Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

carabinas de pressao e suas classificacoes


cegueta

Posts Recomendados

Finalidades

Também conhecidas como espingardas de caça, as carabinas de pressão têm um calibre reduzido (geralmente o calibre 4.5mm (0,177polegadas) ou 5.5mm (0,216 polegadas)) e uma força de impacto menor. Suas mais expressivas aplicações são no tiro desportivo e na caça a animais pequenos, como lebres, coelhos e pássaros.

Como modalidade esportiva as carabinas de pressão têm sido utilizadas de diversas maneiras. O tiro ao alvo comum é uma modalidade onde o atirador fica parado em determinada posição e deve atirar em um alvo de papel a uma distancia de cerca de 20 a 30 metros. O ganhador nessa modalidade é aquele que somar mais pontos. Outra modalidade esportiva no tiro com armas de pressão é o chamado Field Target que simula uma caçada. Utiliza-se alvos fixos que simulam animais pequenos, chamados de silhuetas, com um alvo no centro. Pode-se utilizar anéis de diferentes diametros para modificar a dificuldade do tiro.

[editar]A munição

As carabinas de pressão utilizam como munição um pequeno projétil popularmente conhecido como chumbinho. Existem várias fabricas de chumbinhos e vários modelos como, cabeça redonda ("domed"), cabeça oca ("hollow-point"), cabeça pontiaguda ("pointed") e cabeça chata ("match")que é o mais usado em competições por ser o mais preciso em curtas distâncias. O chumbinho é introduzido na culatra do cano, cujo tamanho varia de acordo com o modelo e a fabricante. A maioria dos fabricantes de carabinas de pressão fabricam ou comercializam chumbo com suas marcas, entre os mais conhecidos tem-se: Crossman, Beeman, RWS, JSB, Gamo, Norica, H&N, etc.

As armas de pressão tem uma peculiaridade em relação à munição: cada arma atira "melhor" (com mais precisão) com certo tipo de chumbinho. Esta variação é de arma para arma, independente de marca. Portanto, é preciso sempre testar a arma com diferentes marcas, tipo e peso de chumbinho.

[editar]A mira

 

[editar]Miras Abertas

Também conhecido como alça (a parte mais próxima do olho) e massa (a parte mais próxima da "boca do cano) de mira.

A maioria das carabinas de pressão possuem uma mira regulável e que deve ser calibrada antes do uso. O tipo de mira varia de acordo com a arma. A parte regulável consiste em uma chapinha de aço ou ferro, que desliza sobre uma rosca ou um trilho, e que se alinha com a alça que se encontra no fim do cano. Muitas das miras abertas são feitas com insert de fibra óptica, a alça de mira com 2 fibras, e a massa com apenas uma. Para mirar basta coincidi-las.

[editar]Miras Fechadas

 

17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Mira telescópica

São as lunetas de mira, ou simplesmente lunetas.

São aparelhos opticos de visão, compostos por um tubo de metal com lentes nas extremidades, normalmente aumentando a imagem vizada (zoom) e diminuindo o campo de visão. As são dotada de um retículo central, cujo modelo pode variar de um simples ponto vermelho a desenhos que ajudam a calcular a distância do alvo, para uma melhor correção de trajetória.

[editar]O desenho

Como são armas desenvolvidas para o lazer, as carabinas não são desenhadas para proporcionar o máximo de leveza ou durabilidade, embora elas possam ter uma vida útil de mais de 30 anos, com os cuidados corretos. São geralmente feitas de aço e madeira, e utilizando-se bastante de peças usinadas. As coronhas, de madeira, são feitas ainda artesanalmente, sendo que o mecanismo de aço se encaixa sobre ela, sendo afixado por parafusos. Seu preço baixo se deve à sua simplicidade (em geral, as carabinas de caça não têm mais que 35 peças) e pouca necessidade de manutenção (basta uma lubrificação interna e uma revisão das peças do mecanismo interno de tempos em tempos). Seu design ergonômico facilita a operação, o que torna-as armas adoradas por seus usuários. Entretanto, elas não têm condições de agir em combate aberto, já que são relativamente mais pesadas e necessitam de recarga após cada tiro. Os principais fabricantes no Brasil são a Rossi e a CBC. Recentemente a Rossi optou por importar produtos mais modernos do exterior, para substituir as antigas e defasadas linhas de produtos. A CBC também optou por impotar alguns modelos para ganhar a competibilidade, mas do mesmo modo, mantem sua fabricação em massa no país.

 

[editar]PCPs

São as armas com tanque de ar comprimido. PCP é a sigla para Pre-Charged Pneumatic ou, numa tradução mais livre, Pressão Pré-Carregada. São as armas de pressão mais potentes ("Super Magnum"), que chegam a utilizar munição de diâmetro até .50" e trabalhar com pressões de até 3200 psi. Os tanques dessas armas são enchidos com compressores de alta pressão (que enche cilindro de mergulho) ou bomba manual.

Estão reputadas entre as mais precisas e potentes armas. A precisão é devida a ausência de vibração de uma grande mola sendo liberada e a potência é devida à grande pressão de trabalho destas armas. Atualmente todas as armas para competição de Tiro olímpico] são PCPs.

Como ponto negativo deste sistema de alimentação temos: a alta complexidade mecânica destas armas e a dificuldade de re-abastecimento de seus tanques de ar-comprimido.

As principais fabricantes deste tipo de arma são as chinesas BAM, as Daystate britânicas, e as Weihrauch, Anschutz e Fewinwarkbau alemãs. Há um projeto em construção de se fabricar uma PCP brasileira pela empresa Harpia.

[editar]CO2

São armas pré-carregadas que, diferentemente das PCPs "normais", utiliza gás CO2 comprimido ao invés de ar atmosférico comprimido. A maioria das armas desse tipo utilizam cápsula de 12g de CO2 comprimido. Algumas já utilizam uma nova forma de comercialização de CO2 comprimido: cápsulas de 88g.

São armas praticamente sem recúo, geralmente de média potência. O ponto fraco deste sistema de alimentação é a dependência doscartuchos de CO2 (os de 12g já são bastante comuns no Brasil, mas o de 88g não). Outro ponto negativo é a variação da velocidade inicial dos chumbos conforme a variação da temperatura ambiente (produzindo disparos mais potentes com temperaturas ambientes mais altas, e vice-versa).

Existem PCPs a CO2 com cilindro fixo (como as argentinas Menaldi), podendo ser enchido em empresas de recarga de extintor de incêndio. No entanto a velocidade ainda varia com a temperatura ambiente (uma propriedade do gás CO2).

As principais fabricantes deste tipo de arma são as norte-americanas Daisy e Crosman.

Os donos deste tipo de arma devem se atentar para não recarregar um cilindro de CO2 com ar-comprimido, devido à grande diferença de pressão interna suportada pelo cilindro de CO2, podendo acarretar grave acidente.

[editar]Springers

São as armas que geram pressão interna através de uma grande mola helicoidal, que é comprimida pela ação de basculação do cano (ou de uma alavanca auxiliar nas armas de cano fixo, como a Gamo CF-X). Liberada pela ação do gatilho, esta mola volta à sua conformação original, empurrando um êmbolo dentro da câmara, o que gera a pressão.

As armas por ação de mola podem ser bastante potentes, no entanto, geralmente, quanto mais potente, mais vibração a mola principal irá transmitir ao conjunto arma/atirador, prejudicando a precisão.

Seu ponto forte certamente é a facilidade de uso (basta bascular o cano, municiá-lo com um chumbinho, fechar e a arma está pronta para disparar) e a simplicidade mecânica (o que encoraja a modificação da arma, fazendo com que as armas por ação à mola sejam as mais pesadamente modificadas). Como negativo pode-se apontar: a precisão (prejudicada pela vibração da mola) e a incapacidade de atingir altíssimas potências.

São as armas mais comuns no Brasil, devido ao baixo custo de construção. Não é o único tipo de arma fabricado no país, existem também fabricações nacionais de armas de fogo.

[editar]Gas Ram

Uma das modificações mais comuns feitas em armas por ação de mola, é a substituição da mola helicoidal por um pistão a gás. Este pistão funciona como um amortecedor às avessas (feito para alta velocidade e não amortecer impactos): pela ação de basculamento do cano o pistão é comprimido, sendo liberado pelo gatilho, gerando pressão na câmara ao empurrar o êmbolo. Esta modificação já é amplamente divulgada no Brasil, O pioneirismo no sistema é da SMS Airguns, com várias lojas já vendendo o gas-ram (pistão a gás) com tamanho próprio para instalação nas armas mais populares do Brasil (CBC, Gamo, etc).

Como grande vantagem deste sistema de alimentação tem-se a eliminação de vibrações da mola principal, mantendo-se a simplicidade mecânica das armas de ação por mola. Outra vantagem a se considerar á a durabilidade: o pistão à gás mantém sua tensão inicial por muito mais tempo do que uma mola de metal, que acaba se deformando com o uso.

[editar]Legislação

De acordo com a Portaria n° 36-DMB, de 09 de dezembro de 1999, (norma que regula o comércio de armas e munições aprovada peloMinistério da Defesa e Exército Brasileiro) armas de pressão por ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6mm, não são armas de fogo.

Portanto:

- Não necessitam de registro para sua aquisição, porém sua venda só é permitida a maiores de 18 anos com a devida comprovação;

- Não necessitam de guia de tráfego para transporte e deslocamento;

Retirado da Portaria n° 36-DMB/99:

TÍTULO II

NORMAS PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS E MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO, POR CIVIS, MILITARES E POLICIAIS

CAPÍTULO VII

Da Venda de Armas de Pressão

Art. 16. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo, atiram setas metálicas, balins ou grãos de chumbo, com energia muito menor do que uma arma de fogo.

Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos, cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velhão, desculpa comentar mas... Se o texto vc retirou de alguma página ou blog, não seria interessante colocar os creditos de quem escreveu?

Feinwerkbau 300s (Ago 1982)+ Müeller 8 - 32 x 44
Feinwerkbau 300s (Fev 1979)
HW50s 4,5mm
CBC B19-14 + Gatilho Esportivo + Gás Ram 40kg + Bucha PU

Lugar de mulher é no estande de tiro!

giphy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velhão, desculpa comentar mas... Se o texto vc retirou de alguma página ou blog, não seria interessante colocar os creditos de quem escreveu?

 

Wikipedia...

 

Inclusive tem umas coisinhas ai que fui eu que escrevi....

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

É mas as coisas mudaram referente as carabinas com as potencias incriveis hoje em dia....tenho um primo que mora em SC, como ele vive da roça ele comprou uma htsan 150th torpedo 5.5mm e uma hatsan 152 ht 5.5mm para o seu irmão, lá porco do mato ta sendo um grande problema na plantação por onde passam destroem tudo e, ele ta matando porco do mato com apenas um tiro na cabeça a 50 metros de distancia.

Benjamin Trail NP Hardwood 5.5 Luneta Center Point 3.9x40 Paralax Frontal

Hatsan 125 Sniper 5.5 - Kit Elite Pistão Aliviado 70kg Luneta Titan 3.9x40

Hatsan 95 5.5 - Kit Elite Pistão Aliviado 55kg Luneta Titan 3.9x40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Porque simplesmente não coloca um link assim: "Amigos, vocês já leram o material sobre tiro de pressão que tem na Wikipedia? Segue o link: ..."

Ficar repetindo conteúdo na internet com Copy/Paste não é uma boa prática.

 

Se não daqui a pouco aparece alguém que leu "E o Vento Levou" e resolve reproduzir o conteúdo aqui.

 

O Carabinas de Ar agradece.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu preparando o vasto tema : AS GRANDES SÍNDROMES do forum Carabinas de Ar...rs
Henrique, você está correto, mas me parece portador da síndrome que acomete ocasionalmente a vários de nosotros, inclusive esse que vos fala : resmungos de velho ranzinza, rsrsRed_Ryder.jpg


Sent from my iPad using Tapatalk.

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante