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Como funciona o alivio de pistão??


Posts Recomendados

Boa noite a todos,

 

eu vejo em alguns lugares pessoas falando sobre alivio de pistão, mas não achei nenhum tópico que explica sobre isso..

gostaria muito de ter informações nem que sejam basicas..

 

como é feito este alivio??

 

no que este alivio influencia? precisão? potência?

 

 

Obrigado mais uma vez...

Rafael Parisi Rossi

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Aliviando o pistao, vc diminui a massa dele, diminuindo assim sua pancada no final da câmara, porém, tendo menor massa, terá menos inércia, diminuindo um pouco a velocidade.

É aconselhado pra armas muito trancudas, onde fazendo isso, vc tira um pouco do tranco, aumentando sua precisao.

 

Abraço

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

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Olá Colega

 

Vc pretende fazer o alivio no pistão de qual carabina ?

 

Basicamente o trabalho se resume em tirar peso do pistão...com isso ele fica mais leve e o tranco da carabina diminui.

 

O pessoal costuma fazer, furos, tornear e até mesmo fresar canais nos pistões.

 

É importante comentar que quando se faz esta modificação...vc perde V0 na carabina...e isso pode ser uma coisa ruim para o tipo de tiro que pretende fazer.....sugiro vc medir a velocidade antes e depois do alivio para ter ideia de quanto perdeu em V0

 

Aconselho pesquisar mais neste fórum pois existem tópicos falando destas "tunagens"...com certeza vai conseguir tirar todas as suas dúvidas...

 

 

 

Um abraço

 

 

Grandini

Editado por GRANDINI

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

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A retirada de material pode ser feita torneando o corpo do pistão, fazendo uma especie de "cintura" nele.

Alguns retiram material usando brocas para furar o corpo do pistão: essa alternativa embora alivie peso acaba interferindo no equilíbrio e balanceamento do pistão.

Uma forma de diminuir o peso sem mexer diretamente no pistão, é trabalhando no Top Hat da mola. É uma peça que vai instalada na mola, apoiada na cabeça do pistão (por dentro), que serve para aumentar a força inercial no disparo e manter a mola centralizada.

"This is from Mathilda" - Leon

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Aliviando o pistao, vc diminui a massa dele, diminuindo assim sua pancada no final da câmara, porém, tendo menor massa, terá menos inércia, diminuindo um pouco a velocidade.

É aconselhado pra armas muito trancudas, onde fazendo isso, vc tira um pouco do tranco, aumentando sua precisao.

 

Abraço

 

 

Olá Colega

 

Vc pretende fazer o alivio no pistão de qual carabina ?

 

Basicamente o trabalho se resume em tirar peso do pistão...com isso ele fica mais leve e o tranco da carabina diminui.

 

O pessoal costuma fazer, furos, tornear e até mesmo fresar canais nos pistões.

 

É importante comentar que quando se faz esta modificação...vc perde V0 na carabina...e isso pode ser uma coisa ruim para o tipo de tiro que pretende fazer.....sugiro vc medir a velocidade antes e depois do alivio para ter ideia de quanto perdeu em V0

 

Aconselho pesquisar mais neste fórum pois existem tópicos falando destas "tunagens"...com certeza vai conseguir tirar todas as suas dúvidas...

 

 

 

Um abraço

 

 

Grandini

Obrigado pela resposta Grandini,

na verdade eu não pretendo fazer este alivio (pelo menos ainda) eu queria entender sobre este processo que vi muitos falando..

Mas juntando a resposta de todos já deu pra ver que não faz o menor sentido fazer isso numa b19s visto que é ideal para armas com coice forte, e a b19s com o gr de 45 acho que não será necessário mais nenhuma modificação..

 

A retirada de material pode ser feita torneando o corpo do pistão, fazendo uma especie de "cintura" nele.

Alguns retiram material usando brocas para furar o corpo do pistão: essa alternativa embora alivie peso acaba interferindo no equilíbrio e balanceamento do pistão.

Uma forma de diminuir o peso sem mexer diretamente no pistão, é trabalhando no Top Hat da mola. É uma peça que vai instalada na mola, apoiada na cabeça do pistão (por dentro), que serve para aumentar a força inercial no disparo e manter a mola centralizada.

Líbero,

como não irei usar mola acho que não daria para fazer este trabalho...

e pelo que vejo inicialmente nem no pistão acredito ser necessário..

 

 

Realmente este fórum é fantástico, tiraram todas as minhas dúvidas..

 

Muito Obrigado a todos..

Rafael Parisi Rossi

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.Você mencionou que vai colocar GR de 45Kg...

Nesse casio tanto a mola, quanto o Top Hat, bem como a guia da base da mola serão eliminados. A exclusão do Top Hat e da mola já resultará em um alívio do peso do pistão e ficará ainda mais leve se o GR for montado com a haste dentro do pistão e o reservatório voltado para a culatra.

"This is from Mathilda" - Leon

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........ e a b19s com o gr de 45 acho que não será necessário mais nenhuma modificação..

 

 

Prezado.....sua carabina é 4,5mm ou 5,5mm?

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

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  • 2 months later...

Tem os kit da Elite que vem o pistão já aliviado ,bucha e gás ram ...é tirar a mola e colocar o kit...perde VO mas aumenta bem a precisão...

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

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Instalei um kit Elite completo na Hatsan 150, com pistão aliviado, bucha PU e o eixo do GR de 75kg no pistão.

Ela continuou muito forte com vibração um pouco menor e melhor precisão. Gostei do resultado, só me arrependi de não pegar o GR de 70kg ou menor p/ amansar um pouco ela.

 

 

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Instalei um kit Elite completo na Hatsan 150, com pistão aliviado, bucha PU e o eixo do GR de 75kg no pistão.

Ela continuou muito forte com vibração um pouco menor e melhor precisão. Gostei do resultado, só me arrependi de não pegar o GR de 70kg ou menor p/ amansar um pouco ela.

 

 

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Você teve oportunidade de cronografar antes e depois da customização? Os agrupamentos ficaram ruins com esse gr de 75? Estou me programando para instalar esse kit da elite numa hatsan 125 e essa sua experiwncia me ajudaria a compreender melhor os beneficios do pistao aliviado para estas linhas da hatsan. Vakeu

--------------------------------------------------------

Hatsan 125 sniper cal .22

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  • 2 years later...

Tem os kit da Elite que vem o pistão já aliviado ,bucha e gás ram ...é tirar a mola e colocar o kit...perde VO mas aumenta bem a precisão...

 

Não é bem assim não....

 

Êmbolo original - 176 gramas

 

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Camisa de mola do êmbolo original - 40 gramas

 

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Êmbolo original + camisa de mola - 216 gramas

 

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Êmbolo original completo - 218 gramas

 

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Êmbolo "aliviado" do Kit Advanced da Elite Airguns - 202 gramas

 

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Resumo da ópera, sem a camisa de mola o êmbolo original (178 gramas) é mais leve que o "aliviado" da Elite (202 gramas) em 34 gramas

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Alguém já aliviou o pistão Advanced da Elite? Eu sei que ele já é aliviado, mas pode ser aliviado ainda mais? Quais as restrições? Alguma experiência já feita?

Quem fez isso foi o usuário cenoura, se não me engano. Entra em contato com ele pq não temos visto mais ele por aqui. Editado por ThiagoBF
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