Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Carabina de gas ram pode ser considerada "Spring"?


Posts Recomendados

Boa noite amigo, vir uma discussão em um grupo onde se discutia sobre carabina de gas ram é ou não é uma "Spring"? vir que gas ram em alguns campeonatos carabina de gas ram são separadas das de mola normal. Eu particularmente acho que não são Spring, mas quero saber de vcs que são grandes conhecedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado,

 

Eu particularmente considero que seja uma spring, a diferença é o tipo de mola, mas continua sendo uma mola, e neste caso ambas continuar sendo de compressão, sem mudar as caracteristicas originais da arma, no caso de armas onde as molas helicidais foram substituidas por molas à gás.

 

Se alguém fizesse adaptaçao pra usar imãs fortes para gerar a força motriz eu diria que esta deveria ser uma categoria diferente, mas entre molas, mesmo que de diferentes contruçoes não vejo motivos para considerar outra categoria.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado,

 

Eu particularmente considero que seja uma spring, a diferença é o tipo de mola, mas continua sendo uma mola, e neste caso ambas continuar sendo de compressão, sem mudar as caracteristicas originais da arma, no caso de armas onde as molas helicidais foram substituidas por molas à gás.

 

Se alguém fizesse adaptaçao pra usar imãs fortes para gerar a força motriz eu diria que esta deveria ser uma categoria diferente, mas entre molas, mesmo que de diferentes contruçoes não vejo motivos para considerar outra categoria.

obrigado Full Thottle, é tipo se for olha pelo funcionamento é spring mesmo, eu estava pensando mas na mola em se, tipo vemos que o gas ram, leva nome de mola peumatica ou nitro e não spring. mas acredito que vc esta certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza se enquadram como springer piston (que é o termo lá fora).

 

Mas a controvérsia é normal, vide o caso das carabinas pump, são ou não PCP?

 

Entendo que a classificação se dá pela forma que o mecanismo de disparo atua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As regras de uma competição são facultadas aos organizadores. Estes são livres para determinar as categorias, forma de pontuação e premiação das competições.

.

No caso da CBTE - Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, nas provas especiais de papel 10 metros não há distinção entre carabinas acionadas por molas ou por GR

Eis a parte do regulamento que fala das armas para a modalidade.

.d) Arma

1. Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1. Calibre 4,5mm e Cano basculante.

1.2. Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A maça de mira poderá ter o túnel de proteção.

1.3. Poderão ter filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

1.4. O acionamento pode ser por mola metálica em espiral ou pelo sistema de mola pneumática. Exemplo: Gás RAM.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As regras de uma competição são facultadas aos organizadores. Estes são livres para determinar as categorias, forma de pontuação e premiação das competições.

.

No caso da CBTE - Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, nas provas especiais de papel 10 metros não há distinção entre carabinas acionadas por molas ou por GR

Eis a parte do regulamento que fala das armas para a modalidade.

.d) Arma

1. Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1. Calibre 4,5mm e Cano basculante.

1.2. Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A maça de mira poderá ter o túnel de proteção.

1.3. Poderão ter filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

1.4. O acionamento pode ser por mola metálica em espiral ou pelo sistema de mola pneumática. Exemplo: Gás RAM.

 

Interessante, então o que define basicamente uma springer de competição é o cano basculante ...

Editado por Corujito

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Interessante, então o que define basicamente uma springer de competição é o cano basculante ..

.

Não é exatamente isso.

Se formos para o idioma inglês

por ex. make = fazer e maker= aquele que faz.

Spring=mola springer (não conheço tradução equivalente para o substantivo) mas seria algo acionado por mola, na tradução livre. Também temos a expressão "saltador" que daria um sentido muito próximo.

.

A meu ver isso é só uma questão conceitual e na prática é a mesma coisa. Como dito acima, o princípio de acionamento é o mesmo, quer seja por GR ou por mola helicoidal

Se formos procurar encontramos outras definições para o Gás Ram, (Mola Nitro, Mola de Gás Inerte, Mola a Gás, entre outras)
Já a mola normal temos os termos espiral, helicoidal, sozinhas ou acompanhadas do termo "cilíndrico",

 

.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li o termo Springer (penso no termo "moleira") e também já li " rammer", para especificar a springer movida a gás ram...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei sabendo desse Debate que teve origem em um grupo do Facebook , De que Gasran seria ou não seria spring !

Amigos do tal grupo do face lamento não INVENTA ONDA Gasran eh spring e ponto ....FINAL !

A propulsão do projetil vem da compressão do GR que eh nada mais nada menos que uma mola a Gas !
A mola convencional usa o efeito memória que o aço tem pra voltar à sua posição original e assim deslocar o pistão ....Ja o GR não tem esse efeito memoria ...ele usa a compressão do gás interno para voltar à sua posição original e assim deslocar o pistão .

Mola ou GR ambos tem o pistão tem a bucha... tá tudo lá igual pros dois...então não INVENTA ONDA não ! que chega a ser ridículo essas invenções !

Editado por willamms macena
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3.4- Respostas do tipo "Concordo, cara!" ou "É isso aí!", apenas e tão-somente, são desencorajadas. Se quer dar sua opinião sobre um assunto, seja articulado. Tente acrescentar uma visão nova. Usuários que insistirem em ter esse tipo de comportamento terão avisos e poderão ser punidos em nosso fórum.

 

3.7.3-Toda postagem que julgada fora das regras, poderá ser editada ou excluída pela MODERAÇÃO sem aviso prévio ou qualquer justificativa.

 

3.8- Qualquer situação não prevista nas regras, mas que gerar confusão, conflito, brigas e/ou discussões desnecessárias, bem como demais situações que prejudiquem o fórum e seus participantes, será rigorosamente observada pelos moderadores e administradores. Caso, utilizando o bom-senso, o moderador/administrador julgar que para o bem de todos a mensagem deverá ser trancada ou excluída, ele tem total liberdade para faze-lo

 

7- Registrando-se no Carabinas de Ar você estará concordando com todas as regras acima. Ninguém será considerado inocente caso viole alguma regra pelo simples fato de não conhecê-la.

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei sabendo desse Debate que teve origem em um grupo do facebook , De que Gasran seria ou nao seria spring !

Amigos do tal grupo do face lamento nao INVENTA ONDA Gasran eh spring e ponto ....FINAL !

A propulsao do projetil vem da compressao do GR que eh nada mais nada menos que uma mola a Gas !

A mola convencional usa o efeito memória que o aço tem pra voltar à sua posição original e assim deslocar o pistão ....Ja o GR nao tem esse efeito memoria ...ele usa a compressão do gás interno para voltar à sua posição original e assim deslocar o pistão .

Mola ou GR ambos tem o pistão tem a bucha... tá tudo lá igual pros dois...então não INVENTA ONDA não que chega a ser ridículo essas invenções !

Se o amigo não entendeu o topico, é sustamente para saber a real. essa sua frase. Amigos do tal grupo do face lamento nao INVENTA ONDA Gasran eh spring e ponto ....FINAL, achei meio autoritária, eu vir a discussão e não participe no grupo, mas para melhores esclarecimentos vim aqui tira a duvida. toda pergunta terá sua resposta correta e acho que a resposta não precisa ser assim, mas em todo caso obrigado por responde.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou me corrigir, como bem observar pelo amigo Cyntra, o termo correto lá fora para identificar carabinas de mola é "spring piston" (não importando se mola normal ou gasram, cano fixo ou de quebrar), e não "springer piston" como escrevi.

 

No mais, sem entrar em discussões ou pontos de vista, o entendimento mais aceito é de que carabina gastam de enquadra na mesma categoria da mola helicoidal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante