Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[DÚVIDA] Velocidade de armas 5.5 (Objetivo: FT)


Posts Recomendados

Senhores, por favor, ajudem-me a tirar uma dúvida.

 

Na maioria dos casos, os fabricantes são muito "otimistas" quanto à informação da VO de suas armas.

 

As armas 5.5 mais facilmente encontradas em nosso mercado (Gamo, Hatsan, Bam, CBC, etc) tem informado, em média, cerca de 230 m/s. Essa velocidade, no caso de uma Bam que comprei, só foi verificada nos primeiros disparos, ainda com efeito diesel, depois estabilizou abaixo disso.

 

Gamo Match 5,5mm 15,43gr (carabina original)

 

801,2 ft/s = 244 m/s

832,0

730,2

722,7

715,1

714,7

707,4

547,3

529,9

567,6 ft/s = 172 m/s

 

Gamo Match 5,5mm 15,43gr (após colocação de GR 45Kg e retentor em duroprene)

 

701,7 ft/s = 213 m/s

703,0

707,1

698,0

707,1

703,4

705,5

706,3 ft/s = 215 m/s

 

 

Minhas perguntas são:

 

01) Uma HW50S no calibre 5.5 tem VO informada de 175m/s. A VO informada pela Weihrauch tb são superestimadas?

 

02) A HW50S 5.5 seria capaz de ter bom desempenho em provas de FT?

 

03) Com uma VO de 175m/s a compensação seria muito grande?

 

04) Qual seria uma boa VO para FT em 5.5?

 

 

Abs,

 

Falcão

 

PS.: Não tenho informações quanto energia na boca do cano (joules) da HW50S em 5.5.

  • +1 1
  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão.. com 175 m/s essa arma deve estar com uns 16 joules.... pra FT essa é uma boa potência, mas no calibre 4,5mm. Não acredito que as velocidades da HW sejam tão superestimadas.. afinal estamos falando da HW.

 

Acredito que vc terá muito problema nos alvos com distâncias maiores.. terá de compensar muito tanto na altura como na lateral caso haja vento. O ideal seria se essa fosse uma HW 50s 4,5mm pq ai a V0 ficaria na casa dos 240-250m/s o que já melhora muito.

 

Para armas 5,5mm acredito que vc precisaria de pelo menos uns 220 a 230 m/s para não ficar em desvantagem.

 

 

Só lembrando que é minha opinião, não sou expert nisso não =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,

 

No Reino Unido, por questão de legislação, as armas de pressão tem a energia limitada em 16 Joules (Exceto para quem licença para armas de fogo - FAC). E é exatamente no Reino Unido que surgiu o Field Target e assim, é onde a referida modalidade é mais praticada.

As referências às velocidades apenas não ajudam muito, pois, o comportamento do chumbinho durante o voo depende de sua massa e do coeficiente balístico. Se a massa do chumbo estiver em torno de 15,5 gr e, a maioria dos chumbos calibre .22 tem massa em torno desse valor (aliás, bastante indicado para springers), a energia inicial ficará em 15 Joules. Essa energia é perfeitamente adequada para FT.

Para a prática de FT, é fundamental adotar mount de altura adequada e zerar a mira também a alcance adequado. Para a potência em questão, eu sugiro que a altura do mount permita distância de 4,5 cm do centro do retículo da luneta (linha de visada) ao centro do cano (linha de base) e mira zerada a 35 metros. Assim, o PBR (Point Blank Range) que é a distância na qual a variação vertical é maximizada, ficará com aproximadamente 3 cm acima da linha de visada a 25 metros e 3 cm abaixo da linha de visada a 40 metros. A compensação será muito pequena e mesmo no alcance máximo da categoria FT, não precisará compensar mais do que 4 cm.

Isso posto, vamos às suas perguntas:

  1. A velocidade das Weihrauch não é superestimada;
  2. A HW50S, embora seja bastante precisa, não foi projetada para FT e sim para caça. Para FT, ela precisaria pelo menos ser equipada com coronha adequada ao tiro ao alvo;
  3. Questão respondida no texto acima;
  4. Embora 175 m/s se adapte bem ao FT, se a velocidade inicial estiver em torno de 200 a 205 m/s para o calibre 5,5 mm, o objetivo será alcançado com mais facilidade.

Uma dica muito importante para os praticantes de FT é também a CENTRALIZAÇÃO ÓTICA, ou seja, centralizar o retículo antes de zerar a mira.

 

Nota: A queda de velocidade é normal em springers, por isso, recomenda-se que qualquer teste com esse tipo de arma de pressão seja conduzido sómente após ter efetuado pelo menos 100 disparos.

 

Espero ter ajudado,

 

Abraço,

 

Nelson.

  • +1 3

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Nelson, só gostaria de fazer uma pergunta, o que seria:

 

"Uma dica muito importante para os praticantes de FT é também a CENTRALIZAÇÃO ÓTICA, ou seja, centralizar o retículo antes de zerar a mira."

 

Como é feito essas Centralização Ótica? Seria a regulagem lateral?

 

Eduardo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Nelson, só gostaria de fazer uma pergunta, o que seria:

 

"Uma dica muito importante para os praticantes de FT é também a CENTRALIZAÇÃO ÓTICA, ou seja, centralizar o retículo antes de zerar a mira."

 

Como é feito essas Centralização Ótica? Seria a regulagem lateral?

 

Eduardo.

Vou chutar pra ver se acerto!!!

 

Deve de ser aquela contagem de cliques para saber quantos tem, e deixar na metade: Ex.: se são 50 cliques, deixe com 25.

  • +1 1

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou chutar pra ver se acerto!!!

 

Deve de ser aquela contagem de cliques para saber quantos tem, e deixar na metade: Ex.: se são 50 cliques, deixe com 25.

 

Será que é isso Luiz, sempre regulo a Luneta e pronto nunca conferir isso, já ouvi falar de nivelar a Carabina e o mount,(Edubacha e Marcoss) só ponho o mount e depois a Luneta, regula a lateral e depois a altura.

 

Agora que fiquei em dúvida.

 

Eduardo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, antes de entrar no Carabinas de Ar, dei uma passada pelo Site da Associação Portuguesa de Field Target, encontrei e postei aqui no CA, um artigo de como calibrar uma luneta. Acho que é isso que o Nelson se referiu.

 

..

O tópico ao qual me referi foi retirado por duplicidade. Momento em que agradeço à moderação pela ação pronta e imediata. Humildemente peço desculpas pelo inconveniente que poderia causar.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,

 

No Reino Unido, por questão de legislação, as armas de pressão tem a energia limitada em 16 Joules (Exceto para quem licença para armas de fogo - FAC). E é exatamente no Reino Unido que surgiu o Field Target e assim, é onde a referida modalidade é mais praticada.

As referências às velocidades apenas não ajudam muito, pois, o comportamento do chumbinho durante o voo depende de sua massa e do coeficiente balístico. Se a massa do chumbo estiver em torno de 15,5 gr e, a maioria dos chumbos calibre .22 tem massa em torno desse valor (aliás, bastante indicado para springers), a energia inicial ficará em 15 Joules. Essa energia é perfeitamente adequada para FT.

Para a prática de FT, é fundamental adotar mount de altura adequada e zerar a mira também a alcance adequado. Para a potência em questão, eu sugiro que a altura do mount permita distância de 4,5 cm do centro do retículo da luneta (linha de visada) ao centro do cano (linha de base) e mira zerada a 35 metros. Assim, o PBR (Point Blank Range) que é a distância na qual a variação vertical é maximizada, ficará com aproximadamente 3 cm acima da linha de visada a 25 metros e 3 cm abaixo da linha de visada a 40 metros. A compensação será muito pequena e mesmo no alcance máximo da categoria FT, não precisará compensar mais do que 4 cm.

Isso posto, vamos às suas perguntas:

  1. A velocidade das Weihrauch não é superestimada;
  2. A HW50S, embora seja bastante precisa, não foi projetada para FT e sim para caça. Para FT, ela precisaria pelo menos ser equipada com coronha adequada ao tiro ao alvo;
  3. Questão respondida no texto acima;
  4. Embora 175 m/s se adapte bem ao FT, se a velocidade inicial estiver em torno de 200 a 205 m/s para o calibre 5,5 mm, o objetivo será alcançado com mais facilidade.

Uma dica muito importante para os praticantes de FT é também a CENTRALIZAÇÃO ÓTICA, ou seja, centralizar o retículo antes de zerar a mira.

 

Nota: A queda de velocidade é normal em springers, por isso, recomenda-se que qualquer teste com esse tipo de arma de pressão seja conduzido sómente após ter efetuado pelo menos 100 disparos.

 

Espero ter ajudado,

 

Abraço,

 

Nelson.

 

Obrigado, Nelson.

 

Precisarei de ler com mais calma, me familiarizar com os conceitos e terminologias. :D

 

A coronha indicada para FT seria TH?

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez mais me convenço de q 5.5 para competir... só PCP mesmo.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes, como diria aquele conhecido sujeito:

 

1. Coronha para FT é o estilo TH, sim.

 

2. CENTRALIZAÇÃO ÓPTICA: É algo bastante simples, mas que acaba não sendo considerado na maioria dos casos. Existem duas maneiras de se fazer a centralização. A primeira é aquela conhecida técnica de girar os knobs das torres até o fim e depois voltar até o centro do curso. Porém, a maneira mais eficiente de se fazer isso é com o emprego de um espelho plano. Coloca-se o espelho em uma mesa e a luneta na vertical com a objetiva de foco voltada para baixo e sobre o espelho. Ao olhar pela luneta, verá que o reflexo do retículo não coincide com ele. Então é só girar as torres de elevação e de ajuste lateral até que a imagem do retículo sobreponha o seu reflexo. Feito isso, o conjunto ótico está centrado. Isso é muito importante para evitar problemas com paralaxe. É também uma técnica bastante utilizada por aqueles que tem mounts ajustáveis na altura, pois, a regulagem de lunetas centradas pode ser feita através do mount. É também útil para carabinas que apresentam 'barrel droop' (inclinação do cano para baixo), pois, facilita o calçamento do mount (caso este não tenha ajuste) e fica melhor de alinhar a luneta na arma durante a montagem.

 

SDS,

 

Nelson.

 

Mais uma vez obrigado Nelson e tb ao amigo Luiz que acertou em cheio...

 

Essa do espelho eu achei legal e muito facil.

 

Eduardo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

2. CENTRALIZAÇÃO ÓPTICA: É algo bastante simples, mas que acaba não sendo considerado na maioria dos casos. Existem duas maneiras de se fazer a centralização. A primeira é aquela conhecida técnica de girar os knobs das torres até o fim e depois voltar até o centro do curso. Porém, a maneira mais eficiente de se fazer isso é com o emprego de um espelho plano. Coloca-se o espelho em uma mesa e a luneta na vertical com a objetiva de foco voltada para baixo e sobre o espelho. Ao olhar pela luneta, verá que o reflexo do retículo não coincide com ele. Então é só girar as torres de elevação e de ajuste lateral até que a imagem do retículo sobreponha o seu reflexo. Feito isso, o conjunto ótico está centrado. Isso é muito importante para evitar problemas com paralaxe. É também uma técnica bastante utilizada por aqueles que tem mounts ajustáveis na altura, pois, a regulagem de lunetas centradas pode ser feita através do mount. É também útil para carabinas que apresentam 'barrel droop' (inclinação do cano para baixo), pois, facilita o calçamento do mount (caso este não tenha ajuste) e fica melhor de alinhar a luneta na arma durante a montagem.

 

SDS,

 

Nelson.

 

Vivendo e aprendendendo, muito obrigado Prof Nelson, por compartilhar o seu conhecimento conosco.

 

Abraço!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q eu entendi as carabinas 5,5 sao boas pra field target, basta conhecer a arma e anotar as compensacoes corretas,

 

Contudo, precisam ter boa velocidade (uns 230m/s) e as armas com essa velocidade costumam ser trancudas, o q dificulta a precisão.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante