Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Doberman

Instalação da luneta no mount para Iniciantes - Como não passar aperto na hora do aperto!

Posts Recomendados

Doberman    276
Boas Dicas Cachorrão!!!

A minha luneta sempre tenho que apertar os parafusos pois tenho medo de amassar a luneta...

a dica e sempre usar o bom censo e saber que o material da luneta e delicado...

Rapaz, que excelente idéia hein, nunca tinha parada pra pensar nisso :sweat:

Simples e funcionau! Parabéns!

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Valeu pela aula Dob :thumbup:

Quanto aos parafusos que fixam o mount no trilho: vale a mesma regra no quesito aperto ou estes devem ser mais apertados?

Valeu pessoal!!

Gferzola, quanto aos parafusos que fixam o mount no trilho eu uso o mesmo sistema, da esquerda para a direita sendo, 01, 03, 02, 04. Não há necessidade de usar a chave allen na posição em pé, mas não se deve apertar em demasia!

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sevan    0

Muito boa dica pra quem está começando!

Valeu. +1

Compartilhar este post

Link para o post
Imigrante    15

Essa sequencia de parafusamento é perfeita, trata-se do mesmo princípio utilizado em rodas de automóveis.
Eu também sempre utilizo a chave allen invertida, pois desde criança descobri que sou exagerado no emprego de força e cansei de estourar parafusos e ferramentas. Sempre tem um diabinho na cabeça que surge dizendo que dá pra apertar mais um pouquinho. rsss

Mas gostaria de lembrá-los que o que faz o parafuso não afrouxar é a Cola Trava Rosca (Adesivo Anaeróbico) e não o aperto exagerado. Se não aplicar a cola trava rosca, logo terá que dar o reaperto.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
MARVIN    195

Parabéns ao companheiro Doberman pela generosidade em compartilhar seu conhecimento conosco!

Bem didático. Copiei e guardei na minha pasta de arquivos de assuntos de carabinas.

É isso.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Freddy    83

"Mas gostaria de lembrá-los que o que faz o parafuso não afrouxar é a Cola Trava Rosca (Adesivo Anaeróbico) e não o aperto exagerado. Se não aplicar a cola trava rosca, logo terá que dar o reaperto."

Concordo. Eu sempre ponho uma gotinha em todos os parafusos críticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida é melhor montar a luneta no mount com essa fita preta que ja vem colado no mount? Melhor titar a fita preta e não coloca nada entre a luneta e o mount? Ou fazer igual o Oliveiros mostrou num video colocar fita dupla face entre o mounr e a luneta?

Agradeço desde já por alguma resposta

E parabens rpor mais um bom topico que ajuda muitos atiradores novatos

Compartilhar este post

Link para o post
Doberman    276

Uma duvida é melhor montar a luneta no mount com essa fita preta que ja vem colado no mount? Melhor titar a fita preta e não coloca nada entre a luneta e o mount? Ou fazer igual o Oliveiros mostrou num video colocar fita dupla face entre o mounr e a luneta?

Agradeço desde já por alguma resposta

E parabens rpor mais um bom topico que ajuda muitos atiradores novatos

Olá Mario,

Antes de mais nada, obrigado! O intuito do tópico é exatamente ajudar aos amigos, que por ventura tenham dúvidas na instalação destas tão preciosas peças.

Quanto aos adesivos, depende. Se estiverem novos pode por sem medo, se bem instalado dificilmente a luneta sairá do lugar. Agora, se forem antigos e estiverem descolando com facilidade é melhor tira-los. Eu nunca uso fita dupla face no mount, portanto não posso opinar sobre seu uso.

Um abração! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
sergiolopes    24

amigo vi em algum lugar um vídeo a pessoa colocando aquela borracha de camara de ar entre a luneta. isso ajuda mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, fica variando o POI.

O tal mount de borracha vulcanizada segura uns tempos, depois resseca e bye, bye.

Dampa, caro e imbatível, mesmo assim ainda derruba muito otimista, principalmente no caso de lunetonas hipócritas em coiceiras...uma hora vão para o saco, com certeza.

Métil, cético sobre relação luneta hipócrita e armas de mola ( as de cano articulado são risco maior de rompimento dessa já frágil relação )

Compartilhar este post

Link para o post
Lucianop2    2

Sabem dizer se essa cola "Trava rosca" é boa? Comprei de "média resistência" porque permite a desmontagem, caso seja necessário. Será que segura de boa?

Como devo aplicá-la?

20151014_163027.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Sortino    11

Opa pessoal!!!

Lá vai mais uma dica, dessa vez a respeito da instalação da luneta. Um trabalho simples, mas que, mal feito pode custar caro ao atirador iniciante, podendo causar quebra ou espanamento de parafusos do mount ou chegando até mesmo a inutilizar a luneta por completo.

Muita gente quando se depara com os parafusos do mount acha que, por causa da força ou vibração da carabina (mola), eles tem de ser tão apertados quanto possivel. Isso na verdade é um engano que pode lhe custar caro.

Os parafusos do mount para fixação da luneta dependem de um aperto correto, inclusive na ordem certa, para que o sistema funcione bem e não tenha a sua durabilidade comprometida com o decorrer do tempo.

Na imagem abaixo pode-se notar a sequência correta de aperto de um mount:

sequnciadeaperto.jpg

A exemplo de um cabeçote de um veículo, a luneta sofre com os solavancos e vibrações (nas armas de mola) e isso pode fazer com que uma luneta mal instalada quebre pois os pontos de apoio não estão localizados corretamente.

Os parafusos devem ser apertados da seguinte forma: encosta-se todos os parafusos SEM APERTAR, então inicia-se a sequência de apertos aos poucos, 1/4 de volta por vez em cada parafuso (+- 4 a 5mm de giro por vez), segue-se a sequência até que se note a resistência do aperto (com a chave allen em pé (próx imagem)).

O correto mesmo seria instalar toda e qualquer luneta e mount com um torquímetro, utilizando as especificações do fabricante, mas na falta do mesmo (principalmente no Brazil zil zil) há uma maneira eficiente de não se colocar força demais nos parafusos na hora do aperto, utilizando-se a chave Allen SEMPRE pelo seu lado mais longo, como na imagem abaixo:

lunetainstalao2.jpg

Dessa forma, com uma alavanca bem menor, o aperto pode ser feito com cuidado diminuindo-se o risco de apertar demais o mount podendo amassar o tubo da luneta ou espanar um parafuso.

Não recomendo o uso de chaves allen multi-uso tipo "canivete suiço" pelo simples fato delas aumentarem a alavanca para aperto, correndo-se o risco de apertar demais o sistema.

Outro detalhe que pode ajudar é tentar manter sempre o mesmo "vão" entre as partes do mount durante a sequência de aperto.

Se após nivelar o reticulo e apertar todos os parafusos você observar que o reticulo da luneta desnivelou é sinal de que o aperto esta desigual, afrouxe os parafusos e refaça o processo novamente.

IMPORTANTE: Observem que eu NÃO me responsabilizo por quaisquer tipos de danos a lunetas e/ou mounts decorrentes dessas informações, cada qual deve sempre usar o bom senso e principalmente entender suas limitações na manutenção e/ou montagem do seu equipamento, na dúvida leve a um profissional especializado.

É isso ai povo, espero que ajude aos iniciantes que acabaram de comprar uma lunetinha!

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Caro Doberman,

Obrigado pelas explicações. Sou incitante e estou apanhando bastante, porém teria como você refazer o upload das imagens, já que não estão mais aparecendo no fórum ?

Um abraço,

Obrigado

Sortino

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.