Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Velocidade baixa e BR


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Pergunta aos bam bam bans:

 

Armas como a Crosman Challenger são PCPs com VO bem baixa, algo como 550 a 600 FPS. Estas armas possuem cilindros pequenos (<150 bar) o que facilitaria uma recarga por hand pump e ainda assim permitiriam uma boa autonomia de tiros usáveis. São armas desenvolvidaa para fazer bonito em provas de papel a 10 metros. A Challenger 2009 possui inclusive cano Lothar Walter. Mas podem estas armas de VO baixa se dar bem em provas de BR?

 

Qual é o mínimo de VO que é razoável para pontuar bem em alvos de USBR a 23m ?

 

Como avaliar se este tipo de arma poderia fazer provas de precisão a 23 metros?

Li num fórum que ela pode fazer agrupamentos de 1/4'' a 25 jardas.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante BidU...@

Pergunta aos bam bam bans:

 

Armas como a Crosman Challenger são PCPs com VO bem baixa, algo como 550 a 600 FPS. Estas armas possuem cilindros pequenos (<150 bar) o que facilitaria uma recarga por hand pump e ainda assim permitiriam uma boa autonomia de tiros usáveis. São armas desenvolvidaa para fazer bonito em provas de papel a 10 metros. A Challenger 2009 possui inclusive cano Lothar Walter. Mas podem estas armas de VO baixa se dar bem em provas de BR?

 

Qual é o mínimo de VO que é razoável para pontuar bem em alvos de USBR a 23m ?

 

Como avaliar se este tipo de arma poderia fazer provas de precisão a 23 metros?

Li num fórum que ela pode fazer agrupamentos de 1/4'' a 25 jardas.

 

Acho que existem regras quanto a VO das carabinas o que divide em categoriais ou algo assim, vou achar as regras da USBR e posto aqui.

 

Acho que com o VO muito baixo vc vai sofrer em provas que não são feitas em ambientes fechados, o vento vai atrapalhar muito!

 

Vou ver se acho e posto aqui!

 

Arlindo, edumello e martial tiram esta de letra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta Vo é muito baixa para BR, é maiz ou menos a mesma VO das carabinas olímpicas e o Fábio Coelho que é um atirador exímio, não conseguiu pontuações acima de 240 pontos que é o mínimo para levar medalha com PCP.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Arlindo, a Feinwerkbau do Fabio é um bom exemplo mas a partir de qual VO torna-se competitivo?

Posso estar falando besteira mas entendo que o excesso de força para uma distância prejudica a qualidade do tiro. Ou estou errado?

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique existe uma categoria para até 600fps, Match.

 

O maior problema neste caso é a interferência do vento, fora isso, acredito que se consiga boa pontuação sim.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Através de muitos testes e da famosa engenharia empírica Lusa, verifiquei que cada chumbo tem uma velocidade ideal para o tiro em determinada distância conhecida como o BR por exemplo.

A minha arma atira com 830 ft/sec nos 22,86m do BR, mas nas com esta mesma velocidade a 50m, o agrupamento fica em torno de 4cm. Aumentando a VO para 900 ft/sec, o agrupamento melhora mas piora o resultado a 22,86m, baixando a pontuação. Talvez seja devido a maior movimentação da arma com o aumento da VO.

Acima de 900 ft/sec, pelo menos na minha arma, o resultado piora em ambas as distâncias

Fica difícil obter uma constante nos 50m, porque nesta distância, as condições ambientais influenciam muito a trajetória, mas vc nota que houve melhoria com esta VO.

Primeiro se escolhe qual o melhor chumbo para a arma, depois se houver possibilidade de ajuste de potência, testar qual a melhor VO para determinada distância.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Arlindo.

 

Acho que esta é uma resposta meio complicada porque cada arma pode ter um "ponto doce" de relação potência/precisão. Esta relação pode ser afetada pelo nível de vibração, características do cano, etc.

 

Portanto a VO por si só não parece ser um fator determinante na escolha da uma PCP. Mas é razoavelmente correto afirmar que VO menor do que 800 FPS é inadequado para BR/FT a partir de 25 jardas ?

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida no benchrest pode usar luneta de espotagem ?

 

Minha Leapers já deu o que tinha que dar não consigo clicar aquela desgrama eu ia com uma 4x32 e cada tiro iria olha pela luneta de espotagem. Isso pode ?

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante