Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Restauração de uma CBC 345 Junior 4,5


Posts Recomendados

 

04/05

 

Ontem o Willamms e eu nos debruçamos sobre a questão da coronha dessa arma, analisando as opções disponíveis. Vejamos:

 

1 - Adquirir uma coronha original;

 

2 - Fazer eu mesmo uma coronha personalizada;

 

3 - Encomendar uma coronha personalizada;

 

4 - Adaptar uma coronha nova de outra arma.

 

A primeira opção foi descartada pela dificuldade de encontrar uma coronha original dessa arma e também do custo envolvido. A segunda também descartei por não ter o ferramental necessário para tal. A terceira foi descartada também por questões de custo. Ficamos com a última opção.

 

Com a ajuda do Edu Bacha, que gentilmente forneceu as medidas da coronha da Rossi Dione Tradicional (modelo atual) que ele possui, concluímos que rola adaptar essa coronha de forma que ela fique bastante parecida com a original.

 

 

 

 

 

 

 

345.jpg

 

Notem que a coronha original dessa arma tem um corte em diagonal onde quebra o cano e o "pistol grip" é menos proeminente. Tudo isso é possível de modificar na coronha de uma Rossi Dione Tradicional com alguns cortes estratégicos e "lixação" cuidadosa nos lugares certos.

 

O maior problema será adaptar o conjunto do guarda mato, que nessa arma é bastante diferenciado:

 

p5030138.jpg

 

Será necessário fazer uma réplica tanto do guarda mato quanto da "máscara" onde a extremidade do mesmo encaixa. Na coronha será preciso fazer um ressalto para assentar essa máscara. Sinceramente, ainda não decidi se valerá a pena mexer nessa parte, já que tende a ficar mais escondida.

 

25/05

 

Tinha me esquecido de atualizar esse tópico. Vamos lá.

 

Há duas semanas testei essa 345 e após meia dúzia de disparos bem precisos a 10m ela parou de funcionar. Resolvi desmontá-la e me assutei com o estado em que ela estava por dentro ... literalment atirando em seco. Da lubrificação sobrou apenas resquícios de graxa seca. A bucha de couro original ainda havia estourado de vez. Lavei tudo com querosene e fiquei animado ao ver que o desgaste das peças havia sido mínimo em todos esses anos. Bucha, mola e anéis de vedação foram mesmo para o espaço.

 

Alguns dias depois levei a 345 desmontada para o Franco da Alterama dar uma olhada. Ele avaliou as peças, olhou com cuidado apra o interior do cano e deu o veredito ... "Vale a pena colocá-la para funcionar, sim. O raiamento está perfeito".

 

Dessa forma ela agora está nas mãos do Franco para:

 

- Fosfatização (melhor que oxidação no caso dessa arma, explicarei o motivo futuramente);

 

- Desempenamento do cano (sim, estava levemente torto");

 

- Adaptação de uma bucha de PU (muito melhor que as de couro usadas originalmente);

 

- Troca da mola (a original já estava torta);

 

- Troca da vedação;

 

- Lubrificação e montagem.

 

Infelizmente falta nessa 345 uma peça importante para o sistema da trava de segurança que impede que seja disparada com o cano aberto, algo que a diferencia da CBC 245 ... no entanto a falta dessa peça não afeta seu funcionamento.

 

Resolvi esperar para testá-la após a volta da Alterama para pode decidir sobre a coronha, se adapto uma coronha "bruta" da Rossi ou se invisto numa coronha thumbhole personalizada ... tudo dependerá da precisão da arma.

 

19/06

 

Nesse tempo que minha CBC 345 Junior está na Alterama sendo devidamente reformada, decidi ingressar no tiro de pressão com PCP, o que não é lá muito barato. Como já relatei, essa carabina veio com uma coronha "alien" que estava em péssimo estado, rachada, presa por um parafuso enorme, porcamente envernizada, um horror. Tinha pensado em duas alternativas para a coronha:

 

- Adaptar uma coronha de outra arma;

 

- Encomendar uma coronha costumizada.

 

Agora com o PCP ambas as alternativas foram para a geladeira. O que fazer? Deixar a carabina no armário até sobrar uma graninha para uma coronha nova ... ou usar a coronha fudida que veio nela.

 

Como venho mexendo com revitalização de coronhas nos últimos tempos, porque não dar um jeito de "desfudizidar" a coronha fudida?!

 

Pois bem, comecei por remover o maledeto parafuso e colocar no lugar um pino de madeira. Depois foi a hora de lixar fora toda o verniz ... foi quando notei que essa coronha não foi adaptada de outra arma, mas foi feita por algum marceneiro em algum momento no passado para substituir a coronha original. Interessante. Depois disso trabalhei para remover pequenas marcas, amassados, suavizar as curvas ... ufa, trabalho minucioso que exige muito cuidado.

 

Vejam como a madeira usada é clarinha e tem desenhos muito bonitos.

 

fotonwl.jpg

 

Estou esperando chegar um kit de lixas para minha mini retífica para trabalhar o berço e parte interna da coronha onde o cano da arma quebra. Depois disso vou tingi-la com um mix de extrato de Muambeiro e mogno puro para que fique bem escura e esconda as rachaduras no pistol grip.

 

Apesar de ser uma coronha bem pequena, já podei usar a arma enquanto não parto para o próximo projeto ... decidi eu mesmo fazer uma coronha para ela. Penso em algo desse tipo:

 

762.jpg

 

E não é, senhores, que consegui um resultado bem interessante com essa coronha para a qual nem eu dava nada num primeiro momento! Depois de quatro sessões de tingimento profundo (três de extrato de walnut e uma de mogno) e meia dúzia de demão de Tru-Oil, o resultado foi esse:

 

foto2vg.jpg

 

Mesmo não sendo original e tendo um trincado no grip, até que montada essa carabina não ficará feia. Com isso será possível aguardar uma coronha à altura. Agora ela está curando para poder receber um polimento com cera.

 

Enquanto isso estou no aguardo da 345 que atrasou um pouco na Alterama.

 

19/07

 

Hoje fui à Alterama buscar o corpo da minha CBC 345 Expresso Junior, que passava por um processo que envolveu:

 

- "Desempenamento" do cano;

 

- Adaptação de bucha e mola modernas;

 

- Fosfatização;

 

O resultado ficou ótimo. Sincerametne, melhor do que eu esperava. Aproveitei para lavar a coronha que havia restaurado a fim de comprar um guarda-mato que serviço no conjunto ... e não é que aconteceu um probleminha!

 

foto.JPG

 

Quando comprei essa carabina, ela não tinha essa soleira arredondada de acabamento da culatra, que é original dessa arma. Como agora ela tem a pecinha, não encaixa na coronha, que foi feita quando ela já não tinha a danada!

 

Hoje a noite começarei um ajuste delicado usando uma mini-retífica (Dremel) com uma lixa de madeira tubular. A ideia é desbastar a madeira com cuidado até formar um encaixe perfeito para essa soleira. Depois faço uma cabamento com Tru-Oil e está resolvido o problema ... espero.

 

Algumas horas depois ...

 

Após algum trabalho paciente com a mini-retífica e lixas de madeira tubulares de dois tamanhos, consegui ajustar o berço da coronha para que a nova culatra da arma encaixasse direitinho.

 

3452l.jpg

 

Que tal um "antes e depois" para poder ver o grau da restauração?

 

3451g.jpg

 

E essa velha CBC 345 estava mesmo precisando de uma geral. Vejam o estado da mola (tortinha de tudo) e da bucha de couro (já toda desbeiçada):

 

foto1udj.jpg

 

Agora falta pouco:

 

1 - Guarda-mato;

 

2 - Parafusos de fixação do corpo da arma na coronha;

 

3 - Soleira da coronha.

 

Ufa ... essa restauração acaba de entrar na reta final.

CONTINUA ...

Editado por Charles Dias
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa , ela ta inteira !

Essa daí vai ficar show hehe , e no papel 10 m então , faz um estrago ... heheh

vale a pena ser restaurada , nas mãos do Charles eu sei que ela vai ficar nota 10

Abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta danada é um delicia de atirar, dei uns tiros com ela antes do Charles mexer e ja senti que tem potencial para papel 10mts e silhuetinhas, vai ficar show esta arma!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb estou com a mesma perspectiva. Fiz um teste com ela no final de semana que foi promissor. Ia postar aqui hj, mas deixei a pendrive no trabalho. Amanhã faço sem falta.

 

Esta danada é um delicia de atirar, dei uns tiros com ela antes do Charles mexer e ja senti que tem potencial para papel 10mts e silhuetinhas, vai ficar show esta arma!!!

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Bem branquinha e com lindos desenhos se revelando.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

meus amigos, vou compartilhar a alegria q tou de possuir uma CBC 345....num torneio que fizemos aqui em juara-mt na

AABB, tinha um amigo q tinha uma dessas,eu tentei uma vez comprar , mas ele disse que estava na familha a muito tempo.

entao nao insesti....e no calor desse torneio ele resolveu comprar uma cbcbam 4.5, e ai ele me ligou se eu estava interessado.

na hora fizemos negocio....portanto eu liguei pro evandro da elite...contei a historia e que eu queria restaurar a parte mecanica.

tudo que ela tiver direito...pedi pro evandro ir tirando fotos passo a passo,quanto a coronha ela e original, mas precisa de

algums cuidados...to querendo tirar umas fotos...e postar pra vcs verem o que eu poderia fazer...[e ai charles topa???]

um abraço a todos.

PS:ia esquecendo, ela nao marca a palavra junior,e nao tem indicio de que foi apagado, porque ela ta original,

vcs poderiam me dizer se e assim mesmo??.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coronha das 345 é bem fácil de restaurar. Viu o que fiz com a do Felix? http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/3877-salvamento-da-coronha-de-uma-cbc-expresso-345/page__hl__%2B345+%2Bfelix

 

Note que houve dois tipos de 345 ... a normal e a "junior", cuja única diferença era o tamanho da coronha!

 

Poste aí as fotos, estamos curiosos.

 

meus amigos, vou compartilhar a alegria q tou de possuir uma CBC 345....num torneio que fizemos aqui em juara-mt na

AABB, tinha um amigo q tinha uma dessas,eu tentei uma vez comprar , mas ele disse que estava na familha a muito tempo.

entao nao insesti....e no calor desse torneio ele resolveu comprar uma cbcbam 4.5, e ai ele me ligou se eu estava interessado.

na hora fizemos negocio....portanto eu liguei pro evandro da elite...contei a historia e que eu queria restaurar a parte mecanica.

tudo que ela tiver direito...pedi pro evandro ir tirando fotos passo a passo,quanto a coronha ela e original, mas precisa de

algums cuidados...to querendo tirar umas fotos...e postar pra vcs verem o que eu poderia fazer...[e ai charles topa???]

um abraço a todos.

PS:ia esquecendo, ela nao marca a palavra junior,e nao tem indicio de que foi apagado, porque ela ta original,

vcs poderiam me dizer se e assim mesmo??.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como o Farinha já disse aqui, ele comprou uma CBC 345 e está restaurando ela. Ele pediu pra eu tirar algumas fotos da coronha e postar aqui, demais comentários ele fará oportunamente...

 

coronha1800x600.jpg

 

coronha4800x600.jpg

 

coronha3800x600.jpg

 

coronha4800x600.jpg

 

coronha5800x600.jpg

 

coronha11800x600.jpg

 

coronha12800x600.jpg

 

coronha13800x600.jpg

Morro de pé mas não vivo de joelhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando as peças de lixar do Dremel + lixas de madeira + grampos de fixação para a rachadura + paciência da para deixar essa coronha bonitona.

 

 

Pessoal, como o Farinha já disse aqui, ele comprou uma CBC 345 e está restaurando ela. Ele pediu pra eu tirar algumas fotos da coronha e postar aqui, demais comentários ele fará oportunamente...

 

coronha1800x600.jpg

 

coronha4800x600.jpg

 

coronha3800x600.jpg

 

coronha4800x600.jpg

 

coronha5800x600.jpg

 

coronha11800x600.jpg

 

coronha12800x600.jpg

 

coronha13800x600.jpg

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal, acredeço ao amigo SIZAQUE pelas fotos....amigo CHARLES,como vc deve ter visto olhando assim, ela me parece

ser original, so foi maltratada, tiraram material de mais de alguns pontos, tem marca de grossa em toda coronha...enfim

ou eu restauro ela...ou eu faço outra???...CHARLES esse parafuso na coronha ,na parte interna...ela nao parece que

esta rachada..sera que vem original de fabrica???e a parte de baixo da coronha tem um corte/rachadura???...to

pensando na madeira TECA [cozida] em uma peça macissa ou colar varias laminas dela ate formar um bloco....o q vc

acha charles???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola anderson,fico mais feliz ainda em saber q ela e rara...vc vendo as fotos ela daria pra ser restaurada??

as regioes que foram tiradas , ela teria como fazer enchimento...??, na verdade eu gostaria de restaurar...

mas nao tenho os tombos q muitos colegas aqui tem..hahah...e aquele parafuso que tem na parte interna...

pra q seria???se o amigo CHARLES aceitar o desafio de restaurar??poderia enviar pra ele..quem sabe!

um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí que tá o bicho, não é só ter o material. Antes é preciso fazer um lixamento cuidadoso de toda a coronha e encontrar uma maneira de consertar a trinca. A partir daí que vem as fases de tingimento (que dependerá da madeira e do resultado esperado), aplicação do Tru-Oil (que dependerá da madeira), curagem e então polimento. Para ficar um resultado de primeira a coisa é um pouquinho complicada.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, não entendi, digitei extrato de Muambeiro e saiu "muambeiro" ou pensei noutra coisa...

 

Ou, alguém pode me explicar isso? eu digito n-o-g-u-e-i-r-a e sai outra palavra, o que é isso?

Morro de pé mas não vivo de joelhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que ta ficando bacana mas tire fotos com ela toda para poder apreciar melhor o fosfatização! Quanto ao probleminha de encaixe com certeza uma micro-tifica da conta do recado.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante