Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Qual é exatamente o peso de um chumbo "PESADO"?


Spawn*

Posts Recomendados

Então mestres... qual é o peso que um chumbo tem pra que seja considerado PESADO? (calibre 4,5mm). A Maioria gira em torno de 0,49g (acho muito leve) até 0,6g... (acho 0,55g um bom peso)... tem uns mais pesados que esse. Qual é um bom peso pra ser estável mas não perder muita V0?

 

_________________________________________________________________________________________________________________

 

Mudando um pouco de assunto, vamos aproveitar pra discutir o uso de chumbos pesados... um dia vi um cara no youtube atirando com uma arma 4,5mm, usava um chumbinho bem pesado e ponta-oca. Não lembro nem a arma nem o chumbo... aí entrei numa discussão com ele, ele querendo me ensinar uma coisa e do outro lado eu, teimoso, não deixando aquilo entrar na minha cabeça... ele dizia que o chumbo pesado só vai mudar a curva balística do tiro... que aquilo que perde-se em V0 ganha-se por ter mais inércia e no final dá elas por elas... ou seja, só vai ser mais estável ao vento e curvar antes de um chumbo leve... já pra mim essa explicação é difícil de eu entender...

 

Pensem bem... colocando tipo um chumbo de 0,7g, você vai perder V0 com certeza... porém, a velocidade na fórmula da energia cinética (da física) é quadrática... E = (massa * velocidade²) / 2 (isso para energia cinética básica e não considerando os grains do chumbo e sim gramas). Supomos que com um chumbo de 0,5g sua arma cospe ele a 285m/s do cano. Aplicando na fórmula isso dá 20,3J! Agora você coloca um chumbo de 0,7g... eu DUVIDO que a velocidade vá cair drasticamente... acredito que ela ficará em torno de 260 a 265m/s... supomos a pior situação (260m/s), você terá uma energia de 23,6J! Além de um tiro mais estável... eu iria ter os mesmos 20,3J se a velocidade caísse de 285m/s pra aproximadamente 240m/s... não é possível que eu esteja tão desinformado que essa diferença de peso reduza 45m/s da arma...

 

Eu criei esse tópico por isso.. pra saber até que peso de chumbo posso usar com bom desempenho na minha arma (da assinatura)...

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou no celular então não dá para teclar muito agora, mas acho importante incluir ai na discussão o fator "recuo" que já ouvi varias vezes, tende a ser maior com chumbos mais pesados.

Sent from Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que levar em conta o coeficiente balístico do chumbo, se o chumbo tiver um coeficiente ruim, como o gamo promagnum, mesmo ele sendo mais leve vai cair mais do que um chumbo mais pesado.

 

O chairgun, ajuda muito a entender a trajetória dos chumbos. Se não tem ou não conhece ainda baixe aqui http://eu.hawkeoptics.com/chairgun.html .

 

Eu pessoalmente prefiro o metódo do tentativa e erro. Pegue várias marcas e modelos de chumbos, leves e pesados e atire a 25 ou 50 metros e veja o que dá um resultado melhor.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everton, no 4.5,jsb monster é considerado pesado,0.870g ou 13.43gr.

NO 5.5,jsb jumbo monster 1,645g ou 23,39gr.

Estes são considerados pesados,mais o peso minimo para a classificação pesado eu não sei.

 

Já deu pra ter uma idéia! Dá pra usar tranquilamente chumbos de 0,6 e 0,7g então! Eu não quero nenhuma informação PRECISA tipo POR NORMA do que é pesado... queria saber o que vocês atiradores mais experientes consideram ser pesado...

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Spaw nao foi vc q ja comentou a respeito dessa mesma discussao a um tempo atras aqui.? Pq lembro dessa historia. Na epoca ate comentei a respeito do HN rabbit.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg