Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Review de Mesas Portáteis para Benchrest


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Fomos no RAM no dia 9/10.

 

Mais um dia agradável porém desabou o maior toró no início da tarde. Mas antes da chuva pudemos testar as mesas e segue aqui a análise:

 

Levamos 3 mesas diferentes. 2 produzidas pelo Karolaza aqui de São Paulo e outra produzida pelo Paulo Fernando de Alfenas que mandou sua mesa para testes.

 

Fizemos simulações de prova de USBR (Mola) e o Karolaza ainda aproveitou o dia para atirar a 150metros.

Fora isso, eu ainda usei uma mesa para atirar a 200 metros com 22LR e o Karolaza ainda foi treinar silhuetas metálicas 1/5 e 1/10.

 

Mas vamos as mesas:

 

Projeto 1: Mesa Destra by Karolaza:

 

A mesa é facilmente desmontável e o seu transporte é muito facilitado. Os pés são pesados e em alumínio. Na ponta dos pés uma rosca pretende uma pequena extensão que pode ser utilizada para nivelar a mesa ou adicionar 8cm a sua altura. A mesa possui um recorte em L, possui chapa de 20mm envernizada. A principal preocupação com as mesas eram 3. verificar a "Instabilidade Contorcional" ou seja o giro que a mesa tem por se apoiar em pernas. Verificar o conforto para a posição de atirar e, por fim verificar se o seu tamanho é dequado e suporta bem frontrest + rearbag, etc.

 

Este projeto foi desenvolvido com o o conceito de portabilidade e usabilidade em estandes com limitação de espaço entre os postos de tiro. Assim, como os pés ficam muito juntos, esta mesa apresenta a maior limitação em combater a instabilidade contorcional. Mas, por outro lado, em termos de praticidade, é muito fácil de transportar e o seu tamanho é perfeitamente capaz de acomodar os apoios, chumbos, etc.

 

Quem está acostumado a atirar em mesas fixas de clubes pode estranhar uma mesa destas mas para ter algo que ocupe muito pouco espaço, ela cai como uma luva.

Há de se ter bastante cuidado ao atirar evitando esbarrar na mesa pois isto, com certeza induz bastante vibração a mesa em função da instabilidade ser maior.

 

IMG_2056.jpg

 

IMG_2048.jpg

 

IMG_2047.jpg

 

Os pés são desatarracháveis e podem ser levados numa sacola ou algo parecido.

 

Para quem tem restrições de espaço é uma boa mesa e permite atirar apoiado com um sandbag ou outro material. Para maiores informações, mande uma MP para o Karolaza. O custo é bastante razoável e como citei no início do primeiro tópico, tem menos da metade do custo de uma mesa portátil equivalente nos EUA. Ou outra forma de comparar é que ela tem o mesmo preço um pouco mais baixo do que as mesas do tipo feitas nos EUA pois não tem custos de importação incluindo frete e impostos. Tempo de entrega e detalhes de envio podem ser conversados diretamente com ele. lembrando que estas mesas não são produtos profissionais de produção em série. São todas artesanais ! Há de se levar isto em consideração na hora de encomendar uma (caso queiram, é claro).

 

 

Projeto 2: Mesa Destra by Paulo Fernando:

 

Outra mesa bastante prática e desmontável. A diferença é que utiliza pés de ferro galvanizado ao invés dos pés de alumínio tipo mesa de escritório que o Karolaza usou. A mesa do Paulo com um tampo de compensado naval de 18mm é baseada em um projeto americano e contempla o posicionamento das pernas inclinado para fora e isto ajuda muito a combater a instabilidade contorcional porém ela ainda existe mesmo com este desenho. A mesa é bastante confortável para uso e é mais alta que as demais. Possui pés emborrachados o que, dependendo do lugar pode ser de grande ajuda para dar um pouco mais de firmeza a mesa.

 

O desenho também é em formato padrão L com cantos arredondados. O acabamento é muito bom e, em termos de tamanho é também capaz de comportar toda a sorte de materiais de apoio, etc. Um detalhe interessante é que o Paulo colocou presilhas plásticas embaixo da mesa que prendem os canos (pernas da mesa) facilitando o transporte do conjunto como uma única peça.

 

Fiz simulações de USBR e mesmo sendo a primeira vez que montei a mesa pude bater o meu recorde pessoal de Benchrest mola (223). Falta muito aprendizado de minha parte ainda mas devagarzinho eu vou aumentando os meus resultados. Utilizei esta mesa para disparar a 200 metros e acertei um carneiro do RAM. Ele não cai mas dá para ouvir o "pim" com um tiro de 22LR.

 

Enfim, um modelo muito interessante e também aprovado que possui instabilidade mas é menor do que o Projeto 1 citado aqui. Para maiores informações, mande uma MP para o Paulo Fernando. Não tenho informações quanto a preços e isto deve ser visto com o próprio Paulo. Tempo de entrega e detalhes de envio tamém devem ser conversados diretamente com ele.

 

IMG_2054.jpg

 

IMG_2051.jpg

 

IMG_2052.jpg

 

 

 

Projeto 3: Mesa Ambidestra by Karolaza:

 

Outro projeto bastante interessante. Basicamente é a mesma mesa do Projeto 1 porém em função de ser ambidestra, a largura na parte da frente é maior o que faz com que os pés fiquem mais separados e isto igualmente traz mais estabilidade ao conjunto. Ela ainda tem instabilidade contorcional mas é muito parecida com a da mesa do Paulo, possivelmente até ligeiramente menor. E, a largura maior, permite espalhar mais tralhas na mesa, etc.

 

Eu não cheguei a atirar nesta mesa, Como as outras eram só destras e o Karolaza é canhoto, não peguei para atirar mas verifiquei a instabilidade da mesma e realmente as pernas afastadas fazem uma boa diferença. A desvantagem em relação ao projeto 1 é que ela é menos portátil do que o primeiro projeto e, na verdade, vai da escolha do freguês. Se você pode mais espaço pode ter uma mesa um pouco menos instável, mas se o negócio for a portabilidade, a primeira mesa é o que de menor da pra fazer, eu acho.

 

IMG_2055.jpg

 

IMG_2049.jpg

 

IMG_2044.jpg

 

Repetindo o que falei nas outras mesas, para maiores informações, mande uma MP para o Karolaza. O custo é bastante razoável e deve ser ligeiramente maior do que a mesa 1.

 

Outras fotos do dia:

 

IMG_2066.jpg

 

IMG_2063.jpg

 

IMG_2059.jpg

 

IMG_2060.jpg

 

IMG_2062.jpg

 

IMG_2065.jpg

 

IMG_2057.jpg

 

IMG_2067.jpg

 

IMG_2061.jpg

 

 

E é isso aí.

 

Cada um já pode ter a sua mesa ou mesmo os clubes que se interessarem podem encomendar. Todos os projetos são modificáveis e podem ser alterados ( sujeito a avaliação dos fornecedores). Mas não tem mais desculpa para quem quer praticar Benchrest e não tem mesa no seu clube. Pronto. Agora é só levar a sua.

  • +1 3

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Henrique!

 

Avaliação muito bem feita, com riqueza de detalhes e fotos que ilustram muito bem os projetos. E claro, pela bela pontuação!

 

Ao Karolaza e ao Paulo meus parabéns pela iniciativa em desenvolver as mesas portáteis que podem facilitar a vida dos atiradores e dos clubes.

 

abs

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

É "girar como vitrola".

 

Entenda como se você estivesse em pé e fizesse um exercício de girar o tronco para ambos os lados. Ou seja, sobre um eixo vertical (as pernas da mesa) o tampo gira na horizontal. Não é um giro grande como o do corpo humano mas um milímetro que seja na mesa pode significar uma variação do 10 ao 0 dependendo da distância do alvo.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeee Henricão!!! Show de bola cara, pena mas não pude me juntar a vcs dessa vez mas fico muito feliz em ver que os testes foram bem legais!!!

Eu possuo uma das mesas do Karolaza e posso dizer que é fantástica mesmo!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos idealizadores.

 

Henrique gostei muito do se alvo, vc esta no caminho, Deve ter ficado fulo com aquele tiro no seis :D

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz Edu nem me fale.

 

Mega voador do cacete ! :wallbash:

 

Ninguém merece,,,

Mas até que não me abalei...como eu atiro da esquerda pra direita, olha o tiro seguinte depois do maldito 6.

 

Mas ainda tenho que melhorar muito. 223 aí no Rj eu não consigo nem uma foto do Papa autografada quanto mais uma medalhinha...

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Henrique, ficou bacana as fótos!!! :thumbup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique...

Parabens pelo Review, gostei da riqueza dos conteudos....

Karol parabens seu projeto ficou "10", gostei muito do modelo 2 ambidestra, ficou show mesmo...

 

"Pessoal obrigado pelos elogios"

 

Abraço a tds.

 

P.S.:

Ja estou solucionando a questão da instabilidade contorcional...acho que mudar a posição dos pes não alteraria muito nesse caso.

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos produtores de mesas, lembrem-se de que são mesas portáteis. A única coisa que entendo que diminuiria muito a instabilidade nas pernas é o peso do conjunto. Deve ter algum cálculo físico que eu não faço a menor idéia que deve demonstrar qua quando se atinge um determinado peso, esta instabilidade se reduz a índices insignificantes.

 

Mas não percamos de vista que o propósito era ser móvel.

 

Se vocês pensarem em projetos com tampos de madeira rígida como mogno ou outra madeira pesada, o conjunto deve melhorar mas aí já é um projeto de mesa fixa.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que uma travessa entre as pernas diminuiria significativamente esta instabilidade, podendo ser até de encaixe. O problema é que acrescentaria mais 3 barras para se carregar ao resto.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico Henrique, projetos bem legais mesmo.

Como o Edu falou a travessa entre as pernas (da mesa) diminuiria ou até acabaria com a essa instabilidade no giro. Poderiam ser barras bem finas.

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Se vc seguir as medidas da ambidestra uma chapa de compensado de 20mm que tem 220X160 da para fazer umas 4 e ainda sobra madeira para mais 01 sem ser ambidestra.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa,

 

gostei!!! muito bom mesmo!!! já estou preparando a minha diante desses projetos... valeu!!!

 

Fernando Jorge

Weihrauch HW 30 S 4,5 mm

Weihrauch HW 50 S 4,5 mm

Weihrauch HW 50II 5,5 mm

Marauder PCP 5,5 mm

_______________________________________________________________________________________________________

10:11 A Boca do justo E Fonte de Vida, mas a boca dos impíos abriga a Violência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante