Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Opção de carabina com cano fixo


Posts Recomendados

Olá galera!

Sou o feliz proprietário de um beeman p17,uma B19S com GR de 40kg e uma nórica marvic 2.0

Sou atirador de quintal,uso as armas com a exclusiva função de derrotar latas mutantes alienígenas e sua escravas,as tampinhas ninjas mutantes kkkkk.

Gostaria que os colegas deixassem suas opções de carabina com cano fixo,para a mesma utilidade.

Meu espaço para tiro se restringe em 35-40mts livres e talvez,talvez,50mts.

Como valor limite seria R$2.000 e/ou usando a nórica como moeda de troca,é uma carabina excelente mas acaba sendo mais do que preciso.

Para o calibre fica livre a opção!

Não foco em agrupamento,como citei acima,dessa forma não seria impedimento uma arma magnum.

A exemplo uma ht150 ou ht200.

Deixo uma ressalva,que gostaria que também fosse corrigida caso errada,li que para o calibre 5,5 uma boa velocidade na saída do cabo,ficaria entre 200-230m/s e para o 4,5 seria no máximo 260m/s visando precisão.

Não dependo totalmente dela como atiradores de benchrest ou field target.

É apenas mais uma informação que gostaria de ter com mais clareza.

Agradeço de antemão a todos que se dispuseram e ler e até mais,tentar ajudar.

Um grande abraço a todos!

Editado por marcelo.leko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo.Leko,

As carabinas de cano fixo que já tive contato, sendo minhas ou de amigos, as que recomendo, nessa faixa de preço, são as Gamo. CFX, CFR ou CFX Royal.

Não recomendo as Hatsans, já atirei com elas, que além de pesadas, duras para armar, não seguram lunetas e nem tem a mesma precisão das Gamo.

Nessa faixa de preço, mas não na faixa de VO que você pretende, tem a incompreendida HW 57, não sei a razão, apesar de ser uma excelente carabina, ela usada é a HW que perde mais valor em relação às outras da mesma marca. Se você pretende ficar com a de cano fixo por muito tempo e não se importar com uma carabina "fraquinha" 4,5mm que faz na casa dos 230m/s, com JSB Express de 7,87 grains e que é capaz de acertar com facilidade uma tampinha de garrafa pet a 70/80 metros. Pode pegar sem medo de ser feliz.

.

Agora se você estiver disposto a investir mais em uma de cano fixo, não tenha medo de ser mais feliz ainda, aí você entra no campo das TX, HW 77/97. São carabinas para a vida toda com alta qualidade de construção e precisão incrível.

.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,o que deu a entender é que as opções se restringem a duas carabinas. Hatsan dominator ou cfx/cfr/cfx roial.

As hw 77 e tx,você teria a opção do calibre 4.5,mas o preço alcançaria a casa dos R$ 4.000 ou mais.

A cfx 4.5,encontra naquela loja polêmica,caso contrario só 5.5. Eu se tivesse que optar entre ht e cfx,ficaria com a segunda.

A dominator é muito pesada para fazer tiros sem apoio e também para compremir a mola.

Apenas gosto pessoal,sou fã da cfx e estou a procura de uma 4.5. Mas satisfeito com a cfr e cfx roial 5.5.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A HT150/155 é pra ter a mesma potência da 135 que tu já conhece bem, a minha opção sem ser as alemãs seria a HT200 que tu já conheceu bem a do Unzioto também,

porém TODAS fogem da faixa de preço que tu pensa em investir (nova, "0km")... Acredito que na faixa dos 2k (nova) tu só vai conseguir as Gamos CFX/CFR que se fosse pra mim que sou

meio "fora de esquadro" iria de CFR pelas possibilidades de regulagem na coronha.

 

Aproveitando que a Elite lançou um tambor pra elas feito em aço já colocaria gatilho, o tambor, pistão aliviado, bucha de PU e um GR de 50kg já que provavelmente vai pegar no 5.5...

Na Dispropil tinha ela pronta, mas já esgotou, sobrou essa (tudo menos o tambor):

http://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-gamo-cfr-pro-impact-5-5mm

 

Tambor separado pra comprar, eles instalam lá e te mandam o orginal:

https://dispropil.com.br/produtos/tambor-municiamento-gamo-elite-airguns-5-5mm

 

Aqui tem alguma informação a respeito dela no chrony:

 

E aqui tem informação da HT200 (mecânica mais simples do que eu imaginava...)

  • +1 1

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A HT150/155 é pra ter a mesma potência da 135 que tu já conhece bem, a minha opção sem ser as alemãs seria a HT200 que tu já conheceu bem a do Unzioto também,

porém TODAS fogem da faixa de preço que tu pensa em investir (nova, "0km")... Acredito que na faixa dos 2k (nova) tu só vai conseguir as Gamos CFX/CFR que se fosse pra mim que sou

meio "fora de esquadro" iria de CFR pelas possibilidades de regulagem na coronha.

 

Aproveitando que a Elite lançou um tambor pra elas feito em aço já colocaria gatilho, o tambor, pistão aliviado, bucha de PU e um GR de 50kg já que provavelmente vai pegar no 5.5...

Na Dispropil tinha ela pronta, mas já esgotou, sobrou essa (tudo menos o tambor):

http://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-gamo-cfr-pro-impact-5-5mm

 

Tambor separado pra comprar, eles instalam lá e te mandam o orginal:

https://dispropil.com.br/produtos/tambor-municiamento-gamo-elite-airguns-5-5mm

 

Aqui tem alguma informação a respeito dela no chrony:

 

E aqui tem informação da HT200 (mecânica mais simples do que eu imaginava...)

 

X2! Disse Tudo!

 

Grande abraço.

Editado por Carlos Eduardo_Shrek
  • +1 1

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Royal, CFX Royal 5.5g1560.jpg

Que coronha!

Bonita e CONFORTÁVEL, " cai " bem no ombro, mão livre ou apoiado.

Miras abertas ótimas.

Gatilho fácil de melhorar.

Um pouco pesada, mas acostuma.

A precisão todos conhecem.

Se empunhar, vai comprar.

Abraço

 

Col Matthew

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 1

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aqui tem informação da HT200 (mecânica mais simples do que eu imaginava...)

 

Complementando o excelente vídeo, ao remontar o êmbolo e a camisa (cilindro da câmara de compressão), não se esqueçam de limpar externamente a camisa e lubrificá-la antes de reintroduzí-la no tubo da carabina.

 

Neste tipo de carabina com camisa deslizante, se não tiver anéis de teflon na parte externa da camisa, ocorre o atrito metal contra metal da parede externa da camisa versus parede interna do tubo da carabina. Porém, neste caso a lubrificação destas peças não beneficia a ocorrência do fenômeno "efeito diesel".

 

Eu usaria para tal aplicação a graxa branca, cujo "ponto de gota" é de 180 ºC.

 

ABNT NBR 6564 Graxa lubrificante — Determinação do ponto de gota

 

Significado e uso

Em geral, o ponto de gota é a temperatura na qual a graxa passa de um estado semi-sólido para um estado

líquido nas condições de ensaio. Essa mudança de estado é típica de graxas que contêm como espessantes

sabões de tipos convencionais. Pode haver separaçãode óleo da graxa, sem mudança de estado, quando forem

utilizados como espessantes sabões não convencionais. Este método é útil para ajudar na identificação

(classificação) de graxas quanto ao tipo e para o estabelecimento e manutenção de padrões para controle da

qualidade. Por ser o ponto de gota em um ensaio estático, os resultados são considerados como tendo

significado limitado com respeito ao desempenho em serviço.

 

Graxa lubrificante

Produto, em estado semifluido a sólido, resultante da dispersão de um espessante em um óleo básico.

NOTA: A dispersão do espessante forma um sistema bifásico e imobiliza o óleo básico por tensão superficial e outras forças físicas. Assim como no caso dos óleos lubrificantes, aditivos são normalmente adicionados às graxas para lhes conferir propriedades especiais.

 

Ponto de gota:

Valor numérico designado para uma graxa lubrificante, representando a temperatura na qual a primeira gota do material cai da cuba de ensaio, sendo esta temperatura a média das leituras nos termômetros da amostra e do banho.

 

IMG_6299.JPG?lgfp=3000

 

IMG_6296.JPG?lgfp=3000

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não iria de GR 50kg em uma gamo de cano fixo. Já tive 2 CFX e nelas coloquei o de 45 kg.
Se eu tivesse uma CFX hoje, o GR para ela seria o de 40 kg. .

.

Com GR de 40kg dá até para investir em uma luneta acima de 1,5K. Isso porque a vibração e o tranco dela ficam bem reduzidos, sem contar que a 80/90 metros ela chega com energia suficiente para derrubar os alvos que eu atiro.

.

Se o caso for precisão acima de tudo e tiros com lunetas em alvos pequenos, vá de Gamo com cano fixo e GR de 40kg e uma luneta de excelente qualidade, para ser bem feliz.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corroboro das opinioes anteriores, dentro suas possibilidades, seria uma CFX, CFR. A Dominator 200, apesar de ser uma ótima carabina, é pesada, e para vc que gosta de tiros em pé, sem apoio, sessões longas de tiro serão complicadas. O mesmo vale para as Hatsan 150/155. Claro, como o Cyntra disse, no 4,5 é só naquela loja polemica, e a grande questão do calibre 5.5 é a Vo. Creio que no seu caso, como é somente para atirar nas latas de refrigerantes alienígenas e nas tampas mutantes, não irá fazer muita diferença. Usando a Nórica, não será necessário dispender de um grande valor para completar o pedido na CFR.

  • +1 1

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino em baixo nas opiniões dos amigos Cyntra e MATTHEW.

Só faço uma ressalva na primeira postagem do Cyntra: eu retiraria da lista o modelo CFR, pois a Gamo fez uma cagada na janela de municiamento dessa carabina...

Uma CFX bem ajustada com um GR de 40Kg é bom demais! Olha que já tive TX200, HW77, HW50S entre outras. Vendi todas, mas não me separo de minha CFX Royal 4,5mm tunada.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou suspeito para falar, mas as vezes fico encucado com algumas coisas, quantos aqui já atiraram com a 200W, Marcelo, Thobias, Carlos Canguçu, Ricardo, sei que atiraram e conhecem o potencial da arma e podem falar, na maioria das vezes o que vejo é fujam das hatsan são trancudas e não tem precisão, todos citados viram o que a carabina pode fazer no espaço disponível que o Marcelo tem, além de acertar as latinhas alienígenas mutantes, foi a única que conseguiu fazer o pendulo dar uma volta completa, e aí, precisão e força não andam juntas, acho que sim. Marcelo se for de 200 arma uma mesa lá no teu quintal, na sombra, uma gelada, urbano sand bag e seja feliz, abraços. OBS. os tiros foram com MA, então...

  • +1 3

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HT150 e 155 eu não considero cano fixo com aquele sistema de municiamento tipo "emenda". Pra mim, cano fixo é quando o chumbo entra numa ponta e sai por outra, sem movimentação do cano e sem junções ou conexões no meio do caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou suspeito para falar, mas as vezes fico encucado com algumas coisas, quantos aqui já atiraram com a 200W, Marcelo, Thobias, Carlos Canguçu, Ricardo, sei que atiraram e conhecem o potencial da arma e podem falar, na maioria das vezes o que vejo é fujam das hatsan são trancudas e não tem precisão, todos citados viram o que a carabina pode fazer no espaço disponível que o Marcelo tem, além de acertar as latinhas alienígenas mutantes, foi a única que conseguiu fazer o pendulo dar uma volta completa, e aí, precisão e força não andam juntas, acho que sim. Marcelo se for de 200 arma uma mesa lá no teu quintal, na sombra, uma gelada, urbano sand bag e seja feliz, abraços. OBS. os tiros foram com MA, então...

Realmente, carabina muito divertida essa Dominador. Essa em especial, tive a oportunidade de experimentar, e fiquei surpreendido com a qualidade. Com certeza, se hoje fosse comprar uma cano fixo, consideraria adquirir uma Dominator, no caso a 200w (madeira). Carabina de excelente construção na minha opinião.

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 a todos por terem dedicado de seu tempo para responder a este topico,faltou o seu Ylram,atingi minha cota,mas não esquecerei de você.

 

Ao Alberto mais uma vez parabens,trouxe informções de grande utilidade a todos,que por ventura passearem por este topico,faltou apenas sua sugestão,que me dou o direito de cobrar rrsrsrsrrs.

 

Paratilho da mesma opinião do Cyntra com relação a hw57,por pouco não ganhei na rifa,mas quem sabe aparece oportunidade de testá-la?

 

Tepereti tambem merece parabens pela dedicação em ilustrar melhor sua opinião.

 

Todos merecem os parabens,como já dito,por terem dedicado seu tempo,em tentar ajudar um colega de tiro.

 

As opções dispostas pendem para as gamo (CFX/CFR),mas ainda deixo a outra duvida que coloqueinão seria um VO de em média 180m/s baixo para uma arma no calibre 5,5?

Sendo que já li aqui mesmo no forum,a indicação de VO entre 200-230m/s para este calibre,mas pode ter sido apenas uma sugestão!

 

Até hoje a unica arma com cano fixo que tive oportuniade de atirar,foi com a HT200 do amigo Unzioto,e faço dele minhas palavras,a arma tem uma precisão muito boa,mesmo aliada a potencia da arma.Não tive dificultade em derrotar uma lata mutante em 20mts,em pé e sem apoio,apenas com luz de uma lâmapada da varanda (já era por volta das 20:00 hrs).

 

Tambem concordo com o amigo Ricardo,tanto a ht200 quanto a ht150/55 são pesadas,e para meu uso,em pé e sem apoio,e confesso compulsivo (já esmaguei uma lata de chumbo em um dia,isso com a b19) kkkk

Seria um desafio,não digo impossivel,mas dificil e requerendo treino e hábito.

 

Há poucas opções ao meu ver de armas cm cano fixo (ou semi fixo,cero Ylram) no mercado,e ainda menos informações sobre algumas delas.

A proria ht200 tem muito pouca coisa no forum,a ht150 ainda menos,já as cfx/cfr essas são bem cotadas,mais uma vez mostrano a preferencia pendendo para estas.

 

Quase nada li sobre as Gamo com sistema IGT e sobre a SAG300,os ultimos modelos que me recordo em cano fixo.

 

Aguardo ainda mais participações dos colegas do fórum,para não apenas retirar minhas duvidas,mas de outros que espero também poderem usufruir,da colaboração dos colegas.

 

Mais uma vez,a todos,muito obrigado.

Um grade abraço a todos.

Editado por marcelo.leko
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Esta questão de VO baixa ou alta é muito delicada. Depende do propósito da carabina. Depende muito do que se quer fazer com o alvo.

Uma vez eu vi um vídeo falando de uma carabina do Reino Unido. Lá por Lei, as carabinas acima de 12fpe ou 16 joules necessitam do FAC(Fire Arms Certificate), algo como o CR pelas bandas tupiniquim.

Diante disso, um americano falou que nos EUA eles tinham as Hatsans na faixa de 18fpe, em torno de 28/30 joules e que acertava alvos de 2 polegadas a 50 jardas( aprox 45 metros).

Como resposta o cidadão do Reino Unido disse que a dele acertava facilmente alvos de 10mm a 64 jardas(aprox 58 metros) e que havia feito um grupo de 8mm nas mesmas 64 jardas e que nessa distância, a carabina dele tem energia mais que suficiente para derrubar os alvos "legalmente permitidos" no país dele.
Desse mesmo cara eu vi cronografando com H&N Field Target Trophy de 14,6 grains, a carabina dele dava na faixa de 175 m/s.

Trata-se de uma HW 97 KT, 5,5mm.

Um dos meus sonhos de consumo.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o relatado,meu medo é precisar compensar muito,devido a parábola do chumbo mais pesado no 5,5.

O chumbo 4,5 fica menos complicado...

Sou atirador de quintal como já relatado,e me preocupo apenas se haverá uma diferença grande de compensação, exemplo:

Em 20mts zero no centro do alvo,e para acertar o mesmo centro em 40mts precise subir 10-15cm (exagerando),para compensar a parábola do chumbo.

Tornando o tiro bem mais dificultoso...

Espero ter conseguido me expressar!

Não sou focado em VO,potência.

Sou focado em eliminar esses parasitas de alumínio kkkk

Grande abraço!

Editado por marcelo.leko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

A parábola em qualquer calibre e em qualquer velocidade vai sempre existir.

O que é mais importante?

Parábola grande, tendo um maior índice de acertos, ou

Parábola pequena tendo um menor índice de acertos.

.

 

.

Eu, particularmente, não me importo com o tamanho da parábola. Tem carabinas que zeradas a 20 metros chegam no 4º dot a 50 metros. Outras que zeradas na mesma distância, chegam lá nos 50, entre o 1º e 2º dot. Qual será a minha preferida? Resposta, a que tiver maior índice de acertos.

.

Uma boa forma de estudar a parábola feita pelo chumbo é usar o Chairgun. Outra alternativa para o bom uso da luneta é adotar o sistema de clicagem. O Chairgun também é muito útil, inclusive elabora a fita para ser colocada na torre da luneta. Isso ajuda muito o tiro de precisão.

  • +1 2

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra,me deixou bem menos bitolado com a dúvida postada!

Como vou ficar na MA,nada que 2-3 tiros pra saber onde atirar!

Muito obrigado,e segue o tópico para que mais pessoas possam deixar sua opinião.

Grande abraço.

Editado por marcelo.leko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra "tiro compulsivo" e ainda de pé (me enquadro nessa categoria) fui forçado a concluir que a melhor carabina é a.................................................................................................., leve.

 

A hw35 (não é cano fixo, mas tá quase lá) é muito precisa, mas é pesada. Os primeiros tiros são ótimos, mas logo cansa e o índice de acertos cai bem.....

 

A CFX 4,5 e a CF30 tbem são bem precisas, mas elas me permitem seções mais longas com índices de acerto próximos ao inicial.

 

Eu faria opção por uma carabina pesada apenas se fosse algo no patamar da Hw77...., e olhe lá.

Editado por TFHG
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um modelo diferente entrou na lista,gamo CF30,grato pela participação TFHG!

Vamos ver se aparece mais algum modelo,ou ao menos novos relatos dos já sugeridos...

A colocação do amigo Paes acerca do tambor de municiamento da CFR é novidade,sempre acreditei ser a mesma mecânica da CFX com uma coronha diferente,igual as B19 da CBC!

Grande abraço!

Editado por marcelo.leko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Só faço uma ressalta na primeira postagem do Cyntra: eu retiraria da lista o modelo CFR, pois a Gamo fez uma cagada na janela de municiamento dessa carabina...

 

Amigo Paes poderia explicar melhor essa questão do municiamento da CFR? Pois eu sou da turma que acha que a unica diferença da CFX para CFR era a coronha! Se tiver fotos ou algum link de referencia sobre o assunto agradeço, confesso que nunca li nada a respeito até então, talvez por leigo que sou na parte de tunning e manutenção.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, não tinha visto a postagem. Realmente até então não tinha observado esse ressalto (calombo?) nas CFR, mais um detalhe que aprendi a ficar atento.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante