Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
Mauro Brisola

Gamo CFR 5.5. Dificuldade para agrupar. Eu ou a arma?

Recommended Posts

Dúvida de iniciante:

Fiquei pouco tempo com uma CFX e agora estou com uma CFR nova. Tenho treinado nos 10 metros com alvo de papel. A arma é um pouco pesada para mim então, por enquanto, tenho atirado agachado. Usando os joelhos como apoio dá uma boa base.

Eu estranhei bastante a dificuldade de agrupar com esta CFR. Aparentemente com a CFX estava bem fácil nos 10 metros. Com a precisão que justifica a fama das CFX/CFR. No início, nos primeiros tiros com a CFR, fiz um esquema apoiado numa bancada para ajustar a mira. Achei muito estranho porque não consegui agrupar. Sempre usando chumbinhos de qualidade como Gamo Pro Match Competition ou JSB Exact Express. Creditei a dificuldade inicial ao excesso de efeito Diesel. Uma grande decepção com a dispersão enorme mesmo atirando apoiado. Comparando com os tiros com a CFX anterior não me lembro de ter tipo este tipo de dificuldade. Então passei a desconfiar da arma. Como se esta minha CFR pudesse ter algum defeito de cano ou em outro componente que explicasse a dificuldade de agrupar.  Nunca deixando de admitir que não sou um bom atirador, mas comparando com a outra CFX que tive.

Agora, com a arma já bem amaciada com pelo menos uns 300 tiros, continuo estranhando. A mira está bem ajustada então a dispersão dos tiros sempre está em torno do centro do alvo. Mas, atirando agachado, em alguns momentos agrupo fácil com sequência de tiros tendendo ao centro do alvo, 9 ou 10,  e em outros momentos mas na mesma condição, não agrupa nem a pau. Aumenta bastante a dispersão mesmo caprichando bastante na visada e na puxada do gatilho.

Mais provavelmente a culpa é do atirador. Por outro lado nos 10 metros e ainda com o apoio gerado pelo posição agachado não é tão difícil assim. Faria algum sentido suspeitar de algum tipo de problema com a arma? Ou estas variações de um momento para outro tem a ver apenas com a mudança na firmeza das mãos e da visão?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, Mauro Brisola disse:

Creditei a dificuldade inicial ao excesso de efeito Diesel.

Trocou o retentor e os anéis de vedação ? Cronografou a carabina para ver se está ocorrendo variação na velocidade ? 

Mola Helicoidal ou Gás RAM e qual a potência ?

Poste as fotos dos agrupamentos e respectivos chumbos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Efeito diesel em excesso geralmente detona o retentor. Se tiver condições, passe a carabina em um cronógrafo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

Foto de alvo mal agrupado. Não guardei alvo de agrupamento bom. Mas algumas vezes em 5 ou 6 tiros uns 3 ficam praticamente furo sobre furo no 9/10 do alvo. E os outros pelo menos no 9. 

Chumbinho Gamo Pro Match Competition

 

Agrup.jpg

Edited by Mauro Brisola

Share this post


Link to post
Share on other sites

tive uma cfx 4.5 não agrupava com chumbo nenhum, fiz de tudo, coloquei gr centralizei com buchas de tcnil, espelhei a câmara, zero vibração, fiquei puto e vendi a arma, o comprador, descobriu q a massa de mira estava frouxa, apertou  o parafuso e ela começou a agrupar como arma para BR, fiquei puto, mas já tinha vendido, paciência, veja se isso não tá acontecendo com a sua...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

compressor-pcp-cilindros-scuba-220v-auto-stop-ajustavel-4500psi-300bar-30mpa-01.jpg