Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Luneta desmontada ?!


Posts Recomendados

Olá pessoal , ontem de madrugada , resolvi desmontar a minha luneta gamo que estava com o reticulo quebrado ( quebrou por queda , e não tiro) e quando dava zoom a imagem embaçava ... fui ver como a liuneta funcionava tambem ... bem como disse estava de madrugada , eu meio dormindo acabei tirando uma "talha" do meu dedo com um estilete , quando fui cortar um fio de cabelo meu para fazer de reticulo ! ( dica : usem tesoura haha )

aposto que muitos aqui ja tinham , por cuiriosidade ou necessidade , desmontado a luneta assim :
foto66k.jpg
fiz tudo certinho , arrumei tudo e detalhe , tinha um parafuso com uma capinha de plastico em volta , são 2 parafusos desses , servem para fazer o zoom funcionar ... uma haste de cotonete cortada coube como luva para substituir a capinha de plastico quebrada !

O reticulo eu tirei o fio de antes que estava quebrado e coloquei fio de cabelo colado com super bonder e bem esticado , tomando cuidado para ficar bem centralizado o encontro dos 2 fios ... resultado foi ... razoavel , pois não fiz com muita calma , afinal estava com o dedo cortado e com sono kkk

foto67o.jpg

a bolinha mais grossa , no canto esquerdo é uma mini gotinha de super bonder que ficou ali ...

Bom , pelo menos agora já conheço melhor como funciona e quais as partes de uma luneta !! além de confiar mais no ajuste delas pois é bem simples dentro , antes de abrir achava que era algo extremamente complexo . hehe

Abraço !!


PS : para abrir as travas , que possuem apenas 2 ou 4 quadradinhos onde se deve girar , e são muitos desse .. bem , nos maiores usei a chave para liberar o conjunto de segurança do rifle cbc 7022 e 8022 ... coube direitinho ! e para os menores , uma moeda de 5 centavos dá certo mas eu usei uma arruela do mesmo diametro , porem mais fina ..

Editado por EduBacha
  • +1 4

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

eu tive uma dessas q quebrou o retículo tmbm o Grande Diogo me ajudou com um tópico dele sobre como refazer o reticulo refiz so q a clicagem não pegou mais depois então desisti e comprei outra luneta ...

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torque , se a regualgem não parava era a mola do tubo da luneta ... o meu quebrou Tb , dai eu monteie não regulava , então desmontei e fabriquei uma mola nolva , agora está perfeita !

também pensei no Latão como retículo , mas tem que ser realmente muuito fino .... daí fiquei na dúvida ..
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra qdeu certo mas édifícil de acharé fio de sutura achei um beeeeem fino acho q é dental e é bem resistente

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

interessantíssimo esse retículo impresso !!
olha o resultado de consistencia e regulagem da luneta gamo , desde que abri o topico eu abri ela mais 2 vezes , troquei o fio de cabelo por um mais retinho kk e bolei um sistema de absorção de impacto no tubo da luneta para não desregular !!
e não desregula mesmooo !!!

yok0.jpg

agora sim eu tenho coragem de montar essa luneta numa Hatsan ,
Abraço !


os tiros foram a 16 metros , a noite , atirando pela camera ( ScopeCam ) por isso não foi um buraco só ...
antes disse eu dei cerca de 50 tiros para verificar se não estava desregulando , dei umas batidinhas , umas balançadas meio brutas e não desregulou não !

como disse , 16 metros , usei a Slavia 634 e a noite , com JSB Straton m 5 tiros e sentado / apoiado .
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado , mudei de novo , depois de muitas tentatvas de fazer um reticulo desse em um plastico transparente , sem sucesso , consegui um fio mais perfeito , ficou bom dessa vez , sem nenhuma imperfeição .... segue a foto :

h5v3.jpg

ficou com a metade do diametro do reticulo original , ou em outras palavras , ficou com somente a parte fina do reticulo duplex , que serve para alvos pequenos a distancias grandes ...

na foto ele parece estar torto mas é que a luneta toda está torta pois coloquei em cima de uma caixa que é inclinada hehe ..
Abraço !

Editado por EduBacha

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Beleza , vou fazer uma atualização :

Comprei os retículos impressos , mas não gostei ... olhem só como ficou ( demorei horas para instalar e ficou "zuado " ) :
vst8.jpg

Notem a sujeira .... s˜ao partículas minusculas de poeira que eu simplesmente não consegui retirar do plástico nem com reza braba .



Então , tirei e consegui achar um fio de nylon extremamente fino , diria que tem a metade da espessura de um fio de cabelo normal , para fazer esse retículo me baseei numa luneta 4x20 antiga que meu avô usava para caçar javali ... pois o reticulo dela é bem mais fino que das lunetas atuais , e é feito também de um fio metálico .

o retículo com fio de nylon ficou assim :

kea9.jpg

Esse retículo bem fino está instalado na minha lunetinha preferida ( Gamo sporter 4x32 ) ... a parede está a 30 metros , e eu ainda não regulei o foco das lentes , mas dá por exemplo , para fazer visada em palitos de fósforo a 20 metros , sem tampá-los !

abraço

  • +1 3

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todos os amigos, pelo interessantíssimo assunto, pois varios de nós atiradores já sofreram a perda de uma luneta por não terem como recuperar os reticulos, eu tb tenho uma que lascou a lente e quebrou o reticulo, a lente levei para um amigo que mexe com vidro para dar um polida e tirar a parte lascada, o reticulo usei um fio de cobre, aqueles usados em partes internas de motor de carrinhos de controle remoto, refiz tudo e ficou até que aceitavel... más acabei dando ela para meu filho usar na nurf dele, desses artificios achei o reticulo impresso, o melhor, más essa parte da sujeira é meio complicado, será que todos tem essa sujeira? achei interessante, pois com ele vc pode ter certeza que o reticulo não quebrará...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá ,
Na verdade eu usei 2 tipos em lunetas :
um retirado de um fio de costura de uma luva ( desfiei a linha de costura da luva , é sim beeeem fino , até mais fino do que o ideal )
e o outro eu tive a "brilhante" ideia de usar fio de peruca , comprei uma peruca para um vídeo da escola e acabei usando o fio do cabelo para o retículo , esse sim ficou num diametro muito bom , bem nítido e resistente , mais fino que fio de cabelo natural , e mais grosso que o fio de costura de luva ...

o diâmetro não sei a medida exata para ser sincero , mas quando for comprar o rolo numa loja de costura ( é bem provável que tenha , se não tiver , em loja de dentista tem fio de dar ponto , que é ainda mais resistente ) basta retirar um fio de cabelo e comparar , deverá ser praticamente do mesmo diâmetro !
Para colar no retículo , usei a micro retífica para fazer cortes no tubo da luneta , bem centralizados para colocar o fio , com 2 mm de profundidade apenas , após posicionar o novo "retículo" , usei cola supoer bonder para segurar previamente e em seguida uma gotinha bem pequena de araldite ( evite o de 10 min , é muito ruim ! o melhor é o de 24 horas , uma pena ele ter sido retirado de nosso mercado devido ao preço elevado ) .

Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei em loja de armarinho o fio de naylon de costura diâmetro 0,13

E também tive a idéia de usar fiapo de nylon (tipo o que você fez da "luva", só que de uma bolsa)

Mas de todos o que eu mais gostei do resultado até agora foi o fio de cabelo da mulher, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha é bem assim , na verdade só troquei o cabelo natural pelo de nylon pois não dá para ter muita certeza da durabilidade do fio perante as vibrações dentro do tubo etc ... Mas funciona muito bem sim !

As fábricas utilizam fio de metal , pode-se fazer algo parecido com alguns fios de microfones bem sensíveis , testei também e ficou muito bom , mas por ter bem menos elasticidade que o nylon , qualquer força mínima exercida sobre ele , certamente irá quebrar ( que foi meu caso ) .

Agora , se alguma fabricante de lunetas passasse a vender somente o retículo , principalmente o mil-dot , eu compraria , mesmo se o preço fosse salgado . Defendo a teoria de que lunetas boas e confiáveis , não devem ser "tunadas" , além do mais , lunetas Tops como as Leupold , Shilba , Barska , e a que está ganhando um destaque imenso ultimamente , NightForce , bem , essas lunetas jamais terão seus retículos quebrados .

Segue um vídeo de teste de uma Night Force :



Não é a toa que custam caro !
abraço
  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim meu retículo fine crosshair ficou pronto!

 

Vou resumir a minha experiencia aproveitando o topico do Edu. A minha luneta no caso é uma Riflescope 3-9x40E comprada no fórum vizinho e a qual eu fui premiado pois o retículo veio bichado.

 

Estas lunetas "baratas" como o Edu citou não são nenhum mistério. No caso da Riflescope é brincadeira desmontar: tira-se o mini parafuso que segura o limite da lente de "foco", tira-se a parte da "iluminação" (4 parafusos pequenos e uma rosca de metal interna), tira-se a lente de "foco" e dentro da luneta a uma tampa plastica que serve para bloquear a luz do "led" para esta não bater direto na lente. Dai por diante é só desenroscar a peça que fica o retículo, o que no caso destas Riflescopes ele é colado e nada mais nada menos do que uma chapinha de alumínio cortada a laser (a minha chapinha além de ter descolado estava toda torta provavelmente por erro de montagem).

 

Descartei o retículo original pois não tinha como aproveitar e testei vários materiais para fazer o retículo: cabelo, fio de naylon numero 13 (vende em carretel de linha), fio de fone de ouvido (estes portáteis que se ganha em avião, acreditem são feitos de inúmeros fios ultrafinos) e fiapo de naylon.

 

O fio de naylon é muito resistente, depois de colado só sai cortando! Mas tem o inconveniente de ser grosso (mais do que um fio de cabelo), então optei por usar o fiapo de naylon, que é flexivel e acredito que não deteriora com o tempo. Para conseguir fiapo de naylon procure em roupas ou cordas, o mais fino que conseguir!

 

O resultado foi esse (não reparem em uma sobras que tem na imagem são a grade de proteção da minha janela):

 

mdww.jpg

 

Se alguém interessar eu faço um tutorial de "reticulo Tabajara", rs. É chato no inicio mas depois não tem segredo pode quebrar e você refaz em poucos minutos.

 

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Olá,
Muito obrigado, tópico antigo mesmo, hoje... depois de mexer em alguns retículos a mais de lunetas etc... Digo sem olhar para trás que vale a pena comprar uma luneta Top a qual o retículo não irá correr riscos de quebrar. Mas é claro que como as lunetas Tops cu$$$tam um pouco caro, é válida a compra de uma luneta menos resistente contanto que se cuide muito bem da integridade do retículo.
Ainda mais se for mil-dot...
Em caso de quebra, e em último caso ( caso não consiga comprar o retículo original da luneta), daí sim uma cirurgia na luneta pode ser considerada uma opção... Pois é fácil errar as medidas ou angulos e desalinhar a luneta kk
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Muito obrigado, tópico antigo mesmo, hoje... depois de mexer em alguns retículos a mais de lunetas etc... Digo sem olhar para trás que vale a pena comprar uma luneta Top a qual o retículo não irá correr riscos de quebrar. Mas é claro que como as lunetas Tops cu$$$tam um pouco caro, é válida a compra de uma luneta menos resistente contanto que se cuide muito bem da integridade do retículo.

Ainda mais se for mil-dot...

Em caso de quebra, e em último caso ( caso não consiga comprar o retículo original da luneta), daí sim uma cirurgia na luneta pode ser considerada uma opção... Pois é fácil errar as medidas ou angulos e desalinhar a luneta kk

Abraço

Boa tarde Edu,

 

No seu conceito de lunetas resistentes estão inclusas as Hawke? Estou pensando em comprar uma e li esse seu tópico e vi todo o seu trabalho com o reticulo da luneta.

 

Abraço.

Começando no tiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Abreubruno,
As Hawke são boas sim...
Leapers, Shilba, Tasco( originais), Barska são lunetas muito ajeitadas, custam um pouco mais caro que as Gamo, Riflescope da vida... Mas sem dúvidas o investimento vale.
E é claro que se tiver "$ALDO" para gastar, existm as Bushnell, NightForce, modelos mais rebuscados da Shilba e Leapers, Leupold e por aí vai..
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alem da Nightforce outras de qualidade extrema : USOptics e Zeiss . USoptics é fabricada e montada em USA, todas as peças sao fabricadas em USA incluido as lentes. A Zeiss igual mas na Austria (ou USA alguns modelos) e alem disso esta ultima com garantia ilimitada e transferivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

ola amigos do tiro estou querendo desmontar minha luneta gamo mas quando a rosca chega no final na ocula passando dos 3 parafuzinhos fileps ela tranca,sera que tem alguma outra rosca que deve ser tirada antes? vou anexar uma foto e endicar a parte que possivelmente tem outra rosca.obrigado

 

f12tD9.jpg

Editado por Bruno Polese

b19s .177 KIT STANDARD 45KG

cfx.177  ADVANCED 40KG  luneta westhunter 6-24x50

HT125 ROTATIVO 70KG luneta gamo 4x32wr

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante