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Qual tipo de lixa e gramatura mais adequada para o polimento da câmara (cilindro) de carabinas???


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Estou querendo dar um polimento na câmara e no pistão de minhas carabinas, porém não tenho idéia de qual tipo de lixa e gramatura usar. Fico grato a todos que opinarem, principalmente aqueles que já fizeram este procedimento.

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

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Lixa d'água 280, 360, 400, 600 e 1200

 

280, 360, 400 , 600 para retirar rebarbas existentes nos recortes do cilindro da carabina (guia da sapata da biela, furos para caixa de gatilho, marcas causadas pelo atrito da mola contra a parede da câmara, etc.

 

1200 para polir a câmara de pressão, onde a o retentor do êmbolo (bucha) realmente desliza para comprimir o ar.

 

Ferramentas caseiras para polimento no tópico abaixo

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8301-kit-caseiro-para-polir-e-limpar-a-camara-da-b19/?hl=%2Bkit+%2Bcaseiro

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Olá, eu uso lixas finas apenas , lixas d'agua.
Jamais uso lixa mais grossa que 320 para polir a camara. O pistão, as vezes sim, tendo em vista que o pistão quanto mais leve, menor será a velocidade da carabina pois o mesmo perde capacidade de transferir energia conforme perde massa. E pistões mais pesados transferem maior energia portanto proporcionam maior velocidade e recuo. ( essa é a lógica de se comprar um pistão aliviado)

No interior do pistão eu gosto de comer metal e faço de proposito, retiro as vezes quase 1mm de metal, uso lixas 220 e vou subindo para 320, 340, 400... no interior do pistão não vou além da 400 as vezes paro na 340.

Na camara começo com 320, uso pouco apenas para tirar o grosso mesmo... passo para 340, 380, 400 e vou até 1200. Pois retirar metal nessa parte é pedir para a carabina apresentar inconsistência por vazamento de ar no disparo... o raciocinio é simples: aumenta o diametro interno do cilindro, a bucha perde contato com as paredes do cilindro, e é necessário uma bucha mais dura ou com maior diametro para que esta não se torne descartável, visto que a pressão do ar se for muito grande danifica mais a bucha, ainda mais em calibres menores como o 4.5mm onde o buraco para o escape do ar é menor, por isso também que o 4.5mm apresenta em geral maior velocidade quando se usa chumbos de mesma massa que calibres maiores.
Enfim, não se deseja deixar a bucha frouxa lá dentro, ela é uma peça importante que determina dentre outros fatores, a consistencia da sua arma, em Springers é super necessário que se use uma mola de boa qualidade e uma bucha que vede bem e seja uniforme, para que aumente a consistencia dos tiros e consequentemente, os agrupamentos.

Outras peças da arma que faço o polimento quando necessário são:
gatilho, trinca do cano, e no final da alavanca de compressão, aquela parte plana que encaixa no pistão para armar a carabina, normalmente acontece nas Noricas, essa extremidade da alavanca vem sem acabamento algum( assim como o gatilho) e causam problemas conhecidos nas Noricas : gatilho duro e atrito do pistão na parte superior da camara, que as vezes pode arranhar e ficar feio, por culpa do espaço entre as peças( está aí mais um ponto para se evitar usar lixas grossas no polimento da camara) e pela irregularidade da alavanca de compressão.

Desculpe pelo texto extenso e com erros de pontuação, fui ao oftalmo e estou com um colírio que enxergo tudo embaçado kk
Mas é isso, lixas mais grossas um pouco no pistão e o mais finas possiveis na camara.

Para fazer o polimento uso a profissional tecnica milenar da furadeira hehe brincadeiras a parte é um metodo simples e eficaz.

Abraço

  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

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Oi Edu

 

Qual foi o "trabalho" feito na extremidade da alavanda da sua Norica?

Resolveu o problema do atrito no pistão com a parte superior da câmara ?

Estou com problema parecido em uma Remington e não tinha nem idéia por onde começar e o que afirmou em relação a Norica pode estar acontecendo com a minha carabina também.

Tem alguma foto desse trabalho?

Abs

_________

Aurélio

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Olha estou com uma Norica Titan à venda, vou mexer no gatilho dela, o qual já instalei um gatilho feito por mim, mas agora falta apenas ajustar para ficar macio... dai final de semana eu abro a arma e aproveito para tirar fotos... até lá, fico na escrita...

O que já fiz em outra norica e tive que fazer em uma "BAM"( B19-14 CBC ) foi polir a face da alavanca que fica apontada para cima... tem um pézinho ali, que abre para os dois lados, e na parte que fica direcionada para o topo da camara/ pistão é feito o polimento.

Mas olha...
1ºCaso - se a carabina está começando a apresentar essa raspagem na parte superior da camara, ao bascular o cano, eu sugiro que não faça um polimento com lixas mais grossas que 400... pois quando mais retirar metal, mais o problema se agrava, devido ao afrouxamento das peças ali dentro.
Nesse caso, o ideal mesmo, a melhor de todas as saídas que vai te deixar tranquilo por muito tempo, é mandar o pistão num torneiro, para ele abrir um friso para instalar uma arruela de plastico ali assim como é feito ainda na fabrica das CZ Slavia, segue uma foto de um pistão da minha antiga slavia:

dsc03353fv_zps5389127d.jpg
Com esse procedimento, o pistão fica alinhado e não ocorre mais o problema. MAS como eu sei que é dificil achar torneiro e quando acha não é sempre que conseguem fazer esse friso... Você mesmo pode tentar fazer com uma micro retifica( haja paciencia) ou vc pode dar um jeito de colocar uma folha teflon ou de raio-x( acetato) entre as áreas de contato. Mas o trabalho mais top seria instalar a arruela de plastico como nas slavia. Se gosta da sua carabina eu recomendo, mesmo que seja com uma micro retifica ou se tiver mão firme, com uma esmerilhadeira... mas não se pode fazer um buraco no pistão, o friso tem menos de 1mm de profundidade apenas para segurar a tira de plastico no lugar.

2º caso: se a carabina já estiver bem arranhada e com marcas profundas no cilindro... não adianta fazer polimento com lixa até sumir as marcas, pois irá retirar metal provavelmente até atravessar a parede da camara, lembre-se também que o aço usado em carabinas de pressão é um aço extremamente macio, fácil de marcar,( 0,20% de C e o resto é Fe)
com um dedo você entorta facilmente... o mesmo só não acontece devido ao formato cilindrico, que como os povos antigos comprovaram, aguenta maior força sem sofrer danos na sua estrutura... mas se cortar um pedaço e fazer uma chapa, verá que é um aço super mole... Quero dizer com isso que o aço do pistão é mais duro, portanto risca com facilidade o aço do cilindro... com isso o problema tende a se agravar caso seja ignorado.
Se as marcas já estiverem profundas, recomendo que passe uma lixa 220 apenas para retirar o grosso mesmo, as pontinhas que ficam nos arranhões, e depois fazer o processo de instalar o friso de plastico.


A parte dificil dessa instalação é conseguir fazer o friso mesmo, pq a tira de plastico pode ser qualquer plastico, dando preferencia àqueles mais resistentes como teflon ou polímero injetado e por aí vai. Só recortar no tamanho, fazer o molde da tira com agua quente, apenas pegue a tira, enrole num cilindro mais fino que o pistão, e mergulhe na agua quente por um tempo, quando tirar ele pega o formato e é só encaixar. /

 

 

Bom desculpa falar tanto kk é que é um trabalhinho que deve ser feito com atenção.
Abraço.

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

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Opa

 

Valeu, demais Edu.

Muito obrigado pela disposição e paciência em escrever com detalhes as possíveis soluções.

Vou começar tentando na sapatilha da alavanca de armar.

Se não der jeito vou partir para a solução dos anéis de material sintético. Conheço torneiro que pode fazer isso para mim numa boa.

Mas ele deve ser espessura suficiente para contornar o problema da raspagem, mas nem tanto que fique com diâmetro maior do que a bucha, certo?

Bem lembrado também o lance do polimento da câmara. Mas essa fase, infelizmente eu passei, isso é, fiz polimento dos riscos que estavam bem pronunciados e, como disseste, piorou um pouco.

A carabina é show de bola e eu gosto bastante dela, pois foi a primeira....rs

Obrigado mais uma vez!

Abraço

_________

Aurélio

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Olá,
não há de que agradecer,
Sim, o anel deve ser de menor diametro que a bucha... na verdade ele não precisa funcionar como uma segunda bucha, e nem deve... a função dele seria apenas evitar o atrito de metal com metal, isso faz uma diferença boa.
E quanto à largura da tira, algo entre 3 e 5mm está ótimo. Na verdade o ideal no meu ponto de vista seria cobrir o pistão todo com polimero, deixar apenas as partes de impacto com aço aparecendo, quem sabe a GAMO faça isso futuramente hehe Mas a ideia não seria ruim olhando assim por cima.

Já que conhece o torneiro, já tem boa parte do trabalho pronto. Aqui na minha cidade até tem bastante torneiro, alguns muito bons que mexem com peças de relógio, pensa na máquina para mexe em peças tão precisas... mas cobram um preço absurdo kk

Qual é a carabina em questão?
A primeira gostamos bastante mesmo, pena que vendi minha primeira carabina, mesmo que era uma simples Rossi Dione, idolatramos por ser a primeira e tudo mais...
Abraço

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Qual é a carabina em questão?

A primeira gostamos bastante mesmo, pena que vendi minha primeira carabina, mesmo que era uma simples Rossi Dione, idolatramos por ser a primeira e tudo mais...

Abraço

Opa

 

Uma Remington, calibre .22, modelo RNP22.

Bem forte e pouco trancuda.

 

Abs

rifle_remington_de_nitro_rnp22.jpg

_________

Aurélio

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