Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Observando a Secozoom 4-50X75 (A minha é maior que a sua!)


Posts Recomendados

Comprei a minha em Jul21 na versão de U$ 600 em que vem escrito Secozoom no ajuste de distância:

 

3.jpg.1c38874101089d2bcd794212eddcd514.jpg

A outra versão mais cara vem escrito HD.

Basicamente cada anúncio mostra duas opções tipo 400 e 500, ou 600 e 700 (a que escolhi) ou 900 e 1.000, com as variações de incluir ou não o parasol ou mount, bem como o tipo de retículo.

Escolhi o modelo em que ao ajustar o zoom a imagem do objeto se amplia enquanto que o tamanho do retículo se mantém.

O tempo passou e não tive uma única oportunidade de usar na distância superior a doze metros, ocorre que a 10,75 metros consigo foco perfeito em boas condições de iluminação e no zoom mínimo de 4X, o que estiver a menos um palmo disto já fica desfocado e se escurecer um pouco também perde o foco, a imagem fica meio embaçada, igualmente acontece quando tento aumentar o zoom ou o botão de ajuste de distância. Acho que é por isto e algo mais que nenhuma loja parceira está comercializando ela.

Só me resta então continuar a ficar olhando para ela e tentar trocar minhas observações, e é claro que já começo dizendo que a minha é maior que a sua e neste quesito não existe discussão.

Ainda não dá para dizer que ela só tem tamanho, eu precisaria de dispor de uma boa distância para fazer comparações do tipo estes 50X são reais ou não, será mesmo que aguenta pancada? Etc.

O pacote veio em uma caixa de papelão pardo dentro de outra, a do lado de fora veio com as etiquetas da transportadora e do formulário de importação CN22 declarado em U$ 77,50, não me lembro mais se fui ou não taxado:

1.jpg.14ef8519eda51260ed12a8119ca69185.jpg

Na caixa interna tem apenas uma pequena assinatura ou caractere escrito à mão, que talvez sirva para identificar o conteúdo da embalagem.

Vieram dois sacos de sílica gel e bastante espuma de proteção, além do clássico paninho e chave halem.

Segue o manual original em inglês que veio nela: Manual Secozoom 4-50X75 Inglês.pdf

Aproveito e mando a digitalização do texto: Texto Manual Secozoom 4-50X75 em inglês.rtf

E a sua tradução pelo google: Tradução Manual Secozoom 4-50X75.docx

Caso alguém se interesse e queira reformular o texto para algo compreensível.

O parasol não encaixa antes de se remover um anel roscado de plástico:

2.jpg.7efb23b053648686d728643ecaeb7b6d.jpg

O qual não se rosqueia na ponta do parasol, ou usa sem nada, ou usa com o anel plástico ou com o parasol aonde vem a marca do fabricante:

2a.jpg.cb8dbce4ca2b06a479612b89a56ce885.jpg

Observando as torres que não tem tampas, notei um parafuso com a cabeça halem:

4.jpg.b8bff2691d24912aec7f50f28c100d92.jpg

Ambos estavam frouxos, ou melhor dizendo, sem aperto. Removendo o parafuso, o anel graduado pode sair:

6a.jpg.89519f3e5c9bc197cb0eadba05687f24.jpg

Deu para descobrir porque no manual vem escrito que a torre se levanta para destravar e poder dar os cliques, enquanto que no meu caso a torre simplesmente não levanta, a função de trava está apenas no anel look, girando no sentido indicado não se consegue dar os cliques e girando no sentido contrário libera os cliques. O girar dos cliques é suave e se pode observar as mudanças conforme vai clicando. Só depois que eu desmontar a torre é que terei certeza do que estou falando. Esses dentes externos no anel maior preto parecem não ter utilidade aqui, talvez deveria servir de trava para o caso do anel graduado que é elevado para poder girar.

Olhando mais de perto o parafuso:

6b.jpg.339566e83499fc53970957afd4387d77.jpg

Ele tem um anel de borracha, provavelmente para evitar a saída do gás nitrogênio, eu dei uma cheirada e acendi um fósforo e não vi o menor sinal do gás vazando, sabe, eu antigamente colocava o dedo na boca de saída do cano como forma de medir a pressão da arma até que que me disseram que poderia haver algum resíduo de chumbo e assim causar ferimentos, como ninguém me disse sobre algum risco de inalar o gás da luneta nem sobre ela eventualmente explodir ao acender o fósforo, me senti confortável fazendo isto.

Por outro lado, observando o conjunto, mesmo que este anel de borracha vedasse o gás naquele ponto, tem a outra parte por onde o gás vazaria. Então, qual seria a função deste anel de borracha?

Olhando na ocular:

5.jpg.ee3021b7c75225c691b37cf69e447acc.jpg

Achei as mesmas coisas que se encontram em outras oculares com a iluminação de retículo, não vi nada de diferente a não ser que em nenhuma inscrição desta luneta existe relevo, característica de lunetas mais velhas que não se vê mais hoje em dia.

6.jpg.e785087485d9761dd094a0e72b3341bb.jpg

As lentes externas são verdes:

7.jpg.e3b65291995bde7db5ec1059c9f5dbbc.jpg

Livres de bolhas de ar no interior do vidro que normalmente aparecem nas lunetas de qualidade inferior mas, tem uns resíduos de cola horrendos na base da rosca:

7a.jpg.15bb26df47c0b8da06cd8ff80f24926a.jpg

Se usar o parasol ficam invisíveis. A lente da ocular deixa de ficar verde quando aciona o flash:

8.jpg.558028fb6fe8117fcde2443920ada02a.jpg

No interior são bem visíveis os grânulos de pó grudados na cobertura de graxa, não consegui achar um ângulo melhor para mostrar:

11.jpg.e4a9c8c1dadd778c7f0b51d4b8230878.jpg

O lado de dentro das lentes tem marcas de um pano sujo que foi passado:

12.jpg.56e622a341f8f0be4a642f310e948f89.jpg

Para quem não conhece a diferença, pode até pensar que são fungos, apenas a olho nu e na contra luz se consegue visualizar e perceber o movimento circular das marcas do pano, esta é uma característica que considero normal, não só nas lunetas de armas feitas na China mas, também presentes em qualquer outro instrumento ótico como um telescópio ou microscópio, eu já desmontei muitos e em alguns casos até deu para limpar em outros fazia parte da lente, tipo duas lentes coladas uma na outra com as marcas na partes coladas.

Eu me pergunto se faz parte da linha de produção passar algo na lente com o objetivo de após algum tempo se proliferarem os fungos ou se é apenas para limpar algum resíduo da fábrica. Se você tem um box de vidro em casa, basta limpar só de um lado e observar as marcas que ficam do outro lado, assim vai entender o que estou falando.

Escolhi o retículo modelo 35# que é gravado na lente e teoricamente à prova de quebra:

13.jpg.e47f459f70db280b8134f039ce858055.jpg

Em detalhe:

14.thumb.jpg.d5400aedcfc5dbb52ebb0cd15603e056.jpg

Nesta parte a imagem a olho nu é perfeita, igual aparece no site de venda, apenas não consegui ajustar melhor o foco da máquina fotográfica. O conceito envolvido é que ao efetuar o disparo se deve observar o ponto de impacto e no próximo tiro seguir a respectiva referência da lente, tipo assim, fez a visada no centro e o disparo se deu na linha de baixo com o número quatro e n segunda bolinha à direita, então o próximo disparo deve ser feito nesta visada.

14a.jpg.e4cd206c73de3d3efde4bd702e435527.jpg

Curioso é a iluminação, acima tampei a entrada da lente e para o observador apenas aparece a cruz verde, todo o resto fica preto e não se consegue ver as manchas verdes que aparecem na fotografia, igual fica abaixo sem a tampa na lente:

14b.jpg.89a112aa42a47169be35b602cae83763.jpg

Ai está algo nesta tecnologia que preciso descobrir, porque ilumina apenas a área central e não ilumina o resto?

No anúncio de venda apareciam os flips e na embalagem veio uma peça única de borracha para tampar as lentes, estilo tapa olho pirata:

18.jpg.7cd4b2972826607bd0cb7492b1cc5975.jpg

Inclusive parte dela está se rompendo:

19.jpg.d9e341171147cc5174f56039f009b5c2.jpg

Coisa que parece ser fácil de se resolver, basta cortar o excedente e continuar a usar apenas a parte que se prende nas lentes, dá até para fazer um furo e encaixar uma cordinha de segurança para não se perder a tampa, o difícil mesmo é encontrar um flip ou tampa no tamanho de 75mm, por mais que eu procure, não consigo achar, só encontrei um mount que se encaixe na medida de 35 mm do tubo, não encontrei mais nenhum outro acessório para este monstro, lembrando que nenhum outro fabricante oferece este tubo de 35mm.

Considerando prós e contras; vai depender muito do gosto do cliente, por exemplo, na questão do peso, para quem vai passar o dia carregando de um lado para outro vai ser um incomodo mas, para quem quer usar como peso de academia e ficar praticando alteres usando a arma com a coronha cheia de chumbo e a luneta instalada é praticamente perfeito.

A minha parte preferida é o tamanho, sabe, tem uma cena em um filme em que o ator usa uma luneta para olhar e o cara do lado dele pega uma luneta com o dobro do tamanho, em comparação, o atirador que sacar a maior luneta vai deixar qualquer outro atirador com o mesmo sentimento expresso no filme e para terminar de arrasar só tem que dizer a frase: -A minha é maior que a sua!

Agora, em questão de qualidade, parece que não tem como ganhar, exceto pelo tamanho maior da lente que teoricamente permite uma melhor passagem da luminosidade.

Sobre ser descartável ou não, com certeza não é, tudo indica que deve ter uma boa resistência, a começar pelo retículo gravado na lente e pelo que observei no interior as lentes são rosqueadas e coladas, segundo o fabricante resiste a 3 mil gravidades (seja lá o que isto significa), no restante a resistência do alumínio é equiparada a das demais lunetas.

A questão da garantia de cinco anos é algo bem psicológico, na prática tem que enviar para a fábrica da China, só que o preço de um pacote de dois quilos custa uma fortuna para ser enviado do Brasil e pelo alto valor não compensa, praticamente uma perda total, sendo mais viável comprar outra e vender a quebrada ou deixar guardada como peças de reposição.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Pincipi disse:

resiste a 3 mil gravidades

3.000 g's! Um piloto de "avião a jato militar" resiste até uns 7 g, depois disso é desmaio! Acredito que essa pressão nem no fundo das Marianas...

Mas a pergunta, 50? 75?? Pra que isso tudo???

Editado por Luiz Almeida

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pincipi o gás que diz virem nas lunetas ou que elas sofreram um processo de expurgo é o Nitrogênio (N), gás inerte que não inflama, já o que pega fogo ou explode é o Hidrogênio (H), o Oxigênio (O) sobre pressão e em contato com algum tipo de óleo também explode!

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante