Este é um post popular. Charles Dias Postado Março 27, 2012 Este é um post popular. Share Postado Março 27, 2012 (editado) Senhores, no começo do ano comprei do amigo de fórum Paulo Fernando uma carabina de pressão BAM B19-18 LUX 4,5 semi-nova. Apesar de ser uma ótima carabina, não se adequou à finalidade que pensava em praticar com ela e resolvi a vender. Duas negociações infrutíferas depois, num belo comingo quando a guardava após algumas fotos, por conta de um acidente fortuito (outro nome para "putz, fiz cagada") a coronha acabou com uma raspada na base da coronha, junto da soleira de borracha, onde aparecia a madeira clarinha da danada. Muito chateado com o ocorrido, resolvi partir para a restauração da coronha de forma "simples", lixando-a com cuidado e meia dúzia de gramaturas de lixas para madeira e então várias mãos do famoso óleo para coronhas Tru-Oil. Desmontei a carabina, comprei as lixas e ontem após o trabalho (final de tarde de segunda-feira) fui para a varanda, TV ligada na MTV, tudo pronto para começar a lixar. "Isso não será tão fácil!" pensei após dez minutos lixando. Isso se dá porque a madeira da coronha é revestida por um tipo de primer amarelado e então coberto por algum tipo de tinta ou verniz que dá a cor final atabacada típica das coronhas desse modelo de carabina. Após meia hora lixando com cuidado com uma lixa gramatura 100, o resultado foi esse: Hoje (terça-feira) continuei o serviço com uma preocupação. Por ser um modelo LUX, essa carabina traz na coronha os famosos zinigrados, ranhuras simétricas que têm função dupla, decorativa e melhorar a "pegada" da arma. Lixar sem o cuidado suficiente significaria destruir o zinigrado, algo que não gostaria de forma alguma que acontecesse. Por isso mesmo escolhi uma lixa de gramatura média ao invés de uma gramatura mais grossa que facilitaria o serviço. A parte liza da soleira deu trabalho, mas foi tranquila. Ao chegar ao zinigrado o cuidado foi triplicado. Com jeito, delicadeza e atenção consegui remover o revestimento sem danificar o danado ... uêbbaaaa. 28/03 Hoje continuei lixando a coronha depois de chegar do trabalho. Como já peguei o jeito de fazer isso de ofrma mais eficiente, o trabalho rendeu bem mais. Alguns lugares, no entanto, dão mais trabalho, como foi no caso do buraco do parafuso lateral e também em alguns locais onde foi aplicada uma camada mais grossa de primer para esconder uma pequena ondulação. Agora metade da "lixação" inicial está pronta. Espero amanhã terminar a outra metade . 02/04 Hoje finalmente terminei a lixação da coronha ... uffa, deu trabalho. Engraçado como o revestimento original escondia a textura da madeira. Tudo bem que ela não tem veios e desenhos bonitos como madeiras mais nobres, mas acredito que o resultado final será visualmente muito mais bonito comparado com o original. Agora vem a parte mais fácil, lixar novamente de forma cuidadosa com lixas cada vez mais finas. Amanhã será uma lixa 140, na quarta uma 180 e na quinta uma 200. Depois disso umas duas polidas com palha de aço tipo Bombril e ela estará pronta para receber o Tru-Oil. E o melhor de tudo ... os zinigrados estão perfeitos, sem dano algum! 03/04 Hoje cheguei do trablaho e fui trabalhar um pouco mais nessa coronha. Agora com lixas 150 e 220. O processo foi esse: 1o - Lixa gramatura 150 aplicada com cuidado, de leve; 2o - Pano úmido para tirar o pó e secagem por meia hora; 3o - Lixa gramatura 150 novamente e então lixa gramatura 220; 3o - Novamente pano úmido e nova secagem; 4a - Lixa gramatura 220 novamente; 5o - Inspeção visual ... aí o bicho pegou. Vejam o que encontrei: Por isso que a chinesada usou primer e pintura sobre a madeira ... para esconder as imperfeições deixadas pelas máquinas, leves, mas estão lá. Encontrei três áreas de imperfeição, daí foi lixa 100 novamente, depois 150 e então 220 ... voilá, adeus imperfeições ... Sim, nada que um pouco de trabalho cuidadoso e delicado não resolva. Mas dá para notar que há mais imperfeições. Terei de verificar com mais luz amanhã e sumir com todas elas. 04/04 Hoje terminei de eliminar as pequenas imperfeições da coronha. Foi quase uma hora verificando com cuidado a coronha sob uma luz forte, lixando com lixas de várias gramaturas para corrigir as imperfeições encontradas. Terminado o trabalho, lixei toda a coronha com uma lixa 400, de gramatura bem fina. Amanhã farei uma nova lixação com a mesma lixa. Trocando ideia com alguns atiradores gringos que já restauraram várias coronhas, concluímos que aplicar o Tru Oil numa madeira tão clara resultará em uma coronha numa cor tendendo para o mel. Como quero algo mais escuro, no feriado aplicarei um tingidor de madeira à base d´água bem diluído. Só não sei se será um tingidor no tom de nogueira ou de mogno, um tendendo mais para o marrom e outro para o avermelhado. Dúvida, dúvida. Ainda no feriado, após tingir a coronha a deixar secando de um dia para outro, farei uma nova lixação com a lixa 400, depois bombril e então ela está prontinha para receber o Tru Oil. FERIADO DA PÁSCOA O feriado da páscoa foi muito proveitoso no tocante ao meu projeto de reforma da coronha da minha BAM B19-18 que venho relatando nesse post. Por intermédio de um "amigo do tio do irmão da prima da empregada de um camarada do meu pai" conheci um cara que é especializado em fazer réplicas de móveis antigos para lojas, cafés e restaurantes de luxo (sim, existe essa profissão). Pois bem, mostrei a coronha para ele, troquei uma ideia. Ele, então, me disse três coisas muito interessantes: 1 - Como a madeira é muito clara, aplicar o Tru-Oil (que ele conhece, usa nos móveis que faz e recomenda) a deixaria com uma cor tipo mil e sem desenhos na madeira, como violões baratos ... como já havia imaginado; 2 - Aplicar um tingidor de madeira no tom de mogno deixaria o resultado muito artificial e com cara de barato ... como temia; 3 - Aplicar tingidor no tom de nogueira do modo correto permitirá que no final tenha uma coronha mais ou menos como essa abaixo ... como quero. O tingidor de nogueira é vendido já pronto para uso ou seco para ser diluído. O cara me indicou o segundo, para poder controlar a concentração melhor. Comprei um saquinho de 100g e custou R$3,5 ... e dá para tingir umas 50 coronhas pois rende demais. O tingidor diluído fica parecendo um café bem forte, marrom tendendo para o preto. O primeiro passo foi limpar a coronha com um pano limpo úmido e então aplicar uma primeira camada generosa de tingidor numa concentração mais forte. Deixei secar à sombra por uma tarde. Lixei, então, a coronha seca de leve com lixa gramatura 800 (finíssima). Nova limpeza com o pano úmido, que tirou grande parte do tingidor. A coronha já ficou mais escura e desenhos na madeira foram sendo revelados, como mostra a foto abaixo. Daí diluí bem o tingidor e foi um esquema de limpar com o pano úmido, aplicar o tingidor, deixar secar e repetir o processo. Fiz isso uma meia dúzia de vezes ao longo do final de semana. Hoje cheguei do trabalho, a limpei pela última vez com o pano úmido passei uma nova camada de tingidor, deixei secar, usei nela uma bucha de bombril com cuidado para deixá-la 100% lisa e então usei o pano úmido a última vez, deixando novamente secar. E ela está assim agora: Vejam os belos desenhos que o tingidor revelou na coronha, muito parecidos com a coronha acabada da foto que postei um pouco acima: Agora vem a aplicação do Tru Oil, que devo começar somente na quarta-feira porque amanhã tenho um compromisso logo depois do trabalho e deverei chegar tarde em casa. Não preciso dizer que estou muito ansioso para começar essa parte da restauração. Inicialmente meus planos são de aplicar meia dúzia de camadas, uma por dia, mas segundo o cara dos móveis, precisarei de uma dezena de camadas para que minha coronha fique com a qualidade daquela acabada da foto. Bem, não tenho pressa e farei com paciência e podem deixar que postarei aqui os resultados assim que os for conseguindo. 14/04 Depois de um divertido encontro no Clube Calibre para a 2a etada do campeonato de papel a 10 metros, ainda tive disposição para no comecinho da noite aplicar a primeira camada de Tru-Oil na coronha da minha BAM B19-18. Minhas primeiras impressões sobre o produto: - Realmente penetra nas fibras da madeira muito rápido e traz à tona desenhos até então invisíveis; - É um óleo viscoso, fácil de aplicar; - É FEDORENTO ... muito FEDORENTO; - Esqueçam essa história de "aplique com os dedos" ... maior furada. O produto impregna a pele com o cheiro FEDORENTO e fica grudento depois de algum tempo, se bem que na madeira fica seco ... mas continua FEDORENTO. Agora é aquele trabalho de paciência até, pelo menos, final de semana que vem, com duas aplicações diárias do produto, uma pela manhã e outra no final da tarde, 12 horas de diferença entre elas. Amanhã postarei aqui uma foto da coronha apenas com a primeira camada do produto e também com a segunda. Preciso comprar uma luva de borracha e providenciar uma "boneca" feita de uma troucha feita com um pedaço limpo de camiseta de algodão velha e algodão. ADENDUM Tinha me esquecido de mencionar. Antes da primeira camada de Tru-Oil, tristemente notei dois pontos de infiltração de óleo na coronha, provavelmente de óleo de lubrificação da arma que penetrou na madeira. Será que o Tru-Oil cobrir essas machas? Será que ficará marcado? 16/04 O tempo passa rápido e agora pouco apliquei a sétima camada de Tru-Oil. Por conta do calor e com a ajuda de um ventilador, está sendo possível aplicar duas camadas do produto por dia sem problemas. Mas vamos começar pelo começo. A primeira camada de Tru-Oil foi bem generosa a fim de impregnar a madeira profundamente, para deixar os desenhos da madeira bem visíveis. A coronha ficou assim: Notem que não há brilho algum, apenas um escurecimento com aparência de molhado da madeira. Essa camada foi aplicada ainda no sábado a noite e a foto tirada no domingo pela manhã. Outras cinco camadas de Tru-oil com uma lixada leve entre a quinta e sexta camadas usando uma bucha tipo Scothbright (dessas de cozinha de duas cores) e a coronha já ganhou essa aparência: Imprssionante os desenhos da madeira e o aspecto marmorizado que está sendo criado, não? Sinceramente, os resultados estão sendo muito melhores que esperava. E já acostumei com o cheiro do produto, o que não significa que tenha se tornado melhor Logo depois fazer essa foto apliquei a sétima camada de Tru-Oil e agora a coronha ficará secando até amanhã de manhã, quando farei outra lixação leve e uma nova aplicação do produto. Acredito que a décima camada será suficiente para deixar a coronha excelente. Depois disso farei a aplicação de uma cera que mista de carnaúba e cera de abelhas, ambos refinados, com um toque de estrato de nogueira. Três aplicações desa cera serão suficientes para "selar" o Tru-Oil e, então, estará terminado o trabalho. Ouso dizer que essa coronha já está hoje com um visual tão bom quanto de uma coronha de TX200 ... e ficará ainda melhor. 17/04 Hoje pela manhã, antes de ir para ao trabalho, "lixei" mais uma vez bem de leve a coronha com a bucha tipo Scothbright e apliquei a sétima camada de Tru-Oil. Agora que já peguei o jeito, o processo é muito mais rápido e fácil. Assim que voltei no trabalho apliquei a oitava camada do produto, dessa vez sem lixação. Notei, então, que a coronha escureceu um pouco mais e agora está tendendo para uma cor acastanhada. Sinceramente, estou pensando em apenas aplicar uma última demão de Tru-Oil bem diluído, deixar secar direitinho até o final de semana e, então, fazer a finalização com a cera especial que citei anteriormente. Mas que a coronha está com um aspecto de piano, está. Linda, brilhante, com desenhos como que marmorizados. 18/04 Realmente a aplicação do Tru-Oil nessa coronha terminou ontem com uma última demão do produto diluído 50%, o que serviu par acentuar um pouco o brilho e eliminar algumas ondulações que já eram quase imperceptíveis. Agora é deixar ela secar muito bem até o sábado para então fazer o polimento final com cera de carnaúba, algo que acredito não será difícil ... espero. Então é montar novamente e arma e ela estará pronta. 19/04 Hoje recebi de volta o corpo da BAM B19-18 com alguns upgrades muito interessantes: - Gas ram de 45kg instalado; - Câmara devidamente brunida, polida e lubrificada com silicone puro; - Eliminação da lubrificação original de fábrica e nova lubrificação com Molycote; - Ajuste fino do gatilho Firelizard. Toda essa tunagem tem a assinatura do nosso amigo Karolaza. Ele também verificou a arma em um cronógrafo e obteve resultados muito interessantes: Chumbo Rifle cada chumbo + ou - 0,46 GRAMAS / 7.35 GRAINS: 1o disparo - 867,8 FPS; 2o disparo - 904,3 FPS; 3o disparo - 914,8 FPS; 4o disparo - 886,6 FPS; 5o disparo - 901,6 FPS. Média de velocidade de 895,02 FPS / 272,87 m/s . Potência de aproximadamente 17,5 Joules (dá sussegado para derrubar silhuetas metálicas 1/5 e fazer FT). Como até eu ainda não tinha visto a coronha com novo visual junto do corpo da arma, vai aqui um aperitivo do resultado final. 21/04 "Houston, we have a problem!" Minha intenção era de hoje (sábado) aplicar a cera de carnaúba na coronha e finalizar seu trabalho de restauração ... mas as coisas não saíram como planejava. Ao observar a coronha sob a luz do sol forte, notei algumas marcas de escorrimento no Tru-Oil, para minha sorte superficiais. Como sou perfeccionista, fiz uma nova lixação com lixa de gramatura 320, ou seja, finíssima e com cuidado consegui dar conta das marcas de escorrido. O procedimento seria dar uma nova demão de Tru-Oil diluído para recuperar o brilho, deixar secar e então cera de carnaúba na danada ... só que deixei o maledeto do Tru-Oil em São Paulo 23/04 Hoje, de volta a São Paulo, pude finalmente aplicar uma nova camada de Tru-Oil diluído na coronha da minha BAM B19-18, dessa vez com cuidado extra duplo para evitar marca de escorrido. Deu trabalho, mas ficou como eu queria. Agora é deixá-la secar por alguns dias para poder aplicar a cera de carnaúba. Tinha esquecido de comentar, encontrei essa cera na cor Imbuia, bastante parecida com a Nogueira e que dará um "tchã" especial na coronha. A lata de 900g de cera custou R$20. É essa aí embaixo. 25/04 Graças a uma conjunção ideal de dias quentes e noites frias na capital paulistana, hoje pude fazer as duas primeiras aplicações de cera de carnaúba na coronha da minha BAM B19-18 ... e deu trabalho. Essa cera é pastosa, porém forma uma pelícola não muito escorregadia sobre a coronha. O resultado ... é preciso de força no braço para fazer o polimento com ela ... e também cuidado para não fazer me#&da. Mas o resultado está sendo animador. A superfície está ficando muito lisa e com um brilho menos "cheguei" e mais profundo. Como a cera é pigmentada de imbuia, a coronha está ficando um pouco mais escura, destacando os desenhos da madeira. Apesar da iluminação não ser a melhor, aqui está um sneak peek para vcs terem uma ideia de como ela está ficando. Sexta-feira já poderei montá-la e então farei fotos decentos do resultado final. Essa saga está chegando ao fim. 30/04 Finalmente a coronha da minha BAM B19-18 ficou pronta. Conversando com outro restaurador de móveis, recebi a dica de além de lustrar a madeira com a cera de carnaúba, fazê-lo também com cera de abelha com micro-cristais. Teste e não é que tanto o brilho ficou mais duradouro ao toque quanto o próprio toco ficou mais sedoso! Além disso, o cheiro dessa cera de abelha é muito melhor que da cera de carnaúba, com um perfumezinho discreto que logo some. E aqui está, senhores, o resultado final. Após a foto tem tb um vídeo mostrando a coronha. The End Editado Abril 30, 2012 por Charles Dias 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson R Postado Março 27, 2012 Share Postado Março 27, 2012 Que Belo trabalho hem... eu imagino o trabalho que vc teve, eu fiquei muito tempo lixando a coronha da minha rossi, mais depois de um serviço caprichado a recompensa vem... vai postando as fotos conforme vc for fazendo os serviços... Parabéns abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Março 27, 2012 Autor Share Postado Março 27, 2012 Rapaz, amanhã espero terminar um dos lados. Dá mesmo trabalho e cansa o braço. Tudo correndo bem, até o final de semana termino de lixá-la com lixas 100 e então passo para as próximas fases de "lixamento" com gramaturas 120, 140, 180 e 200, depois bombril e então o Tru-Oil ... vou testar numa parte interna se não rola uma tintura de nogueira antes. Com base nos vários tutoriais que li, daqui a umas três semanas ela estará pronta e lindíssima. Já estou até pensando em colocar um GR e ficar com ela. Pode deixar que vou atualizar esse tópico para servir de orientação para quem quiser fazer o mesmo. Que Belo trabalho hem... eu imagino o trabalho que vc teve, eu fiquei muito tempo lixando a coronha da minha rossi, mais depois de um serviço caprichado a recompensa vem... vai postando as fotos conforme vc for fazendo os serviços... Parabéns abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Março 28, 2012 Autor Share Postado Março 28, 2012 Tópico atualizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
karolaza Postado Março 28, 2012 Share Postado Março 28, 2012 Vou mandar uma de minhas coronhas para vc lixar e passar o óleo...rsrsrsrs Citar - AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules - AT44 4,5mm Anchutz mod - Sniper KJW HPA Ar 600 fps - Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150 - SD700 sniper airsoft -mola M120 - SDV Sniper Dragunov King Arms - spring - Glock 17 green gás full metal aisoft Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Março 28, 2012 Autor Share Postado Março 28, 2012 Passo, Karolaza. O negócio dá uma trabalheira do cão. Vou mandar uma de minhas coronhas para vc lixar e passar o óleo...rsrsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 2, 2012 Autor Share Postado Abril 2, 2012 Lixação grossa terminada. Agora a coronha está nua, nua. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson R Postado Abril 2, 2012 Share Postado Abril 2, 2012 Cara mais uma vez parabéns, tem que ter muito força de vontade e muita paciência, e tbm amar esse maravilhoso esporte, Parabéns! To doido pra ver como vai ficar quando terminar tudo. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 2, 2012 Autor Share Postado Abril 2, 2012 Eu tb, Robson. Pelo que vi na Internet os resultados são ótimos com cinco ou seis mãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murate Postado Abril 3, 2012 Share Postado Abril 3, 2012 Parabens pelo trabalho Charles! Voce vai acabar criando sentimento com ela de tanto "esfrega esfrega" e nao vai ter coragem de vende-la rsrsrs Brincadeira a parte, acho legal esses tipo de trabalho Citar Urko III .177 Crosman Phantom .177 FX Wildcat .22 Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade) Hatsan AT44-10 .177 (saudade) Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade) Beeman P17 .177 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 3, 2012 Autor Share Postado Abril 3, 2012 Estou com medo disso, sério. Parabens pelo trabalho Charles! Voce vai acabar criando sentimento com ela de tanto "esfrega esfrega" e nao vai ter coragem de vende-la rsrsrs Brincadeira a parte, acho legal esses tipo de trabalho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Mantovani Postado Abril 3, 2012 Share Postado Abril 3, 2012 É certo que com capricho e atenção as coisas vão se arrumando. Posso estar errado mas parece que existem formas de tirar todo o acabamento (verniz, seladora, cera, etc) sem fazer uso tão intenso de lixa; de qualquer forma, agora que já está feito, deixo meus parabéns antecipado. Pois pelo cuidado que teve, o resultado final ficará surpreendente. Eu já reformei uma coronha antiga, de uma Imbel dos anos 80. Lixei com uma 280, depois passei com bastante vontade uma esponja de pia, dessas amarelas (mas o lado verde), e terminei com bombril. Não conseguindo o resultado satisfatório fervi ela com água e sabão em pó. Concluindo, se eu soubesse o que a fervura com o sabão fazia, não teria desprendido tanto tempo, força e lixa pra retirar os resíduos velhos. Ficou no "vivo". Não esqueça de nos atualizar com fotos dela pronta Abraços. Citar "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"... ... mas se juntar o bicho foge e se engatilhar o bicho treme!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 3, 2012 Autor Share Postado Abril 3, 2012 Há produtos para retirada de tintas e vernizes, mas pelo que li não são indicados para uso em coronhas onde será aplicado o Tru-Oil por conta da impregnação. Os melhores resultados são obtidos com esse esquema de várias sessões de lixa com gramaturas cada vez mais finas, depois várias camadas de Tru-Oil com lixação finíssima entre elas. Pode deixar que vou atualizando o tópico. É certo que com capricho e atenção as coisas vão se arrumando. Posso estar errado mas parece que existem formas de tirar todo o acabamento (verniz, seladora, cera, etc) sem fazer uso tão intenso de lixa; de qualquer forma, agora que já está feito, deixo meus parabéns antecipado. Pois pelo cuidado que teve, o resultado final ficará surpreendente. Eu já reformei uma coronha antiga, de uma Imbel dos anos 80. Lixei com uma 280, depois passei com bastante vontade uma esponja de pia, dessas amarelas (mas o lado verde), e terminei com bombril. Não conseguindo o resultado satisfatório fervi ela com água e sabão em pó. Concluindo, se eu soubesse o que a fervura com o sabão fazia, não teria desprendido tanto tempo, força e lixa pra retirar os resíduos velhos. Ficou no "vivo". Não esqueça de nos atualizar com fotos dela pronta Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 3, 2012 Share Postado Abril 3, 2012 Como dito na MP, você não precisa lixar com grana de 20 em 20. Pode lixar depois da 100 com a 200 ou 220 e depois 320 para acabamento final. Depois da primeira lixa 100, as seguintes servem apenas para tirar os arranhados deixados pelas anteriores. Bombril também não será necessário. Se tiver com paciência, termine com a 400. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 3, 2012 Autor Share Postado Abril 3, 2012 Igor, como já comprei as lixas e estou fazendo na tranquilidade, vou fazer "by the book" dessa vez. No caso do Bombril, verifiquei que o melhor procedimento para aplicação do Tru Oil é o seguinte: Terminado de lixar a coronha, ela deve ser lavada rapidamente com água fria, seca com papel toalha (que não deixa fibras) e deixada 24 horas na sombra para ficar em seca. Depois se passa o bombril para tirar qualquer pelinho das fibras da madeira (whiskers). Esse procedimento garante que com aplicação correta do produto, o resultado fique assim em termos de brilho: Como dito na MP, você não precisa lixar com grana de 20 em 20. Pode lixar depois da 100 com a 200 ou 220 e depois 320 para acabamento final. Depois da primeira lixa 100, as seguintes servem apenas para tirar os arranhados deixados pelas anteriores. Bombril também não será necessário. Se tiver com paciência, termine com a 400. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 3, 2012 Share Postado Abril 3, 2012 Não é necessário "lavar" a coronha. Um pano úmido passado na coronha terá esse resultado de arrepiar as fibras soltas entre os poros, deixe secar ao natural por alguns minutos, seca bem rápido. Depois passe a lixa 400 para retirar essas fibras. Em menos de 30 minutos ela estará pronta para receber o óleo. NÃO coloque a coronha embaixo de água, não lave... nunca faça isso. Trabalho com madeira há mais de 15 anos, fabricando instrumentos musicais artesanais e utilizei óleo por uns bons 10 anos. Depois passei a utilizar outro produto, melhor que o óleo e mais resistente, mas tão fácil quanto de aplicar. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carabineiro Postado Abril 3, 2012 Share Postado Abril 3, 2012 Oi Charles Dias, gostei da coronha, mais tambem gostei muito desta arma, com gatilho diferente, não é de pressão não, é arma de fuego, tem o ouvido do gatilho que pica a agulha, que marca seria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 3, 2012 Autor Share Postado Abril 3, 2012 Essa é de fogo, sim, mas não sei qual. O dono apenas colocou a foto num fórum em que se discutia a aplicação do Tru Oil, daí guardei a foto como referência. Oi Charles Dias, gostei da coronha, mais tambem gostei muito desta arma, com gatilho diferente, não é de pressão não, é arma de fuego, tem o ouvido do gatilho que pica a agulha, que marca seria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
henrique Postado Abril 3, 2012 Share Postado Abril 3, 2012 preparei a coronha da minha bam 19 como vc , só que não dei oleio dei verniz pu e ficou ótima. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 3, 2012 Autor Share Postado Abril 3, 2012 Posta uma foto aqui para o pessoal ver como ficou, Henrique. preparei a coronha da minha bam 19 como vc , só que não dei oleio dei verniz pu e ficou ótima. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willamms macena Postado Abril 4, 2012 Share Postado Abril 4, 2012 (editado) Estou vendo que vc, karolaza e eu, temos que abrir uma empresa especializada em manutenção e tuning de armas rsrsrsrsrs Desenvolvimento , montagem e acabamento Editado Abril 4, 2012 por willamms macena Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 4, 2012 Autor Share Postado Abril 4, 2012 Atualizado ... com os probleminhas que descobri que os chineses esconderam ... :no Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 4, 2012 Share Postado Abril 4, 2012 Charles, já que não comentou nada sobre meu último post, vou considerar que ignorou as dicas. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 4, 2012 Autor Share Postado Abril 4, 2012 Opa ... a ideia é boa ... gostei ... Estou vendo que vc, karolaza e eu, temos que abrir uma empresa especializada em manutenção e tuning de armas rsrsrsrsrs Desenvolvimento , montagem e acabamento Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 4, 2012 Autor Share Postado Abril 4, 2012 Não dia isso, rapaz. Não comentei por conta da correria mesmo. Ia fazê-lo agora. Prova disso é que aproveitei sua dica do pano úmido e também do tempo de secagem. Quanto às lixas, vou insistir na minha "receita" inicial por dois motivos: 1 - Já tinha comprado as lixas; 2 - Inicialmente pensava em utilizá-las para retirar resquícios do primer utilizado originalmente. Agora vejo que será ainda mais necessário para corrigir as falhas que o produto escondia. Quanto ao produto ... depois de pagar quase R$70 no vidro de Tru-Oil, agora esse danado terá de funcionar, nem que seja na marra. Vc usa goma laca, não? Charles, já que não comentou nada sobre meu último post, vou considerar que ignorou as dicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 4, 2012 Share Postado Abril 4, 2012 Goma laca não. Usei óleo Tung por muitos anos, testei já Linseed e não gostei. Atualmente uso um óleo misturado com uretano, de secagem mais rápida e mais resistente. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 4, 2012 Autor Share Postado Abril 4, 2012 Goma laca falam bem, resultado fica ótimo, preço acessível, reparação fácil. Óleo Tung parece ser mais complicadinho de usar, mas não pesquisei muito a fundo. Linseed dizem que precisa de muiiiiiiiitas demãos para ficar bom. Que óleo vc usa? Goma laca não. Usei óleo Tung por muitos anos, testei já Linseed e não gostei. Atualmente uso um óleo misturado com uretano, de secagem mais rápida e mais resistente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 4, 2012 Share Postado Abril 4, 2012 Goma laca é muito frágil e chato para aplicar. Tung é bom e fácil. Linseed é praticamente igual Tung, mas tem cheiro ruim e demora mais a secar, além de escurecer com o tempo. A composição do Tru-Oil é basicamente Linseed, polimerizantes e outros óleos em menor quantidade. Aqui tem um passo a passo detalhado para aplicação: http://www.lmii.com/carttwo/truoil.htm Infelizmente não posso divulgar o óleo que uso por causa da concorrência. Ele é fácil de aplicar que nem óleo e com aparência e resistência do poliuretano. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 9, 2012 Autor Share Postado Abril 9, 2012 Atualizado, galera. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willamms macena Postado Abril 9, 2012 Share Postado Abril 9, 2012 (editado) Rapaz serviço de paciência mesmo !! mas muito recompensador !!! Me bateu umas duvidas Vc aplicou como o tingidor? pincel , spray ou um chumaço de tecido ? E o tru-oil como é aplicado ? Editado Abril 9, 2012 por willamms macena Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 9, 2012 Autor Share Postado Abril 9, 2012 Apliquei o tingidor com um chumaço de tecido de algodão limpo (pedaço de uma camiseta velha, mas limpinha ... hehehe). Já o Tru-Oil terá melhores resultados aplicando o produto ... com a ponta dos dedos ... sério. Li um sem número de posts que indicam a aplicação do produto com a ponta dos dedos e somente a camada final com um chumaço de tecido de algodão bem limpo. Rapaz serviço de paciência mesmo !! mas muito recompensador !!! Me bateu umas duvidas Vc aplicou como o tingidor? pincel , spray ou um chumaço de tecido ? E o tru-oil como é aplicado ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willamms macena Postado Abril 9, 2012 Share Postado Abril 9, 2012 Caramba com os dedos!!! Tipo besuntar ??? PUtsz !!!Lembrei da minha mãe, quando ela fazia um bolo e untava a forma de bolo com manteiga usando os dedos !!!! oooooooooooo infância boa rsrsrsrsrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
farinha Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 ola amigo CHARLES, gostei do trabalho que esta fazendo na coronha!!! semana passada um amigo meu que tem uma loja de pesca e vende armas de pressao...ele tinha no mostruario uma CBCchina B12-6 5.5mm com a coronha toda machucada de tanto os cliente pegar...uns tem cuidados, outros...nem tanto...e eu vendo ela no mostruario..virei pra ele e disse se vc quiser $$$$ eu fico com essa carabina...e achei que ele nao ia aceitar...tive que manter o q disse, enfim ela ta comigo.....desmontei raspei toda a coronha e por baixo tambem encontrei defeitos...ontem eu terminei de raspar... e vendo o que vc esta fazendo esse trabalho na sua...vou aplicar tambem esse trabalho...kkkkk...so que eu nao tenho esse tru-oil...to pensando passar um tingidor....depois selador...e por fina cera....q vc acha??? vcc sabe de alguem q fez esse processo...e como ficou??? um grande abraço a vc e a todos do forum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 10, 2012 Autor Share Postado Abril 10, 2012 Fez certo, afinal já diz o velho ditado popular que "Quem não arrisca, não petisca". Seu trabalho será mais fácil, já que a coronha dessa arma é toda lisa, sem zinigrados. No entanto, ela tb é de madeira muito clara e vc terá de fazer um processo de tingimento como o que estou fazendo. Extrato de nogueira nela. Quanto à finalização, com base no tanto que pesquisei acredito que o melhor seja você investir na compra do Tru-Oil mesmo. Tem a venda na Diabolo e Falcon Armas, não é barato, mas também não é um absurdo. Vá lixando a coronha da sua arma com calma enquanto termino a minha, daí vc poderá decidir se vale o investimento. Quanto às opções de finalização que vc passou, todas apresentam algum porém ... vejamos. Cera - Geralmente usado a de carnaúba. Barata, fácil de aplicar ... mas com o uso da arma tende a sair e vc terá de reaplicar de tempos em tempos, o que não é lá muito prático, por isso é contra indicado; Seladora - Não é tão barato nem fácil de aplicar, portanto se vc não tiver experiência em fazê-lo, o resultado não ficará 100% bom. Se for pagar para alguém que saiba fazer ... vai gastar e não será pouco, daí a solução também ser contra indicada; Verniz PU - O resultado tende a ficar bonito, porém com cara de "feito em fábrica", pasteurizado. Além disso, para ficar bom tem de ser aplicado por quem sabe fazer isso e com pistola para ficar um resultado homogêneo, daí vem custos e a contra indicação. Sério, pesquisei muito como restaurar coronhas sem pagar para outra pessoa fazer alguma parte do processo e a indicação de produto que apresenta melhores resultados nessas condições foi o Tru Oil. Note que nunca usei esse produto antes, nem sabia de sua existência até começar essas restauração, muito menos tenho ideia de como ficará o resultado no projeto que venho tocando, mas tendo a acreditar nas dezenas de posts de pessoas diferentes indicando o produto. ola amigo CHARLES, gostei do trabalho que esta fazendo na coronha!!! semana passada um amigo meu que tem uma loja de pesca e vende armas de pressao...ele tinha no mostruario uma CBCchina B12-6 5.5mm com a coronha toda machucada de tanto os cliente pegar...uns tem cuidados, outros...nem tanto...e eu vendo ela no mostruario..virei pra ele e disse se vc quiser $$$$ eu fico com essa carabina...e achei que ele nao ia aceitar...tive que manter o q disse, enfim ela ta comigo.....desmontei raspei toda a coronha e por baixo tambem encontrei defeitos...ontem eu terminei de raspar... e vendo o que vc esta fazendo esse trabalho na sua...vou aplicar tambem esse trabalho...kkkkk...so que eu nao tenho esse tru-oil...to pensando passar um tingidor....depois selador...e por fina cera....q vc acha??? vcc sabe de alguem q fez esse processo...e como ficou??? um grande abraço a vc e a todos do forum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
janio baiano Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 (editado) Charles parabéns pelo projeto. Me diga uma coisa, que tipo de tinta preta uso para chegar a tonalidade das coronhas abaixo: abraços Editado Abril 10, 2012 por janio baiano Citar Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44 FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp S410 .177 + vector marksman 10x44 Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40 HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 10, 2012 Autor Share Postado Abril 10, 2012 Cara, pelo que li num fórum de donos de Weihrauch, trata-se de um tipo de verniz preto. Mesmo na Europa parece que é um produto difícil de achar. Não sou especialista, mas aqui no Brasil acho que vc a deixaria assim com aplicação de tinta PU com fosqueante ... mas é chute puro. Charles parabéns pelo projeto. Me diga uma coisa, que tipo de tinta preta uso para chegar a tonalidade das coronhas abaixo: abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
janio baiano Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 Tava querendo pintar a minha coronha de preto, mas não queria uma cor brilhante. abração e obrigado pela atenção Citar Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44 FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp S410 .177 + vector marksman 10x44 Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40 HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 10, 2012 Autor Share Postado Abril 10, 2012 Então, o tal fosqueante é um produto usado para deixar a tinta com acabamento fosco. Antes dos adesivos foscos para carros, era muito usado para se conseguir o efeito em automóveis. Tava querendo pintar a minha coronha de preto, mas não queria uma cor brilhante. abração e obrigado pela atenção Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 Tinta poliuretano (PU) preto fosco. Ou preto comum depois aplica PU fosco transparente por cima. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
karolaza Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 Estou vendo que vc, karolaza e eu, temos que abrir uma empresa especializada em manutenção e tuning de armas rsrsrsrsrs Desenvolvimento , montagem e acabamento Do jeito que anda fraco meu ramo topo qualquer parada!!! rsrsrs Chales, Ta ficando interessante acho que vou tentar algo assim mais tarde com a coronha da deltinha pois ela é pequena e vai dar bem menos trabalho, não vejo a hora de ver o seu resultado final. Citar - AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules - AT44 4,5mm Anchutz mod - Sniper KJW HPA Ar 600 fps - Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150 - SD700 sniper airsoft -mola M120 - SDV Sniper Dragunov King Arms - spring - Glock 17 green gás full metal aisoft Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
janio baiano Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 Tinta poliuretano (PU) preto fosco. Ou preto comum depois aplica PU fosco transparente por cima. Valeu Igor! Vou comprar essa danada! Citar Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44 FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp S410 .177 + vector marksman 10x44 Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40 HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
janio baiano Postado Abril 10, 2012 Share Postado Abril 10, 2012 (editado) Charles e Igor, pesquisando achei um produto interessante aqui no Brasil, que é chamado emborrachamento preto(batida de pedra) e que fica com uma textura muita boa fosca. Lá fora encontrei um tal de "truck bed liner" que creio ser a mesma coisa, deixo foto de uma hw 30 com ele aplicado na coronha além de um video com aplicação na coronha de uma Edgun matador: abraços Editado Abril 10, 2012 por janio baiano Citar Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44 FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp S410 .177 + vector marksman 10x44 Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40 HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
farinha Postado Abril 11, 2012 Share Postado Abril 11, 2012 boa noite amigo CHARLES...vou ver se consigo o tru-oil,...vou esperar vc terminar a sua...kkkk...ok! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
I g o r Postado Abril 11, 2012 Share Postado Abril 11, 2012 Valeu Igor! Vou comprar essa danada! De repente é melhor você procurar alguma marcenaria ou alguém que faz pintura automotiva, pois eles já tem experiência e o material. Para aplicar o PU tem que ser no revólver + compressor e requer experiência para ficar bom. Fora que PU é caro e vende quantidades grandes. O bate pedra é uma solução apesar que o acabamento é mais rústico/tático. Citar Igor Porto Custom Shop www.igorporto.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murate Postado Abril 11, 2012 Share Postado Abril 11, 2012 Janio, Uma vez peguei em uma carabina onde foi feito esse emborrachamento na coronha.. confesso que achei muito interessante e bonita. Se nao me engano acho que quem fez essa carabina foi o Sid na epoca em que estava aqui em Londrina. Acho que vale a pena testar em alguma peça e ver se agrada, dai partir pra coronha. Citar Urko III .177 Crosman Phantom .177 FX Wildcat .22 Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade) Hatsan AT44-10 .177 (saudade) Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade) Beeman P17 .177 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 11, 2012 Autor Share Postado Abril 11, 2012 Queria usar o tal bate-pedra para revestir uma caixa de madeira que uso para guardar minha TX200 com luneta. Procurei um profissional da área que me contra indicou pq segundo ele o produto por ser à base de petróleo pode ficar meio pegajoso com o tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paes Postado Abril 11, 2012 Share Postado Abril 11, 2012 (editado) Charles, já restaurei duas coronhas aqui e logo de início a primeira coisa que testei foi o True oil... Particularmente, não gostei do resultado. Pode ser que eu tenha errado na aplicação, pois aqui não ficou nem de perto parecido com a foto que vc postou. Como a aplicação é feita na mão ou à boneca, depois de seco percebe-se uns veios/riscos de aplicação (semelhante à pintura com pincel). Removi o True Oil e resolvi aplicar seladora pra madeira e em seguida cera de carnaúba. Esse acabamento sim, ficou perfeito. Apliquei uma fina camada de seladora, passei uma lixa 1200 e encerei... Ficou excelente, com acabamento semi-fosco. Antes da seladora apliquei também tingidor à base de Nogueira. Mas, como vc comentou, a seladora só fica descente se aplicada com pistola de pintura. Manualmente fica horrível. Como tenho compressor e pistolas, o trabalho ficou fácil. Pra quem gosta de acabamento brilhante, o verniz PU também é muito bom, mas requer perícia do pintor Em relação ao "bate pedra", pra quem não conhece o acabamento, basta olhar a porção inferior do assoalho da maioria dos automóveis nacionais. Essa pintura é um revestimento semi-emborrachado destinado a resistir à lama, areia e pedriscos a que são submetidos os assoalhos dos veículos. Só como esclarecimento, o acabamento com "bate pedra' é bem rústico e mais espesso que as pinturas convencionais. Editado Abril 11, 2012 por Paes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 11, 2012 Autor Share Postado Abril 11, 2012 Quantas camadas de Tru-Oil vc aplicou? Charles, já restaurei duas coronhas aqui e logo de início a primeira coisa que testei foi o True oil... Particularmente, não gostei do resultado. Pode ser que eu tenha errado na aplicação, pois aqui não ficou nem de perto parecido com a foto que vc postou. Como a aplicação é feita na mão ou à boneca, depois de seco percebe-se uns veios/riscos de aplicação (semelhante à pintura com pincel). Removi o True Oil e resolvi aplicar seladora pra madeira e em seguida cera de carnaúba. Esse acabamento sim, ficou perfeito. Apliquei uma fina camada de seladora, passei uma lixa 1200 e encerei... Ficou excelente, com acabamento semi-fosco. Antes da seladora apliquei também tingidor à base de Nogueira. Mas, como vc comentou, a seladora só fica descente se aplicada com pistola de pintura. Manualmente fica horrível. Como tenho compressor e pistolas, o trabalho ficou fácil. Pra quem gosta de acabamento brilhante, o verniz PU também é muito bom, mas requer perícia do pintor Em relação ao "bate pedra", pra quem não conhece o acabamento, basta olhar a porção inferior do assoalho da maioria dos automóveis nacionais. Essa pintura é um revestimento semi-emborrachado destinado a resistir à lama, areia e pedriscos a que são submetidos os assoalhos dos veículos. Só como esclarecimento, o acabamento com "bate pedra' é bem rústico e mais espesso que as pinturas convencionais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Torque Postado Abril 11, 2012 Share Postado Abril 11, 2012 Queria usar o tal bate-pedra para revestir uma caixa de madeira que uso para guardar minha TX200 com luneta. Procurei um profissional da área que me contra indicou pq segundo ele o produto por ser à base de petróleo pode ficar meio pegajoso com o tempo. isso mesmo eu sempre ví este revestimenco como proteção em partes de carro onde não se pinta como as partes de baixo do assoalho ele tem essa espessura diferente não sei como ficaria em contato com a maõ e o manuseio na minha experiencia pois já pintei uma coronha o fosco é ruim pq sai com o manuseio é necessário o vernis p proteção da tinta e selamento.o q pode ser uma alternativa seria a pintura normal com verniz e depois d tudo seco , pode -se dar uma leve poeirada de tinta preto fosco por cima do verniz Citar - Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paes Postado Abril 13, 2012 Share Postado Abril 13, 2012 Quantas camadas de Tru-Oil vc aplicou? Apliquei umas três demãos e a cada demão ficava mais estranho... Acho que errei na aplicação, pois já ouvi muitos elogios a esse produto, porém, comigo não funcionou. De qualquer forma, mesmo se desse certo, ainda achei o acabamento seladora + cera melhor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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