Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Field Target é cal. 4,5 ou 5,5 ?


Zaitsev

Posts Recomendados

Zaza,

Acho que vai depender de uma coisa: se vc for praticar FT dentro do limite de energia usada internacionalmente, acredito que o 4,5 saia na frente pois se for deixar uma 5,5 na casa dos 16 J a VO fica bem baixa...

Se nao se importar com isso, daí tem que levar em consideraçao outras coisas como autonomia por ex... olha esse topico, fala um pouco do assunto:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/2532-em-pcp-45-e-muito-mais-precisa-que-55/

*Opiniao minha (de quem nao tem pratica)

Abraço

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O E.Mura colocou um link que mostra bastante informações.

o 4,5 tem uma trajetória mais ténue, e por ter um tamanho menor, mas fácil de entrar no Kill Zone do Filed Target.

Em 4,5 você consegue fazer todas as provas, mas leva uma desvantagem no Bench Rest, pois o 5,5 abre mais o buraco e consequentemente maior a pontuação.

Hoje tenho a CZ 200 como uma carabina de melhor custo beneficio, ela é muito precisa, bem acabada, a única desvantagem é que ela trabalha com 16jaules, com pequena modificação ela vai a 18 jaules.

Hoje, se eu fosse comprar uma PCP eu iria de CZ 200 4,5, essa é minha opinião pessoal, uma AAT44 também é uma opção, mas devemos lembrar que tem de se mexer bastante para melhorar precisão, gatilho, autonomia.

 

Abs

 

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu E.Mura. (confirmado pelo Papa)

 

Dei uma geral no outro tópico e as 1as conclusões que tirei de lá foram:

 

1 - Calibre 4,5 mm tem "trajetória mais tensa";

2 - A energia do 4,5mm está dentro das limitações impostas pelas regras oficiais da categoria ~ 16 Joules.

3 - O custo da munição é mais barato.

 

A desvantagem é usar a mesma arma para o BR, pois o furo é menor...

 

Por enquanto, o resultado está em:

 

Cal.4,5 3 x 1 Cal.5,5

 

Se estiver indo pelo caminho errado, por favor me corrijam...

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc está certo sim em pensar por aí.

Claro que pensando em regras oficiais, mas nada impede de ter qualquer outra configuraçao para a pratica ne?

Espera os mais entendido opinarem a respeito, acredito que sera unanime a escolha pelo 4,5.

Abraço

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu E.Mura. (confirmado pelo Papa)

 

Dei uma geral no outro tópico e as 1as conclusões que tirei de lá foram:

 

1 - Calibre 4,5 mm tem "trajetória mais tensa";

2 - A energia do 4,5mm está dentro das limitações impostas pelas regras oficiais da categoria ~ 16 Joules.

3 - O custo da munição é mais barato.

 

A desvantagem é usar a mesma arma para o BR, pois o furo é menor...

 

Por enquanto, o resultado está em:

 

Cal.4,5 3 x 1 Cal.5,5

 

Se estiver indo pelo caminho errado, por favor me corrijam...

 

Caramba Zait, isso vai acabar em em uma grande discussão. rsrsrsrs

 

1 - Calibre 4,5 mm tem "trajetória mais tensa"; ( Verdade, mas o 4,5 sofre mais com a intempéries externas, Vento.)

2 - A energia do 4,5mm está dentro das limitações impostas pelas regras oficiais da categoria ~ 16 Joules.( Exato, mas não escolha o 4,5 por esse motivo, eu não penso tão cedo abrir uma categoria de 16J, mas se você for competir no exterior, comece com o 16J )

3 - O custo da munição é mais barato.( Verdade, mais barato e mais fácil de se achar)

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Papa.

Nao me lembro onde li a respeito dos 16J que falavam sobre as "dificuldades" de se praticar dentro desse limite de energia, mas me lembro que citavam a maior "dificuldade" em se acostumar saindo de uma energia maior e ir para os 16J. Aconselhavam ir praticando e baixando a energia gradativamente para ir se acostumando. Se for começar mesmo FT, acho que ir "direto" em 16J seja mais aconselhavel (ou nao?).

Ainda outro ponto importante ja citado pelo Papa: acho que sao poucos os campeonatos com o limite de 16J

 

*É este topico:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/1747-alta-potencia-e-baixa-potencia/page__st__60

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ando namorando umas AT 44-10 (já consegui até um habbeas corpus de Dona Patroa para efetivar a compra..hehe), mas como não é uma coisa barata, queria partir prá algo mais definitivo...

 

O problema do 5,5 é ter que passar o resto da vida comprando chumbos que serão exclusivos somente para esta carabina. Em paralelo ao assunto, fiz 2 provas de BR no ano passado mas não me animei com elas. Parece coisa de tiro de artilharia... Você só visa e coloca o dedinho no gatilho... Mas é opinião pessoal e não quero polemizar com quem gosta dessa modalidade de prova...

 

A Crosman (4,5) aceita bem os chumbos heavy, do tipo JSB 10,3 grains, que tenho em estoque e usado nas SM 1/5 e poderiam também servir para esta nova carabina. Na realidade a AT 44-10 substituiria a Crosman nas SM 1/5 (MO e MA) porque acho o carregador importantíssimo (quase fundamental) para uma prova com 40 bichos. Serão uns 3 minutos a menos para quem está de mola ou PCP monoshot...

....

São quantos tiros numa prova de FT ?

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Zaitsev, não me restou muita coisa para comentar, mas vou tentar, tenho PCP em 4,5 e 5,5. As diferenças além do que já foi percebido por vc mesmo é que é muito legal atirar a 100, 150 metros com uma 5,5 mm, mas para isso a arma tem que ser forte e precisa o bastante para vc ver através da luneta o impacto do chumbo no alvo, mas o consumo de ar é maior, o chumbo é mais caro. No 4,5 mm esse tipo de brincadeira já fica mais difícil, mas por volta dos 75 metros vc tb se diverte bastante, a autonomia da arma é maior e o chumbo mais fácil de comprar, inclusive de importar. No 4,5 mm vc consegue uma parábola melhor mesmo em baixa VO, isto é a faixa de trabalho é maior na prática, no 5,5 mm a parábola é muito maior e apesar de teoricamente sofrer menos com o vento, em meus testes com a AT44 abaixo de 270 m/s perco muita precisão. Eu mesmo não atiro a mais 50 metros, meu negócio são as provas do CCTN. No BR uma PCP 4,5 mm, bem precisa, compete com as 5,5 mm, mas existe a desvantagem do diâmetro do chumbo, como já foi dito, mas se vc dominar a modalidade e a arma ajudar, consegue-se passar dos 240 pontos com frequência.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São quantos tiros numa prova de FT ?

 

 

 

É 1 tiro para cada bicho, se a prova seguir o regulamento da CBTE são 30 silhuetas, mas o pessoal costuma fazer provas independentes de 50 alvos.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaza,

Os pontos que vc levantou a respeito do seu uso, ter que comprar chumbo de outro calibre exclusivo para esta carabina etc tb passei por isso e, aos 44 do segundo tempo resolvi trocar a encomenda da carabina do 5,5 para o 4,5 apos uma troca rapida de mensagens com o Horvath (valeu Horvath!)

Acho ter feito uma boa escolha a AT44-10 no 4,5 para o proposito que quero

Por coincidencia tb, a minha Crosman deixei pra FT e estou curtindo. Nao frequento campeonatos nem nada do tipo, apenas um FT informal e ela quebra um bom galho.

Nao posso deixar de comentar a respeito do JSB Heavy na AT (no meu caso), eles enroscam no magazine e dispersam. Fiz uma peça parecida com a que o Bidu fez em resina, mas fiz em madeira para carregamento monotiro.

Assim que eu pegar um cronografo pretendo fazer um review da AT no 4,5 junto com as modificaçoes. Dentre estas modificaçoes está a instalaçao de uma valvula reguladora e que está me criando uma expectativa danada! Autonomia e spread bons.

E como o Edu Melo disse, acredito que pro BR se uma 4,5 for afinada compete tao bem qto uma 5,5. Nao me lembro onde e quem (se nao me engano foi o pedroashidani) comentou sobre essa diferença no BR com os calibres distintos.

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kamarada Edu !

 

Seu testemunho, somados ao do E.Mura e Papa, é definitivo pro que quero... As SM 1/5 e os bichinhos do FT...

 

Vou "namorar" de forma mais escancarada as AT 44-10 4,5mm que estão pela NET, até porque o objetivo principal é "brincar" com vocês no CCTN e CNTE. E derrubar alvos metálicos a 50 metros, prá mim, já está de bom tamanho...

 

Valeu !!!

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zait, você tem um vizinho bem perto de você que gosta de afinar a AAT44( Glock), depois tem eu aqui pra te ajudar no que precisar, pois fá mexi bastante na AT44, depois tem o mestre, Paulo Martins, ele realmente sabe o que faz.

Abs

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiver restrição de potência, o calibre 5.5 pode ser utilizado em provas de field sem problemas. Agora, se pensar em competir com 16j aí pode esquecer o calibre 5.5. Será praticamente uma missão impossível rsrsrs

 

Só pra ilustrar, dá uma olhada na diferença da parábola de um disparo a 16 joules em 4.5 e 5.5

 

Comparativo%252520calibres%252520para%252520field.jpg

A linha verde representa um disparo a 16 joules em calibre 5.5 Repare que, estando a luneta zerada a 17,5 metros o projétil terá uma caída de 23cm em 50 metros.

 

Alinha marrom representa o disparo a 16 joules com calibre 4.5 Nesse caso a queda é de 10 cm nos mesmos 50 metros.

 

Ou seja, em 5.5 o trabalho de compensação é muito maior, e qualquer estimativa errada de distância resultará em erro.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Papa e Roberto.

 

Papa, o Glock adora mexer em carabinas. Foi ele quem me deu as primeiras dicas há quase um ano atrás. Chegou até a desmontar as duas carabinas e começou a mexer nas molas originais, o que fez reduzir as velocidades e começar a melhorar a precisão. No meio da empreitada, pintou um extra por conta de um "bisca" e mudei as 2 prá Gasram, compradas das mãos do Franco na Alterama, no Tatuapé, após uma reunião sobre o projeto num sabadão em Sampa....

 

Mas agora o Glock anda todo envolvido com o curso de inglês aos sábados, necessário para o trabalho dele e fico sem graça de alugá-lo num domingão...

 

Mas ainda tô pensando na compra. ..

 

Realmente a AT44-10 é uma carabina "video-game" fantástica e tenho certeza que melhoraria muito meus resultados em relação ao que consegui até agora com a Crosman, mas o custo inicial envolve quase 3.500 reáus entre carabina, 3 carregadores sobressalentes, uma luneta de pelo menos 9x e a central de recarga... :unsure:

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ilustre kamarada, invista em desafio e isso sei que vc tem de sobra, compre uma arma de mola e seja feliz, no final seu investimento é menor e vai com certeza praticar de maneira muito mais desafiadora !!!

 

 

Grande abraço a vc meu amigo!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zazá, se me permite dizer (ou escrever), o seu objetivo é o FT e as SM 1/5, isso você deixou claro. Uma boa arma em 4,5mm satisfará seus desejos mais profundos.

 

Agora, se você tiver R$3.500,00 para investir, faça isso apenas na carabina e luneta, esqueça a central de recarga, você está cercado de atiradores de PCP que possuem ar de sobra (eu acho), e você poderá sobreviver nas veias (mangueiras) deles até conseguir a sua.

 

Assim eu penso. Eu não tenho recarga (e nem PCP) e quando preciso, vou em quem tem as maquininhas... entendeu né??

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante