Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Encontrando o chumbo preferido entre vários - sistema randomizado de teste


alex

Posts Recomendados

Após ver um agrupamento e opinar sobre o mesmo, acabei fazendo essa postagem que acho que passou desapercebida, a não ser pelo Thiago - Vitória/ES... acho um sistema interessante e resolvi criar o tópico p compartilhar com os interessados em pesquisar um chumbo que tenha um bom CxB para sua carabina...

 

Todos sabes que o JSB é o TOP dos chumbos, porém achei algo bastante interessante quando vi o E.Mura fazendo um ótimo grupo a 25m com o Gamo Pro Match com sua Phantom e, quando foi fazer com o JSB esperando uma boa melhora, na verdade se decepcionou pois houve um espalhamento... a decepção foi tão grande que ele nem terminou o teste... rs

 

Os chumbos citados são apenas para exemplificar o modelo...

 

Primeiramente gosto de dar uma aquecida antes (acho que levo pelo menos uns 40 tiros nisso... rs), meter 5 ou 10 tiros em cada alvo (geralmente utilizo 10 tiros pois acho que evidencia melhor os acertos e erros) com a luneta regulada com um único chumbo mesmo... se for p verificar pontuação acho melhor 5 tiros, porém para verificar agrupamento gosto mais de 10 tiros por alvo...

 

Penso que não seria muito interessante fazer toda a sequencia com um único chumbo mas sim terminar um alvo (10 tiros), partir p outro chumbo em outro alvo (10 tiros) e assim por diante, ate fazer um alvo com cada chumbo (já que são 4 tipos de chumbo, seria uma bateria de 40 tiros)... depois vai para nova bateria, porém seria interessante tb mudar a sequência de chumbos mantendo a mesma linha... ficaria mais ou menos assim, sendo que cada linha possuiria 4 alvos:

 

linha 1 - Gamo Expander (EX)

linha 2 - Gamo Pro Magnum (PM)

linha 3 - Gamo Magnum (MG)

linha 4 - Gamo Match (MA)

 

já que são 4 chumbos, poderia fazer 4 alvos p cada chumbo com uma sequência de 10 tiros cada mais ou menos assim:

bateria 1 - EX, PM, MG, MA

bateria 2 - PM, MA, EX, MG

bateria 3 - MG, EX, MA, PM

bateria 4 - MA, MG, PM, EX

 

não sei se me fiz entender (qualquer coisa é só dar um toque)... mas é que se vc faz 10 tiros com um determinado chumbo em cada alvo até terminar todos os alvos p aquele chumbo, realiza então 40 tiros com apenas um chumbo p depois ir p uma nova sequencia com outro chumbo... nisso, pode acontecer de vc já estar cansado (visão, braço, atenção...) até chegar no último chumbo, pois já terá realizado 120 tiros.

 

por outro lado, pode ter gente que começa a atirar melhor após uns 100 tiros, então o último chumbo poderá ser privilegiado e ter uma falsa idéia de que ele agrupa melhor que o outro.

 

então alternar a sequencia de chumbos realizando 10 tiros com cada, ajuda a eliminar esse fator de erro... tem maneira de melhorar esse ensaio, mais complicaria um pouco...

 

aí sim vc regula a luneta com o chumbo que fez o melhor grupo (em média) e depois refaz os testes... se mirar sempre da mesma forma, terá o seu chumbo eleito...

 

Espero que tenham entendido e que ajude de alguma forma...

 

Abraço a todos!

 

Alexandre

  • +1 2

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele dia me decepcionei mesmo! rsrsrs

E este fator do cansaço interfere pra caramba! Nessa forma que vc citou para averiguar qual chumbo vai melhor em determinada carabina é ótima, mas como citou é disparos pra caramba rsrs..

Eu deveria ter feito o teste de agrupamento logo na sessao de tiros pq aquela hr eu me encontrava na capa do grilo! rsrs...

Um dia vou testar dessa forma que citou, mas com 5 tiros pq acho que canso facil

Se fosse me basear o desempenho apenas por aquele "teste" eu ia tirar conclusoes precipitadas, e o pro match me surpreendeu tb.

Abraço

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é fato sábado passado dei uns tiros e ficaram uma maravilha, descansado poucos tiros no domingo fim da manhã mais uma sessão saíram uma porcaria(e não bebi nada no sábado a noite) por fim cheguei a conclusão que não era arma, chumbo e sim eu que tava num péssimo dia e cansado.

 

Alex vou fazer este exato texte que vc passou e vamos ver no que dá, parabéns pelo tópico.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que estão falando de testes, tá tentaram atirar fazendo a mira com o outro olho? Digo isso porque só depois de algum tempo descobri que sendo destro e mirando com o olho direito tinha dificuldades para visualizar o alvo. Ao mudar para o olho esquerdo ficou mais fácil focalizar mas a coordenação motora não ajuda muito.

Ainda estou treinando para ver se melhoro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que estão falando de testes, tá tentaram atirar fazendo a mira com o outro olho? Digo isso porque só depois de algum tempo descobri que sendo destro e mirando com o olho direito tinha dificuldades para visualizar o alvo. Ao mudar para o olho esquerdo ficou mais fácil focalizar mas a coordenação motora não ajuda muito.

Ainda estou treinando para ver se melhoro.

 

Hehehehe, eu ja fiz isso. Eu sou canhoto e até no quartel atirava como canhoto. Algumas semanas atrás resolvi fazer uma sessão de tiros depois do almoço atirando como destro. Acabei percebendo que, pelo menos com mira aberta e sem apoio eu atiro igual ou melhor como destro. Dá uma embananada na hora de fazer a visada no começo pq estou acostumado a fazer com o olho esquerdo. Mas logo peguei o jeito.

 

Conclusão, eu devo atirar mal pra caramba com qualquer mão, kkkkkkkkk

 

Falando sério. É sempre bom testar porque tem muitos fatores que influenciam. A visão, a musculatura, o conforto, etc. Nosso cerebro nao nasceu destro ou canhoto, acabamos elegendo um lado e treinando esse lado até alcançarmos o objetivo proposto.

 

No meu caso acho que tenho que treinar muito. Hehehehehe

 

 

Abraço,

Evandro

Evandro Fandaruff - Blumenau - SC

Air_rifle_Hatsan_BT65_RB_5.5_wood_2914.jpg

Hatsan BT65 RB W .22 Nikko Stirling 4x32

Bam 19-18 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gente!!!

 

Mas sinceramente não acho 120 tiros muito... geralmente atiro mais que isso em uma sessão... lembrando que, p testes de agrupamento, normalmente fazemos apoiados em sandbag... além do mais, isso só foi um exemplo com 4 chumbos, pode ser feito com mais ou menos chumbos...

 

Quando vou fazer testes de agrupamento, gosto de utilizar 10 tiros pq acho que evidencia melhor não somente os acertos, mas tb os erros... se for p fazer somatória de pontos daí já acho que 10 tiros perfura muito o papel e pode ficar inviável de identificar todos os tiros, então utilizo apenas 5 tiros por alvo...

 

Ah... lembrando tb que pode-se estipular um tempo de descanso entre as baterias, tipo 5min (pode ser menos ou mais)... porém tem que ser o mesmo tempo entre todas as baterias p ser mais fidedigno... dessa forma aí me surpreendi com o Rifle... rs... geralmente se sai melhor que o pro-hunter...

 

Com relação a atirar com o outro olho, já fiz o teste... acho que com o tempo a gente acostuma, mas não tive saco p continuar tentando não pq faltou controle muscular mesmo... rs

 

Abraço a todos!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí cara, usando o método do Alex se elimina muito dos fatores de confusão na hora de selecionar o chumbo. Fica aí a proposta de padronizar esse esquema pros teste de chumbos e ensaios com as carabinas postados aqui no CA.

 

Mumucorrea e Venon, todos temos um olho dominante (que é responsável pela noção de alinhamento dos objetos) que geralmente, mas não obrigatoriamente, é do mesmo lado da mão que usamos pra escrever. Instintivamente, usamos como olho de visada o olho da mão que usamos para puxar o gatilho, mas em algumas pessoas o olho e a mão dominante são de lados opostos...

 

Pra saber qual o olho dominante não precisa gastar chumbo não....É só fazer o seguinte: estenda o polegar na vertical a uns dois palmos do nariz e alinhe-o com o nariz. Feche o olho direito e olhe o dedo com o esquerdo e a seguir inverta o processo. Vcs vão perceber que na verdade o dedo fica mais pra direita ou esquerda, do mesmo lado do olho dominante.

 

Usar o olho não dominante para a visada com mira aberta é fria...rsrsrsrsrsrsr. Mas é mais comum que parece, tinha um colega que achava que todas as alças de mira estavam com defeito, ai quase toda regulagem pra direita... :hrhr:

  • +1 1

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí cara, usando o método do Alex se elimina muito dos fatores de confusão na hora de selecionar o chumbo. Fica aí a proposta de padronizar esse esquema pros teste de chumbos e ensaios com as carabinas postados aqui no CA.

 

Mumucorrea e Venon, todos temos um olho dominante (que é responsável pela noção de alinhamento dos objetos) que geralmente, mas não obrigatoriamente, é do mesmo lado da mão que usamos pra escrever. Instintivamente, usamos como olho de visada o olho da mão que usamos para puxar o gatilho, mas em algumas pessoas o olho e a mão dominante são de lados opostos...

 

Pra saber qual o olho dominante não precisa gastar chumbo não....É só fazer o seguinte: estenda o polegar na vertical a uns dois palmos do nariz e alinhe-o com o nariz. Feche o olho direito e olhe o dedo com o esquerdo e a seguir inverta o processo. Vcs vão perceber que na verdade o dedo fica mais pra direita ou esquerda, do mesmo lado do olho dominante.

 

Usar o olho não dominante para a visada com mira aberta é fria...rsrsrsrsrsrsr. Mas é mais comum que parece, tinha um colega que achava que todas as alças de mira estavam com defeito, ai quase toda regulagem pra direita... :hrhr:

 

 

 

 

Muito legal isso .......

assintatura.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorei para perceber isso, mais atiro de canhota na boa!

 

O Luiz é um fanfarrão!!!!... rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara... esst BT65 é linda... faz uns reviews e testes de agrupamento p gente... ou ainda tá na praia???... rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To, vagarosamente, postando algumas impressões no tópico do review dela que o Amaral fez (que por sinal é excelente). Dados mais concretos eu só vou ter ano que vem. Por enquanto só posso dizer que estou apaixonado por ela. :o

 

Merry Christmas man,

Evandro Fandaruff - Blumenau - SC

Air_rifle_Hatsan_BT65_RB_5.5_wood_2914.jpg

Hatsan BT65 RB W .22 Nikko Stirling 4x32

Bam 19-18 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já dei uma olhada lá e curti bastante os grupos!!!! vamos ficar na espera de outros...

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal a ideia!

Assim que puder vou testar desta forma, 5 disparos pq sou preguiçoso...

 

Abraço

"Cerveja é a prova que Deus nos ama e quer que sejamos felizes."

Benjamin Franklin

 

---

 

HT95 GR 60Kg + Red Dot CBC

 

CBamC B19 S 4,5mm GR 45Kg + Gatilho Balim + Tasco Target & Varmint IR 6-24x42m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Marangon... depois posta seus grupos p gente ver os chumbos que ficaram melhores p sua carabina...

Abração!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante