Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Vibrações do cano.


Posts Recomendados

Bem galera, outro dia estava lendo um pouco sobre as vibrações do cano, e em uma conversa com o Anderson ele me falou sobre as vibrações harmônicas. Até comentei sobre filmar como funcionam tais vibrações, e ai, com uma boa câmera lenta podermos entender como a carabina se comporta no momento do diro em diferentes pegadas. O Anderson como não é bobo nem nada já havia pensado em fazer isso a muito tempo, e vou cobrar viu!

 

Mas com isso me fez pensar.

 

Talvez se eliminássemos as vibrações do cano teríamos tiros melhores. Minha ideia é meio bruta. Seria tirar o muzzle, colocar uns anéis de borracha de uns 3 cm de espessura com um certo espaço entre um e outro, e talvez entre esses espaços colocar uma espuma, e ai por fim, colocar um sobre-cano que se encaixe. Assim ficaria um cano, uma camada de espuma mais os anéis de borracha e finalmente o cano original da carabina.

 

Penso que assim a vibração diminuiria o suficiente para ajudar na precisão, porem o peso vai aumentar né...

 

Enfim galera, eu não queria abrir um tópico só pra fazer perguntas, mas também para dar uma ideia. Desculpem se escrevi besteiras por ignorância.

 

Enfim, o que acham?

 

Sugestões podem ser adicionadas ao tópico se quiserem.

 

 

Abraço galera! Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CSMuller: boa noite.

Esta é uma área da física/engenharia que sinceramente não sei teorizar pra você.

Também não sei se é possível prever essas vibrações antecipadamente numa arma a ponto de determinar qual vai ser o comportamento em termos de afetar sua precisão.

 

O que sei é fruto da prática e de situações que já aconteceram comigo, em especial na S200.

Quando comprei a arma ele estava toda original com sistema de dioptro.

Chegando aqui removi este sistema de miras e pus uma luneta regulei a arma e estava tudo dentro dos conformes.

Junto com a arma veio um moderador de som feito de tubos de PVC (no yuotube tem um monte de vídeos ensinando fazer este tipo de moderador). Este tubo se encaixava cerca de 5cm no cano da arma (como se estivesse sendo vestido no cano). Pus o moderador e notei (assim como o antigo dono da arma) que o grupo fechou mais um pouco.

 

Lendo nos fóruns percebi que é muito comum pelo mundo à fora deixarem o cano das armas PCP flutuantes.

Dai tudo mudou drasticamente e tomei uma coça até notar o que era (marvadas das vibrações).

Deixei ele flutuante e pus este moderador e a arma não agrupava da mesma forma anterior de maneira alguma. Limpei cano, troque chumbo, fiz mandinga e nada.

Um belo dia resolvi retirar o moderador (não me lembro nem porque) e pronto, meus pobrema se acabaram-se!!!

Concluí: é a porcaria do moderador que está interferindo na arma, tirei e joguei na gaveta.

Algum tempo depois comprei uma CZ200 com Horvath que veio com um airstriper. Dai pensei: vou por na S200. E... meus pobremas vieram-se de volta!!!

A arma parou de agrupar.

Só depois me lembrei da porcaria das vibrações harmônicas do cano. Dai simplesmente fiz um agrupamento com o dedão encostado firmemente no local onde a peça tipo 8 ficava no cano. Dai...meus pobremas se acabaram-se de novo.

Especificamente na minha S200 notei que se ficar com cano flutuante e sem acessório sobre ele ele agrupa muito bem. Se puser um acessório no cano como moderador ou air striper tem que por a peça tipo 8 no cano de volta para funcionar.

 

Portanto, seu projeto pode dar certo ou não.

Mas uma coisa te digo: eliminar 100% das vibrações não vai acontecer. Você pode mudar o comportamento da sua arma, mas não sei te dizer se vai ficar boa ou ruim.

 

Vamos esperar a postagem de outros usuários que sem dúvidas poderão nos ajudar.

 

Sobre a filmagem, pretendo fazer sim. O problema que comprei uma casio exlin EX-ZR100 numa loja que me vendeu, recebeu e não tem para me entregar.

Não havia ressalva na página de compras da falta de disponibilidade imediata do bem. Me pediram 15 dias de prazo e agora mais 30.

Como não tenho pressa, vou esperar. Acredito que meu advogado também não tenha tanta pressa de protocolar um processo junto ao juizado de pequenas causas.

 

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um ponto interessante, cujo material "em português" ainda é muito escasso.

 

Andei procurando alguma coisa a respeito, em inglês é chamado "muzzle and barrel harmonics", segue um vídeo:

 

 

No vídeo fica claro que a vibração sempre vai existir, independente de como a arma está apoiada (no punho, no sandbag, no bipé e até mesmo em tijolos), e ocorre tanto no cano (barrel) como no muzzle.

 

Pelo menos até onde li, fiquei com a impressão de que atualmente é mais uma discussão voltada para a técnica de tiro em si (e por consequência do atirador), do que para melhoria do equipamento (tecnologia).

 

Tem uma matéria interessante em inglês neste link:

 

http://www.pyramydair.com/blog/2006/01/barrel-harmonics-and-airgun-accuracy.html

 

Abraço.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson meu amigo, com 54 armas dá pra se formar uma boa base hein!

 

Imagino eu que nas springers, ainda mais as magnum, as vibrações são imensas, e que talvez diminuindo as vibrações isso ajude.

 

Penso assim sobre seu caso:

 

Ao por o muzzle, acabou se acumulando muito peso na ponta do cano, o que fez com que as vibrações ficassem mais lentas, porém mais abertas. Acredito que quanto mais fechado e rápido a vibração, melhor seja o grupo. Seria interessante o teste em uma springer e em uma PCP.

 

Sabe aqueles ferros de construção? Se vc balança-lo ela vai vibrar de forma lenta e aberta, mas se vc pegar mais na ponta, vai fechar mais a vibração. Talvez tenha um monte impedir que o cano vibre de forma muito aberta.

 

Yriam, valeu pelo vídeo! Já já vou assistir! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muller é aqla alavanca em baixo do cano p armar !

conversei muito com um amigo sobre isso uma vez e realmente apoiando o cano o poi fica inconstante tem até um tópico feito pelo Tiolna sobre isso testamos bastane com a benjamim delle e o agrupamnento vai p cucuia mesmo como disse o anderson deixandoo cano livre p vibrar a situação muda sempre apoio a arma em sandbag ou mesmo em outros lugares apoio a coronha e deixo o cano livre para voar,.. digo vibrar , tinha um legionário francês aqui e ele conversando sobre isso ele confirmou q não usava o bipé do cano justamente pq afetava a precisão da arma ..

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Muller, acho que pro seu projeto, não precisaria da espuma, somente dos anéis de borracha no cano. No cano da minha AT44, usinei para deixá-lo com diamentro de 10mm e instalei um sobrecano centralizado com buchas de nylon. A precisão melhorou muito, mas não posso afirmar que foi somente o sobrecano, pois refiz a coroa tbém e consegui deixá-la muito boa.

 

Anderson, eu imagino que qualquer coisa que seja instalada na ponta do cano, aumentará a vibração, pois aumenta o momento de inércia do cano, ou seja, enquanto toda a arma tende a se movimentar, o cano tende a ficar no lugar, e quanto mais pesada a ponta mais esse efeito se acentua.

 

Comentei tbém em outro tópico, a respeito da têmpera do cano, usando uma têmpera mais dura, é possível aumentar a frequência e diminuir a amplitude do movimento do cano.

 

Aguardo os resultados dos seus testes CSmuller.

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o ano passado tenho ensaido um artigo sobre o assunto, porém a falta de tempo tem atrapalhado.

Desde que tentei instalar um air stripper na minha carabina Steyr LG110, percebi que havia algo no comportamento que mudava.

Com o air stripper instalado, o agrupamento piorava consideravelmente, mesmo que se retirasse o cone interno. Cheguei a conclusão, assim como vocês que se tratava das vibrações harmônicas.

As vibrações harmônicas, são múltiplos da frequência de ressonância, e seus valores dependem de características mecânicas do conjunto. Como a perturbação no metal viaja bem mais rápido que o projétil, antes do projétil abandonar o cano, a perturbação tem tempo de ir e voltar diversas vezes. Assim tem-se o fenômeno de interferências/ ondas estacionárias.

O fato mostrado neste tópico, da ponta do cano movimentando-se, explica o porque dos chumbos que saem com diferentes velocidades e consequentemente em diferentes instantes, terem POIs em vários angulos e não somente na vertical como seria de se esperar.

Realmente, se diminuirmos a vibração da ponta do cano, com certeza haverá melhora na precisão. Acredito que a melhor maneira de se obter uma redução significativa, seria tentar produzir um ponto de intereferência destrutiva o mais próximo da ponta do cano.

O fenômeno é bem estudado pelo pessoal da pólvora, inclusive com o uso de elementos finitos na modelagem do fenômeno.

Alguns especialistas afirmam que as vibrações harmônicas são desprezíveis nas PCPs, por causa do baixo recuo, mas não é o que tenho observado.

Uma boa maneira de alterarmos a maneira dos canos vibrarem é com sintonizadores de cano, e muitos testes....

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vejamos:

 

Imaginem um ferro, ou um cano de 1 metro, de acordo com nossas conclusões, um muzzle, ou um peso extra na ponta vai fazer com que ele vibre mais, ok.

 

Mas e se esse sobre-cano não for até a ponta, talvez assim as vibrações fiquem menos amplas.

 

Mais ou menos isso:

 

jg4313.png

 

Penso eu que se "segurarmos" o cano talvez até a metade, ou mais da metade, esse efeito diminua. O sobre-cano teria essa função, diminuir o quanto a vibração abre na ponta do cano.

 

Diogo meu amigo, não garanto que conseguirei fazer os testes, meus recursos e habilidades são escassos, e minha cidade não me ajuda tbm. Mas com certeza alguma coisa vou aprontar.. rs.

 

Sintam-se a vontade em fazer testes. E muito obrigado pelas colaborações.

 

 

Edit.

 

Se o peso na ponta do cano prejudica, vou é tirar meu muzzle, ou já estou exagerando?

Editado por Csrmuller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, os harmonic tunners podem ser massas que são afixadas na ponta do cano, podendo ser deslocados para frente ou para trás. Também podem ser apenas um calço que pode ser ajustado em qual ponto ele encosta no cano ou ainda o-rings que são posicionados sobre o cano...

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, os harmonic tunners podem ser massas que são afixadas na ponta do cano, podendo ser deslocados para frente ou para trás. Também podem ser apenas um calço que pode ser ajustado em qual ponto ele encosta no cano ou ainda o-rings que são posicionados sobre o cano...

 

 

Poderiamos usar esse principio, como um muzzle móvel, ai poderiamos coloca-lo mais a frente, ou mais para trás para assim encontrar a vibração mais adequada. Quem se habilita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a discussão, pessoal.

 

Uma coisa que pensei é com relação ao tamanho do cano. Acredito que quanto mais comprido for o cano, mais este efeito ondulatório aparecerá. Será que existe algum benefício na "simples" reducao do comprimento do cano?

 

Abracos,

 

Victor Uliana

[X] Weihrauch HW30s 4.5

[X] Cometa Fusion Black 4.5 + Soleira Bisley + Leapers 4-16x40
[X] Gamo CF-30 4.5 + GR 40kg + Gatilho FL
[X] Gamo PR-45

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, os harmonic tunners podem ser massas que são afixadas na ponta do cano, podendo ser deslocados para frente ou para trás. Também podem ser apenas um calço que pode ser ajustado em qual ponto ele encosta no cano ou ainda o-rings que são posicionados sobre o cano...

 

Hum, valeu pela explicação Pedro.

Agora entendi como funciona.

 

Na verdade foi o que fiz na S200, mesmo que sem querer e acabou não agrupando com o cano flutuante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom então se eu colocar um muzzle ele influirá no poi ? e quanto as carabinas q ja vem com muzzle de fábrica , partindo por esse princípio deveríamos retirar o muzzle?

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom então se eu colocar um muzzle ele influirá no poi ? e quanto as carabinas q ja vem com muzzle de fábrica , partindo por esse princípio deveríamos retirar o muzzle?

Torque, depende do projeto. Tem casos onde o muzzle ajuda, tem casos onde ele atrapalha. Pelo modo de vibração das carabinas, tem uma boa possibilidade de ajudar.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu lembrei agora, é que quando fiz o comparativo de tiro com bipé de cano, deixei o mesmo bem próximo da coronha (e não próximo do muzzle).

E para minha surpresa, e de muitos, o resultado foi melhor com bipé que sem bipé. As fotos estão no review da minha SAG.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/3707-sag-ar-1000-55/

 

Algo que o Csrmuller sugeriu, de interferir na vibração até determinado ponto do cano e não até a ponta/muzzle, não sei se teria algo a ver, mas fiquei com a pulga atrás da orelha.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

YIram, ta vendo, o negócio faz a gente ficar com essa pulga atras da orelha mesmo. Achei interessante o efeito na sua carabina. Vou ver se convido algo para encaixar no cano, que fique móvel. Também vou fazer uns testes retirando o muzzle da Nitrox.. Vamos ver no que dá!

 

 

Edit. Fico feliz que o tópico esteja rendendo assim, as vezes me sentia mal por não colaborar com o site.

Editado por Csrmuller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg