Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Escolha do Chumbo pode mudar com o tempo?


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Amado Mestre,

 

Pode a carabina escolher um chumbo diferente com o passar do tempo? Ou, explicando melhor, caso hajam alterações nos processos produtivos dos chumbos, diferenças de lotes ou coisa parecida, pode ser que um outro chumbo passe a agrupar melhor?

 

Alguém tem o hábito de retestar a escolha de chumbos?

 

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba..... bela pergunta essa!!!!!!!

 

Creio que se houver uma mudança de processo produtivo que não altere o formato ou material, não mude........

 

mas achismo da minha parte......

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 3 lotes diferentes do Cometa Exact Heavy e só um deles agrupa bem.... outra coisa interessante, troquei a bucha original pela bucha de pu e o chumbo que agrupava antes não agrupa mais...

 

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Cometa New Fenix 400 4,5mm - Sniper 3-9x32 EG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, já percebi que a carabina muda seu "gosto" pelo chumbo após mudanças de tunagens e com o uso, por período de tempos, das peças internas.

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem duvida nenhuma muda a preferencia, seja decorrente do processo de fabricação, seja pelo desgaste natural da carabina (não estou considerando aqui tunagem ou mudança da configuração).

Observei esse tipo de situação em praticamente todas as carabinas que já tive.

 

Já vi mudança de comportamento dos chumbos Gamo na minha CFX por conta de processos de fabricação e lotes.

E no caso da minha antiga SAG a qual passou dos 6 mil tiros na configuração original, observei que alguns chumbos que de inicio eram bons passaram a não ser tão bons e eu acredito que a maior influencia nisso possa estar em pequenas mudanças no raiamento (seja chumbamento, seja um minimo desgaste ou "polimento" com o uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, + 1 para você! Excelente tema para debate. Muitas experiências valiosas serão relatadas aqui.

.

Não sei se é com o tempo ou com qualquer outra alteração na carabina.

Já tive várias situações:

1- A TX estava indo muito bem com JSB Air Arms, 10,34 grains. Regulei a luneta a 20 metros. Resetei as 2 torres, colocando o zero na marca. Fazia as clicagens e retornava para o "Zero", tudo maravilha. Até que acabou o chumbo desta lata. Peguei outra lata(da mesma remessa de compra, sempre compro 6 latas, não tive o cuidado de ver o lote) e o POI alterou, mas o agrupamento permaneceu. Luneta Tasco Target & Varmint 6-24x42.

2- Coloquei outra luneta na TX(Shilba Target Pro 30 6-24x50) e fui atirar com JSB Cometa de 8,44 grains. Os grupos ficaram assustadoramente mais fechados, muito menores que os grupos que fazia com os Heavy de 10,34 grains, que eu pensava que era o chumbo escolhido pela carabina.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra,

 

Eu também tenho esta luneta da Tasco. Outras vem e vão mas esta sempre fica.

Fica me parecendo pelos relatos que, pelo menos em teoria, que é válido testar ao longo do tempo.

 

Em casos como a regulagem ou tunagem de uma arma é mais compreensível que o comportamento possa mudar, em alguns casos, de forma significativa.

Mas se for por diferença de lotes, não está claro que vale a pena testar outros chumbos novamente ou simplesmente arrumar outro lote da marca "já escolhida" anteriormente.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique,

Pela minha experiência, a V0 em arma de mola tem que casar com a freqüência de ressonância do cano. Mudanças na V0 ocorrem nas armas mola, por diversos motivos, assim é possível que o comportamento da arma mude de tempos em tempos. E com certeza os lotes mudam e a qualidade dos agrupamentos. Esta questão dos lotes de chumbos é pouco valorizada em nosso meio, mas entre os atiradores olímpicos, quando encontram um lote bom para a arma, costuma-se comprar grandes quantidades deste lote.

 

 

Pedro Ashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, não sei como é o processo de fabricação da H&N, mas no caso JSB, existe diferenças significativas entre os lotes. Para os chumbos mais populares, como por exemplo o exact heavy 4,52mm, tem mais de 3 tipos distintos sendo fabricados simultaneamente. Cada Die, dura aproximadamente 10 dias, e todos os chumbos fabricados por este die constituem o lote. Quando o die ou parte dele é trocado, um novo lote começa ser produzido. Por isso, quando um lote funciona com sua arma, procure comprar o máximo possível deste lote.

 

 

Pedro Ashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique,

Pela minha experiência, a V0 em arma de mola tem que casar com a freqüência de ressonância do cano. Mudanças na V0 ocorrem nas armas mola, por diversos motivos, assim é possível que o comportamento da arma mude de tempos em tempos. E com certeza os lotes mudam e a qualidade dos agrupamentos. Esta questão dos lotes de chumbos é pouco valorizada em nosso meio, mas entre os atiradores olímpicos, quando encontram um lote bom para a arma, costuma-se comprar grandes quantidades deste lote.

 

 

Pedro Ashidani

Pedro:

 

Poderia elaborar um pouco mais sobre a "V0 em arma de mola tem que casar com a freqüência de ressonância do cano"? Tem alguma sugestão de artigo técnico sobre isso?

Henrique, não sei como é o processo de fabricação da H&N, mas no caso JSB, existe diferenças significativas entre os lotes. Para os chumbos mais populares, como por exemplo o exact heavy 4,52mm, tem mais de 3 tipos distintos sendo fabricados simultaneamente. Cada Die, dura aproximadamente 10 dias, e todos os chumbos fabricados por este die constituem o lote. Quando o die ou parte dele é trocado, um novo lote começa ser produzido. Por isso, quando um lote funciona com sua arma, procure comprar o máximo possível deste lote.

 

 

Pedro Ashidani

Testei 5 diferentes lotes de JSB Heavy. Achei até um lote na lata de rótulo vermelho de mesmo número da lata de rótulo verde... Alguns tiveram o spread bem alto e outros bem precisos. Sem dúvida o lote interfere e em muito. Passei a recalibrar os diâmetros e o spread diminuiu bastante. Só falta pesar para ver a variação de peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro:

 

Poderia elaborar um pouco mais sobre a "V0 em arma de mola tem que casar com a freqüência de ressonância do cano"? Tem alguma sugestão de artigo técnico sobre isso?

Testei 5 diferentes lotes de JSB Heavy. Achei até um lote na lata de rótulo vermelho de mesmo número da lata de rótulo verde... Alguns tiveram o spread bem alto e outros bem precisos. Sem dúvida o lote interfere e em muito. Passei a recalibrar os diâmetros e o spread diminuiu bastante. Só falta pesar para ver a variação de peso.

 

Procure no Google por Harmonicos de canos.

Eu escrevi este aqui:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6170-harmonicos-de-canos/

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando de armas de mola há que se considerar que o conjunto propulsor muda com o tempo, reduzindo sua performance. Isso aliado ao que o Pedro Ashidani concluiu sobre vibração e harmônico de canos vai alterar o comportamento da carabina, logo a munição utilizada, mesmo que seja a mesma do início, se comportará de forma diferente. A mudança ocorre pelo desgaste do conjunto propulsor, não tem nada a ver com raiamento, haja visto que o desgaste de cano é insignificante em armas que atiram a baixíssimas velocidades utilizando exclusivamente projéteis de chumbo e propelente ar comprimido.

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi mudanças significativas dentre de lotes distintos de JSB exact express, onde um agrupava e outro não. Qual alteração no VO, ainda que mínimo, nas minhas carabinas sempre interferiram, a hw dependendo do modelo de bucha muda completamente os agrupamentos com determinados chumbos.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Wiehrauch HW50s

Air Arms Tx200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

 

 

2- Coloquei outra luneta na TX(Shilba Target Pro 30 6-24x50) e fui atirar com JSB Cometa de 8,44 grains. Os grupos ficaram assustadoramente mais fechados, muito menores que os grupos que fazia com os Heavy de 10,34 grains, que eu pensava que era o chumbo escolhido pela carabina.

 

Pode ter certeza que o fator dos agrupamentos melhorarem foi a troca de luneta, esta tasco apesar de muitos falerem bem é uma porcaria para tiros de precisão, já tive uma e fiz testes tirando e colocando uma leapers 16X(que tenho até hoje) fazendo vários simulados de BR com minha CFX a diferença na pontuação chegava entre 7 a 10 pontos a mais com a leapers.

 

Em relação a lotes tb faço sempre testes e muda um pouco a POI como tb a precisão, andei pegando 8 latas do lote final 13 JSB cometa exact agrupa perfeitamente bem tanto na pro-sport como na cfx já os lotes mais novos final 14 não agrupam tanto!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando de armas de mola há que se considerar que o conjunto propulsor muda com o tempo, reduzindo sua performance. Isso aliado ao que o Pedro Ashidani concluiu sobre vibração e harmônico de canos vai alterar o comportamento da carabina, logo a munição utilizada, mesmo que seja a mesma do início, se comportará de forma diferente. A mudança ocorre pelo desgaste do conjunto propulsor, não tem nada a ver com raiamento, haja visto que o desgaste de cano é insignificante em armas que atiram a baixíssimas velocidades utilizando exclusivamente projéteis de chumbo e propelente ar comprimido.

Flavio você está certo em relação ao desgaste do raiamento. Eu até citei acima que poderia ter "um minimo desgaste" mas isso iria demorar mais tempo do que a vida útil da arma.

 

Mesmo assim não podemos descartar que o raiamento sofre influencia do tempo, não com o desgaste em si, mas com a impregnação de chumbo e outras substancias as quais mesmo que se faça uma limpeza muito profunda, não creio que será 100% igual estava antes.

 

Quando tive a minha SAG lembro do raiamento dela "zerada" e depois de 6 mil tiros e era notável a diferença, brilhava como um polimento, e isso logicamente não foi devido a desgaste mas sim impregnação de chumbo (como quando você passa pó de grafite em um metal). E mesmo que eu limpasse com a escova de latão não ficava o mesmo estado de "zerada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante