Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dúvidas sobre PCPs.


OldMan

Posts Recomendados

Boa tarde amigos, recentemente redescobri no fundo do armário minha velha CBC 345 Jr. um pouco judiada pelo tempo sem uso (30 anos) mas me acendeu o gosto pelo tiro de ar. Estive lendo bastante a respeito de PCPs, que para mim são inteiramente novidade, e gostaria de entender uma coisa que me deixou confuso.

 

Regulavél x Regulada :

 

Vejo que existem carabinas com regulagem de potência como a AA S510, FX 400 Royale (ainda que tenha que retirar da coronha) e Air Wolf que regula via software só pra citar 3. Independente da maneira como são "reguláveis", tendo mais ou menos tecnologia, é possível controlar com isso a potênca da carabina.

 

Leio muito vocês falarem sobre carabinas "reguladas" o que eu imagino ser uma característica mais baseada na constância da potência/velocidade do que realmente da "quantidade", vamos chamar assim, da mesma potência/velocidade.

 

Então se entendi bem, são duas coisas completamente diferentes a carabina ser regulável e ser regulada.

 

Alguém poderia me dizer se meu entendimento está correto ? Se não, como funcionam estas duas características ?

 

Complementando, estas características são excludentes ou complementares ?

 

Com a experiência de vocês, alguém poderia dar uma luz ao assunto, considerando ambas as características e suas implicações, vantagens etc...

 

Abraço.

 

PS. Não me arrisquei a abrir a 345 e fazer uma KHda, então ela está sofrendo um "lift-up" na Alterama e vai voltar uma trintona com aparência de ninfetinha. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal vc ter uma 345, é uma das melhores armas da CBC e gostosa de atirar, tenho certeza que vai voltar com cara de ninfeta, o trabalho da alterama é 100%...rsrsrs Seja bem vindo ao forum, quanto as suas duvidas tenho certeza que os mais experiêntes no assunto logo respondem.

 

Abraço.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Leio muito vocês falarem sobre carabinas "reguladas" o que eu imagino ser uma característica mais baseada na constância da potência/velocidade do que realmente da "quantidade", vamos chamar assim, da mesma potência/velocidade.

 

Então se entendi bem, são duas coisas completamente diferentes a carabina ser regulável e ser regulada.

 

Alguém poderia me dizer se meu entendimento está correto ? Se não, como funcionam estas duas características ?

 

Complementando, estas características são excludentes ou complementares ?

 

 

Oldman,

 

Você entendeu bem. Uma carabina regulada (leia-se com válvula reguladora) terá os disparos com velocidade constante. É uma característica muito importante pra quem quer tirar o máximo de precisão de uma carabina.

Assim, também existem as carabinas que possuem potência ajustável. Como bem disse, são características complementares. Você pode ter uma carabina com potência ajustável e sem válvula regulada, como é o caso da S510, ou pode ter uma com válvula regulada e potência ajustável como é o caso da nova FX Royale.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Roberto disse, a PCP regulada tem uma válvula reguladora, que obriga o cilindro a trabalhar numa pressão constante pré-determinada (até que a pressão do cilindro caia abaixo desse nível determinado), sempre alimentando a carabina com a mesma pressão. Isso torna a carabina mais precisa, apesar de existirem não-reguladas que se comparam e até superam reguladas no quesito precisão (dizem isso das AAs S510 e S410)...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou para ver isso Bruno.

 

Eduardo, como falei, to vendendo o peixe como comprei, já li muitos dizendo que as S410 batem PCPs reguladas (qual tb não se diz...), além disso já vi muitas strings (na internet) mostrando que essas carabinas são bastante constantes...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno não me leve a mal, mas o que digo não é baseado no que ouvi dizer, mas em experiencia própria, com vários exemplares. A S410 ou 510 é uma ótima PCP, muito bem acabada e elegante, mas sinceramente seu forte não é a precisão. É ate injustiça comparar arma não regulada com as reguladas, algumas podem ate ter um desempenho extraordinário, como é o caso de algumas S200, que por sinal dão um banho de precisão nas 510/410. A regulagem de potencia destas não passa de um estrangulamento da passagem de ar, diminuindo assim a VO, ou aumentando.

 

As reguladas possuem válvulas que permitem ante câmaras permanecerem com uma certa pressão pre determinada, conforme sua configuração, a consequência disto são tiros mais constantes e em maior número.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se S510 e S410 originalmente falando fossem tão boas assim aqui no BR elas não tomariam pau de AT44 que fo9i o caso da ultima etapa.rs

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza é o mesmo que acontece aqui no RJ. Basta ver os resultados.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos que responderam, então entendi bem o resultado de regular a carabina e escolher sua potência.

 

Imagino então que num grafico Velocidade x Tiros uma carabina regulada tem uma curva mais plana do que uma não regulada. No mesmo gráfico se plotarmos a mesma carabina partindo da mesma pressão mas com sua potência variada, teríamos curvas mais planas devido a ser regulada e mais ou menos "paralelas" entre si para cada potência escolhida correto ?

 

Mas isso só funcionaria assim se a potência "regulável" escolhida não interfira em nada na regulagem da pressão mais constante. Isso realmente ocorre ou a valvula que deixa a carabina regulada pode se atrapalhar em fazer seu "serviço" caso a potencia seja variada ? Ou por outro lado, quando se faz uma carabina regulada de fábrica ou tunando imagino que o projetista esteja regulando para aquela potencia específica da arma. No caso de potencia "regulável" ainda é possível ter uma carabina regulada para obter tiros mais constantes seja qual for a potência escolhida pelo atirador ?

 

Sei que estou fazendo muitas perguntas meio teóricas e básicas sobre funcionamento. Vocês sabem bem onde isso vai parar não é ? Na escolha de uma PCP. Mas ao invés de perguntar qual PCP comprar, quero entender como finciona cada característrica para saber onde vai se situar meu ponto de equilíbrio na relação custo benefício.

 

É lógico que se eu perguntar qual carabina comprar eu é que vou ter que dar muitas informações de como vou usar, pra que, com que frequência etc.. coisas das quais anda não estou certo. E no fim sempre vamos acabar em R$ 10mil. "compra uma royale ou air wolf que você não se arrepende". Mas poxa né, isso eu sei, talvez eu chegue lá um dia, talvez todos nós cheguemos (vamos torcer!) mas acho que posso usar alguns degraus nessa caminhada que sejam mais benéficos no meu aprendizado e no risco de comprar algo que depois vai acabar encostada 30 anos no armário como a 345.

 

Abraço.

 

PS. próximo capítulo, perguntarei sobre indo de alguns modelos que não acho nos manuais.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Obrigado aos que responderam, então entendi bem o resultado de regular a carabina e escolher sua potência.

 

Imagino então que num grafico Velocidade x Tiros uma carabina regulada tem uma curva mais plana do que uma não regulada. No mesmo gráfico se plotarmos a mesma carabina partindo da mesma pressão mas com sua potência variada, teríamos curvas mais planas devido a ser regulada e mais ou menos "paralelas" entre si para cada potência escolhida correto ?

 

R: Correto, salientando que qto menor a potência mais plana será a curva dentro da faixa de pressão regulada.

 

 

Mas isso só funcionaria assim se a potência "regulável" escolhida não interfira em nada na regulagem da pressão mais constante. Isso realmente ocorre ou a valvula que deixa a carabina regulada pode se atrapalhar em fazer seu "serviço" caso a potencia seja variada ? Ou por outro lado, quando se faz uma carabina regulada de fábrica ou tunando imagino que o projetista esteja regulando para aquela potencia específica da arma. No caso de potencia "regulável" ainda é possível ter uma carabina regulada para obter tiros mais constantes seja qual for a potência escolhida pelo atirador ?

 

R: Em termos...A potência de uma PCP é determinada por diversos aspectos da arma, mas sobretudo por 2 fatores: Pressão de trabalho x Comprimento do cano. Então, conforme o comprimento do cano, cada faixa de pressão será capaz de produzir uma velocidade máxima ''x'' do projétil, logo se vc quiser aumentar muito a potencia da arma, chegará um o momento em que a velocidade estabilizará e somente será consumido mais ar.

 

Digamos então que a válvula não se atrapalha, o que pode acontecer é o consumo de ar em excesso, sendo a recíproca verdadeira e com menos potência menos ar é consumido e maior autonomia.

 

Em tempo, vale observar que existe um equilíbrio entre velocidade do projétil e precisão, que como regra geral gira em torno de 900fps.

 

 

Sei que estou fazendo muitas perguntas meio teóricas e básicas sobre funcionamento. Vocês sabem bem onde isso vai parar não é ? Na escolha de uma PCP. Mas ao invés de perguntar qual PCP comprar, quero entender como finciona cada característrica para saber onde vai se situar meu ponto de equilíbrio na relação custo benefício.

 

R: Se prepara, essa dúvida é cruel e depois vc sempre fica pensando que poderia ter feito uma escolha melhor...rs

 

É lógico que se eu perguntar qual carabina comprar eu é que vou ter que dar muitas informações de como vou usar, pra que, com que frequência etc.. coisas das quais anda não estou certo. E no fim sempre vamos acabar em R$ 10mil. "compra uma royale ou air wolf que você não se arrepende". Mas poxa né, isso eu sei, talvez eu chegue lá um dia, talvez todos nós cheguemos (vamos torcer!) mas acho que posso usar alguns degraus nessa caminhada que sejam mais benéficos no meu aprendizado e no risco de comprar algo que depois vai acabar encostada 30 anos no armário como a 345.

 

Abraço.

 

PS. próximo capítulo, perguntarei sobre indo de alguns modelos que não acho nos manuais.

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante