Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Alta Potência e Baixa Potência!!!


karlos

Posts Recomendados

Tendo em vista o grande crescimento de praticantes de Field Target e já pensando nos campeonatos de 2012, não seria esta a oportunidade de se colocar mais uma categoria de 16J de potêcia nas provas? Digo isto, porque se ouviu falar muito de se colocar essa categoria, tambem é bom para os companheiros que estão adquirindo carabinas em 16J de potêcia, o próprio regulamento diz sobre esse assunto: categoria alta e baixa potência. Seria interessante os organizadores pensarem com carinho a este respeito, e os que pretenderem um dia participar do mundial de FT: essa é a hora de aproveitar e treinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dado o pequeno número de participantes que teriam as carabinas na faixa de potência de 16j, não sei se viabilizaria as provas com esta limitação de potência.

 

Ademais, quem pensa em competir no mundial pode perfeitamente competir com uma carabina de 16j entre competidores com carabinas mais potentes, pois o nível de dificuldade das pistas utilizadas ainda é baixo, e dessa forma o desafio é maior ...

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc Roberto, mas hoje já podemos ver que existem vários amigos com carabinas em 16J, e seria como vc bem disse "um desafio" competir com outras carabinas de maior potência, como aconteceu no encontão o nosso amigo Mikame, com a sua EV2 foi o grande campeão batendo várias carabinas de maior potência como a minha Steyr que estava com 24J. Um forte abraço Roberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Karlos,

 

Não sei se entendi a tua colocação, pois a categoria 16J já existe e é praticada nas provas da CBTE :-)

 

Se justamente gostamos de FT por não sabermos as distâncias (e termos que compensar) e por ser ao ar livre (tem influencia do ambiente, como o vento), vamos nos aprimorar tecnicamente e ir para 16J!

 

Eu mesmo estou baixando a potência da minha TX200 para 16J e vou me desfazer da minha excelente PCP (HW100 a 24J) assim que tiver a minha EV2.

 

Quem tem medo de errar a compensação que atire de fuzil! (brincadeira, é só uma provocação :thumbsup: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai Carlos, eu quiz dizer que os nossos campeonatos internos poderia colocar a categoria 16J, mesmo sabendo q a CBTE já existe essa categoria. Ex: No encontrão teve bastante gente competindo com a carabina em 16J sendo que estava td misturado alta e baixa potêcia. E por isso que eu disse a respeito de se colocar a categoria 16J tendo em vista tambem q tem bastante gente comprando carabinas nessa potêcia. Valeu Carlos um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karlos a sua proposta é sem duvida o futuro do FT, quem compete em alto nível já passou para os 16J, os demais é apenas uma questão de tempo.

Hoje se criassemos uma categoria 16J - Internacional, haveria já um bom número de participantes mas a exclusão da Categoria Alta Potencia ainda não é possivel. Todos devem concordar que ainda estamos engatinhando e acabar com a Alta Potencia seria excluir muitos participantes.

 

Hoje acho que a solução mais adequada seria criar uma categoria Open, onde poderiam participar armas de qualquer calibre e potencia e a Categoria Internacional, onde apenas as 16J seriam aceitas.

 

Acho que este é o Caminho.

  • +1 1

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser neófito no FT, acho uma modalidade extremamente técnica. Na prova do encontrão tinha uma porra de um bicho embaixo de um pinheiro a uns 50m, com ângulo de uns 30º e acho que só o MIkami acertou com a EV2 de 16 joules. Aliás não só acertou como ficou em primeiro folgado. Na prova tinham vários canhões Top de 4,5 e 5,5mm mas não levaram.

Na minha opinião se o mundo vai de 16 joules, então temos que seguir, pois criar subdivisões empobrece a modalidade dividindo os participantes.

acho que a maioria das PCPs podem ser ajustadas para 16 joules, com redução de transfer ports, regulagens na mola do martelo e etc.

O mesmo acontece no Benchrest pois querem utilizar gabaritos de 5,5mm em tiros de 4,5mm. quem garante que o gabarito vai alargar o furo exatamente a 90º e não na direção do 10. Pelas normas, uso do gabarito, é um recurso extremo e limitado a uma única inserção. Imaginem utilizar gabaritos de um calibre em outro diferente.

O problema é que devido aos preços exorbitantes das armas no nosso país, o pessoal se ve obrigado a ter uma arma para tudo e isso infelizmente não existe.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Brasília ainda não temos as modalidades FT e BR, estamos engatinhando no Ar Comprimido. Como vejo uma variedade muito grande de potências nos 2 calibres, o mais sensato é começar com provas Open, conforme sugerido pelo Eduardo Argolo.

O número de atiradores de Ar Comprimido vem crescendo e em um futuro bem próximo creio que teremos condições de realizar provas por categorias.

E como foi oportunamente colocado pelo Arlindo, as armas aqui tem um preço elevado, o que impede a maioria dos praticantes do tiro esportivo ter uma arma adequada para cada modalidade. No nosso caso específico se separarmos por categorias, muitos participantes serão excluídos e teremos provas com um número reduzido de participantes. Isso é muito complicado, os excluídos irão achar que a separação foi feita para beneficiar apenas os que tem determinadas carabinas.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já poderiamos pensar e pensar primeiro, tendo em vista que os paises vizinhos existe muitos competidorees de FT, e porque não criarmos uma federação de FT? Para podermos chegar lá no CBTE e mostra q temos por exemplo 200 socios, e assim por em pratica num futuro não tão distante a idéia de promover um campeonato que na verdade seria o primeiro campeonato sulamericano de FT. Eu estive na Argentina a uma semana atras e visitei um clube de tiro e vi num sábado várias pessoas treinando não só FT mais outras modalidades. Antes nós do que eles, essa idéia tem que ser posta em pratica, as pessoas q sempre estão promovendo campeonatos de FT nível nacional, dentre vários amigos nossos já poderia ir pensando nisso, essa é a hora. Os praticantes de FT crescem a cada dia no mundo td, e essa e a nossa oportunidade. Ou será que teremos que ir competir lá na casa deles? Pessoal isso é só uma idéia. Mas vejo lá na frente... 1º Campeonato Sulamericano de Field Target e Hunter Field Target. Local: BRASIL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extraido do regulamento Ft da CBTE:

"

b. Provas

Mola
: Todas as armas cuja propulsão ocorre por ação de mola, independente de peculiaridades ou dispositivos complementares, divididas em:

35]
Baixa Potência
: armas com até 16 Joules de energia para os calibres 4.5 e 5.5.

35]
Alta Potência
: demais armas, respeitando a limitação de 24 Joules para o calibre 4.5mm e 42 Joules para o calibre 5.5mm.

 

Gás
: Todas as armas cuja propulsão ocorre por ação de ar pré-comprimido, Co2, ou outro gás, divididas em:

35]
Baixa Potência
: armas com até 16 Joules de energia para os calibres 4.5 e 5.5.

35]
Alta Potência
: demais armas, respeitando a limitação de 24 Joules para o calibre 4.5mm e 42 Joules para o calibre 5.5mm."

 

 

Ou seja, v. pode participar da mesma prova e quatro categorias diferentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, carabinas em 16J é um desafio à todas as dificuldades que existe no Field Target, talvez por isso a emoção de atirar é maior, de inicio temos o vento que às vezes temos que compensar até 2 dots laterais na luneta, o chumbo 4,5 em 16J em longas distâncias tem a dificuldade de desarmar a Killzone p/ o alvo cair(referindo os nossos alvos que não são adaptados p/ 16J, em provas européias até carabinas 7,5J conseguem desarmar as killzones) então temos que preocupar c/ os pontos de impactos internos nas killzones que dependendo da distância se acertarmos no ponto de baixo da killzone o alvo tende à não desarmar, então temos que trabalhar muito c/ precisão nos tiros e a temperatura que é um fato crucial onde afeta a focagem da luneta onde 5 metros p/ carabinas 16J faz muita diferença(um fato acontecido no CCTN onde a luneta atingiu cerca de 45° de temperatura onde os tiros pegavam à quase 2 dots de diferença), como a parábola é maior em 16J a compensação é maior então temos que clicar mais ou usar todos os dots da luneta dando uma certa insegurança no momento do disparo, como temos que trabalhar c/ precisão nos tiros necessitamos de lunetas de ótima qualidade, c/ clicagens perfeitas, focagens nítidas, enfim, vários recursos que a luneta oferece onde o custo sobe muito.

Como a tendencia de ter carabinas em 16J está crescendo e no exterior as provas tem diferenças entre potências, então na minha opinião tem que ter a diferença entre categorias de potências.

 

Abraços

 

Mikami

  • +1 3

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extraido do regulamento Ft da CBTE:

"

 

 

b. Provas

Mola
: Todas as armas cuja propulsão ocorre por ação de mola, independente de peculiaridades ou dispositivos complementares, divididas em:

35]
Baixa Potência
: armas com até 16 Joules de energia para os calibres 4.5 e 5.5.

35]
Alta Potência
: demais armas, respeitando a limitação de 24 Joules para o calibre 4.5mm e 42 Joules para o calibre 5.5mm.

 

Gás
: Todas as armas cuja propulsão ocorre por ação de ar pré-comprimido, Co2, ou outro gás, divididas em:

35]
Baixa Potência
: armas com até 16 Joules de energia para os calibres 4.5 e 5.5.

35]
Alta Potência
: demais armas, respeitando a limitação de 24 Joules para o calibre 4.5mm e 42 Joules para o calibre 5.5mm."

 

 

Ou seja, v. pode participar da mesma prova e quatro categorias diferentes!

 

Pois é Carlos, a CBTE foi precursora neste quesito, tanto que após a Hiomologação das regras Brasileiras, Portugal seguiu pelo mesmo caminho.

O colega Netby, pode esclarecer se foi isso mesmo, ou se a diferenciação em classe Alta e Baixa potencia já existia em Portugal e só foi formalizado agora.

 

Vale Lembrar no entatnto que CBTE, limitou a potência aos 24J e 42J para os calibres 4.5 e 5.5 respectivamente, e isso excluiu os caçadores, que primam pela potencia das Carabinas Magnum.

 

Mas acho que a questão que o amigo Karlos colocou, foi quanto às provas sociais, pois nessas temos apenas a Classe PCP e a Classe Springer, o que como bem disse o Mikami, faz uma diferença muito grande. Muito embora esse Japonês chorão atire de Baixa e sempre fique na frente das Altas.

 

Como ainda estamos engatinhando, a saída neste momento é diferenciar em Classe Internacional (até 16J) e Open (sem limite de potencia) - Isso Inclui todas as armas inclusive às PCP Magnum como as Sumatras, Dragon Claw e Career.

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikame essa situação dos alvos não estarem padronizados para esse tipo de potêcia e um fato que poderia ser revisto, pos lá no encontrão teve situações em q eu vi que acertei dentro do kill zone e o alvo não desarmou eu creio q aconteceu com muita gente, mesmo a minha carabina estando em 24J, imagine quem estava com 16J. Como vc mesmo disse a questão do vento e temperaturas e crucial para essa potêcia. Mas foi bom para mim ver a dificuldade q é atirar em 16J. Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Vale Lembrar no entatnto que CBTE, limitou a potência aos 24J e 42J para os calibres 4.5 e 5.5 respectivamente, e isso excluiu os caçadores, que primam pela potencia das Carabinas Magnum.

 

 

Como ainda estamos engatinhando, a saída neste momento é diferenciar em Classe Internacional (até 16J) e Open (sem limite de potencia) - Isso Inclui todas as armas inclusive às PCP Magnum como as Sumatras, Dragon Claw e Career.

 

 

Olha a sumatra pode ir até com a restrição de 42 joules... meu irmão usa a sumatra nos campeonatos de FT, mas com potência baixa, com "somete" 35 joules. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro limite de potência: O fabricantes de alvos não garantem eles a mais de 42J.

 

Além disto, se o alvo não estiver bem preso com os 4 espeques, com as armas mais potentes acontece o tal "falso positivo": Erra o killzone (acerta no corpo do bicho) mas o alvo cai mesmo assim. Isto é bastante comum no final das provas, quando os alvos não estão mais firmes.

 

Falando nisto, acho desproporcional o limite de apenas 24J para 4.5mm e 42J para 5.5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se instituir os 16J, vou ver nego de 5,5mm sabando muito aqui no RJ ... rs ...

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glock,

Com samba ou tango, não se pode ir contra a maré, ainda mais no nosso caso com nossas perninhas cambetas rsrsrssrsrsr Temos que seguir as tendências internacionais.

Meti na cabeça que vou me dedicar ao FT, integralmente em treinos e equipamentos pois sonho com a participação do nosso pessoal num mundial e antes disso não perder de lavada, em casa para os amigos paulistas rsrsrsrsr.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauahauahau

 

Ok ... Então definam realmente isso que vou regular a minha para o 16J ... Mais tem que ter medição de velocidade x peso do chumbo nas provas ...

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arlindo concordo plenamente com vc meu amigo a sua determinação em querer sempre mais e mais dão força a nós a buscar a perfeição no FT. O FT carioca precisa de mudanças e com urgencia, temos que dar o sangue porque hoje nível Brasil somos nós o maior efetivo de competidores de ft, mais em nível de experiêcia e tecnicas os paulistas estão melhor do q nós. Por isso que o encontão valeu muito a pena, são nesses momentos de descontração e camaradagem que buscamos conhecimentos tecnicos com os nossos amigos de SP sem contar com a companhia deles. Arlindo precisamos marcar com aqueles que se disponham a dar uns treinos só FT, posição, clicagem de lunetas, tipos de chumbo falarmos sobre as posições treinar essas posições de tiro e muito mais. Estou a disposição um forte abraço a tds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arlindo concordo plenamente com vc meu amigo a sua determinação em querer sempre mais e mais dão força a nós a buscar a perfeição no FT. O FT carioca precisa de mudanças e com urgencia, temos que dar o sangue porque hoje nível Brasil somos nós o maior efetivo de competidores de ft, mais em nível de experiêcia e tecnicas os paulistas estão melhor do q nós. Por isso que o encontão valeu muito a pena, são nesses momentos de descontração e camaradagem que buscamos conhecimentos tecnicos com os nossos amigos de SP sem contar com a companhia deles. Arlindo precisamos marcar com aqueles que se disponham a dar uns treinos só FT, posição, clicagem de lunetas, tipos de chumbo falarmos sobre as posições treinar essas posições de tiro e muito mais. Estou a disposição um forte abraço a tds.

 

Vocês estão superestimando os paulistas, hoje tirando o Mikami, o Shinohara, o Vagner e o Edgard que praticam sempre, e o Valter Petrin que infelizmente atira apenas por diversão, (mas que em meu ponto de vista é o atirador mais completo que eu conheço), os outros paulistas estão no mesmo nível dos cariocas.

 

Veja lá Karlos a sua e a minha classificação no dia do Encontrão, e aí me diga quem atira melhor???

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauahauahau

 

Ok ... Então definam realmente isso que vou regular a minha para o 16J ... Mais tem que ter medição de velocidade x peso do chumbo nas provas ...

 

Glock, isto já está definido :-)

 

Veja naquele naquele trecho que eu coloquei: Já existe no regulamento oficial a categoria internacional (16 J) e a categoria geral (24J para 4,5 e 42J para 5.5). O que normalmente se faz nas provas é juntar todo o mundo, porque senão vai ter muita pouca gente por categoria. Mas a medida que tivermos mais atiradores (especialmente na categoria mais técnica, 16J), vai ser viável fazer a divisão.

 

Concordo contigo, tem que haver medição da potência das armas, para não haver injustiça. Talvez não precise testar todas as armas, mas pegar algumas por sorteio antes e depois da provas, como se faz nos exames anti-dopping :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai Argolo tudo bem que fizemos os mesmos 28 pontos, mas não tem como comparar vc comigo irmão, eu acho que a temperatura ou o lugar da prova influênciou o resultados de vcs, tendo em vista que é outro lugar diferente do que vcs atiram muda td eu acho. Caramba Argolo não sei nem o que te dizer a respeito disso, vc é um exelente atirador eu estive reparando a sua tecnica de tiro e fiquei imprecionado com a sua paciêcia, vou te falar eu nem sei como fiz esses pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" Ok ... Então definam realmente isso que vou regular a minha para o 16J ... Mais tem que ter medição de velocidade x peso do chumbo nas provas ... "

 

Glock,

Lembra que eu fiz um peso de 500g para testar os gatilhos dos 10m mira aberta e ninguém usou nas nossas provas. Mas soube que um dos nossos foi barrado numa prova da confederação devido ao do peso do gatilho.

 

Regra é regra, o resto é enrolação.

 

´Como parte da preparação para enfrentar os paulistas, já fiz plástica para estreitar os olhos para facilitar a visada e ficar parecido como Mikami, rsrsrsrsrsrssr

  • +1 1

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

´Como parte da preparação para enfrentar os paulistas, já fiz plástica para estreitar os olhos para facilitar a visada e ficar parecido como Mikami, rsrsrsrsrsrssr

 

Huahuahuahuahua, olha que eu não tenho os olhos tão fechados assim, tem pessoas que acham que sou mestiço.

 

mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glock, isto já está definido :-)

 

Veja naquele naquele trecho que eu coloquei: Já existe no regulamento oficial a categoria internacional (16 J) e a categoria geral (24J para 4,5 e 42J para 5.5). O que normalmente se faz nas provas é juntar todo o mundo, porque senão vai ter muita pouca gente por categoria. Mas a medida que tivermos mais atiradores (especialmente na categoria mais técnica, 16J), vai ser viável fazer a divisão.

 

Concordo contigo, tem que haver medição da potência das armas, para não haver injustiça. Talvez não precise testar todas as armas, mas pegar algumas por sorteio antes e depois da provas, como se faz nos exames anti-dopping :-)

 

Hoje o que ocorre nas provas da CBTE é o seguinte, o atirador declara em que categoria está a sua arma e se ele estiver com más intenções aí a organização tomou balão.

 

Na minha humilde opnião a homologação das armas deveria ocorrer antes da prova, no momento em que o atirador vai fazer a sua inscrição e retirar a sumula. Se é a intenção criar uma categoria internacional, então tem que ser feito da forma certa, passa a arma no cronógrafo e com as informações de cada chumbo é facil determinar a velocidade maxima que a arma deve ter, se ao passar a arma no cronógrafo a velocidade ultrapassar tolerância maxima permitida, faz-se um reteste, onde serão disparados mais três tiros e com a média da velocidade calcula-se a potência. Se ainda assim a arma ultrapassar a velocidade maxima permitida, então ela será homologada na categoria Open.

 

Se você deixa para fazer a hologação durante a prova, depois que o atleta começou a prova, se for detectada a alteração de potência, a única medida a adotar é a desclassificação, enquanto que se for feita a homologação antes você pode determinar a Classe certa em que ele irá participar.

 

As regras ainda permitem que a arma seja aferida a qualquer momento, e se durante a prova for detectado o excesso de potênci, então fica clara a intenção de levar vantagem ilicita, nesse caso a desclassificação é mais que merecida.

 

Mas essa é só a minha humilde opnião.

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se queremos chegar ao nível dos grigos temos de ser honestos não so com os companheiros mas com nós mesmo, fica feio pra dedeu uma pessoa ser campeão e chegar na hora de verificar a sua carabina em vez de 16j o malandrinho esta com 24j na catagoria de 16j, tem que tomar uma coça de gato morto. Como mesmo disse nosso amigo Argolo a organização da prova se não estiver fiscalização vai tomar balão, e regra é regra o resto é enrolação certo amigo Arlindo. Vamos que vamos galera. O meu inclinômetro já esta chegando hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glock, isto já está definido :-)

 

Veja naquele naquele trecho que eu coloquei: Já existe no regulamento oficial a categoria internacional (16 J) e a categoria geral (24J para 4,5 e 42J para 5.5). O que normalmente se faz nas provas é juntar todo o mundo, porque senão vai ter muita pouca gente por categoria. Mas a medida que tivermos mais atiradores (especialmente na categoria mais técnica, 16J), vai ser viável fazer a divisão.

 

Concordo contigo, tem que haver medição da potência das armas, para não haver injustiça. Talvez não precise testar todas as armas, mas pegar algumas por sorteio antes e depois da provas, como se faz nos exames anti-dopping :-)

 

 

Eu sei que já é Carlos, quando eu falo que deve ser definido é em nossas provas internas, porque não vai querer colocar carabina de 42J em 5,5mm com uma balistica muito superior a uma 4,5mm de 16J ... Se for tem que valer para todos, ou ter mais medalhas ....

 

É isso que estou falando ... Porque sei bem como é aqui no RJ, se n\'ao ficar muito claro para todos vai dar discussão ... hauahaua

 

Rapaziada FT ainda não é o meu forte e provavelmente nunca será por conta de dor nas costas cambrais e o caralho a quatro ... E sinceramente ir para um mundial não para meu bico, não tenho grana para isso ...

 

Então minha intenção é competir sim, com os amigos e me divertir ...

 

Só que eu quero algo justo, para todos ...

 

Porque se for instituído isso 16J nos campeonatos do RJ eu vou montar uma carabina para isso, que praticamente só vai ser usada no FT.

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for em treino pode usar até 100J, agora em prova e ciente das regras, usar carabina de 24j como 16J é desonestidade é deve ser desclassificado e expulso do local, como exemplo para outros desonestos.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cacetada Arlindo agora que eu vi sua assinatura ... rs ... Quero ver essas carabinas novas ....

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karlos,

Quando você disse: "... fica feio pra dedeu um candango (GN) ser campeão e chegar na na hora de verificar a ..." Esse candango ao qual você se refere é alguma pessoa específica do Distrito Federal? Candango é uma designação para os moradores do Distrito Federal, existem (Candangos e Brasilienses, assim como Cariocas e Fluminenses). A expressão usada pode ser pejorativa e ofensiva, se for, de forma geral, referente aos moradores do DF. Se eu estiver equivocado, peço desculpas e a questão se dará por encerrada.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karlos,

Quando você disse: "... fica feio pra dedeu um candango (GN) ser campeão e chegar na na hora de verificar a ..." Esse candango ao qual você se refere é alguma pessoa específica do Distrito Federal? Candango é uma designação para os moradores do Distrito Federal, existem (Candangos e Brasilienses, assim como Cariocas e Fluminenses). A expressão usada pode ser pejorativa e ofensiva, se for, de forma geral, referente aos moradores do DF. Se eu estiver equivocado, peço desculpas e a questão se dará por encerrada.

 

Cyntra, pode ficar despreocupado meu amigo.

A expressão que o Karlos usou é apenas uma giria, tanto do RJ quanto de SP, e não se refere em nada a ninguém especificamente.

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glock,

Estou com mais armas do que dedos e pior ainda porque vou usar curativos no indicador esquerdo por pelo menos mais um mês.

A que estou mais ansioso para testar é a Lynx e assim que desembarcar, ela estará a sua disposição para testar a criança.

Sempre digo que vou vender algumas, mas o coração dói e as vezes, acredite, eu abro os cases só para ficar admimirado as crianças.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro Cyntra desde já eu me desculpo por mencionar essa palavra CANDANGO. É o seguinte companheiro eu servi na Brigada de Infantaria Para-Quedista durante 10 longos anos de muito sofrimento e muita ralação tomei muita porrada, e foi quando eu fui tentar a sorte no curso de Comandos isso em 1993 então ao chegar lá já fomos bem recebidos eu só quebrei 3 dentes e rasguei a cabeça tomando alguns pontos. Bom a respeito da palavra CANDANGO é que aão chegar os alunos e eu estava no meio desses e claro, os instrutores já deram o brado... pra cima desses CANDANGOS ai o tempo fechou, então camarada Cyntra eu vejo essa palavra como apenas uma giria de militarismo quando eu fui instrutor de curso eu acabei inculcando essa palavra na minha cachola e durante 10 anos e para tirar é difícil, inclusive eu chamos os meus 75 alunos de Jiu- jitsu de meus CANDANGOS o meu mestre me chama de CANDANGO e olha que ele serviu em outra força " Fuzileiro Naval" ate lá cultua essa expressão. Como o nosso amigo Argolo disse " até em SP é usado essa giria" e é verdade porque eu estive em Lorena e Caçapava ministrando curso de Stress Fire naqueles 2 batalhões de Infantaria Aero- Movel e lá se falava muito CANDANGO pelos militares daquela OM. Peço mais uma vez desculpa mas a minha intenção não é jamais deflamar ou ofender niguem para isso eu fui bem educado pelos meus pais, e jámais alguem verá eu desrespeitar pessoas tanto jovens como pessoas de mais experiêcia de vida. Jamais eu irei postar ou debater ou escrever ou falar essa palavra sem ser com amigos, desculpa.

Obrigado por vc chamar a minha atenção porque como eu sou do RJ jamais iria saber o significado dessa palavra, e olha que eu já fui no DF milhóes de vezes. O território brasileiro e muito extenço a exite várias culturas várias girias e palavras, agora não só eu mas muitos de nossos camaradas vão saber o significado dessa palavra. Eu fico triste por mim mesmo até porque esse é o primeiro tópico que eu pósto é não comecei nada bem, desculpa Cyntra e amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Arlindo as suas crianças já fazem parte da sua vida do seu corpo, eu fico assim tambem admirando a minha criança. E Glock meu camarada já vai preparando mano a sua criança tambem eu sinto a sua falta nos campeonatos e nunca esqueço quando te conheci lá no campeonato brasileiro cheio de gás e representando os cariocas. Ai Glock se vc sentir a coluna eu tenho um bisú de estalar coluna que é infalível kkkk. E te falo mais, quando vou participar de algum campeonato de FT meu amigo já vou chorando porque a minha coluna é fudid... tambem, mas eu gosto tanto de FT que nem ligo, mas depois... aiiiiiiii.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na próxima etapa eu vou Karlos ...

 

Eu observei um ponto nos meus treinamentos, de 9 a 13 metros a dixa do ponto de impacto muda ó que a desgrama da minha luneta não foca a 9 metros nem com 6 de aumento ...

 

Mais estou com minhas anotações prontas aqui para a próxima etapa ...

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero dar meus parabens para o pessoal que atira em 16j, Vagner Aurelio, Mikame, Edgar, Shinohara, Marlon Soares, Argolo bom se eu esqueci alguem sorry. Isso porque eu fui pela 1º vez treinar em 16j hoje e meus amigos é predeira eu quase chorei, estava um vento vindo de direita e depois esquerda o vento parava voltava, bom qualquer ventinho mudava td. Por isso meus parabens para esse povo que tem experiência e acima de td conhecimento e técnica. Vou ter q ralar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na próxima etapa eu vou Karlos ...

 

Eu observei um ponto nos meus treinamentos, de 9 a 13 metros a dixa do ponto de impacto muda ó que a desgrama da minha luneta não foca a 9 metros nem com 6 de aumento ...

 

Mais estou com minhas anotações prontas aqui para a próxima etapa ...

 

Glock, se você já tentou o ajuste fino de paralax e não teve sucesso, eis aqui a solução dos seus problemas.

 

Essa foto copiei no perfil do Face Book da FFTI - Federazione Field Target Italia (https://www.facebook...16123455&type=1).

 

Note que sobre a luneta da atiradora há um Red Dot, quando ví isso em uma foto da mesma atiradora no mundial do ano passado, perguntei para que seria e me responderam que era justamente para tiros em curtas distâncias, ou seja - A sua luneta não focaliza a distancias a baixo de 10m, você a regula apartir desta distância e coloca um red-dot sobre a luneta regulado para 09 m por exemplo.

 

Durante a prova, sempre que a sua luneta não focar o alvo você já sabe que está a uma distância menor que 10m então deve atirar com o Red-dot. Vale lembrar que em curtas distâncias, o nº de clicks para um metro de diferença pode ser bem grande, ou seja, se a KZ for muito pequena e o alvo estiver a nove metros e meio, a chance de miss é bem grande.

 

Mas já é uma idéia, espero que ajude em alguma coisa.

 

 

308886_101584736615397_100002916123455_5097_1688038577_n.jpg

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero dar meus parabens para o pessoal que atira em 16j, Vagner Aurelio, Mikame, Edgar, Shinohara, Marlon Soares, Argolo bom se eu esqueci alguem sorry. Isso porque eu fui pela 1º vez treinar em 16j hoje e meus amigos é predeira eu quase chorei, estava um vento vindo de direita e depois esquerda o vento parava voltava, bom qualquer ventinho mudava td. Por isso meus parabens para esse povo que tem experiência e acima de td conhecimento e técnica. Vou ter q ralar.

 

Karlos, se estava atirando com 24J até agora, eu te aconselho baixar a potência aos poucos, assim você vai ter tempo de assimilar as diferenças que irão ocorrer gradativamente. Se você baixar de classe de uma só vez, as variáveis serão tantas, que você não será capaz de determinar a razão de seus erros, ora será culpa do vento, ora do chumbo e ora será culpa sua, mas você nunca será capaz de determinar a causa e assim corrigir estas falhas. A tendência será o desanimo e até o abandono ao esporte.

 

Tente descer a potência para 20J por exemplo e pratique bastante BR com essa potencia, assim será capaz de identificar as variantes e isolar o fator humano. Quando já estiver identificando todas as variantes, aí você pode tentar reduzir para 16J e ver se é possivel identificar as demais variantes, se você julgar que são muitas, reduza para 18J e só depois para 16J. Dessa forma acho que será uma transição menos traumática.

 

OBS: A cada redução de potência que fizer, faça uma string e identifique todas as variáveis de seu equipamento, onde começa o ponto doce e até onde a carga é útil, qual o spread de sua arma, etc. E lembre pratique muito, muito mesmo, o BR - ele é a base para que você entenda o seu equipamento.

  • +1 1

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Argolo concordo com vc eu ate cheguei a pensar em atirar somente em 24j, 16j é complicado eu não sabia mas o q fazer, td hora mudava o ponto de impacto do chumbo e eu estava ficando já desanimado com essa potência hoje eu já tive algumas melhoras coloquei a carabina em 20j fiz como vc falou BR já pude endender algumas falhas minhas na quinta vez em que eu fiz BR consegui marca 241 fiquei td bobo. O pedro que tambem tem uma Steyr esta usando ela em 22j no BR e esta gostando, bom vou ficar em 20j depois vou diminuindo seguindo o seu conselho para 18j e finalmente 16j. Obrigado Argolo um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não desanimem em atirar c/ 16J ela tem suas dificuldades mas não é bicho de sete cabeça, claro que o bendito vento atrapalha nos tiros mas por isso existe a compensação nos tiros, vou passar algumas tecnicas que eu uso no dia à dia e em dias de provas:

Em primeiro lugar eu tenho que saber em que direção o vento está soprando, se na hora do tiro eu tenho uma leve brisa à direita de um alvo que está acima dos 30 metros então tenho que compensar à esquerda mais ou menos na borda esquerda do alvo e se o vento for mais forte tento compensar até um dot fora da borda esquerda e quando o vento é para esquerda faço as mesmas compensações p/ direita e quando o vento está forte espero até o vento baixar e se o tempo estiver acabando e o vento não cessar, faço maiores compensações, não podemos medir a velocidade do vento quando se trata de alvos distantes e por isso temos que treinar muito p/ saber o quanto compensar em dias de vento, mas normalmente no caso da EV2 que possuo tenho feito essas compensações.

Em dias de vento muito forte tento usar chumbos mais pesados p/ não sofrer tanto c/ a influência do vento e isso é valido p/ o BR tbém que uma simples brisa faz os tiros sairem dos Xs, à não ser quando atiro indoor onde não tenho a influência do vento, estou vendo o pessoal desanimando c/ esta potência, mas se não fosse esse desafio não teria graça.

Qualquer dúvidas neste tipo de tiro por favor fazer contato que ajudarei no que estiver ao meu alcance.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu saí dos 37 joules da minha at44 para os 16 da cz 200s e vou dizer, é dureza.... mas estou gostando, no começo queria era voltar correndo pra hatsan... hj já não vejo o pq, já me acostumei acho com a potência mais baixa. Sem dúvida a vida a 37 joules é bem mais fácil.. o vento não afeta tanto, a queda do chumbo é menor etc... mas como disse o Mikami é parte do desafio...

 

Quando me propus a treinar FT, eu sabia que no Brazil não haveria restrição de usar uma arma de maior potência, mas preferi optar pelo padrão do mundial..... afinal se quase o mundo todo atira a 16 joules de que adianta eu atirar com 37??? com o que vou poder compara minha performance (que é sofrível diga-se de passagem)??

 

O negócio é persistir... no fim vc acaba gostando huahuauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horvath 16j é complicado mas nem por isso podemos desanimar, eu estive tentando clicar a minha luneta para 16j mano eu quase desisti o vento estava me enloquecendo então resolvi madrugar no clube, peguei uma manha sem vento e consegui clicar a minha luneta graças a Deus. Eu estou vendendo a minha Steyr que é 16 e 24j para tentar pegar uma EV2 ou outra Steyr em 16j fixo, se eu fosse ficar com a minha steyr eu teria que compra vários itens para ela como cano de 16j valvula reguladora eu teria que mecher muito nela, então a causa da venda e essa. Graças aos amigos Eduardo Argolo e Mikame q dão uma mão é dicas para nos e que podemos continuar sonhado com essa potêcia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olha hj depois de muito tempo só atirando com a minha CZ (16 joules) fui dar uns tiros com a hatsan at44 e estranhei... não lebrava da hatsan dar tranco huahuahuahuahu. Isso que dá se acostumar com 16 joules e depois atirar com 41.... vc estranha... hj prefiro atirar com 16 do que com 41 ahuhuahua.

 

 

A propósito minha EV2 ta encomendada =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E meu amigo horvath 16J e pedra mesmo, no 1º dia em q eu fui clicar a minha luneta meu amigo eu disse para mim mesmo o q eu estou fazendo aqui. Como o CNTE e um pouco fechado, o vento que entra lá fica girando e então quando eu atirava no alvo e repetia o tiro nunca acertava no mesmo lugar e isso se repetia várias vezes. Peguei minhas tralhas e fui embora revoltado, foi então que o nosso amigo Argolo me deu uma dica... Karlos vai diminuindo a potêcia da sua carabina aos pouco, o q era 24j passou a ser 20J inclusive esta é a potêcia que eu vou competir no brasileiro agora neste final de semana. Bom aos pouco eu vou conhecendo e diminuindo a potêcia da minha steyr até chegar aos sonhados 16J.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Única coisa que me desanima um pouco de partir para os 16 joules é que por aqui mais ninguém tem essa preocupação. Todos seguem atirando de evanix, marauder, condor, hatsan, e ninguém sequer pensa em mudar. Mas com o tempo, e se eu conseguir bons resultados quem sabe vou conseguindo mudar a mentalidade do pessoal aos poucos.

 

 

A propósito atirei neste domingo com a CZ e havia rajadas de vento fracos a moderadas e realmente como o mikami falou até 30 metros não notei muita influência do vento. Claro, isso pra KZ de 40mm. Caso fosse benchrest seria complicado hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante