Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Passarinhada de Natal: vários !


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Férias..

Oportunidade para passarinhar.

 

Vamos aos registros:

 

Rolinhas. Ninguém dá muita bola pra elas mas não iam ficar de fora. Aparentemente um casal ciscando a busca de comida.

 

IMG_3702_zpsd0fa953d.jpg

 

 

Aí apareceu um belo Periquitão Maracanã em casa! 2 registros. Um no telhado e outro em vôo.

IMG_3581_zpsc5099b6a.jpg

 

Em vôo !

IMG_3582_zps781d266e.jpg

 

Um Tico Tico. Nada demais com ele mas gostei do registro por capturar o Tico Tico cantarolando a plenos pulmões.

IMG_3583-2_zps59f81273.jpg

 

Falando em Tico Tico, registrei mais alguns.

Esta fêmea no chão:

IMG_3615_zpsabe007c8.jpg

 

Esta outra fêmea na árvore. Foto que ficou com bom contraste.

IMG_3800_zpsea09b905.jpg

 

E este macho na linha que também ficou um registro interessante.

IMG_3620_zpsf61e26a9.jpg

 

Um casalzinho de Pomba Amargosa.

IMG_3703_zpsf4886d3f.jpg

 

Um Bem-Te-Vi-zinho. Uma feliz foto que capturou o píleo amarelado na cabeça (que vive escondido).

IMG_3612_zpsbb72cbd2.jpg

 

Um contemplativo Suiriri.

IMG_3692_zpsdb08f2a9.jpg

 

Um Coleirinho.

IMG_3698_zps3bd8ab1f.jpg

 

Aqui um Bico de Lacre. Este foi um registro curioso. Pois eu fotografei e só fui ver o que era depois...

Estava a pelo menos uns 15/20 metros de distância e ouvi o canto e farfalhar no arbusto. Apontei foquei e disparei. Depois ao ver no máximo de zoom, vi que fiz um registro de um Bico de Lacre.

IMG_3782_zps7a877426.jpg

 

Este eu não tenho certeza da identificação. Recorri ao guia de aves de São Paulo e me pareceu ser um Anu Branco. No Guia fala que eles fazem ninhos em Araucárias e no meu condomínio tem muitas. Mas preciso checar pra ver se é isso mesmo. Fiz registros na linha onde o mais bacana é este de boca aberta e um outro bastante difícil pois estava encoberto mas deu pra pegar o rosto mais de perto.

 

IMG_3721_zpscc9980f9.jpg

 

IMG_3806_zps4c0998ac.jpg

 

Por fim uma seleção de Sabiás do Campo

 

Pousando no quintal da minha casa.

IMG_3729_zps2f505e25.jpg

 

No telhado.

IMG_3731_zps3a79a5d4.jpg

 

De perfil...

IMG_3743_zpsfdebf2ba.jpg

 

Me encarando... ("Que foi?")

IMG_3741_zps98db9705.jpg

 

Esse eu fiquei com dúvida se é Sabiá do Campo ou Sabiá Poca.

IMG_3797_zps373da8a4.jpg

 

E mais um Sabiá do Campo. Tem aos montes lá e berram na sua janela as 06:30hs da manhã. (qui-qui-qui-qui...)

IMG_3706_zps28574f5d.jpg

 

Aqui um Sabiá comendo uma pequena aranha...

IMG_3624_zpsea792c2c.jpg

 

 

E é isso aí. Isto foi a minha passarinhada de Natal.

Espero que gostem das fotos. AInda estou aprendendo.

Em janeiro vou ver se arrumo uma lente melhor.

 

Piu !

 

 

 

 

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas fotos. Eu também acho que é um Anu Branco, aqui tem muitos.

O coleirinho me parece de um tipo que botam o adjetivo de "macaquinho" por aqui (aquele que puxa mais para a cor parda, o outro é o pretinho).

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique Coelho,

No meu Sertão da Bahia, chamamos o Sabiá do Campo, de Sabiá, Crio, Pichorra, Sebão. Já a Sabiá Poca, chamamos de Sabiá Coca, em alguns locais ela é chamada de Sabiá Laranjeira. Já o Tico-Tico é chamado de Cata-Pilão ou Manda-Chuva. Aquele que você não tinha certeza é o Anu Branco mesmo.

.

Parabéns pela qualidade das fotos e o conhecimento a respeito das aves brasileiras. Se a moda pegar, muita gente vai vender as carabinas e lunetas e comprar belos equipamentos para fotografia.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Henrique! Fiquei babando pela qualidade das fotos e ja pensando qual sera minha camera, mas infelizmente nao posso nem pensar em gastar mais nada, afinal de contas, Abril esta ai e Murilo vem junto!Gostei do Tico soltando a voz! Um momento bem complexo de se fotografar!Realmente tratam-se de Anus Brancos, ediga-se de passagem, que belo close!Certamente trata-se de uma Coleirinha. Dependo da regiao onde sao encontradas, as penas sofrem uma variacao na tonalidade das penas. Curiosidade: existem coleiros até do bico azulado.Uma forma facil de se diferenciar as Sabias do Campo das demais é o fato dela possuir um rabo muito maior q as outras especies da familia. Aquela foto trata-se de uma Sabia Poca ou tbm conhecida como Sabia Barranco ou Barranqueira. Curiosidade: Sabias do Campo tbm sao comumente chamadas de Tejo ou Rabudos.Henrique, nao me recordo de como eh a femea do Tico. Mas, analisando a foto, pelo peito carijo e biqueiras existentes, nao pensou que possa ser um filhote!? Fica a interrogacao...kkkNovamente... PARABENS!

 

Desculpa pelos erros na pontuacao e grafia... como meu tempo anda escasso, so consigo fazer as postagens pelo celular... (quem usa pelo cel, sabe o quanto eh sofrido)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique Coelho,

No meu Sertão da Bahia, chamamos o Sabiá do Campo, de Sabiá, Crio, Pichorra, Sebão. Já a Sabiá Poca, chamamos de Sabiá Coca, em alguns locais ela é chamada de Sabiá Laranjeira. Já o Tico-Tico é chamado de Cata-Pilão ou Manda-Chuva. Aquele que você não tinha certeza é o Anu Branco mesmo.

.

Parabéns pela qualidade das fotos e o conhecimento a respeito das aves brasileiras. Se a moda pegar, muita gente vai vender as carabinas e lunetas e comprar belos equipamentos para fotografia.

Cyntra, obrigado. É só a 2a incursão pelo condomínio em busca de passarinhos pra fotografar. Comecei agora em dezembro mas é realmente uma atividade relaxante pra fazer nas férias. O condomínio fica a 30km da grande São Paulo e é um lugar muito arborizado o que ajuda bastante. Achei uma curtição exercitar a paciência e perseverança de conseguir um registro legal.

 

Meu equipo não é nada profissional mas não me incomodo muito pois sei que a coisa toda é puramente amadora. Mas eu pretendo pegar uma lente melhorzinha pelo menos. O Edu Macedo pegou uma máquina de lente fixa com zoom de 50x. Também não é Pro mas faz fotos bacana pra caramba.

 

O negócio é esse. Basta se divertir que tá legal.

 

 

Show Henrique! Fiquei babando pela qualidade das fotos e ja pensando qual sera minha camera, mas infelizmente nao posso nem pensar em gastar mais nada, afinal de contas, Abril esta ai e Murilo vem junto!

 

Gostei do Tico soltando a voz! Um momento bem complexo de se fotografar!

 

Realmente tratam-se de Anus Brancos, ediga-se de passagem, que belo close!

 

Certamente trata-se de uma Coleirinha. Dependo da regiao onde sao encontradas, as penas sofrem uma variacao na tonalidade das penas. Curiosidade: existem coleiros até do bico azulado.

 

Uma forma facil de se diferenciar as Sabias do Campo das demais é o fato dela possuir um rabo muito maior q as outras especies da familia. Aquela foto trata-se de uma Sabia Poca ou tbm conhecida como Sabia Barranco ou Barranqueira. Curiosidade: Sabias do Campo tbm sao comumente chamadas de Tejo ou Rabudos.

 

Henrique, nao me recordo de como eh a femea do Tico. Mas, analisando a foto, pelo peito carijo e biqueiras existentes, nao pensou que possa ser um filhote!? Fica a interrogacao...kkk

 

Novamente... PARABENS!Desculpa pelos erros na pontuacao e grafia... como meu tempo anda escasso, so consigo fazer as postagens pelo celular... (quem usa pelo cel, sabe o quanto eh sofrido)

Ivan, arruma uma máquina pra fotografar o Murilo E fazer umas passarinhadas, rsrsrsrsrsrr

 

Também fiquei amarradão na foto do Tico cantando. Ele está até de costas mas o momento realmente foi muito feliz.

 

Também gostei da foto do Tico fêmea na árvore. Não me parece filhote. Bate com o guia. O que está no chão, realmente, pode ser um filhote. É bem provável que seja.

 

As fotos dos Sabiás também ficaram boas mas o que pousou no quintal ajudou. Fotografei a uns 5 metros no máximo.

 

A foto do guia do Sabiá Poca deixou bastante dúvida mas concordo, é possivelmente um barranqueiro.

Eu fiz outras, de outros passarinhos mas como não ficaram nada boas ou o ângulo muito ruim, nem postei. Mas é bacana ver os registros e escolher as boas. Tem muito de tentativa e erro. Aprendi, por exemplo que, dependendo da situação, você tem que ir direto pro foco manual. Se ficar tentando achar no autofocus o bicho voa e você perde o registro.

 

E fotografar andorinha? Terror total. O bicho não para quieto!

E preciso também pegar a manha de fotografar beija-flor. Outra encrenca.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindas fotos...

 

A dúvida é com certeza um Anu Branco, aqui tem muitos, andei 02 dias atras deles para fazer uma boa foto mais os danados estão ariscos pois estão com ninho.

 

Vou postar depois as minhas fotos todas em um tópico também, vamos acumulando fotos destes lindos pássaros.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Reza a lenda que o mau agouro do Anu Branco vem de desgraças acontecidas com pessoas que matavam o Anú com estilingue.

Na verdade o dito popular é "matar o Anu Branco" dá azar.

 

Como eu não o pertubei. Ele me retribuiu com belas fotos. Inclusive a segunda que postei onde pude chegar a uns 4/5 metros sem que ele se incomodasse e voasse.

Posou. Cliquei e felizes estamos.

 

 

 

 

Uma coisa é certa, em cada região os passarinhos terão nomes totalmente diferentes, dá até para fazer um catálogo de sinônimos, rs.

 

E você vê que o pessoal reconhece mesmo que com outro nome. Com o tempo a gente abre um tópico só com nomes regionais.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Henrique! Tbm gosto muito de admirar estes e outros animais. Não consigo entender como outros ANIMAIS podem ser capazes de matar por prazer essas criaturas... mas em fim.

Esses dias descobrimos que temos vizinhos especiais. Aqui é chamado de Urutau, não sei se esse nome é regional. Infelizmente não tenho equipamento adequado para fotografar melhor, o máximo que consegui com minha luneta de espotagem foi essa foto.

Semana passada reparei que tinha algo estranho nela, quando olhei com a luneta ví que havia um filhote! O filhote agora está sozinho, mas a mãe continua aqui por perto, pois a noite podemos ouvir seu famoso canto.

Vou ver se tiro umas fotos do filhote e posto aqui depois.

post-1586-0-76275100-1356613038_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Urutau é conhecido como a "ave fantasma". Tem um video no Yutube com o canto. Parece som daqueles de cemitério em filme de terror....

Já foi dado como em extinção mas parece que tem havido diversas observações principalmente no ES.

 

O bichinho é feio que dói. Parece um pedaço de madeira ou um lagarto quando está com o olho aberto.

A foto não deixa ver direito mas o registro de um Urutau é sempre uma agradável notícia.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Urutau olhando a foto me parece o Curiango que a gente chama aqui no ES. Não sei se são duas espécies diferentes, mas que são bem parecidos não tenho duvida.

Lá no Sertão também chamamos de Curiango.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Urutau olhando a foto me parece o Curiango que a gente chama aqui no ES. Não sei se são duas espécies diferentes, mas que são bem parecidos não tenho duvida.

 

 

Lá no Sertão também chamamos de Curiango.

 

Camaradas Ylram e Cyntra,

 

O Curiango é semelhante ao Urutau, mas não são os mesmos. Cyntra, no nordeste o Curiango é conhecido também como Carimbanda e em algumas regiões, como Bacurau.

 

O Curiango é um dos pássaros que marcaram minha infância. Quando morava no sítio e voltava do mato ou da pesca no cair da noite, ouvia em meio à mata o Curiango cantando, onde ele parece pronunciar o seu próprio nome: "Curiango...... Curiango". Era um canto que me causava tremendo pavor, pois sempre tentava ver o bendito pássaro e nunca consegui. Como era menino e com a cabeça cheio de criatividade, achava que era alguma alma...rsrs Coisa de criança...kkk

 

Canto Curiango: http://www.xeno-canto.org/20298

Canto Urutau: http://www.xeno-canto.org/110603

 

--------------------------------------------

 

Ah... aproveitando os links, quero compartilhar com vocês um enorme banco de dados acerca de cantos de "N" aves do MUNDO!

http://www.xeno-canto.org/

 

Utilize o nome científico para buscar o canto da ave desejada. Quando abre a tela você pode visualizar vários tipos de informações como, o tempo da gravação, local / data / horário da gravação, se o som é de uma fêmea ou macho, se é canto ou apenas o chamado ou piado da ave... e ainda é possível fazer o download do audio!

 

Excelente site e recomendo à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Curiango é bem diferente do Urutau. O Curiango pelas fotos se parece muito com uma ave que costuma ficar "deitada" na estrada. Aqui em Manguinhos onde moro tinha muito, já faz um bom tempo que não vejo.

Ivan, muito bom o site com os cantos, sempre procurei uma gravaçao de qualidade do Urutau mas nunca achei uma que desse pra ter uma boa idéia de como é.

Agora bom mesmo é estar aqui, inclusive neste momento num silencio total e volta e meia ouvir o vizinho cantar.

Editado por henzell
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante