Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Um pouco de história


Babyboby

Posts Recomendados

Achei muito interessante esse artigo e resolvi compartilhar com os amigos. Fala a respeito de antigas fábricas de armas no Brasil. Vou postar o link pois tem umas fotos bem legais.


http://armasonline.org/armas-on-line/antigas-fabricas-de-armas-no-brasil/

 

 

OBS.: O tópico continuará ativo, porém, peço evitar o assunto armas de fogo para não fugirmos às regras, ok!?

 

Ivan

Editado por Ivan Marques
Observação inserida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima leitura mesmo.

 

Ivan você poderia colocar uma foto da sua chapina mod 27 né? To curioso desde que você colocou na assinatura kkkk

Luiz, ela não está comigo. Restaurei e entreguei ao meu Avô/Pai. Ela era dele e me deu quando tinha 8 anos. Depois devolvi pra ele quando vim do interior pra Santo André. Quando conheci o CA botei em minha cabeça que queria restaurá-la. Assim o fiz no ano passado, mas não tirei nenhuma foto dela restaurada, acredita!? Meu avô passou em casa em um dia que eu não estava e ele estava de partida pro interior novamente. Pedi para minha esposa entregá-la pra ele e ela se foi. Uma coisa eu te digo: Não se fazem mais coronhas com as madeiras de antigamente. Acredito eu pq não tenha mais este tipo de madeira. Na minha opinião, a beleza dos veios da mesma nunca foram vistas em qualquer outra carabina.

 

Quem fez a restauração foi a Alterama e com o que gastei se compraria qualquer carabina da linha B19. Mas valeu o investimento e fiquei muitíssimo satisfeito. A Alterama conseguiu até a soleira original da Chapina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a historia e realmente deve ser muito satisfatório restaurar uma peça desta, quando tiver a oportunidade de fotografar, por favor não deixe de fazer, com certeza esta arma é uma relíquia de nossa historia.

 

Realmente não temos mais privilegio de ter madeiras tão lindas, quando conseguimos alguma é cara demais.

 

Valeu por compartilhar a historia. :thumbup::thumbup:

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a historia e realmente deve ser muito satisfatório restaurar uma peça desta, quando tiver a oportunidade de fotografar, por favor não deixe de fazer, com certeza esta arma é uma relíquia de nossa historia.

 

Realmente não temos mais privilegio de ter madeiras tão lindas, quando conseguimos alguma é cara demais.

 

Valeu por compartilhar a historia. :thumbup::thumbup:

Luiz, fotografei ela antes... toda desmontada para fazer um review após a restauração. Mas a carabina acabou indo embora e não houve como tirar fotos para concretizar o review. Mas pretendo fazê-lo, pois não se tem quase informações sobre ela, sobretudo desmontada e restaurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também gostei da matéria. Mas confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha pois meus avós tinham umas garruchas e eu tenho certeza que não era nenhuma destas marcas citadas na matéria, dai acho que faltou citar ainda algumas marcas.

 

Antigamente se faziam as coronhas usando madeiras nobres (assim como era com praticamente todos os móveis, eu mesmo tenho uma cama de macanaíba que é mais velha que eu e está bem melhor que a minha cama atual de casal).

 

Hoje, sinal dos tempos, o que se tem (salvo algumas exceções) é coronhas feitas com madeiras baratas, as mesmas que se fazem tábuas, caixotes, andaimes... E móveis feitos com coisas que chamam MDP, MDF, tudo porcaria que estraga se molhar com um copo de água.

 

Não sei se o autor focou apenas as fabricas de armas pessoais, mas eu apontaria uma outra fábrica que foi muito conhecida e faliu, a ENGESA que durante muito tempo fabricou (e exportou) os blindados brasileiros Urutu, Jararaca, Sucuri, Osório dentre outros (lembro os nomes de cor porque meu pai recebia uma revista da fabrica com divulgação e eu devorava).

 

Pra mim a falência da ENGESA foi o maior exemplo da incompetência e falta de soberania bélica nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Ylram, a engesa fabricava muita coisa interessante! Hj só restam alguns poucos engesa 4 que o pessoal restaura e usa como jipe pessoal, além dos carros militares que se não me engano usaram até no Haiti uns tempos atrás...

CBC F18 B19-17 + Gatilho Jsanches + camisa de mola (Rx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Ylram, a engesa fabricava muita coisa interessante! Hj só restam alguns poucos engesa 4 que o pessoal restaura e usa como jipe pessoal, além dos carros militares que se não me engano usaram até no Haiti uns tempos atrás...

 

O interessante é que todo mundo conhece um blindado da ONU, mas poucos sabem que aquele blindado foi criado pela ENGESA é se chama Urutu.

 

urutu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quero um desse para passear na Serra do Cipó!

 

PS: tive Engesa 4, motor 4 de Opala, ruim, ruim ( juro que não falo, porque nem lme lembro ), vendí logo, rsrs; tenho Cherokee Sport 97, véio, 17 anos, comprado zero, nunca deu defeito, só gasto muito com gasolina ( rs, alfafa para cavalaria ) e os normais; óleo, pneus ( uma troca ) e pastilhas freio.

 

saudades de Curió, Willys 6 cilindros, vendí de burro.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante