Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Bipé no cano vs Precisão


Posts Recomendados

Senhores,

 

Tô com a arma da assinatura e tô esperando uma HT 80 da Elite.

 

Andei pesquisando bipé pra comprar, mas vejo que pra arma springer de cano basculante o que se usa é o bipé fixado no cano.

 

Daí eu pergunto:

 

Bipe no cano não compromete a vibração do cano na hora do disparo? E consequentemente a precisão?

 

Em armas de fogo de precisão, utiliza-se muito o cano flutuante, justamente para que haja uma vibração "uniforme" no cano. Muitos usuários de PCP adaptam suas armas para que fiquem com cano flutuante, a exemplo da AT-44, mas não sei se o propósito é o mesmo dos rifles.

 

Pra piorar, o cano da Trail NP é bull barrel e acredito que não caiba um bipé pra cano.

 

Por enquanto, na falta de um bipé, uso essa gambiarra aqui:

 

http://www.imgplace....np22aw03.th.jpg

 

Vale ressaltar que na hora do disparo o tripé fica exatamente onde apóio a mão, próxima ao guarda-mato, e não como está na foto.

 

Acho que sou meio neurótico quanto a esse negócio de centro de gravidade, pois tô em dúvidas se compro um pra usar na HT80 e ela não fica precisa.

 

Um abraço,

 

Inácio.

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente Tiolna, não sou muito a favor de bipé no cano não...

p falar a verdade, mesmo o sand bag (improvisado ou não) dá diferenças nos agrupamentos dependendo da posição em que vc faz o apoio na carabina... faça um teste com esse apoio "tabajara" (rs) que vc fez apoiado em diversas partes da carabina, desde o apoio próximo ao guarda-mato como apoiado no cano e sentirá diferença nos agrupamentos... faça em várias distâncias com chumbos variados, caso ainda não tenha eleito um chumbo de preferência para sua carabina... no caso da minha HT80 4,5mm, os chumbos (CxB) que mais se adaptaram foram o Rossi e o Gamo Pro Match, além do apoio ser feito entre o guarda-mato e o centro da carabina... geralmente procuro o centro de gravidade dela e geralmente é nesse ponto que faço o apoio que dá uma maior consistência nos tiros.

Na dúvida, espere a carabina chegar, faz os testes com esse apoio improvisado e depois vc encomenda um bipé... na verdade, mesmo p carabinas de mola talvez eu prefira um sand bag a um bipé ou uma estativa, pois dependendo da estativa (apesar das vantagens que ela pode gerar) penso que pode ser um tanto rígida e transmitir/retornar vibrações à carabina... há algumas estativas que permitem a utilização de um sand bag, aí acho ideal...

Posso estar falando besteira, vamos esperar a opinião do povo aqui...

Abraço!

Alexandre

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por falar em gambiarra a minha já tá pronta ?????

 

ná falconarmas tem bipé específico p hatsan

 

http://www.falconarmas.com.br/shop/product_info.php?cPath=228_372&products_id=4835

 

vlw Lula.

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dêem uma olhada no tópico do Gian... tem bipé entre outros "apetrechos" interessantes... tem gente que já comprou dele e atesta a qualidade.. só tô esperando sobrar uma grana p comprar uns alvos de FT e talvez um alvo pêndulo.. rs

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?showtopic=264

 

Abraço,

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse da Hatsan também é pra cano¬¬

O Bipé do Gian é excelente, mas infelizmente não serve nem na Benjamin, nem na HT80. É coisa pra PCP, acredito.

 

Eu penso como vc, Alex. Quando apóio minha Trail NP, só utilizo uma região da coronha. Acredito que com a HT80 será a mesma coisa. Quando ativo sem apoio, a mão fraca apóia o mesmo ponto, próximo ao guarda-mato.

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente Tiolna, não sou muito a favor de bipé no cano não...

p falar a verdade, mesmo o sand bag (improvisado ou não) dá diferenças nos agrupamentos dependendo da posição em que vc faz o apoio na carabina... faça um teste com esse apoio "tabajara" (rs) que vc fez apoiado em diversas partes da carabina, desde o apoio próximo ao guarda-mato como apoiado no cano e sentirá diferença nos agrupamentos... faça em várias distâncias com chumbos variados, caso ainda não tenha eleito um chumbo de preferência para sua carabina... no caso da minha HT80 4,5mm, os chumbos (CxB) que mais se adaptaram foram o Rossi e o Gamo Pro Match, além do apoio ser feito entre o guarda-mato e o centro da carabina... geralmente procuro o centro de gravidade dela e geralmente é nesse ponto que faço o apoio que dá uma maior consistência nos tiros.

Na dúvida, espere a carabina chegar, faz os testes com esse apoio improvisado e depois vc encomenda um bipé... na verdade, mesmo p carabinas de mola talvez eu prefira um sand bag a um bipé ou uma estativa, pois dependendo da estativa (apesar das vantagens que ela pode gerar) penso que pode ser um tanto rígida e transmitir/retornar vibrações à carabina... há algumas estativas que permitem a utilização de um sand bag, aí acho ideal...

Posso estar falando besteira, vamos esperar a opinião do povo aqui...

Abraço!

Alexandre

Abraço,

Alexandre

 

Opa Tiolna!!!

 

Perfeito!!! Concordo com o Alexandre, um bipé preso ao cano vai com certeza trazer problemas para seus agrupamentos em função dos problemas apresentados, tb não recomendo.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o Doberman tá concordando comigo, então fico mais tranquilo... rs... mas o bipé do Gian tem um parafuso central... imagino que algo (um tipo de base) vá preso à coronha e o bipé nessa base... manda um e-mail p ele e pergunta... o cara parece ser muito gente boa...

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por falar em gambiarra a minha já tá pronta ?????

 

ná falconarmas tem bipé específico p hatsan

 

http://www.falconarm...roducts_id=4835

 

vlw Lula.

Nesse anúncio diz que serve em qualquer carabina de pressão. Creio que é um tanto errôneo. Muitas PCPs podem não ter onde fixar o bipé, pelo que vejo nas fotos. E também há as (raras no Brasil, concordo) carabinas com coronhas Stutzen, onde a fixação seria prejudicada. Melhor seria dizer que serve na maioria das armas de pressão. Creio que a Falcon Armas precisa de uma assessoria mais adequada.

 

Aliás, pelo nível das descrições que geralmente vejo nos anúncios, noto que os vendedores provavelmente não são entusiastas do esporte, mas apenas revendedores de mercadorias. Leio não só incorreções como uma enorme quantidade de lugares comuns, descrições padronizadas de fábrica, traduções mal feitas, etc. O que um pouco de profissionalismo de marketing não faria nessa hora em que o comprador está tão interessado, apenas querendo um empurrãozinho.

  • +1 1

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Maurício, já tinha reparado em algo semelhante... quando fui comprar minhas carabinas, rolou o lance tb da gente chegar todo entusiasmado, enviar e-mail e o cara dar uma resposta padrão que nem sempre responde aos seus questionamentos... por isso que curto o pessoal da Lunker, pois não se importam de ficar um tempão ali respondendo aos seus questionamentos e pegando as carabinas e chumbos p vc mesmo testar... Como o Maurício falou, para a maioria parece ser algo apenas comercial, sendo que não são entusiastas do tiro e vêem o esporte apenas como uma maneira de sustento. É claro que temos que ter nossa fonte de renda, mas fazer nosso trabalho com mais atenção e gosto em atender o cliente é fundamental...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei bipé nas minhas carabinas S410 e AT44. Sinceramente não gostei do resultado, os agrupamentos ficaram ruins e por mais justo e reforçado que seja o bipé sempre há uma mexida da carabina durante o disparo.

Outro ponto negativo que achei do bipé foi o fato dele ter que ficar sobre uma superfície perfeitamente nivelada, senão a carabina fica inclinada lateralmente.

Hoje prefiro sand bag enchido com arroz. para improvisar pode usar as sacolas de plástico que vem o arroz mesmo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei bipé nas minhas carabinas S410 e AT44. Sinceramente não gostei do resultado, os agrupamentos ficaram ruins e por mais justo e reforçado que seja o bipé sempre há uma mexida da carabina durante o disparo.

Outro ponto negativo que achei do bipé foi o fato dele ter que ficar sobre uma superfície perfeitamente nivelada, senão a carabina fica inclinada lateralmente.

Hoje prefiro sand bag enchido com arroz. para improvisar pode usar as sacolas de plástico que vem o arroz mesmo.

Abraço

Arroz branco ou integral? :laughing:

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar algo preso no cano, com certeza muda o comportamento da carabina, pois muda a maneira que ela vibra. Em tiros de muita precisão, existem dispositivos de tunagem de harmonicos, onde uma peça é colocada na ponta da carabina e movida para frente ou pra trás onde o atirador procura a melhor configuração de vibração. Quem sabe, o bipé pode até melhorar sua carabina... :)

Nas carabinas de mola, os sand bags ou rice bags, tem mostrado melhor desempenho que bipes, porém no campo para tiro à laranja, o bipé é bem mais prático.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz diversas experiências com minhas carabinas de mola e também com a Rapid que tem cano flutuante.

 

No caso das springers, fazia o ajuste da pontaria apoiado em sand bag e depois testava com o apoio no cano. O resultado muda muito, não só no ponto de impacto, mas a precisão também muda, mas para pior.

 

No caso da Rapid, qualquer apoio no cano, muda drasticamente a precisão pra pior.

 

Por isso não vejo com bons olhos esses bipés de apoio no cano.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era o que eu imaginava...

 

Então,tiro apoiado, no meu caso ---> tripé "gambiarra" ou sandbag, tanto pra Trail NP quanto pra HT80 que está por vir.

 

Até me pergunto o porque de fabricarem esses bipés pro cano.

 

Quanto ao bipé do Gian, acredito que não dê, pois impediria o basculamento do cano, salvo se o bipé fosse afixado próximo ao guarda-mato, o que até seria interessante pra mim. No entanto não me é interessante, pelo menos por enquanto, furar a coronha.

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, Pedro e Roberto...

Teve uma época em que tava afim de adquirir um bipé pq achava que a carabina ficama mais "animal"... rs.. sei lá, coisa boba, mas parecia mais imponente mesmo... mas fui lendo umas coisas como as que vcs postaram e desisti da idéia... cheguei a conclusaõ que não melhoraria em nada meus agrupamentos e até poderia piorar...

Esse lance de querer deixar a carabina mais "bonita/invocada" é normal... rs.. tanto que via carabinas lindas com as lunetas instaladas e queria uma na minha tb... comprei e não nego que deu uma diferença danada e tb me diverti muito, mas como raramente vou a locais que me permitem tiros mais longos, acabo curtindo muito atirar na mira aberta tb...

Às vezes a gente nem sabe direito p que o negócio serve mas tb quer ter pq nos espelhamos em camaradas mais experientes como vcs... e, sorte que vcs tem a lucidez e paciência de nos explicar corretamente.. rs

Forte abraço a todos!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho quase nada de experiencia em tiro, na verdade estou adiquirindo minha primeira carabina, mas como o Alex colocou acima, eu tb qria adiquiri esses "enfeites" para carabina. Digo enfeite pq muita gente naum sabe pra que serve, mas quer compra pq acha bonito, pq a carabina fica parecendo as carabinas dos sniper de filmes.

Como poucas pessoas tem o interesse de buscar informações: de pra que serve, no que vai melhorar, no q vai piorar, colocar esses "enfeites" na carabina. E buscam no mercado por esses produtos, os fabricantes se veem obrigados a fabricar para atende essa parcela dos consumidores, que ao meu ver, é bem maior que a parcela dos consumidores informados.

Eu tive a sorte de encontrar esse forum, de ler a respeito das carabinas, de ler depoimento de quem possui as marcas que eu estava afim de comprar. Com isso consegui me decidir. Mas a principio ia comprar a primeia carabina que o vendedor estava tentando me empurrar, por sinal era uma carabina muito boa, mas não iria atender a minha espectativa.

 

Por isso acho q muita gente procura por bipe, luneta, silenciador, entre outras coisas que deixam a carabina mais "marrenta" com visual de arma invocada, parecendo as sniper de filme de guerra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguém já pensou em pegar um bipé normal e "cortar" ao meio, um parafuso de fixação em cada metade, e fixar um pé em cada lado da coronha...

 

porque não daria certo?

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguém já pensou em pegar um bipé normal e "cortar" ao meio, um parafuso de fixação em cada metade, e fixar um pé em cada lado da coronha...

 

porque não daria certo?

Tenho tanto amor à minha arma, a Henriqueta, que eu jamais teria coragem de furar a coronha para prender nada. Não, eu simplesmente não poderia fazer isso com ela, não ela. Quando eu atiro, a Henriqueta descansa em cima de dois travesseiros.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei, posso estar errado... provavelmente o bipé estaria apoiado em uma superfície sólida então, pelo que entendi, ainda assim retornaria muita vibração p carabina... e teria o inconveniente dele não ser mais retrátil p guardar a carabina quando não estivesse mais usando... ainda prefiro o Sand Bag.. tem um da Caldwell (acho que é isso) que estavam anunciando aqui por uns 100,00.

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a idéia do Luiz Almeida pode ser viável. Podendo fazer a adaptação a partir do bipé universal, como o da imagem:

399986_090313230603_sku_18296_1.jpg

-> O mecanismo telescópico, como é independente, não precisaria de adaptação;

-> Cortaria-se as duas "chapas" onde as pernas do bipé rebatível são fixadas;

-> Até me atrevo a pensar que é possível fazer esse corte sem precisar desmontar as pernas;

-> Então, utilizava-se o lado externo da chapa para ficar em contato com a coronha, passando então a ser o lado interno, após a adapatação;

-> Quantos às molas, bastaria girá-las para o outro lado. Consequentemente, os pinos de fixação da mola deveriam ser invertidos;

-> Os pinos de fixação das pernas então seriam subsituídos por parafusos com dimensões para fixar a perna do bipé+chapa+coronha+parte metálica da arma;

-> Para não danificar a coronha e absorver um pouco a ressonância, colocaria-se uma fina camada de eva (uns 2mm) entre a chapa e a coronha;

-> O problema que eu vejo e ainda não concebi uma solução é com relação às pernas, que talvez não ficassem tão "abertas" para equilibrar a carabina.

 

É eu sei, viajei legal, eu tava inspirado :horse:

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz... p fazer acho que dá sim, mas ainda acho que vai vibrar... rs... mas que a idéia é interessante, isso é... acho que entendi o que o Tiolna descreveu e até consegui visualizar... acho que ficaria muito interessante e, vai que funciona!!!!... rs.. falta alguém ter coragem de meter a serra num negócio desses... rs

Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow depois q eu comprei um bipé q vcs abrem o tópico ............... mas o meu eu comprei pq tinha um crédito ná falcon então saiu beeeem baratinho

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a questão de ter que se usar o bi pé numa superfície plana também vai por água abaixo, pois é só "bolar" algo que deixe os pés com regulagem de altura, e se for o caso até regulagem micro métrica...

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No rifle que tomo conta aqui no trabalho tem um bipé desses, e ele tem uma trava de plástico que possibilida o ajuste da altura do bipe, inclusive podendo ajustar em superfícies inclinadas.

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante