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CONCLUÍDA - A saga da restauração de uma coronha de BAM B19-18 Lux


Posts Recomendados

Que Belo trabalho hem... eu imagino o trabalho que vc teve, eu fiquei muito tempo lixando a coronha da minha rossi, mais depois de um serviço caprichado a recompensa vem...

 

vai postando as fotos conforme vc for fazendo os serviços...

 

Parabéns

 

abraços

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Rapaz, amanhã espero terminar um dos lados. Dá mesmo trabalho e cansa o braço. Tudo correndo bem, até o final de semana termino de lixá-la com lixas 100 e então passo para as próximas fases de "lixamento" com gramaturas 120, 140, 180 e 200, depois bombril e então o Tru-Oil ... vou testar numa parte interna se não rola uma tintura de nogueira antes. Com base nos vários tutoriais que li, daqui a umas três semanas ela estará pronta e lindíssima. Já estou até pensando em colocar um GR e ficar com ela.

 

Pode deixar que vou atualizar esse tópico para servir de orientação para quem quiser fazer o mesmo.

 

Que Belo trabalho hem... eu imagino o trabalho que vc teve, eu fiquei muito tempo lixando a coronha da minha rossi, mais depois de um serviço caprichado a recompensa vem...

 

vai postando as fotos conforme vc for fazendo os serviços...

 

Parabéns

 

abraços

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Vou mandar uma de minhas coronhas para vc lixar e passar o óleo...rsrsrsrs

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

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- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

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- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

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Parabens pelo trabalho Charles!

Voce vai acabar criando sentimento com ela de tanto "esfrega esfrega" e nao vai ter coragem de vende-la rsrsrs

Brincadeira a parte, acho legal esses tipo de trabalho :thumbup:

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

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É certo que com capricho e atenção as coisas vão se arrumando.

Posso estar errado mas parece que existem formas de tirar todo o acabamento (verniz, seladora, cera, etc) sem fazer uso tão intenso de lixa; de qualquer forma, agora que já está feito, deixo meus parabéns antecipado. Pois pelo cuidado que teve, o resultado final ficará surpreendente.

 

Eu já reformei uma coronha antiga, de uma Imbel dos anos 80. Lixei com uma 280, depois passei com bastante vontade uma esponja de pia, dessas amarelas (mas o lado verde), e terminei com bombril. Não conseguindo o resultado satisfatório fervi ela com água e sabão em pó. Concluindo, se eu soubesse o que a fervura com o sabão fazia, não teria desprendido tanto tempo, força e lixa pra retirar os resíduos velhos. Ficou no "vivo".

 

Não esqueça de nos atualizar com fotos dela pronta ;)

Abraços.

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...

... mas se juntar o bicho foge e se engatilhar o bicho treme!!!

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Há produtos para retirada de tintas e vernizes, mas pelo que li não são indicados para uso em coronhas onde será aplicado o Tru-Oil por conta da impregnação. Os melhores resultados são obtidos com esse esquema de várias sessões de lixa com gramaturas cada vez mais finas, depois várias camadas de Tru-Oil com lixação finíssima entre elas.

 

Pode deixar que vou atualizando o tópico.

 

É certo que com capricho e atenção as coisas vão se arrumando.

Posso estar errado mas parece que existem formas de tirar todo o acabamento (verniz, seladora, cera, etc) sem fazer uso tão intenso de lixa; de qualquer forma, agora que já está feito, deixo meus parabéns antecipado. Pois pelo cuidado que teve, o resultado final ficará surpreendente.

 

Eu já reformei uma coronha antiga, de uma Imbel dos anos 80. Lixei com uma 280, depois passei com bastante vontade uma esponja de pia, dessas amarelas (mas o lado verde), e terminei com bombril. Não conseguindo o resultado satisfatório fervi ela com água e sabão em pó. Concluindo, se eu soubesse o que a fervura com o sabão fazia, não teria desprendido tanto tempo, força e lixa pra retirar os resíduos velhos. Ficou no "vivo".

 

Não esqueça de nos atualizar com fotos dela pronta ;)

Abraços.

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Como dito na MP, você não precisa lixar com grana de 20 em 20. Pode lixar depois da 100 com a 200 ou 220 e depois 320 para acabamento final. Depois da primeira lixa 100, as seguintes servem apenas para tirar os arranhados deixados pelas anteriores. Bombril também não será necessário. Se tiver com paciência, termine com a 400.

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

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Igor, como já comprei as lixas e estou fazendo na tranquilidade, vou fazer "by the book" dessa vez.

 

No caso do Bombril, verifiquei que o melhor procedimento para aplicação do Tru Oil é o seguinte:

 

Terminado de lixar a coronha, ela deve ser lavada rapidamente com água fria, seca com papel toalha (que não deixa fibras) e deixada 24 horas na sombra para ficar em seca. Depois se passa o bombril para tirar qualquer pelinho das fibras da madeira (whiskers). Esse procedimento garante que com aplicação correta do produto, o resultado fique assim em termos de brilho:

 

2.jpg

 

Como dito na MP, você não precisa lixar com grana de 20 em 20. Pode lixar depois da 100 com a 200 ou 220 e depois 320 para acabamento final. Depois da primeira lixa 100, as seguintes servem apenas para tirar os arranhados deixados pelas anteriores. Bombril também não será necessário. Se tiver com paciência, termine com a 400.

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Não é necessário "lavar" a coronha. Um pano úmido passado na coronha terá esse resultado de arrepiar as fibras soltas entre os poros, deixe secar ao natural por alguns minutos, seca bem rápido. Depois passe a lixa 400 para retirar essas fibras. Em menos de 30 minutos ela estará pronta para receber o óleo.

 

NÃO coloque a coronha embaixo de água, não lave... nunca faça isso.

 

Trabalho com madeira há mais de 15 anos, fabricando instrumentos musicais artesanais e utilizei óleo por uns bons 10 anos. Depois passei a utilizar outro produto, melhor que o óleo e mais resistente, mas tão fácil quanto de aplicar.

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

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Essa é de fogo, sim, mas não sei qual. O dono apenas colocou a foto num fórum em que se discutia a aplicação do Tru Oil, daí guardei a foto como referência.

 

Oi Charles Dias, gostei da coronha, mais tambem gostei muito desta arma, com gatilho diferente, não é de pressão não, é arma de fuego, tem o ouvido do gatilho que pica a agulha, que marca seria?

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Não dia isso, rapaz. Não comentei por conta da correria mesmo. Ia fazê-lo agora. Prova disso é que aproveitei sua dica do pano úmido e também do tempo de secagem.

 

Quanto às lixas, vou insistir na minha "receita" inicial por dois motivos:

 

1 - Já tinha comprado as lixas;

 

2 - Inicialmente pensava em utilizá-las para retirar resquícios do primer utilizado originalmente. Agora vejo que será ainda mais necessário para corrigir as falhas que o produto escondia.

 

Quanto ao produto ... depois de pagar quase R$70 no vidro de Tru-Oil, agora esse danado terá de funcionar, nem que seja na marra.

 

Vc usa goma laca, não?

 

 

 

 

Charles, já que não comentou nada sobre meu último post, vou considerar que ignorou as dicas.

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Goma laca falam bem, resultado fica ótimo, preço acessível, reparação fácil.

 

Óleo Tung parece ser mais complicadinho de usar, mas não pesquisei muito a fundo.

 

Linseed dizem que precisa de muiiiiiiiitas demãos para ficar bom.

 

Que óleo vc usa?

 

Goma laca não. Usei óleo Tung por muitos anos, testei já Linseed e não gostei. Atualmente uso um óleo misturado com uretano, de secagem mais rápida e mais resistente.

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Goma laca é muito frágil e chato para aplicar.

 

Tung é bom e fácil.

 

 

Linseed é praticamente igual Tung, mas tem cheiro ruim e demora mais a secar, além de escurecer com o tempo.

 

A composição do Tru-Oil é basicamente Linseed, polimerizantes e outros óleos em menor quantidade.

Aqui tem um passo a passo detalhado para aplicação:

http://www.lmii.com/carttwo/truoil.htm

 

Infelizmente não posso divulgar o óleo que uso por causa da concorrência.

Ele é fácil de aplicar que nem óleo e com aparência e resistência do poliuretano.

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

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Apliquei o tingidor com um chumaço de tecido de algodão limpo (pedaço de uma camiseta velha, mas limpinha ... hehehe).

 

Já o Tru-Oil terá melhores resultados aplicando o produto ... com a ponta dos dedos ... sério. Li um sem número de posts que indicam a aplicação do produto com a ponta dos dedos e somente a camada final com um chumaço de tecido de algodão bem limpo.

 

Rapaz serviço de paciência mesmo !! mas muito recompensador !!!

Me bateu umas duvidas

Vc aplicou como o tingidor? pincel , spray ou um chumaço de tecido ?

E o tru-oil como é aplicado ?

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ola amigo CHARLES, gostei do trabalho que esta fazendo na coronha!!! semana passada um amigo meu que tem uma

loja de pesca e vende armas de pressao...ele tinha no mostruario uma CBCchina B12-6 5.5mm com a coronha toda

machucada de tanto os cliente pegar...uns tem cuidados, outros...nem tanto...e eu vendo ela no mostruario..virei pra

ele e disse se vc quiser $$$$ eu fico com essa carabina...e achei que ele nao ia aceitar...tive que manter o q disse,

enfim ela ta comigo.....desmontei raspei toda a coronha e por baixo tambem encontrei defeitos...ontem eu terminei de

raspar... e vendo o que vc esta fazendo esse trabalho na sua...vou aplicar tambem esse trabalho...kkkkk...so que eu

nao tenho esse tru-oil...to pensando passar um tingidor....depois selador...e por fina cera....q vc acha??? vcc sabe

de alguem q fez esse processo...e como ficou???

um grande abraço a vc e a todos do forum.

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Fez certo, afinal já diz o velho ditado popular que "Quem não arrisca, não petisca".

 

Seu trabalho será mais fácil, já que a coronha dessa arma é toda lisa, sem zinigrados. No entanto, ela tb é de madeira muito clara e vc terá de fazer um processo de tingimento como o que estou fazendo. Extrato de nogueira nela.

 

Quanto à finalização, com base no tanto que pesquisei acredito que o melhor seja você investir na compra do Tru-Oil mesmo. Tem a venda na Diabolo e Falcon Armas, não é barato, mas também não é um absurdo. Vá lixando a coronha da sua arma com calma enquanto termino a minha, daí vc poderá decidir se vale o investimento.

 

Quanto às opções de finalização que vc passou, todas apresentam algum porém ... vejamos.

 

Cera - Geralmente usado a de carnaúba. Barata, fácil de aplicar ... mas com o uso da arma tende a sair e vc terá de reaplicar de tempos em tempos, o que não é lá muito prático, por isso é contra indicado;

 

Seladora - Não é tão barato nem fácil de aplicar, portanto se vc não tiver experiência em fazê-lo, o resultado não ficará 100% bom. Se for pagar para alguém que saiba fazer ... vai gastar e não será pouco, daí a solução também ser contra indicada;

 

Verniz PU - O resultado tende a ficar bonito, porém com cara de "feito em fábrica", pasteurizado. Além disso, para ficar bom tem de ser aplicado por quem sabe fazer isso e com pistola para ficar um resultado homogêneo, daí vem custos e a contra indicação.

 

Sério, pesquisei muito como restaurar coronhas sem pagar para outra pessoa fazer alguma parte do processo e a indicação de produto que apresenta melhores resultados nessas condições foi o Tru Oil. Note que nunca usei esse produto antes, nem sabia de sua existência até começar essas restauração, muito menos tenho ideia de como ficará o resultado no projeto que venho tocando, mas tendo a acreditar nas dezenas de posts de pessoas diferentes indicando o produto.

 

ola amigo CHARLES, gostei do trabalho que esta fazendo na coronha!!! semana passada um amigo meu que tem uma

loja de pesca e vende armas de pressao...ele tinha no mostruario uma CBCchina B12-6 5.5mm com a coronha toda

machucada de tanto os cliente pegar...uns tem cuidados, outros...nem tanto...e eu vendo ela no mostruario..virei pra

ele e disse se vc quiser $$$$ eu fico com essa carabina...e achei que ele nao ia aceitar...tive que manter o q disse,

enfim ela ta comigo.....desmontei raspei toda a coronha e por baixo tambem encontrei defeitos...ontem eu terminei de

raspar... e vendo o que vc esta fazendo esse trabalho na sua...vou aplicar tambem esse trabalho...kkkkk...so que eu

nao tenho esse tru-oil...to pensando passar um tingidor....depois selador...e por fina cera....q vc acha??? vcc sabe

de alguem q fez esse processo...e como ficou???

um grande abraço a vc e a todos do forum.

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Charles parabéns pelo projeto. Me diga uma coisa, que tipo de tinta preta uso para chegar a tonalidade das coronhas abaixo:

 

17746Picture_002.jpg

 

 

abraços

Editado por janio baiano


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

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Cara, pelo que li num fórum de donos de Weihrauch, trata-se de um tipo de verniz preto. Mesmo na Europa parece que é um produto difícil de achar.

 

Não sou especialista, mas aqui no Brasil acho que vc a deixaria assim com aplicação de tinta PU com fosqueante ... mas é chute puro.

 

Charles parabéns pelo projeto. Me diga uma coisa, que tipo de tinta preta uso para chegar a tonalidade das coronhas abaixo:

 

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abraços

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Tava querendo pintar a minha coronha de preto, mas não queria uma cor brilhante.

abração e obrigado pela atenção


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

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Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

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Então, o tal fosqueante é um produto usado para deixar a tinta com acabamento fosco. Antes dos adesivos foscos para carros, era muito usado para se conseguir o efeito em automóveis.

 

Tava querendo pintar a minha coronha de preto, mas não queria uma cor brilhante.

abração e obrigado pela atenção

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Estou vendo que vc, karolaza e eu, temos que abrir uma empresa especializada em manutenção e tuning de armas rsrsrsrsrs

Desenvolvimento , montagem e acabamento :money:

Do jeito que anda fraco meu ramo topo qualquer parada!!! rsrsrs

 

 

Chales,

 

Ta ficando interessante acho que vou tentar algo assim mais tarde com a coronha da deltinha pois ela é pequena e vai dar bem menos trabalho, não vejo a hora de ver o seu resultado final.

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Tinta poliuretano (PU) preto fosco. Ou preto comum depois aplica PU fosco transparente por cima.

 

Valeu Igor! Vou comprar essa danada!


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

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Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

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Charles e Igor, pesquisando achei um produto interessante aqui no Brasil, que é chamado emborrachamento preto(batida de pedra) e que fica com uma textura muita boa fosca. Lá fora encontrei um tal de "truck bed liner" que creio ser a mesma coisa, deixo foto de uma hw 30 com ele aplicado na coronha além de um video com aplicação na coronha de uma Edgun matador:

 

100_7805.jpg

 

 

 

abraços

Editado por janio baiano


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Valeu Igor! Vou comprar essa danada!

 

De repente é melhor você procurar alguma marcenaria ou alguém que faz pintura automotiva, pois eles já tem experiência e o material. Para aplicar o PU tem que ser no revólver + compressor e requer experiência para ficar bom. Fora que PU é caro e vende quantidades grandes.

 

O bate pedra é uma solução apesar que o acabamento é mais rústico/tático.

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

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Janio,

Uma vez peguei em uma carabina onde foi feito esse emborrachamento na coronha.. confesso que achei muito interessante e bonita.

Se nao me engano acho que quem fez essa carabina foi o Sid na epoca em que estava aqui em Londrina.

Acho que vale a pena testar em alguma peça e ver se agrada, dai partir pra coronha.

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

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Charles, já restaurei duas coronhas aqui e logo de início a primeira coisa que testei foi o True oil...

Particularmente, não gostei do resultado.

Pode ser que eu tenha errado na aplicação, pois aqui não ficou nem de perto parecido com a foto que vc postou.

Como a aplicação é feita na mão ou à boneca, depois de seco percebe-se uns veios/riscos de aplicação (semelhante à pintura com pincel).

 

Removi o True Oil e resolvi aplicar seladora pra madeira e em seguida cera de carnaúba. Esse acabamento sim, ficou perfeito.

Apliquei uma fina camada de seladora, passei uma lixa 1200 e encerei... Ficou excelente, com acabamento semi-fosco.

Antes da seladora apliquei também tingidor à base de Nogueira.

 

Mas, como vc comentou, a seladora só fica descente se aplicada com pistola de pintura. Manualmente fica horrível.

Como tenho compressor e pistolas, o trabalho ficou fácil.

Pra quem gosta de acabamento brilhante, o verniz PU também é muito bom, mas requer perícia do pintor

 

Em relação ao "bate pedra", pra quem não conhece o acabamento, basta olhar a porção inferior do assoalho da maioria dos automóveis nacionais. Essa pintura é um revestimento semi-emborrachado destinado a resistir à lama, areia e pedriscos a que são submetidos os assoalhos dos veículos.

Só como esclarecimento, o acabamento com "bate pedra' é bem rústico e mais espesso que as pinturas convencionais.

Editado por Paes
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Quantas camadas de Tru-Oil vc aplicou?

 

Charles, já restaurei duas coronhas aqui e logo de início a primeira coisa que testei foi o True oil...

Particularmente, não gostei do resultado.

Pode ser que eu tenha errado na aplicação, pois aqui não ficou nem de perto parecido com a foto que vc postou.

Como a aplicação é feita na mão ou à boneca, depois de seco percebe-se uns veios/riscos de aplicação (semelhante à pintura com pincel).

 

Removi o True Oil e resolvi aplicar seladora pra madeira e em seguida cera de carnaúba. Esse acabamento sim, ficou perfeito.

Apliquei uma fina camada de seladora, passei uma lixa 1200 e encerei... Ficou excelente, com acabamento semi-fosco.

Antes da seladora apliquei também tingidor à base de Nogueira.

 

Mas, como vc comentou, a seladora só fica descente se aplicada com pistola de pintura. Manualmente fica horrível.

Como tenho compressor e pistolas, o trabalho ficou fácil.

Pra quem gosta de acabamento brilhante, o verniz PU também é muito bom, mas requer perícia do pintor

 

Em relação ao "bate pedra", pra quem não conhece o acabamento, basta olhar a porção inferior do assoalho da maioria dos automóveis nacionais. Essa pintura é um revestimento semi-emborrachado destinado a resistir à lama, areia e pedriscos a que são submetidos os assoalhos dos veículos.

Só como esclarecimento, o acabamento com "bate pedra' é bem rústico e mais espesso que as pinturas convencionais.

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Queria usar o tal bate-pedra para revestir uma caixa de madeira que uso para guardar minha TX200 com luneta. Procurei um profissional da área que me contra indicou pq segundo ele o produto por ser à base de petróleo pode ficar meio pegajoso com o tempo.

isso mesmo eu sempre ví este revestimenco como proteção em partes de carro onde não se pinta como as partes de baixo do assoalho ele tem essa espessura diferente não sei como ficaria em contato com a maõ e o manuseio na minha experiencia pois já pintei uma coronha o fosco é ruim pq sai com o manuseio é necessário o vernis p proteção da tinta e selamento.

o q pode ser uma alternativa seria a pintura normal com verniz e depois d tudo seco , pode -se dar uma leve poeirada de tinta preto fosco por cima do verniz

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Quantas camadas de Tru-Oil vc aplicou?

 

Apliquei umas três demãos e a cada demão ficava mais estranho...

Acho que errei na aplicação, pois já ouvi muitos elogios a esse produto, porém, comigo não funcionou.

De qualquer forma, mesmo se desse certo, ainda achei o acabamento seladora + cera melhor...

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