Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Os 4 tipos de chumbos e seus usos clássicos (quanto aos formatos)


Doberman

Posts Recomendados

Muito bom doberman, esse tópico será muito útil à aqueles que estão iniciando e ficam perdidos com a quantidade de chumbos disponíveis.

Quando comecei no esporte meu armário tinha latas e latas dos mais variados tipos.

Hoje depois de uns três anos atirando entra JSB domed e Finale match.

Recentemente comprei uns chumbos pesados para experimentar, mas não gostei do resultado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Doberman.

 

Aqui vai outro hollow points

 

crosman-.22-cal.-Hollow-Point-pellets.jpg

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom doberman, esse tópico será muito útil à aqueles que estão iniciando e ficam perdidos com a quantidade de chumbos disponíveis.

Quando comecei no esporte meu armário tinha latas e latas dos mais variados tipos.

Hoje depois de uns três anos atirando entra JSB domed e Finale match.

Recentemente comprei uns chumbos pesados para experimentar, mas não gostei do resultado.

Abraço.

 

Boa Doberman.

 

Aqui vai outro hollow points ...

 

 

Opa povo valeu mesmo!!! Pois é cabe a nós, que já trilhamos um pouco dessa estrada longa do tiro de pressão, ensinarmos os passos para os que estão começando né?!

 

Abração e valeu!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bem da verdade, mesmo com essa explosão de variedade, nós temos basicamente 04 tipos essênciais de chumbos dos quais todos os outros se originaram...

 

É importante ressaltar que os tipos básicos supra citados podem ser considerados a base dos chumbos no formato diabolô. Sendo tal formato, historicamente, mais recente que os tradicionais formatos round e torpedo.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É importante ressaltar que os tipos básicos supra citados podem ser considerados a base dos chumbos no formato diabolô. Sendo tal formato, historicamente, mais recente que os tradicionais formatos round e torpedo.

 

Opa Marlon valeu!! Não citei os Round nem os Torpedos pois fogem um pouco do padrão de utilização da galera, mas com certeza são mais dois chumbos com muita importancia histórica como vc mesmo disse!! Valeu!!!

 

 

Realmente foi muito intrutivo. Obrigado Doberman.

 

 

Opa Baby!! Valeu velhinho!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman,

Mais uma vez meus parabéns.

 

" Galera é isso ai, esses são a base de praticamente tudo que vemos por ai hoje em dia e acredito que, quando da compra de uma nova arma, devemos ao menos testar esses quatro tipos de chumbos para termos um parâmetro de qual caminho seguir, lembrando sempre, que é a arma que escolhe o chumbo e não o atirador".

 

Desde que iniciei no tiro esportivo que leio que a arma escolhe o chumbo e me ponho a questionar, será isso verdadeiro? Será um mito? Ou será um paradigma?

 

Vejo amigos, aqui do fórum e de outras bandas, dizendo que fizeram o teste com chumbos e a arma agrupou melhor com determinado tipo de chumbo. Tenho visto relatos individuais e específicos. (Um atirador, uma arma, uma distância e vários chumbos).

Gostaria de ver o seguinte teste (Vários atiradores, uma arma, uma distância e vários chumbos). Será que os agrupamentos seriam os mesmos para cada atirador e cada tipo de chumbo? Ou teremos algumas variáveis, tais como: Atirador nº 1 agrupou melhor com o Chumbo C. Atirador nº 2 agrupou melhor com o Chumbo A. Será que os grupos seriam na mesma sequência, independente do atirador?

Outra grande dúvida. Hoje a minha arma agrupa melhor com um chumbo. Será que daqui a alguns meses ou ano esse tipo de chumbo vai ter a mesma liga metálica e qualidade para que eu continue usando o mesmo por muitos e muitos anos?

 

Desculpe pela quantidade de dúvidas e peço aos amigos que tiverem condições de fazer o teste que propus, que coloquem o resultado aqui no fórum. Abraços a todos.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman,

Mais uma vez meus parabéns.

 

" Galera é isso ai, esses são a base de praticamente tudo que vemos por ai hoje em dia e acredito que, quando da compra de uma nova arma, devemos ao menos testar esses quatro tipos de chumbos para termos um parâmetro de qual caminho seguir, lembrando sempre, que é a arma que escolhe o chumbo e não o atirador".

 

Desde que iniciei no tiro esportivo que leio que a arma escolhe o chumbo e me ponho a questionar, será isso verdadeiro? Será um mito? Ou será um paradigma?

 

Vejo amigos, aqui do fórum e de outras bandas, dizendo que fizeram o teste com chumbos e a arma agrupou melhor com determinado tipo de chumbo. Tenho visto relatos individuais e específicos. (Um atirador, uma arma, uma distância e vários chumbos).

Gostaria de ver o seguinte teste (Vários atiradores, uma arma, uma distância e vários chumbos). Será que os agrupamentos seriam os mesmos para cada atirador e cada tipo de chumbo? Ou teremos algumas variáveis, tais como: Atirador nº 1 agrupou melhor com o Chumbo C. Atirador nº 2 agrupou melhor com o Chumbo A. Será que os grupos seriam na mesma sequência, independente do atirador?

Outra grande dúvida. Hoje a minha arma agrupa melhor com um chumbo. Será que daqui a alguns meses ou ano esse tipo de chumbo vai ter a mesma liga metálica e qualidade para que eu continue usando o mesmo por muitos e muitos anos?

 

Desculpe pela quantidade de dúvidas e peço aos amigos que tiverem condições de fazer o teste que propus, que coloquem o resultado aqui no fórum. Abraços a todos.

 

Opa Cyntra!! Muito obrigado!!!

 

Vamos lá vou tentar explicar até onde eu sei o porque de "a arma escolher o chumbo".

 

O primeiro ponto ao meu ver a ser observado é a velocidade que a sua arma atira, alguns chumbos simplesmente não são compatíveis com determinadas velocidades portanto "a arma" já os exclue por completo, um bom exemplo é a minha Titan que simplesmente não gostou dos JSB 5,52 (a própria JSB não recomenda esse chumbo para armas com VO inferior a 150m/s no 5,5)

 

Outro detalhe é a composição do chumbo, algumas armas não gostam de chumbos com saia mole em função dele "segurar" mais no cano quando do disparo, se o cano estiver sujo cada disparo se tornaria uma história nesse tipo de situação.

 

O raiamento tb tem sua parte de culpa em não gostar de determinado tipo de chumbo em função do seu passo não ser o "ideal" para tal chumbo em função de sua rotação e velocidade.

 

É meio complexo eu tb acho mas acredito que seja por ai hehehehe

 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas suas a respeito e vamos fazendo nossos testes hehehehe

 

Abração!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Doberman. Muito obrigado.

 

 

E quanto ao teste com uma arma, vários atiradores, uma distância e vários chumbos?

Ex. Arma - Gamo Hunter 440 4,5 - GR 40Kg, Gatilho Balim.

Atiradores - Atirador 1 - Atirador 2 - Atirador 3

Distância - 15 metros.

Posição de tiro - Sentado e apoiado.

Chumbos - JSB Exact - H&N Field Target Trophy - Gamo Pro Hunter e Rifle.

 

No meu caso específico a ordem fica a seguinte, por agrupamento 1- H&N Field Target Trohpy - 2- Gamo Pro Hunter - 3- JSB Exact e 4- Rifle.

 

A pergunta é: Será que qualquer atirador que usar a minha Hunter 440 vai fazer os mesmos agrupamentos que faço com esses 4 chumbos? Ou algum atirador poderá agrupar melhor com JSB Exact, que no meu caso ficou em terceiro lugar.

 

Meus sinceros e humildes pedidos de desculpa, se eu estiver sendo teimoso e impertinente.

Um abraço e meu muito obrigado pelos esclarecimentos.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Doberman. Muito obrigado.

 

 

E quanto ao teste com uma arma, vários atiradores, uma distância e vários chumbos?

Ex. Arma - Gamo Hunter 440 4,5 - GR 40Kg, Gatilho Balim.

Atiradores - Atirador 1 - Atirador 2 - Atirador 3

Distância - 15 metros.

Posição de tiro - Sentado e apoiado.

Chumbos - JSB Exact - H&N Field Target Trophy - Gamo Pro Hunter e Rifle.

 

No meu caso específico a ordem fica a seguinte, por agrupamento 1- H&N Field Target Trohpy - 2- Gamo Pro Hunter - 3- JSB Exact e 4- Rifle.

 

A pergunta é: Será que qualquer atirador que usar a minha Hunter 440 vai fazer os mesmos agrupamentos que faço com esses 4 chumbos? Ou algum atirador poderá agrupar melhor com JSB Exact, que no meu caso ficou em terceiro lugar.

 

Meus sinceros e humildes pedidos de desculpa, se eu estiver sendo teimoso e impertinente.

Um abraço e meu muito obrigado pelos esclarecimentos.

 

Opa Cyntra, mas meu velho não há por que pedir desculpas de nada não cara !!!! kkkkkkkkkkk

 

Olha eu acho que no caso dos 3 atiradores diferentes todos deveriam ter a mesma imtimidade com a arma para poder fazer o teste, pq como sabemos algumas armas são meio "sensíveis" heheehe

 

Mas acho que há uma grande possibilidade dos resultados serem bem parecidos quanto aos chumbos preferidos pela carabina, se eu tivesse de chutar diria que há uns 90% de chance dos resultados pela ordem serem os mesmos, uns 9% de haver uma modificação na ordem dos chumbos e talvez 1% de chance que essa modificação na ordem seja significativa kkkkkkkkkkk

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra, 3 atiradors não posso dizer, mas eu e meu irmão atiramos juntos e trocamos de armas constantemente, e posso dizer que não há discussão sobre o chumo. Aquele com o qual ele consegue os melhores grupamentos, também é o que consigo melhores grupamentos. Isso atirando apioado em sand bag, minimizando ao máximo a influência do atirador sobre a arma.

 

Qualquer teste de chumbo deve ser feito a minimizar a influência humana sobre o disparo, assim vc vai saber o quanto a sua arma agrupa com um certo chumbo... se depois vc for atirar e o grupo piorar, é pq o atirador tá fazendo algo errado.

 

Vou por assim, na CZ, atirando com o crow magnum a 30 metros de distância, o menor grupamento que conssegui tinha uns 7cm de diâmetro, com o jsb tem em média 2cm, isso minimizando fator humano. Ou seja, se eu quiser acertar um alvo de 5 cm de diâmetro a 30 metros, atirando em pé, vou com certeza atirar com o JSB. Assim eu sei que ,se eu errar, a culpa foi minha, pois a arma faz o serviço (agrupa 2cm). Se eu resolver atirar com os crow magnum, não vou saber quando eu errar se fui eu... ou se foi a arma (pois agrupa 7cm, algus tiros mesmo mirando sempre no centro vão errar).

 

Eu acredito que se vc pegar 3, 5 ... 10 atiradores EXPERIENTES, que conheçam bem a arma e pedir para todos fazerem uma comparação dos chumbos com a mesma arma, a ordem vai ser MUITO parecida, se não for igual para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Doberman, são fatos determinantes para a escolha do chumbo a VO da arma e seu cano (raiamento), essa relação enquanto se mantiver sem alterações a predileção pelo chumbo não mudará.

 

Se por algum motivo a VO for alterada o desempenho do chumbo pode ser alterado, digo isso por experiência própria.

 

Na questão de vários atiradores testando mesma arma e chumbos, no resultado o que vai mudar são os tamanhos dos grupos, mas a ordem do mais preciso para o menos, são será alterada. É importante ressaltar que para chegarmos a uma conclusão, esses testes, devem ser feitos com um bom número de amostragens, para que a decisão tb seja precisa.

 

Outra coisa, a distância para os tetes ao meu ver, nunca deve ser curta pois fica difícil a analise dos resultados. Chumbos diferentes irão agrupar com mais frequência a 10 ou 15 metros, mas o chumbo que agrupar melhor a 20, tb será o melhor a 10, só que a 20 metros isso é mais fácil de se verificar. Devemos respeitar a aplicação dos chumbos, isto é, chumbos cabeça chatas são para curtas distância, mesmo que tenham resultados bons a 20 metros.

 

Cyntra me desculpe mas acho difícil o Pro Hunter se manter mais preciso do que o JSB em sua arma. Já usei muito o Pro Hunter em minha Gamo Hunter 440 e Gamo 400, o chumbo é bom, mais vez ou outra os flyers aparecem, coisa que não acontece com o JSB, explicável pela diferença de qualidade na fabricação e controle.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

pelo que vejo, um grande erro que ocorre é gente querendo acertar alvos a mais de 30-50m e tentando comparar os "cabeça-chata" com algum "dome", principalmente comparações entre Rossi ou Gamo Pro-Match (cabeça chata, canto vivo, wadcutter, match) que são ótimos CxB para pura diversão a pequenas distâncias (apesar que me aventuro até 25-35m), com um dome de alta qualidade como um JSB... rs.. mas de qualquer forma, sempre vale a informação, pois o aprendizado nunca é desperdiçado!!!

Já os cabeça pontuda não vi boa precisão nem a 10m... apenas são razoáveis para brincar... posso estar errado, mas foi a impressão que tive..

Abraços!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que vejo, um grande erro que ocorre é gente querendo acertar alvos a mais de 30-50m e tentando comparar os "cabeça-chata" com algum "dome", principalmente comparações entre Rossi ou Gamo Pro-Match (cabeça chata, canto vivo, wadcutter, match) que são ótimos CxB para pura diversão a pequenas distâncias (apesar que me aventuro até 25-35m), com um dome de alta qualidade como um JSB... rs.. mas de qualquer forma, sempre vale a informação, pois o aprendizado nunca é desperdiçado!!!

Já os cabeça pontuda não vi boa precisão nem a 10m... apenas são razoáveis para brincar... posso estar errado, mas foi a impressão que tive..

Abraços!

Alexandre

 

Opa Alex!!!! Td bem meu velho??!!! Pois então os pointed tem a "estranha" caracteristica de serem amados por pouquissimas armas, casos raros, minha Titan por exemplo AMA os Thor 5,5 a 19 metros é um assombro até, mas tb é a única arma com que já atirei a gostar dos pointed hAuAHAUHAuhAuAHAUh

 

abração meu velho!!!

 

Parabéns pelo tópico, simples, direto e muito bem explicado...

 

Se tivesse lido algo assim quando começei não teria gasto tanto tempo e dinheiro com chumbos, esperando algo para o qual não foram fabricados...

 

Abraço

 

Valeu rtgrando, brigadão cara!!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, ótimo post. :thumbup: Depois de ler muito a respeito, principalmente em foruns e site americanos, eu tenho que que os chumbos mais usados são realmente os "domed" em pesos e qualidades diferentes, os melhores para distância. Se fosse escolher um só, escolheria desse tipo.

 

Wadcutter só para papel a 10 metros. Os de ponta oca, "hollow point", que teoricamente teriam mais expansão, devido à pouca velocidade das armas de pressão são inexpressivos nisso. Os bicudos, que teriam mais penetração, também sofrem devido a qualquer deformação os desviarem, tem baixa aerodinâmica. Os com alma de bolinha de aço, perigosíssimos devido ao ricochete.

 

Uma página em que costumo me basear é esta aqui:

 

http://airgunner.org/?page_id=7

 

E ainda aprendi que chumbos muito leves podem estragar sua carabina de mola!

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Uma página em que costumo me basear é esta aqui:

 

http://airgunner.org/?page_id=7

 

E ainda aprendi que chumbos muito leves podem estragar sua carabina de mola!

 

Eae Maurício... achei que o assunto é pertinente ao tópico, então se quiser, fale mais sobre o efeito dos chumbos muito leves em carabinas de mola!!!

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eae Maurício... achei que o assunto é pertinente ao tópico, então se quiser, fale mais sobre o efeito dos chumbos muito leves em carabinas de mola!!!

Abraço,

Alexandre

Conforme estudei naquele site, se o chumbo é muito leve, ele tende a sair do cano com mais velocidade, devido a menor inércia. Nesse caso, saem do cano com a mola ainda em curso. Conclusão: mola bate no batente com mais força do que deveria, tendendo a diminuir a vida útil do conjunto. Me pareceu lógico depois que li. Por isso não uso chumbo .22 com menos de um grama. Creio que em armas acima de 260 m/s, o ideal é usar de 1,4 grama para cima. Mas isso é opinião minha.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito interessante... algo relacionado a 4,5mm??? alguma recomendação?

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chumbo RWS Hipermax 5,5mm.

Uma vez atirei com esse chumbo em uma CBC com GR Magnum.

Era praticamente atirar sem chumbo. Sem contar que na saída do cano, ouvia-se o "Uhuuuu" do chumbo, parecia que ele estava andando de montanha russa, tamanha sua adrenalina hehehe.

Um chumbo muito leve, de alta velocidade, empurrado pelo GR fazia um barulho parecido com um serrote que cai de bico no chão.

Acho que nem preciso comentar que a precisão foi pro vinagre.

Lembrei nisso justamente pelo post do Maurício.

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...

... mas se juntar o bicho foge e se engatilhar o bicho treme!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito interessante... algo relacionado a 4,5mm??? alguma recomendação?

Eu os manteria na faixa dos 7 a 8,2 grains. Isso se for com mola. PCP é outro mundo e não cabe nesse comentário. Mas verdade é que 4,5 eu só uso na pistola. Na distância que atiro, qualquer coisa acerta o alvo. :laughing:

 

Estou, claro, falando dos diabolô. Cônicos tipo tupi e pardal são super leves e sem conformidade, só servem para armas fracas ou dar de presente a criança carente (he he, o quanto não usei desses). Se for só brincar com a Sil, use Rifle, considero o melhor bulk pellet em nosso mercado (e tem uns 6,9 gr)

 

Gostaria de ver um teste de penetração/expansão com vários chumbos 4,5 , e uma tabela com seus pesos? Segue:

 

http://www.mvb.org.b...ste_chumbos.pdf

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • +1 1

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<script src='http://img695.imageshack.us/shareable/?i=pardal.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>pardal.jpg</noscript>

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<script src='http://img695.imageshack.us/shareable/?i=pardal.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>pardal.jpg</noscript>

 

HAuAHAUHAUhAUh Santo Deus já usei esse chumbo na finada Urko hAuAHAUHAUhA o miseravel sempre ficava sem cabeça e olha que a pressão da Urko não era lá essas coisas hAuAHAUhAUhAuhAUAH

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal uma pergunta:

comprei varios tipos de chumbo 4,5 pra minha carabina e só tenho gostado ou minha arma dos chumbos tipo penetração e que entram justinho no cano com uma leve pressão para empurrá-los, detalhes, fiz a comparação com lista telefonica e latas de aerosol bem densas e só esse chumbo citado acima atravessou a lista de 20mm de espessura e em relaçã as latas o furo sai uniforme na frente e atras da lata. os outros chumbos mal chegaram no final da lista e nas latas não tem o mesmo poder de destruição. vou pedir ao lojista aqui para encomendar o ponta oco "don-don" pra ver se eu agrado.

ALGUÉM SABE ME EXPLICAR O PORQUE? LEMBRANDO OS OUTROS CHUMBOS ENTRAM NO CANO SE PRESSÃO TIPO UMA FOLGA. O QUE EU COMPREI CITADO NO COMEÇO DA MATERIA EU ATIREI NO SABÃO E DEPOIS RETIREI O CHUMBO DEU PRA VER O RAIAMENTO DO CANO CERTINHO FILÉ.

Gustavo Miranda_ ipatinga-MG

rossi 4,5 vovó intacta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Gustavo.

 

Temos sempre que experimentar vários tipos e marcas de chumbo, de forma a encontrarmos aquele que mais se adapta às nossas necessidades. Mas as razões de determinada marca ou tipo serem melhores em nossa arma muitas vezes não é facilmente explicável. Assim, se encontrou o chumbo que mais lhe agrada, insista nesse, e seja um atirador realizado. Um grande abraço. :thumbup:

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo usar chumbo tipo "match" e tem uma diferença grande entre os diferentes fabricantes... o Gamo Match entra mais folgado e alguns entram justos... acho que isso está relacionado com a qualidade de fabricação... já o Rossi e o Gamo Pro-Match entram sempre da mesma forma, sendo que o Rossi que é o melhor que agrupa entra bem justo, sendo que faço uma leve pressão p ele entrar totalmente... o diâmetro dele deve ser um pouco maior e, a saia tb deve ser da largura da cabeça, por isso entra uniforme... deve ser mais ou menos como o lance dos JSB que tem diferentes tamanhos (4,50 - 4,51 - 4,52 e acho que tb 4,53) e cada carabina aceita melhor um ou outro por entrar mais justo ou folgado.

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante