Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

DONA CBC E MAIS 3 CABECINHAS-CHATAS


Zaitsev

Posts Recomendados

Vinha adiando este 2º ensaio na Dona CBC com outros cabeças-chatas na esperança de incorporar o teste no RWS Supermag, um cabeça-chata com 9,3 Grains!

 

Há 3 meses atrás encomendei 3 latas do RWS Supermag numa conexão lusitana mas, por “pobremas” alfandegários, tais latas encontram-se “estacionadas” há quase 1 mês em Curitiba, para o cálculo do NTS. Deve ser difícil prá caceta calcular este imposto, porque meus chumbos estão por lá desde o dia 25/07... Mas aí já é outra história ou, se preferirem, outro pesadelo...

 

Assim, como hoje sobrou um tempinho neste sabadão, resolvi partir para o 2º teste sem o RWS.

 

A minha obsessão pelo RWS vai por conta de seu peso – 9,3 Grains e que, acredito, será o chumbo ideal para as provas de Papel 10 metros, em função da configuração atual da CBC, com Gásram de 40 kg.

 

E explico:

 

Pelo que andei conversando e lendo, não necessariamente nesta ordem, os agrupamentos de uma carabina de mola precisa “das boa” deve ter uma velocidade inicial entre os 160-220 m/s, ou seja, algo entre uma Slavia 631 e uma Cometa 220. Estas carabinas nas mãos de cabras bons de tiro são milagrosas nas provas de precisão.

 

Estudando meu passado (igual ao ditado do History Channel: Povo que não estuda seu passado incorre no risco de repetir os mesmos erros...), uma experiência inesperada que deu bons frutos ocorreu comigo na 3ª. Etapa do campeonato Carioca deste ano (março/2011), quando fui obrigado a usar, de forma involuntária, a CROSMAN que acabara de receber um gatilho Firelizard e um Gasram 45 kg.

 

Normalmente uso Dona CBC para Mira Aberta, porque a alça de mira original da CROSMAN não é nada confiável (estou devendo o review dela, juro que um dia o farei).

 

Além do mais, Dona CBC na ocasião andava dando uns agrupamentos bacanas nos treinos de Papel, ainda mais depois que meu "mano" GLOCK cortou 2 elos da mola e fez a velocidade de “Minha Dama” tombar para maravilhosos 220 m/s com chumbos de 8 Grains (Caráca, ela tinha virado uma Cometa, se não fosse a pôla do gatilho.. Ahahahah).

 

Mas nunca cheguei a testá-la em uma competição porque na mesma ocasião pintou uma “janela” para mim junto ao milagroso amigo Paulo Martins e levei Dona CBC para a instalação do Gásram de 40 kg que havia comprado 2 meses antes em São Paulo, diretamente das mãos do também lendário “Franco’s Alterama”.

 

Portanto, como estava lascado, mas não estava a fim de perder a Competição (você que está lendo este tópico entenderá perfeitamente esta minha posição), apelei para o uso da CROSMAN com um chumbo mais pesado, de forma a compensar a sua velocidade inicial alta.

 

Na ocasião o chumbo escolhido foi o BISLEY Magnum, de 10,5 Grains. (Muito bom, por sinal!)

 

Mas por falta de tempo para treino, parti direto para um estudo teórico abstrato:

 

1º Medi a velocidade do BISLEY no “falecido”(depois explico) cronógrafo COMBRO – 238 m/s;

 

2º Entrei no “Chairgun” e com esta velocidade aferi qual o melhor “ZERO RANGE” para as duas provas de Silhuetas – 1/10 e 1/5, para não ter que ficar mexendo na alça de mira de “prástico” da infeliz (confesso ser um dos motivos por não ter feito ainda o review da Crosman...).

 

Resumindo, apesar da performance medíocre no Papel 10 metros (hoje previsível, em vistas da provável velocidade do chumbo DAISY Wadcutter, usado na prova, próximo ao "Dobra 2, Sr. Sulu"), nas Miras Abertas fiz 12 bichos na SM 1/10 e 13 bichos na SM 1/5 (Caráca, um 5º lugar! Tio Vassili deve ter ficado orgulhoso de mim neste dia...) - Mas não me parabenizem, porque nunca mais consegui atingir estes resultados na continuidade das competições...(Sempre fico alucinado com estes resultados porque na ocasião só tinha três meses de tiro de ar e a "coisa" tinha sido toda montada em estratégia teórica, sem 1 tirinho sequer...)

 

Agora acompanhem comigo a lógica dos fatos (velho tem mania dessas coisas...):

 

1 - Dona CBC com Gásram 40 kg faz 250 m/s para chumbos de 8 Grains, ou seja, velocidade muito acima do ideal para obter precisão.

 

2 – Em algumas medições de velocidades que andei fazendo no cronógrafo COMBRO CB, antes de arrancar com um tiro de H&N uma de suas “orelhas” (coitado, foi assim que ele mooorréuuuu), observei uma coisa muito interessante (eu juro que não li isso em lugar nenhum), que aproveito aqui para corrigir um erro lançado no tópico anterior e lançar agora o...

 

1º postulado de Zaitsev:

“Existe um fator constante entre o Peso de um Chumbo e o quadrado de sua velocidade inicial”.

 

Senão, deem uma olhada na última coluna do quadro a seguir:

 

Chumbo............Peso (gr)......Velocidade (m/s)...K = Peso x Vo^2

GAMO Match....0,499..................256.....................32.699

JSB Exact..........0,544.................245.....................32.672

H&N Finale M....0,531..................248....................32.659

Valor de “K” médio..............................................32.686

 

Observem que o valor de “K” é sempre bem próximo, +/- 3% entre eles, talvez até função nas variações no peso do chumbo.

 

Porém, cada carabina terá seu “K”.

 

Verifiquei que a minha CROSMAN com Gasram de 45 kg tem o seu K = 37.400

 

Você que está lendo este tópico poderá me ajudar nesta teoria, fazendo suas continhas e lançando neste tópico os resultados obtidos para as suas carabinas.

 

É Peso x Vo(ao quadrado), tal e qual o Einstein = m.c2 [peso x velocidade (da luz) ao quadrado]

 

Mas voltando ao “mérito” do assunto:

 

Como Dona CBC encontra-se com Gásram, a única forma de baixar a velocidade do projétil seria em aumentar o peso do chumbo (até porque ficaria difícil diminuir o curso do pistão, eheheh...).

 

Como não tenho a velocidade de um chumbo pesado medido na CBC, estimei sua velocidade a partir do valor de “K” e seu peso, usando a fórmula ao contrário:

 

Vo = Raiz (K / Peso)

 

Assim, para um peso de 0,68 gramas (10,5 Grains) a velocidade do Crosman Heavy na CBC possivelmente será bem próximo dos 219 m/s, ou seja, um valor dentro do ideal para agrupamentos.

 

Senão, indo diretamente da teoria à prática, reparem no que ocorreu “ao vivo e a cores”:

 

2ztca2q.jpg

http://tinypic.com/r/2ztca2q/7

 

Não ficou uma maravilha, até porque foi com Mira Aberta, mas “quase” fundamenta a teoria. Este agrupamento cabe dentro de uma moeda de 10 centavos.

 

Voltando aos cabeças-chatas, como os pesos dos chumbos usados nestas novas medições giram em torno dos 8 Grains, não seria de se esperar agrupamentos maravilhosos (valeu pela dica, MARLON SOARES, no tópico “Dona CBC” anterior), senão observem os resultados:

 

Norica Match – Lata de 250 a R$ 16,00 - Peso = 8,2 Grains – Vo (estimada) = 248 m/s

efqi3q.jpg

http://tinypic.com/r/efqi3q/7

 

MILBRO Match – Lata de 500 a R$ 20,00 (eBay UK) – Peso = 7,6 Grains – Vo (estimada) = 258 m/s

25qemxl.jpg

http://tinypic.com/r/25qemxl/7

 

GAMO Pro Match – Lata de 500 a R$ 37,00 – Peso = 7,8 Grains – Vo (estimada) = 256 m/s

m7ez5d.jpg

http://tinypic.com/r/m7ez5d/7

 

Todos os tiros foram feitos com alvos a 10 metros, com Mira Aberta, Sentado e com Dona CBC apoiada numa “EstaTigre” (What’a fuck, man?)

1ywgbc.jpg

http://tinypic.com/r/1ywgbc/7

 

Conclusões:

 

1 – Não diria que chegou a rolar um “clima” entre Dona CBC e o Seu Norica.

 

2 - O MILBRO Match escocês também não atendeu aos anseios de Dona CBC, talvez por conta de sua saia pequena (Kilt), e apesar do “Fly” que atingiu a mosca (aqui com muitos trocadilhos, por favor)...

 

3 – O GAMO Pro-Match (7,7 Grains) surpreendeu, conforme previsto pelo KAROLAZA no outro Tópico da Dona CBC. A questão seria ousar utilizá-lo em uma competição, em detrimento dos (ansiosamente aguardados) RWS 9,3 Grains ou os H&Ns da vida, com seus 8,4 Grains... Estes “GAMO” também são relativamente caros para tiros de treino em relação aos seus “primos” Match de “seis real” a lata de 500 no Portugal, atão, ...

 

4 - Conforme “reza a lenda”, diria que numa série de tiros com cabecinhas-chatas tipo GECO ou coisas miúdas equivalentes, usando a poderosa Dona CBC, possivelmente o alvo ficaria como se tivesse levado um tiro de calibre 12 (no vulgar: “- Mas não agrupa nem phudendo!”).

 

Talvez os GECO tenham sido desenvolvidos para Slavias e outras carabinas com velocidades iniciais bem mais baixas. Cabe aos donos dessas armas enriquecerem este tópico com seus comentários e valores de "K".

 

Deixo o registro que a série Dona CBC e os Cabeças-chatas só terminará no teste definitivo com o Alemão RWS 9,3 Grains, no dia em que ele resolver aparecer...Tomara que dê casório, até por conta do preço final do féla da pulta, com a ainda inclusão do imposto NTS, que o tornará Karopákaráiosimënsus (deutch). Quem sobreviver, verá (inclusive, talvez eu...)

 

Êitcha paizín’ bomzin’ da gota. Aqui não existe monotonia não, sô. É só emoção...(pooorraaaaa)...

 

Abraços a todos.

  • +1 2

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev parabéns meu velho, não só pelos minuciosos testes, com a Dna CBC e todos os cabeças chatas kkkk, mas também pela sua capacidade de entreter com um texto pra lá de divertido e bem escrito!

 

Adorei a "Estativa Tigre mod. What a fuck man" hAuAHAUHAUHAUhA vou "comprar" uma pra mim tb hehehehe

 

Quanto aos chumbos, o Pro Match da Gamo é bom MESMO! Testei esse danado no clube quando o Karolaza comprou e até os 25 metros ele não fez veio não!!! E olha que essa distancia não é das mais indicadas para wadcutters.

 

Agora me tire uma dúvida: no que o K' influencia no resultado final, não entendi essa parte hehehehe.

 

Abração e valeu!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora me tire uma dúvida: no que o K' influencia no resultado final, não entendi essa parte hehehehe.

Abração e valeu!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Se fosse professor eu responderia que: "- Quanto maior o valor do "K" maior a velocidade incial, comparando 2 carabinas."

 

Mas a resposta para a sua pergunta seria outra:

 

Não sei se você já mediu a velocidade de alguns chumbos seus num cronógrafo. Se sim, monte um excel em que uma das colunas é o peso em gramas e na outra a velocidade equivalente em m/s.

 

Aí pegue outra coluna e faça o quadrado da velocidade para cada caso.

 

Agora multiplique esta última coluna pela coluna do peso.

 

Se chegares a números muito próximos, taí, você encontrou o valor de "K" de sua carabina. Agora imagine que queiras saber qual a velocidade teria um determinado chumbo na sua carabina.

 

Com o valor de "K" você não precisa mais de cronógrafo, porque a provável velocidade dele sairá a partir do peso do chumbo e do "K", sem necessidade de ter que medi-la num cronógrafo.

 

Aí é entrar direto no Chairgun com a velocidade dele e traçar a estratégia própria para a sua carabina, usando este chumbo.

 

Esta é a ideia do "K": Obtenção da velocidade de um chumbo desconhecido na sua carabina sem o uso de um cronógrafo. Tive que "inventar" algo que substituísse o COMBRO que detonei... :blushing:

 

Exemplo 1:

 

Numa Slavia com Vo = 160 m/s para um chumbo de 0,518 gramas (8 Grains) o valor de seu "K" seria:

 

K = 0,518 x 160 x 160 = 13.261

 

Observe que o K da Dona CBC é 32.686, ou seja, mais que o dobro do valor de "K" desta Slavia !!! O único jeito de baixar a velocidade da CBC para o nivel de uma Slavia seria usando um chumbo bem pesado, ou:

 

Vo = Raiz ( K / Peso) que substituindo dá: 160 = Raiz (32.686 / Peso)

 

ou seja: Peso = 32.686 / 25.600 = 1,28 gramas = 19,8 Grains !!!

 

Como um chumbo com este peso não existe para calibre 4,5mm (não que eu conheça), concluímos que uma CBC jamais terá a performance de uma Slavia (infelizmente) !

 

Exemplo 2:

 

A velocidade mínima na Dona CBC seria então obtida num Eunjin de 15,6 Grains = 1,01 gramas.

 

A provável velocidade dele seria: Vo = Raiz ( 32.686 / 1,01 ) --> Vo = 180 m/s

 

Agora tem que ser macho para fazer uma prova de Papel 10 metros usando o Eunjin. "Mas vai que..."

 

Obrigado pelos elogios e abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa muito obrigado!!! Agora sim entendi o que é o tal do valor K hehehehehe

 

Abração!!!

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

K cete... eu preferiria desembolsar uma grana a ter que ficar fazendo continhas.

 

Zaitsev, muito bacana esse lance de descobrir novas formas de se obter resultados.

 

O seu texto está muito bom.

 

Parabéns pelo K.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:thumbsup:

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev sabia que sua CBC iria gostar do pro-match, são chumbos de boa qualidade a um preço muito bom por sinal, ele não chega a ser um chumbo top mas chega bem perto, hoje fiz pela primeira vez um simulado de BR( sei que segundo os mais entendidos este modelo não é o mais indicado, mas como sou um cabra teimoso..rsrs) usando uma de minhas cbcsXluneta 4X e conssegui logo de cara 171 pontos :thumbsup: , to muito feliz pois alem de muito vento tava um frio a ponto de não sentir os dedos, muito bom seus testes gostei muito do texto ....abração :thumbup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saitsev:

Muito bom tópico, gostei das fórmulas.

Você é físico ou matemático? :blushing:

Abraço.

 

Anderson,

Sou engenheiro civil, mas algumas vezes na vida profissional fui obrigado a partir do zero para o desenvolvimento de uma teoria que justificasse a adoção de uma determinada solução prática.

E acabei me acostumando a "fritar" neurônios, até nos momentos de lazer... :w00t:

 

Karolaza,

Bacana 171 pontos logo de saída, amigo.

Quando preparava este tópico reparei que a EstaTigre, na realidade, é uma adaptação de um projeto seu, que vi num filminho postado no Forum AIrgun. Na época gostei tanto que acabei salvando no Hard-disk. O nome é: "No gargalo da garrafa a 13 metros com BAM Mira Aberta"

 

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Zaitzev,

 

Este teu k é dimemsionalmente igual a energia cinética.

 

Utilize a massa em kg, e divida o resultado por 2 que terás a energia cinética dos projéteis em Joules.

 

Ec=m.v2/2

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Zaitzev,

 

Este teu k é dimemsionalmente igual a energia cinética.

 

Utilize a massa em kg, e divida o resultado por 2 que terás a energia cinética dos projéteis em Joules.

 

Ec=m.v2/2

 

Pedro,

 

Esta é a lógica e você acabou de matar a charada final:

1 - A pressão na câmara em teoria é constante (ao menos numa arma de mola ou pistão);

2 - A energia resultante, portanto, também será sempre uma constante;

3 - A única variável está dentro do cano é o chumbo, no caso, o peso do chumbo;

4 - Para que a energia seja constante, a variável que sobra de forma a equilibrar a constante "Energia", seria a velocidade inicial. E esta tem que ser inversamente proporcional ao peso, ou seja: maior peso -> menor velocidade.

 

Está provada a teoria. Você tem algumas medições de velocidade de chumbos ? Valeria a pena observar este fato e comentá-los por aqui.

 

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Karolaza,

Bacana 171 pontos logo de saída, amigo.

Quando preparava este tópico reparei que a EstaTigre, na realidade, é uma adaptação de um projeto seu, que vi num filminho postado no Forum AIrgun. Na época gostei tanto que acabei salvando no Hard-disk. O nome é: "No gargalo da garrafa a 13 metros com BAM Mira Aberta"

 

Abraços.

 

Nossa do fundo do baú, quando vi o danado do suporte no seu tópico ja imaginei comigo que não era só eu que tinha pensado em usar canos de pvc..rsrsrs bacana fico feliz por vc ter tb pegado a idéia e o video da bam tenho até saudades da arma, pois a muito tempo a vendi e me arrependo pois era muito precisa e hoje com um pouco mais de experiência poderia até ter desmontado ela e tirado a vibração chata que tinha quando disparava usando RX, só a vendi por este motivo.

 

Abração

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças ao Pedro fiz a melhor das descobertas, que compartilho com alguns de vocês, ao menos com os novatos (Talvez a maioria até já saiba disso):

 

A fórmulla de energia é: E = m.V2 / 2 em que "m" é massa em quilos e "V" velocidade em m/s.

 

Assim, minha CBC que dá uma velocidade medida em cronógrafo de 245 m/s para o chumbo JSB Exact 8,4 Grains (0,544 gramas) terá uma energia de:

 

ECBC = (0,544/1000) x (245)2 / 2 = 16,33 Joules e este valor é uma constante (Achava que iria variar dependendo do chumbo)

 

O valor de K = (0,544) x (245)2 = 32.686, nada mais é que parte da equação de energia, ou seja, outro valor fixo.

 

Agora, depois que o chumbo sai do cano é que o "bicho pega", por conta da entrada do coeficiente balístico (CB) e do (e-ventu-al) vento lateral.

 

E esta fórmula do "fora do cano" é que nem senha de banco: Quem tem não fala... :sofa:

 

Assim, o RWS que pesa 9,3 Grains ou 0,603 gramas, terá uma velocidade inicial, na CBC, de

 

...(Rufar de tambores)...

 

Vo = 233 m/s ( = Raiz (32.686 / 0,603) ) :animier: :animier:

 

Ou seja, galera, o chumbo ainda nem chegou na minha mão e já tenho o seu Vo na CBC !

 

LIcença, mas agora vou entrar no Chairgun e montar o esquema de visadas...

 

Ah, sim ! Na próxima vez que alguém me perguntar: "-Como é sua carabina ?"

 

Basta responder: "- O gatilho é meio duro, mas ela faz 16,3 Joules".

 

E pronto. O cara que perguntou já terá todas as informações básicas da "garota".

 

Abraços.

  • +1 1

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Zaitsev escrivinhou-se:"

 

E explico:

 

Pelo que andei conversando e lendo, não necessariamente nesta ordem, os agrupamentos de uma carabina de mola precisa “das boa” deve ter uma velocidade inicial entre os 160-220 m/s, ou seja, algo entre uma Slavia 631 e uma Cometa 220. Estas carabinas nas mãos de cabras bons de tiro são milagrosas nas provas de precisão.

E a Norica Storm do Bidú no Pp 10m???

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Norica Storm do Bidu e as HW50 do D'Elite e do Juliano. O campeonato por aqui está bastante embolado, pois os 9 melhores colocados são muito bons. Não dá para apostar em ninguém, por enquanto.

 

A efeciência da rapaziada deste grupo é maior que 90%. Está dificil de encostar neles...Só agora cheguei numa média de 85%. Falta ainda uma "eternidade" para chegar lá (Levei 8 meses para sair dos 75% até este patamar).

 

Só não citei as Noricas e HW50 porque conheço pouco sobre elas. Já dei uns tiros com Cometas e Slavias e posso afirmar que são muito "dóceis" em relação a Dona CBC. Mas como sou tosco, teimoso e durango, não necessariamente nesta ordem, vou com ela agora até o final da competição.

 

Só aguardo a chegada dos RWS Supermag pesadinhos, que foram passear em Curitiba, para ver se consigo "descolar" uma medalinha de 5º lugar ainda este ano. Sei lá, vai que todos eles faltam juntos a uma das últimas etapas. Afinal, diarréias coletivas acontecem... Ahahahah

 

(A praga está lançada !)

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev, só alertando que a energia pode sim variar de acordo com o chumbo. Não vai ser nada drástico mas pode haver variações. A sua carabina que dá 16,3 joules com o jsb pode dar 17 com o rws, ou 15 com um chumbo muito leve. Isto acontece por inúmeros fatores como a liga usada no chumbinho, o atrito dele com o raiamento, espessura da saia, diâmetro do chumbo, formato e por ai vai... Mas a variação nunca vai ser muito grande e o uso da energia como constante pode ser usado para que vc tenha uma idéia do que esperar de tipos variados de chumbo na sua arma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horvath,

 

Valeu pela informação. Talvez não tenha ficado claro na abertura do tópico, que tais "constantes" são aproximações de resultados, mas a intenção da "Energia" ou "K" constantes dará uma boa estimativa da velocidade inicial de um chumbo novo, para sua pré-avaliação no Programa Chairgun.

 

Tomando por base dois chumbos de diferentes marcas, mas com mesmo peso, e medidos em cronógrafo na minha carabina Crosman, existe a oscilação no valor da Energia, conforme você mencionou:

 

Chumbo................Peso (g).............Vo (m/s)............E (Joules)...........K

BISLEY Magnum ....0,68....................238.....................19,3............38.540

CROSMAN Heavy...0,68....................231.....................18,2............36.306...

 

Variação de 3% na EMédia (18,8 Joules) ou KMédio (37.423)

 

 

D'Elite,

Com esta figa você já está a salvo da minha "praga". :rofl:

Na realidade, a "praga" basta para aplicação em metade + 1 de meus 9 concorrentes no Papel 10 mts, uma vez que uma medalha de 5° lugar já me satisfaz.

Mas o Pimentel está na praga, de tanto comer bala Juquinha...

 

Abraços

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o tópico e a sua dedicação Zaitsev!!! Parabéns!!!

Forte Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem finalmente chegaram os RWS Supermag e fiz vários testes com Mira Aberta para alvos a 10 metros.

 

Apesar de minhas dificuldades de iniciante, somadas aquelas da meia idade, gostei muito do resultado.

 

O agrupamento sentado e apoiado foi:

 

3304pab.jpg

http://tinypic.com/r/3304pab/7

 

Também fiz 4 séries de alvos a 10 metros com 10 tiros, em pé e sem apoio, chegando a resultados animadores que foram:

 

87, 89, 85 e 89 - média de 87,8 pontos dos 100 válidos.

 

Não dá nem para imaginar que esta média, há três meses atrás, não passava dos 78 pontos...

 

Conclusões Finais:

 

fxgmeu.jpg

http://tinypic.com/r/fxgmeu/7

 

Dos 11 Cabeças-chata testados, os 5 que agruparam melhor e passiveis de utilização em provas oficiais de PAPEL 10 METROS com DONA CBC, na ordem, seriam:

 

- RWS Supermag 9,3 Grains

- GAMO Pró-Match 7,8 Grains

- DAISY Wadcutter 7,4 Grains

- CZ Lux 8,5 Grains

- H&N Finale Match 8,2 Grains

 

A opção imediata será o RWS Supermag, em função da regulagem da alça, ajustada para chumbos pesados nas provas de Silhuetas.

 

Senão, olhem o resultado de um JSB Heavy pelo Chairgun:

 

1z6zhmx.jpg

http://tinypic.com/r/1z6zhmx/7

 

 

Fiz até uma marcação dos cliques na alça, com o esmalte de unha de Dona Patroa (escondido, é claro...)

 

f9iji0.jpg

http://tinypic.com/r/f9iji0/7

 

Usando esta clicagem, as visadas para silhuetas serão sempre pela "barriga" da bicharada, torcendo para acionar o gatilho no momento preciso do follow-trough e treinar, treinar, treinar, para transformar estes ajustes em rotina de tiro.

 

Espero ter ajudado aos iniciantes "assim qui nem qui eu"...

 

E reitero o "velho refrão" do tiro de ar de pressão:

 

Os chumbinhos em uso pelos seus camaradas de tiro não necessariamente serão os que "casarão" perfeitamente com a sua carabina, ou seja, convém testar todos até descobrir o chumbo perfeito...

 

Por hora, Dona CBC está casada com o Alemão Supermag.

  • +1 1

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev mais uma vez parabens pelos excelentes testes que vem fazendo com sua CBC, alem disso tenho notado sua evolução referente a técnicas, notei boas pontuações em mira aberta, e posso dizer que será um prazer atirar com vc quando eu for ao encontrão em outubro/2011, espero que vc esteja ai para que possamos compartilhar nossas queridas armas e sem duvida será um dia bem proveitoso, espero competir saudavelmente ambos de CBC e tenho certeza que vc é capaz de faturar uma medalhinha com certeza. :thumbup:

 

Abraço

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev mais uma vez parabens pelos excelentes testes que vem fazendo com sua CBC, alem disso tenho notado sua evolução referente a técnicas, notei boas pontuações em mira aberta, e posso dizer que será um prazer atirar com vc quando eu for ao encontrão em outubro/2011, espero que vc esteja ai para que possamos compartilhar nossas queridas armas e sem duvida será um dia bem proveitoso, espero competir saudavelmente ambos de CBC e tenho certeza que vc é capaz de faturar uma medalhinha com certeza. :thumbup:

 

Abraço

 

Valeu, Kamarada Karolaza.

 

Estamos ansiosos em recebê-los aqui no Rio de janeiro.

 

Vou separar uns chumbos RWS Supermag 9,3 Grains para você testá-los na sua CBC. Estou bastante satisfeito com os resultados que eles vem apresentando nos treinos. O acabamento lembra muito o H&N Finale Match, porém são 1 Grain mais pesados, o suficiente para dar um "tchan" a mais na Dona CBC.

 

Vamos ver na 9a. etapa, neste próximo sábado, como se comportarão "ao vivo" na prova de Papel 10 metros...

 

Abraços

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Babybody.

Esqueci de informar aqui no tópico que a dupla de chumbos para a clicagem na foto da folha anterior são:

- RWS Supermag 9,3 Grains para Papel 10 metros;

- JSB Heavy 10,3 Grains para silhuetas 1/10 e 1/5.

Se eu atirasse melhor, até daria para "papar" umas medalhinhas no Papel e SM 1/10 desta vez. Mas pelos resultados que venho obtendo nos treinos, ainda estou distante dos medalhistas do CCTN.

Mas a luta continua, companheiro...

Abraços

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Venon,

 

O mais importante (e sugiro) é que para várias distâncias de alvo, ao invés de tentar decorar as clicagens na alça da carabina, dê uma pintada nos cliques principais. Considero importante esta prerrogativa, porque nossa memória às vezes falha ...

 

Observe na foto da alça da CBC, na folha anterior, que para a "zerada" a 10 metros, a clicagem para alvos entre 10 e 18 metros permanece inalterada. Pode ser observado pelos "bichinhos vermelhos" indicados no gráfico do Chairgun da folha anterior.

 

Postei aqui embaixo a "cola" que levo para as provas de silhuetas metálicas 1/10, onde as distâncias da bicharada ficam, usualmente e nesta ordem, a 9,0 / 11,4 / 13,7 / 16,5 metros.

 

 

x3d893.jpg

http://tinypic.com/r/x3d893/5

 

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante