achei de atirar com precisão, segurando a arma sem espremer, com a mão apenas encostando nela, e movendo o dedo apenas pra trás, sem acompanhar o movimento curvo do gatilho. Não sei como explicar esse meu modo de atirar, mas acho que o pessoal vai entender a idéia. Eu também encosto o dedo no gatilho o mais na ponta possível antes de chegar na ponta dele, assim a força que precisa fazer é bem menor do que se o cara colocar o dedo la no meio do gatilho.

Editado por Andrei917
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi... tb tento fazer esse tipo de movimento... não sei se é impressão, mas parece que os agrupamentos ficam melhores mesmo...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha filmado com uma camera ruim, e acabei notando isso, preciso de uma camera que consiga filmar bem rápido pra depois assistir em camera lenta, mas só de apertar o gatilho sem chumbinho mesmo, já da pra notar que do outro modo a arma se entorta toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado, mas penso que gatilhos/teclas como da AA EV2, Condor, Anschutz, Feinwerkbau, Walther LG400 e outras do gênero facilitem essa puxada...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado, mas penso que gatilhos/teclas como da AA EV2, Condor, Anschutz, Feinwerkbau, Walther LG400 e outras do gênero facilitem essa puxada...

 

Você está certo, os gatilhos match permitem o ajuste dos estágios, arrasto, stop e regulagem da posição da tecla. Isso tudo combinado facilita muito o acionamento de forma consistente.

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante