Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Desvendando a origem das Lunetas Rossi


Posts Recomendados

Prezados,

 

Estou investindo no esporte do ar comprimido e chegou a hora de comprar uma luneta.

 

Perguntando a um amigo que muito tem me ajudado, ele me recomendou a compra de uma luneta rossi, 4x32 CES.

 

com essa primeira pista de onde começar, fui futucar essa tal luneta e como sou um cadinho observador, fui perseguindo seus detalhes de construção, pra tentar descobrir quem fabricava e se eu poderia comprar da mesma pessoa que vendeu pra rossi, economizando uns trocos, que andam meio sumidos de minha carteira..

 

essa possibilidade de contornar uma marca famosa é uma opção muito interessante e, procurando com jeito, conseguimos encontrar quem fabrica e comprar várias coisas com a mesma qualidade pela metade do preço, apenas porque não tem a marca famosa estampada no produto (por exemplo as cameras Foscam, que o DX vende bem mais barato que o original..)

 

mas voltando a luneta rossi, olhemos essa fotos:

 

https://dispropil.com.br/produtos/luneta-rossi-4x32-ces-short-size

 

reparem no tubo de 1 polegada, no aumento de 4 vezes e objetiva de 32, no comprimento de 230 mm, no nome hawke na turreta com 1/2 moa, nos parafusos da turreta, no aspecto geral e no local em que o logo Rossi foi impresso. reparem tambem nas bordas arredondadas da objetiva.

 

vamos agora no site da hawke

 

http://www.deben.com/xb1x32-crossbow-scope/hawke-xb-crossbow-scope-1x32-sr.html

 

 

tirando o logotipo, o reticulo para balestra e o aumento de 3x, é idêntica, não é?

 

ora, estaria a rossi vendendo produtos hawke, de qualidade inglesa, bem falados por todos, com garantia vitalícia, apenas trocando o logo para vender no brasil?

 

resposta que recebi da hawke:

 

"Thank you for your email.

We have not built any scope for Rossi industries so it does look like they copied (at least ) our turrets. Rossi Industries is in no way affiliated with Hawke Optics.

If you are interested in selling Hawke scopes you can come directly to us in the UK and we will be happy to supply you."

 

bom... normal..já devia saber...

é ruim da rossi importar produtos caros com garantia vitalícia e vender aqui a preço de custo (conversão de libras, mais imposto, mais frete).

 

logo, é uma cópia da hawke..

 

ok.. mas pode ser uma cópia de qualidade, afinal, os chineses, que provavelmente fabricam os originais hawke, assinam contratos de exclusividade com marcas famosas mas se reservam o direito de usar o projeto para vender produtos parecidos, mas nao iguais.

 

e se é chinês de alta qualidade, é evidente que terão lunetas iguais por aí, idênticas a vendida pela rossi, só mudando o logotipo

 

vamos procurar:

 

primeiro , achamos uma parker, marca famosa de arcos e balestras

http://www.thecrossbowstore.com/Parker-RED-HOT-Illuminated-Multi-Reticle-Scope-1X-p/parker-38-2124.htm

http://www.parkerbows.com/RHcrossbowacc.html?action=detail&detailsku=1075

 

agora uma tenpoint, balestras famosas

http://www.tenpointcrossbows.com/shop/shopexd.asp?id=351

http://www.thecrossbowstore.com/Tenpoint-3x-Pro-View-2-Scope-w-7-8-In-Rings-p/tp-hca-097-ii.htm

 

 

agora uma horton, antiga marca de balestras boas, incorporada pela tenpoint

http://www.ebay.com/itm/Horton-Hawke-4x32-Scope-Realtree-APG-Camo-SS311-/141086705684

 

e finalmente uma assumidamente xingling hammer

http://hammersbinoculars.stores.yahoo.net/hailmucocrsc.html

http://hammersbinoculars.stores.yahoo.net/hamurecocrsc.html

 

essa ultima traz um detalhe interessante.

o modelo

http://hammersbinoculars.stores.yahoo.net/hamurecocrsc.html

 

usa o mesmo estilo de clicagem na turreta vista no manuais da hawke.

 

~~~~~~~~~~~~

blábláblá.. conclusão:

 

 

salvo engano, há uma ou mais fábricas chinesas que produzem lunetas para a hawke, marca bem conceituada e com garantia vitalicia.

 

e, de posse do projeto, os chineses também produzem variações dessas lunetas, alterando reticulo e aumento e vendendo o mesmo produto para outras marcas famosas, como tenpoint, parker e horton.

 

só que são todas, inclusive o modelo original da hawke, lunetas para balestras, projetadas para aguentar a vibração toinhoinhoinescas que estas produzem. nenhuma delas, mesmo as copias, é anunciada como lunetas para ar comprimido.

 

aparentemente, o fato de serem projetadas para aguentar a balestra (Sendo também anuncidada como resistentes a espingardas e rifles AR-X), a torna apta a aguentar a ação de mola do ar comprimido.

ou assim o fabricante convenceu o importador da rossi..

 

daí pode ser que a rossi encomendou essas lunetas chinesas para balestras, meteu o logo nelas (notem que a maquina impressora de logo sempre imprime no no mesmo local) e as vende para o mercado de ar comprimido.

 

(óbvio que isto é uma suposição, uma possibilidade, não uma verdade... mas considerando os indicios... é bem possível..)

 

o que eu vou fazer?

 

caçar uma pra comprar, oras.

 

se usar a mesma mão de obra e maquinário mas tiver metade da qualidade das feitas especificamente hawke, se igualando as vendidas pela parker, horton e tenpoint, já tá valendo, e muito.

 

ao amigo que me ajudou com a dica, muito obrigado.

 

abs

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho que Luneta Rossi tem a mesma qualidade de uma Riflescope da vida, ou seja, xingling high level.

Se for pra comprar uma Rossi 4x32, pelo mesmo valor (300,00)ou menos vc pega uma Tasco 3x9-32 ou 3x9-40 Pronghorn de alguns vendedores. Muito mais luneta por um preço compatível.

 

 

Abrass

gt1f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Hawke originais são fabricadas na China

e a garantia é de 10 anos e não vitalícia.....

 

além disso existe uma boa difrença entre as Hawke das linhas mais básicas e a s topo de gama( diferença na qualidade das lentes e na qualidade do fabrico)

 

tive uma má experiência com uma Hawke Airmax 4x12-40 AO Mil-Dot ( as Airmax supostamente são específicas para carabinas de mola) - com 300 disparos ,em montada numa HW 97K 4.5 com 17 Joules - o POI mudou cerca de 6 cmts para a esquerda ( e a luneta estava bem montada com um mount de qualidade que não mexia ....)

 

é claro que enviei para a loja onde a comprei e de imediato me mandarm uma nova - mas já não a usei,vendi-a assim que a recebi ,pois tinha perdido a confiança na marca.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como sou iniciante, nao posso discutir o conselho do amigo

 

o que tenho observado, contudo, é que artigos de sites como airgundepot e pyramidair recomendam lunetas de aumento fixo para carabinas magnum, uma vez q a vibração maior dessas carabinas é especialmente danosa ao sistema de zoom de lunetas baixa qualidade ,sendo possível que, por não ter aumento, essas lunetas durem mais neste tipo de carabina.

 

como pretendo colocar em cima de uma RWS 52, estou caçando algo que caiba no meu bolso e que tenha aumento fixo, pra aumentar a chance de aguentar a vibração dela, que é especialmente avaliada como destruidora de lunetas.

 

daí minha pesquisa quanto a capacidade da luneta rossi resistir a vibração

 

 

abs.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento sobre a durabilidade com ou sem zoom, mas o argumento é plausível. Só acho q 4x não resolve mto o problema. 9x já acho pouco pra ser sincero. Mta gente usa a 3-9x, creio que vc não teria problemas com ela.

 

Faça um teste nas duas antes se possível.

 

Hugz

 

 

Enviado de um dispositivo Android - via Tapatalk.

 

 

gt1f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

===

 

a garantia das lunetas hawk vitalicia.

http://www.deben.com/hawke-warranty.html

 

o limite de 10 anos é anunciado em alguns locais como politica de atendimento a exigências da comunidade europeia apenas.

 

ou assim li por ai...

 

 

Quando comprei a Airmax ( há uns 5 anos +-) a garantia na Europa era de 10 anos ( o que já é muito bom ,qualquer defeito que a luneta tenha vai aparecer muito antes disso...)

 

pelos vistos eles mudaram para "Lifetime Limited Warranty" - o problema é que o Limited quer dizer muita coisa - a alegação que a luneta foi mal usada ou ou abusada pode ser sempre invocada pela Hawke pois para se usar a garantia a luneta só pode ser aberta pelos seus próprios técnicos e eles podem alegar o que quiserem - é preciso contar com a sua boa fé para a garantia realmente funcionar.....

 

além disso a garantia só funciona para o comprador original e com documento de compra ( todas as compras por fora e no mercado paralelo não têm garantia a não ser que o vendedor possa e queira assumir a luneta como sua perante a Hawke...)

 

uma coisa eu sei: aqui na Europa 2 anos de garantia são reais - qulquer produto comprado aqui tem 2 anos de garantia real ( avaria a empresa ou troca ou dá o dinheiro de volta..)

 

fora disso depende muito da boa vontade e da política da empresa que vende...

 

sei também que fabricantes europeus de lunetas de alta qualidade ( por norma lunetas fabricadas na Alemanha ,Áustria ou Hungria- como as Shmidt&Bender, IOR, Zeiss,Docter,Swarovski,Khales por exemplo ) esses dão 30 anos garantia real ( o que é considerado garntia vitalícia)

 

mas são tudo luinetas que custam de 1000 a 2500 euros +- ( e até mais que isso...)

 

nos USA sem dúvida que a marca que oferece melhor garantia e assistência é a Leupold - garantia real vitalícia ( sem Limited) mas também se faz pagar por isso....

 

http://www.leupold.com/hunting-shooting/scopes/

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito louvável a sua iniciativa em pesquisar profundamente o assunto.

Como leigo, me parece muito plausível a hipótese de que as lunetas de balestras estejam sendo aplicadas às armas de pressão.

Graças a uma carência vitamínica de moedas, me incluo entre aqueles que não poderiam pagar o preço de uma carabina em uma luneta.

Então, toda informação que facilite, será bem vinda!

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa sua pesquisa.Tbm achei esta rossi uma boa luneta,tem imagen limpa e foca muito bem de perto e aos 30 metros...agora com certeza vem da china,o que não vem nos dias de hoje?Mas a ideia de pegar uma luneta pra balestra e usar pra air,não é de todo ruim,mas alterar o reticulo foi uma ideia de anta,pois se mantivesse as das balestras que vç mostrou,teriam um bom mil dot ou algo parecido...é a Rossi quase acertou...rsd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a Rossi 4x32 CES, o grande barato dessa luneta é o fato do retículo ser gravado em vidro.

Isso por si só já a torna muito mais resistente que uma Tasco com retículo de metal.

Já tive várias lunetinhas com retículo em metal, inclusive as conhecidas Nikko Mountmaster. Mais cedo ou mais tarde o retículo começa a esfarelar...

Já com o retículo gravado em vidro, a pancada necessária para parti-lo tem de ser muito maior.

Eu achei essa Rossi muito interessante para carabinas trancudas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho que Luneta Rossi tem a mesma qualidade de uma Riflescope da vida, ou seja, xingling high level.

Se for pra comprar uma Rossi 4x32, pelo mesmo valor (300,00)ou menos vc pega uma Tasco 3x9-32 ou 3x9-40 Pronghorn de alguns vendedores. Muito mais luneta por um preço compatível.

 

 

Abrass

 

Vini,

essa rossi 4x32 "CES", somente esse modelo, é diferenciado dos outros que não passam de riflescope.

eu tive uma dessa e realmente, apesar de ching ling, não tem como comparar com as riflescope.

o retículo dela gravado é muito bom e a lente é clara.

ela aguenta porrada. eu gostei da lunetinha.

 

e quem ja abriu uma luneta de retículo metálico sabe que M... é isso. relamente é um retículo fino e muito delicado, parece um fio de cabelo que não sei como aguenta 1 tiro.

 

e parabéns ao autor do tópico pela pesquisa, muito interessante! +1

Editado por Cenoura

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cenoura, não sei se ching-ling, como conhecemos aquí em Minas, sinônimo de baixa qualidade e durabilidade ( não é ? ) se aplica a essa Rossi CES 4X.

Se for termo genérico para produtos chineses, então está certo.

Nos shoppings populares dizem sobre produtos chineses: primeira linha, segunda linha, etc, rsrs

É uma legítima Hawke,( não sei se de Shotgun ou de arco ) de qualidade, retículo gravado ( etched ) a laser no vidro ( como você e o Paes disseram ), bem robusta, sem fricotes além dessas bobagens de luzinha verde, vermelha e tal.( opinião pessoal, claro )

Tenho 5 ( cinco )..rsr errar cinco vezes seria 5 vezes burrice.

Apesar de fixas, sem correção de paralaxe, para diversão a gente se acostuma logo mantendo constância na mesma posicão do rosto ( e do olho de mira ) na coronha.

Tb há jeito de mudar o foco da objetiva, mas é delicado.

Duas aquí estão aguentando o tranco para valer, muito tiro há tempos, ; uso uma ( além de um Red Dot Nikko ) para testar carabinas, num suporte fixo, não DAMPA.

E faz bonito, até em longa distância, para o que não é proópriamente indicada.

Todos sabemos que luneta em carabina de mola é loteria mesmo, mas essas me surpreenderam desde que usei a primeira ( compactas, leves, fortes, e principalmente, de qualidade ).

Considero esse aumento de 4X ótimo para o dia a dia ( repito: para o feijão com arroz, como a imensa maioria dos atiradores utiliza ).

Aliás, uma enquete a respeito seria interessante.

Lunetonas são para outros fins, claro.

E que impressionam, impressionam!

É a velha história; o meu é maior que o seu, RSRS

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Mathew,

eu tenho uma ching ling (chinesa, barata e de baixa qualidade) que cumpre sim o seu papel e com louvor e estrelinhas!

mas quando eu abri a primeira vez uma luneta e vi a finura que é o retículo, passei a valorizar muito mais esse tal de "retículo impresso".

se eu fosse comprar hoje uma luneta 4x32 ching ling (barata, de baixa qualidade) e pudesse juntar mais 100 pra comprar uma rossi 4x32CES ou uma shilba equivalente eu não pensaria duas vezes. uma luneta dessa aumenta demais a chace da loteria das lunetas! Sem falar que as lentes são muito melhores, deixando a imagem muito mais nítida... então se eu fosse optar hoje por uma luneta, pegaria uma 'gravada a laser'. vale o investimento, mesmo sendo ching ling, porém de melhor qualidade. bem melhor...

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Sem falar que as lentes são muito melhores, deixando a imagem muito mais nítida... então se eu fosse optar hoje por uma luneta, pegaria uma 'gravada a laser'. vale o investimento, mesmo sendo ching ling, porém de melhor qualidade.

 

Concordo com vc Hoffman. Uma outra coisa que aprendi com o Renan e que eu pensava de forma errada, é que a abertura da objetiva era o fator determinante pra se obter uma imagem mais clara. LEDO ENGANO, o principal fator que faz a imagem ficar mais clara é a qualidade da lente inserida na luneta. Ele me exemplificou uma luneta de 40mm que tinha uma imagem mais clara que outra de 50mm, e ambas eram de marca, nenhuma xingling na comparação.

 

@QuaseOfftopic: Mudando de assunto um pouco, esses dias vi um tutorial de como aumentar a resistência do retículo, aplicando base de unha ou verniz não lembro direito. Cada uma q o povo inventa... rs

 

 

hugz

gt1f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho que Luneta Rossi tem a mesma qualidade de uma Riflescope da vida, ou seja, xingling high level.

Se for pra comprar uma Rossi 4x32, pelo mesmo valor (300,00)ou menos vc pega uma Tasco 3x9-32 ou 3x9-40 Pronghorn de alguns vendedores. Muito mais luneta por um preço compatível.

 

 

Abrass

Caro Vinicius:

Luneta Rossi CES, 4X, compradas entre R$400,00 e R$500,00, algumas há mais de ano, parece que atualmente esgotadas.

Não troco de maneira alguma por nenhuma Tasco dessa aí, 3X9, tenho ambas, sem comparação , IMHO.

abraço, Comedor de Araticum., rs

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante