Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

cronografo de baixo custo caseiro micro-processado


Posts Recomendados

fzanoto, parabéns pelo projeto, desejo a você muito sucesso.

 

Quando estiver disponível para venda é só avisar! Mas tome muito cuidado com encomendas, principalmente se você não tiver tempo disponível, ok?

 

Qual a distância que fica do cano da arma?

 

Já vou repassar para outros atiradores.

 

Sucesso.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana, espero que vc conssiga fazer em escala porque se ficar bem acabado e funcional vai vender que nem agua, sugiro vc a fazer pelo menos umas 20 peças pra começar a vender eu mesmo compro uma.

 

Boa sorte no acabamento do acessório!!!

 

Abraço

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um bom tempo que to ensaiando comprar um cronógrafo, mas a coragem anda pequena pra isso. Com o seu acho que muitos vão se encorajar. Sem é dúvidas é um instrumento muito útil e necessário a todos..

 

Belissíma iniciativa, parabéns

 

Como todos dizem, To na fila.....

 

abraços.

Mussy

Tx 200 MKIII .177
HW97 KL .177 / HW50s .177
Cometa New Fenix 400 .22 / Cometa 220 .177
Gamo CF30 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara parabéns pela iniciativa!

:goodjob:

Faz uns 100 de uma vez, vai vender tudo.

"Cerveja é a prova que Deus nos ama e quer que sejamos felizes."

Benjamin Franklin

 

---

 

HT95 GR 60Kg + Red Dot CBC

 

CBamC B19 S 4,5mm GR 45Kg + Gatilho Balim + Tasco Target & Varmint IR 6-24x42m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q muitos ainda iram ti prestigiar mais aki está os meus parabéns,pela iniciativa,força de vontade e a perseverança!!

:clap: :clap: :clap:

CBC montenegro F18 std 4.5mm muzzele break (by Thiago Vicentini) Luneta Nikko Gold 4x32

El Gamo mod.68 4.5mm toda original

 

 

"proibir é se mostrar incapaz de educar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal fzanoto, porque você não postou as imagens e esquema aqui?

Pode dividir conosco?

 

Abraço

 

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 months later...

Boas...

 

Ia abrir um outro tópico mas não vejo necessidade pois trata-se basicamente do mesmo assunto.

Num outro forum o Pedro Ashidani indiciou um link http://www.network54.com/Forum/79537/thread/1312148525/Poor+Man%27s+Electronic+Chronograph que literalmente chama-se cronógrado de um homem pobre.

 

Como tinha algumas facilidades aqui na empresa resolvi montar um com cano de PVC e ligado diretamente ao micro no SoftChrono. Para quem quiser fazer também seguem algumas dicas:

(1) a distância mínima entre os sensores deverá ser de 1 ft pois o SoftChrono não permite valores abaixo de 1. É possível alterar diretamente no arquivo de configuração ou alternar entre sistema imperial e métrico para converter os dados. Deixe o cano ligeiramente maior para servir de cobertura dos sensores evitando exposicão direta ao sol. O meu eu deixei duas polegadas a mais, uma para cada lado e a distância dos sensores é de 1 ft. Poderia ser qualquer valor acima disso, bastando lançar no SoftChrono.

(2) Para atirar dentro de um cano de 1 m existe uma grande probabilidade do chumbo atingir a parede lateral antes de sair do outro lado. Quanto mais curta a distância, mais seguro é o procedimento porém a precisão da medida irá diminuir.

(3) Para quem precisa de medidas exatas, utilize de fato um cronógrafo calibrado.

(4) Não utilize em armas de cartucho.

(5) Baseie-se a versão 2 do cronógrafo, que utiliza um led infravermelho transmissor e três fototransistores receptores. Essa versão cobre maior área e a probabilidade do chumbo ser detectado é maior.

(6) O primeiro cronógrafo que fiz foi montado com um cano de PVC de 1,5 polegadas, funcionou bem com esferas de 10 mm de diâmetro mas falhou muito com chumbo de 4,5 mm. Aqui utilizei o Rifle pois é um dos menores do mercado.

(7) O segundo cronógrafo é basicamente o mesmo princípio mas utilizei um metalon de 1 x 2 polegadas. Como atirar dentro do cano requer mais cuidados com a direção vertical que a horizontal e baseado no princípio do cruzador, o perfil agora é retangular sendo a base do cronógrafo, o lado menor de 1 polegada.

(8) Ligue todos os fotodiodos em série. Se você ligar em paralelo, o sinal será muito fraco uma vez que o fototransistor que não detectou o sinal irá atenuar o sinal do fototransistor que detectou.

(9) Utilize os dois canais da entrada de audio. Eu utilizei apenas um canal e detectei ruídos em forma de senoide indesejável no SoftChrono. Tentei de todas as formas, utilizando diversos capacitores, para filtrar esse sinal sem sucesso. Ligando os dois canais você não terá esse problema. Demorei para descobrir isso.

 

Ainda não testei com tiro real. Amanhã posto de novo com os resultados e fotos com detalhes.

 

Lista de materiais:

(a) Seis fototransistores. Muitas vezes o vendedor não conhece então peça receptor de led infra (TIL78). Esse componente parece um led comum podendo ter a cabeça plástica transparente ou preta. Eu prefiro a transparente. Tem dois tamanhos, de 3 e 5 mm. Eu prefiro o de 5mm que é o TIL78. Custo unitário R$ 1,70 mas tem sites vendendo a menos de R$ 1,00

(b) Dois leds infravermelhos (TIL38). Parece led comum com cabeça transparente. Também tem tamanhos de 3 e 5 mm. Compre o de 5 mm. Custo unitário R$ 1,70. Idem.

© Dois resistores de 100 ohms 5% 1/4 watt. Custa R$ 0,30 mas tem sites vendendo a R$ 0,10. Esses resistores servem para ligar os leds infravermelhos diretamente na saída USB do notebook. Se for utilizar pilhas, compre um porta pilhas para dois tipo AA.

(d) Um mouse USB velho, só para tirar o cabo que obviamente deverá estar inteiro. Os mouses de bolinha antigos tem um led infra e um receptor que servem para o projeto também.

(e) Um plug mono.

(f) cabos finos de eletrônica 0,25mm

 

E ferramentas básicas como furadeira, broca 13/16, fita isolante, ferro de solda 30 W, fio de solda.

 

Até amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, estou aguardando fotos e mais dados. rsrsrs

 

 

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem as fotos e mais detalhes construtivos.

 

Esquema elétrico simplificado :

O que parece um pirulito na verdade é o led ou fototransistor. Veja que existem duas "pernas", uma maior e outra menor. A maior é o anodo (+) e a menor é o catodo (-). Não se pode inverter.

 

 

cronografo%2520lig.jpg

A seguir a disposição do led infravermelho e dos sensores. Observe que no cano de 1,5 polegadas a área de abrangência é menor que a retangular.

 

cronografo.JPG

 

A seguir a foto do primeiro protótipo com cano de PVC de 1 1/2 polegada. O chumbo de 4.5 mm, na maioria das vezes, não era detectado pelos sensores.

DSCN0901.JPG

 

Detalhe dos furos onde eram encaixados os fototransistores.

 

DSCN0903.JPG

 

Detalhe do furo onde era colocado o led infravermelho.

 

DSCN0904.JPG

 

Projeto, agora, utilizando o metalon de 1 x 2 polegadas

 

DSCN0905.JPG

 

Detalhe do posicionamento do led infravermelho e dos fototransistores. O correto seria colocar os componentes "embutidos" sem estarem salientes como deixei. Existe uma chance do chumbo destruir o componente, principalmente na saída do cano se acontecer um tiro torto.

 

DSCN0911.JPG

 

Mais detalhes.

 

DSCN0913.JPG

 

Cabo e conector USB. Observe que existem 4 contatos e desses utilizaremos os dois extremos.

 

DSCN0916.JPG

 

pinoutUSB.jpg

 

Observe que no USB, o preto é o neutro e o vermelho o positivo (5 volts). Utilize o resistor de 100 ohms em série com o led infravermelho para limitar a corrente e não queimar o led.

 

No led e no fototransistor, que são bastante semelhantes (cuidado para não misturar) , a perna maior é o anodo (positivo) e a curta é o catodo (negativo).

 

DSCN0917.JPG

 

Agora só esperando a mulher ir ao supermercado para fazer os testes reais. :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei.

 

Montei, testei e não funcionou. Decepção.

Quando testei com pellets de 4,5 mm, fiz os testes lançando os chumbos em queda livre e funcionou muito bem. Detectava quase 100% dos lançamentos.

 

softchrono%2520calibracao.jpg

Espetáculo montado e fui fazer os testes agora de manhã

 

DSCN0922.JPG

 

De todos os tiros, detectou somente alguns e desses somente na entrada ou somente na saída. Pelo menos a entrada deveria detectar a passagem do projétil uma vez que a boca da carabina ficava bem próxima e alinhada com os sensores.

Já utilizando somente o microfone, consegui as medições desejadas.

Se funcionasse, seria uma excelente opção uma vez que os dados ficam armazenados diretamente no computador permitindo efetuar várias análises.

 

Conclusão : Não funcionou, gastei R$ 10,00 e umas 5 horas. Talvez sirva para a feira de ciências na escola das crianças para calcular a aceleração da gravidade e outras coisas.

Conclusão 2 : Se um dispositivo simples como esse funcionasse, as empresas do setor já estariam produzindo algo similar a muito tempo.

 

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yokoi, parabéns pela tentativa, muito bom compartilhar suas experiencias, mas é assim, sempre tentamos e se funcionar, bingo.

Se eu postar aqui tudo que tentei e deu errado, vou ter de aumentar o banco de dados do fórum, se eu colocar o que deu certo, um pendrive deve caber tudo. rsrsr

 

Valeu mesmo, quem sabe algum amigo consegue uma solução.

 

 

Tenho um Crony aqui sem o display, será que consigo fazer um cabo para ligar ao Noote?

 

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo apoio.

Agora vou tentar um baseado no detector de metais. Se der certo posto aqui novamente.

 

O Crony deve funcionar igual aos outros. Detecta o sinal na entrada e na saída e manda o sinal para o processador.

Se tiver um esquema elétrico desse equipamento fica mais fácil, não deve ser um bicho.

Mas em princípio dá para conectar o Crony ao SoftChrono e ter uma base de dados no notebook.

 

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em 2006 tinha feito algo parecido, mas para facilitar e não acertar os detectores mais longe fiz com uma distancia de 100mm

 

funcionou até que bem, se precisar medir algo em uma emergencia, pois vai precisar de componentes simples e um programa de edição de audio.

 

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=2493&highlight=

 

mas o que vale é a brincadei hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante