Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
mazinhowaldemar

Adaptação das Técnicas de Tiro de Precisão com Armas Curtas para o Tiro de Precisão com Carabinas de Ar na modalidade 10 metros , mira aberta .

Recommended Posts

Opa

Cumpadi Mazinho nos brindando com o seu legado de conhecimento e experiência.

Muito obrigado.

Abs

Boa tarde meu ilustre amigo Mazinho,

Copiado e impresso!

Geralmente me estresso pelo chá de cadeira na consulta da pediatra de minha filha, porem amanhã terei imenso prazer em aguardar! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inclusive vou chegar pelo menos meia hora antes! kkkkkkkkkkkkkk 

Desde já agradeço (e porque não agradecemos) a generosidade de passar um pouco de seus conhecimentos!

Evaldo Lucena

Amigo Evaldo Lucena , agradeço as generosas palavras e espero a tua contribuição , Afinal , o atirador é você e muita coisa no Tiro está sempre mudando ..

Amigo Evaldo Lucena , agradeço as generosas palavras e espero a tua contribuição , Afinal , o atirador é você e muita coisa no Tiro está sempre mudando ..
Alguma novidade no causo de conflito no papel 10 metros julgamento na CBTE?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

Pergunta i  ----A soleira macia ajudo ou prejudica o Tiro de 10 metros ?  Gostaríamos de saber a sua opinião , é importante .

Para mim tanto faz...e encaixou no sovaco estabilizou na bochecha...só alinhar e buscar a visada...não tem recuo.

Amigo Rui Saiki san  . claro que para voce , atirando com as PCPs , a perguta sobre as soleiras , pouco pode influir no seu Tiro . Outros fatores , tais como o vento , chumbo , familiaridade no trato com as lunetas , luminosidade variável , etc , influem de forma decisiva no Tiro  Esse assunto refoge da minha alçada . Só que muitos dos preceitos são gerais , e aplicam-se com maior ou menor intensidade . Recomendo que você dê uma olhada  nos quesitos  Posição Interior x Posição Exterior , Posição de Tiro , Respiração e visada . Saiki san , faça a coisa certa , não fica atirando na "galega" , você tem tudo para ser um Atirador Ótimo X Bom .

(1)   Partindo-se da premissa de que estamos falando das armas não olímpicas empregadas no Tiro de 10 metros e que essas armas são fabricadas comercialmente , temos que são confeccionadas num tamanho que possam ser utilizadas por número maior de atiradores . O que vai diferenciá-las é a preparação o tuning paqra a melhor adequação ao atirador . Muitas alterações podem ser feitas e outras quando feitas prejudicam o tiro de precisão . Entretanto , o assunto aqui é a utilização das soleiras , mais finas ou mais grossas , se podem ser utilizadas como contrapeso , duras ou moles , etc.  Estamos pesquisando o assunto e agradecemos , desde ja , a sua contribuição .

• Thanks 1

(1)   Partindo-se da premissa de que estamos falando das armas não olímpicas empregadas no Tiro de 10 metros e que essas armas são fabricadas comercialmente , temos que são confeccionadas num tamanho que possam ser utilizadas por número maior de atiradores . O que vai diferenciá-las é a preparação o tuning paqra a melhor adequação ao atirador . Muitas alterações podem ser feitas e outras quando feitas prejudicam o tiro de precisão . Entretanto , o assunto aqui é a utilização das soleiras , mais finas ou mais grossas , se podem ser utilizadas como contrapeso , duras ou moles , etc.  Estamos pesquisando o assunto e agradecemos , desde ja , a sua contribuição .
Reveja as regras o que pode e o que são proibido no caso da prova de papel 10 metros...soleira e contra peso na coronha
Nunca vi proibição...já mudar a coronha original para uma artesanal...teve época que podia...hoje tem até torneio de força livre...atira cano fixo...5.5mm e 4.5mm o que vale é pontuar mais...rola prêmio em didin vivo...além dos penduricalhos de medalhas...

Saiki san , as regras para o Tiro de dez metros são as da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo CBTE , essas regras estão sempre sendo mudadas , ou em razão dos progressos ou pela própria dinãmica do desenvolvimento do Tiro de Pressão .Vamos aproveitar a oportunidade para solicitar do nosso amigo atirador Eduardo Macedo , que no mesmo feitio de anos anteriores , publique essas regras . As citadas regras aplicam-se a todos os Torneios e Campeonatos que as adotam e não podem ser mudadas "ao gosto do fregues" . Já nos eventos caseirostem de tudo .  O Regulamento da CBTE para o Tiro de dez metros reza que as armas a serem empregadas serão a de quebrar o cano , as coronhas só poderão ser substituídas por outra , desde que sejam de armas utilizadas em competição , os contrapesos são permitidos desde que não sejam aparentes ou são permitidos os embutidos . Quanto as soleiras são referidas apenas as reguláveis que devem ser travadas  antes da competição . As coronhas artesanais podem ser enquadradas na categoria experimental .

• Thanks 1

Prezado Mazinho, até hoje não testei soleiras macias, mas acredito que numa carabina de baixa potencia, não há necessidade de uma soleira que absorva o baixo impacto.

Mario Tulio ----Muito boa a tua observação . Vamos por partes , segundo a FWB , a precisão está diretamente ligada a vedação do cano . E a coronha macia ou dura faz parte do conjunto da acomodação da arma ao atirador e não do atirador à arma . O que se pesquisa é justamente os efeitos da soleira no Tiro . Por enquanto , estamos testando a soleira integral , na madeira da própria coronha , Só que mais larga . É claro que estamos falando de armas empregadas no Tiro de 10 metros . Segundo a minha proposta  menor velocidade e mais peso = melhor precisão . Nas armas curtas de precisão , a empunhadura é essencial e corriqueiro o atirador executar os tiros sempre com a mesma empunhadura . Já no Tiro de 10 metros voce tem que soltar a arma para municiar , tiro a tiro . Aí ,o que parecia sem importânci passa a ter papel decisivo . Segundo lei da Física , a toda ação corresponde uma reação . Então , se buscamos repetir o Procedimentos , é necessário que tenhamos uma "coronha que atira sozinha" , ou seja , cumpridos os Procedimentos , a coronha deve se encaixar sem que o atiraror precise ficar preocupado com o alinhamento das miras .É a chamada caída da arma . Creio que me estendi na proposta . Qualquer observação é válida . Não deixe de postar .

• Thanks 1

Rui Saiki san , as regras da CBTE foram publicadas no começo do ano e estáo disponíveis no site da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo . Não as copio porque não sei fazê-lo  San , a proliferação desses torneios , cada um com as suas regras , esatá merecendo a criação de outras categorias e calibres . Vamos divulgar a idéia ?.

• Thanks 1

Amigo Mario Tulio , o que estamos pesquisando é se as soleiras mais finas , ao contrário de proporcionarem maior apoio para o atirador , ao se encaixarem na posição escolhida , acabam escorregando para um dos lados afundando ou levantando a visada , necessitando que o atirador faça a necessária adaptação do seu corpo para adequar a visada . O ideal é que a coronha leve a arma para a posição de tiro , necessitando apenas de pequenas correções laterais . Sem falar que com a coronha fina e "dançando" pode ocasionar torção da arma .

• Thanks 1

Mazinho, obviamente não tenho como medir as coronhas das carabinas que já se foram das minhas mãos, embora não tenha tido nenhuma de competição, mas me parece que existe um padrão na casa dos 3,5 cm na parte mais larga. Esta medida é considerada fina? Nas armas de fogo com as quais atirei, elas eram mais largas, e havia aquela tendência a uma empunhadura não relaxada, por motivos óbvios, o que não dava chance de movimentos, auxiliado pela largura. Algumas, como a do chamado Mosquefal, que era uma ação Mauser 1908 cal 7.62 com cano encurtado, tinha uma chapa de aço na soleira, inesquecível...

Espero não ter escapado ao assunto. 

Amigo Mário Túlio , voce não escapou do assunto , pelo contrário . Quase todos nós servimos no Exército ou TG , e a recomendação era de que a soleira do fuzil deveria ser encaixada na cava . Os inexperientes , coitados , ficavam com os ombros e braços escangalhados , pelo coice da arma . As soleiras sãobfinas na parte de cima e mais finas ainda na parte de baixo . Não existe medida padrão das soleiras pelo simples motivo de que ninguém é igual ao outro . Estamos falando das armas fabricadas em série , de quebrar o cano e as dúvidas foram colocadas para discussão dos colegas . Se quiserem , podemos engrossar o assunto perguntando da distância entre a alça de mira e o poste de mira . Alguém já mediu ?

• Thanks 1

Tiro de guerra...TG....remete lembranças do fuzil mauser...mosquetão

Amigo Mário Túlio , voce não escapou do assunto , pelo contrário . Quase todos nós servimos no Exército ou TG , e a recomendação era de que a soleira do fuzil deveria ser encaixada na cava . Os inexperientes , coitados , ficavam com os ombros e braços escangalhados , pelo coice da arma . As soleiras sãobfinas na parte de cima e mais finas ainda na parte de baixo . Não existe medida padrão das soleiras pelo simples motivo de que ninguém é igual ao outro . Estamos falando das armas fabricadas em série , de quebrar o cano e as dúvidas foram colocadas para discussão dos colegas . Se quiserem , podemos engrossar o assunto perguntando da distância entre a alça de mira e o poste de mira . Alguém já mediu ?

Saiki san , as lembranças são sempre doloridas , na minha terra , na minha época , o Tiro de Guerra era o TG 32 e eu era amigo do Sargento Instrutor . Muitas vezes o Sargento ia pescar conosco e para não ficar parecendo que eu era protegido dele , nos fins de semana , principalmente quando havia baile nos clubes , ao final da instrução , como se não tivesse nada com isso , o Sargento dizia , 71 (era o meu número) voce vai ficar de guarda neste fim de semana . Voce vai desmontar , limpar e engraxar os fuzis , eu mesmo vou conferir . E , conferia .

• Thanks 1

Evitou de tratar as gonorréia com raspagem da uretra...ui.uii

Saiki san , as lembranças são sempre doloridas , na minha terra , na minha época , o Tiro de Guerra era o TG 32 e eu era amigo do Sargento Instrutor . Muitas vezes o Sargento ia pescar conosco e para não ficar parecendo que eu era protegido dele , nos fins de semana , principalmente quando havia baile nos clubes , ao final da instrução , como se não tivesse nada com isso , o Sargento dizia , 71 (era o meu número) voce vai ficar de guarda neste fim de semana . Voce vai desmontar , limpar e engraxar os fuzis , eu mesmo vou conferir . E , conferia .

Mario Tulio . voltando ao assunto , a medida de largura das soléiras obedece a outros padrões como aproveitamento da madeira , etc .  Pode até ser que seja de alta funcionalidade para algumas pessoas . S-ao casos individuais , queremos discutir exatamente a individualização das soleiras , mais finas ou mais grossas , duras ou moles , com a curvatura ou sem .

• Thanks 1