Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Parque Estadual Intervales, SP


Henrique Coelho

Posts Recomendados

intervales_zps0478b6b3.jpg

 

Neste próximo fim de semana, fomos convidados a ir ao Parque Estadual Intervales, um parque que fica no meio do maior contínuo de Mata Atlântica que tem no país formado pelos Parques Carlos Botelho, Intervales e Petar, no sul do Estado de São Paulo.

chegar_mapa.jpg

 

Estaremos lá eu e a Rita na companhia do amigo Rodrigo Popiel e guiados pelo ornitólogo Rafael Fortes.

 

Quem sabe trago o registro de uma Araponga, com sorte um Murucututu ou algum belo gavião.

 

Roupas camufladas, baterias, máquinas, cartões SD, botas, perneiras e repelentes prontos!

 

Em breve, aqui na COCA ! :-P

 

 

 

 

 

 

 

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas capturas Henrique, e...cuidado como infernal MURUCUTUTU; dizem que já ocorreram capturas nas noites escuras da Mata Atlântica, mas foram apenas crianças pequenas, ainda bem.

Em todo caso , proteja o crânio.

 

Gute Fahrt!

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Félix,

 

Eu nunca fui de fazer este tipo de passeio e um belo dia fiz e gamei de paixão. O bom é que a Dona Patroa também adorou.

E eu recomendo pra todo mundo. É uma alegria só poder ver a natureza de perto no seu estado mais crú. Mesmo para quem não seja fanzoca de fotografar animais, etc Mas só pelo contato já vale muito a pena.

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá é uma região com alta umidade, com garoas, então uma capa camuflada tipo poncho poderá ser útil.

No Petar tem muitas cavernas, onde pode render fotos bem diferentes... Se for permitido, uma lanterna com foco aberto pode ser útil...

Que vocês façam um ótimo passeio!

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegamos há pouco. Estamos estourados.

Andamos kilometros subindo e descendo trilhas. O tempo não ajudou. Fez muito pouco sol. Tava nublado geral o que pra foto é a pior coisa que pode acontecer. As fotos portanto, em sua maioria ficaram devendo na qualidade.

 

Mas na primeira contagem eu fiz entre 35 e 40 espécies novas. A Rita fez 44. Ouvimos muita coisa que não deu pra fotografar.

 

Fizemos alguns registros que podem ser considerados importantes. 2 aves da lista de aves ameaçadas de extinção. Verdadeiras raridades. E outros não menos importantes mas por serem avistamentos raros no Sudeste. Aves mais comuns em outros biomas do que o da Mata Atlântica.

 

Depois eu ponho as fotos. Tenho muita coisa para editar e acertar.

 

De quebra ainda avistamos um bando com 3 cachorros do mato. Vimos e fotografamos duas cobras sendo 1 delas uma jovem cobra Coral verdadeira (pra lá de venenosa...)

 

Conseguimos 2 corujas: Rita fez uma bela Coruja Listrada. Eu consegui um Mocho Diabo !

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivan,

 

O Urutau (Mãe da Lua) é o bicho feio mais lindo que existe !

 

Em breve posto foto. Como a foto foi feita à noite, o flash deu uma estourada no olho preto dele e ainda vou arrumar. Tentei fazer sem flash mas minha câmera não conseguia puxar nada mesmo com ISO 3200. Ele estava no topo de um tronco seco e portanto foi possível fotografá-lo limpinho, sem galhos, nada.

 

E o melhor foi que a gente tava ali se deliciando com a aquela imagem e de repente o Urutau: "foooi, foi, foi". Gelamos. Arrepiou até o último fio de cabelo. Até do Zé Augusto que é calvo...

 

Lindo. Um momento memorável.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a noite eu subo algumas.

Tô enrolado com o raio do Photoshop (não sei mexer direito...)

 

Aguardem. Vem aí o sinistro, triste e sombrio Urutau.

A ameaçadíssima Jacutinga !

O não menos ameaçado e raro (e lindo) Pica Pau de Cara Canela.

O minúsculo macuquinho.

O belo Pavó.

A difícil de achar Sanã Vermelha.

As cores da Saíra Preciosa.

Gaviões: (Caracará, Carrapateiro, Bombachinha, Tauató)

 

E a tenebrosa Coruja Mocho Diabo !

 

Olha aqui a galera clicando. A esquerda a minha esposa Rita e eu logo atrás.

Na frente o João e o Ademir. Lá no fundo o guia ornitólogo Rafael Fortes.

Foto de Rodrigo Popiel.

 

95c7d390097fdbc4a144030b3492576c_zps2da8

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue algumas:

 

Pra começar uma foto noturna. Sentado na estrada caçando insetos um Bacurau Tesoura Gigante. (Lifer!)

O José Rondon conseguiu fotografá-lo voando. Mas este foi o melhor que consegui. E é meu primeiro Bacurau.

 

8d3617ebebe16a6abc8005ccd80ebca3_zpsd30c

 

 

De manhã bem cedinho, antes do por do sol rolou esta Maria Cavaleira (Lifer!)

 

df1ba1e32f21e373abeef735ba85565f_zpse39a

 

E este belo Pavó (Lifer!) o Pássaro do Mengão. kkk

 

e18c6e5499cc1432eb5c51ed02e31cac_zps7399

 

Aqui um belo Bem Te Vi Rajado (Lifer!)

 

6fc2409540b4cb63beb29703248c4200_zps2244

 

O dia foi amanhecendo e a Gaviãozada foi aparecendo:

 

Um Gavião Carrapateiro:

 

6840e11dfeba7e45e7e9d50ad356ecae_zps2ef5

 

O bonito Caracará (Lifer!):

 

f7ab9ce6938fb2fa28e50baeba22002b_zps1135

 

E um bem raro Tauató Pintado (Lifer!). Um gavião muito difícil de se encontrar em SP. Foto ruim com céu estourado mas valeu pelo registro. O bicho foi fotografado a quase uns 70/80 metros:

 

d9c7f0b29e5bb572b6df5c5ccd2ca77d_zps74c7

 

Aqui um dos melhores do passeio. A sensacional Mãe da Lua, ou Urutau (Lifer!), como muitos conhecem. Sinistro e sombrio.

Cantou bem na nossa frente. De arrepiar !

 

Falando da lenda do Urutau.
Um moça feia passeando num bosque a noite viu um príncipe num cavalo que estava sem saber como chegar a estrada principal.
A moça que queria se casar encantou o príncipe com sua conversa até que o príncipe maravilhado com a inteligência dela a pediu em casamento. Quando a lua saiu, entretanto, o príncipe viu que a moça era muito feia. Deu uma desculpa qualquer e se mandou. Logo em seguida a moça encontrou uma feiticeira e pediu a ela que a transformasse em uma ave para que pudesse alcançar o príncipe. A feiticeira atendeu o seu pedido e sem esperar direito que o feitiço acabasse pôs-se a voar e procurar o príncipe. Não achou e voltou a feiticeira pedindo a mesma que a transformasse de volta. O pedido não foi atendido pois a Feiticeira explicou que na pressa ela não havia terminado o feitiço da forma correta e assim ele não poderia ser desfeito.
Por isso, o Urutau canta um melancólico " Foi, foi, foi" quando sai a Lua lembrando do Príncipe que se foi e não voltou mais.

 

15c06adf73e84b37ac594a7129a3db3b_zps1fa5

 

Um Beija Flor de Fronte Violeta bem sossegado. Pousou pra foto:

 

fd9e10ce974f414ff2f62593433f575c_zps1f21

 

A bastante difícil de achar Sanã-Vermelha. Vive por debaixo de capim em áreas alagadas, brejos e outros locais de difícil acesso.

Lá deu um mole danado e fiz boas fotos da ave. Se bem que depois que a galera juntou pra fotografar, fazer filme tudo mais ela se arrancou e não voltou mais.

 

ecbe5ad44f85b54b6ecf3eb2916e3558_zpsc6e6

 

Aqui mais um registro bem bacana. O Araçari Poca (Lifer!) meio alto na árvore mas bem tranquilo pra fotografar. Fiz várias. De boca fechada, de boca aberta, etc:

 

4a67ad131d78a3392b06e08e80174b25_zpsf441

 

Uma foto campeã em termos de nitidez (foram raras). Uma Maria Cabeçuda (Lifer!):

 

5e099406129e56156e98ceb0dc1c9723_zps79f1

 

E aqui, um dos melhores da viagem. Um registro pra guardar. O Pica Pau de Cara Canela (Lifer!). Uma ave que consta na lista da IUCN como espécie ameaçada de extinção. Poucos ninhos conhecidos nas últimas décadas ! Muito raro de achar, quanto mais de fazer foto boa. Ele não só apareceu como deu show. Baixinho na árvore, ficou uns bons 2/3 minutos. Eu fiz minhas fotos até que rápido pois eu queria mesmo é ficar só olhando... Que bicho lindo !

 

fee731b3efd863f8dfa5fd93e65cb022_zpsea3a

 

Agora a Saíra Preciosa (Lifer!) surfando na banana !

 

4fffff1901adfc649cad4dc887a07239_zps557d

 

E um Barbudo Rajado (Lifer!), SImpática ave que eu até mexi com o guia dizendo que o bicho era de plástico. Não se moveu e deixou todo mundo encher o saco de fotografá-lo.

 

3064b1d59b85b42db5db57ecccc528a9_zpsb39c

 

Pra finalizar esta primeira parte coloco aqui a Trovoada (Lifer!). Difícil de registrar pois estava na sombra de um árvore no meio de seus galhos. Mas também valeu pelo registro.

 

d09dc7571e51648f1b1c4b176d27847b_zpse3ad

 

Ainda tem muito mais.

Mais pra frente eu posto mais.

  • +1 2

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoro os Curiangos! Seu canto - que imita o nome (ouça abaixo) - traz ótimas lembranças da vida na roça enquanto voltava das pescaria. Tem um canto sinistro, mas nada comparado ao Urutau. Aliás, falando em Urutau, onde termina o pássaro e começa o galho!?!?

 

Canto do Curiango gravado na cidade do Edu Macedo: http://www.xeno-canto.org/121382

 

Curiango (Bacurau), Pica-Pau, Saíra, Sanã e Araçari foram as que mais gostei!

 

+1 pra você Henrique!

 

Estamos no aguardo de mais imagens.

 

Abração!

Editado por Ivan Marques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Barbudo é bacanão mesmo.

 

Segue outras:

 

Aqui o Piá Cobra (Lifer!) já o tinha visto aqui perto de SP no Embu das Artes mas não consegui registro na ocasião. Arisco, pula pra tudo que é lado. A Rita conseguiu uma foto limpinha dele.

 

d7a952a6c2a6f734690d29b06a21f867_zps48e4

 

Uma Juruviara (Lifer!) no amanhecer do Domingo. tava ali tomando um solzinho e pá. Canta bonito que só.

 

f40596899740736f7d450d156d5ea608_zps347c

 

Aqui um Beija Flor muito legal. Infelizmente não consegui uma foto assim campeã. É o Beija-Flor-de-Topete (Lifer!) com seu penacho roxo na cabeça. Muito bonito. A foto não metade do que ele é.

 

d1330545fb3f97be5855785f98f4de80_zps879a

 

Um Macurú de Barriga Castanha (Lifer!). Também mais comum no Sul do País, se aventurando pela Mata Atlântica em SP.

 

cc1106ce492a6d80be4bbf3d5fdad163_zps1d05

 

E agora mais um da lista da IUCN como AVE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO. A Jacutinga (Lifer!). A encrenca maior é que a alimentação básica da Jacutinga é o Palmito Jussara, nativo da Mata Atlântica e que foi extraído sem critério algum pelo Banespa aqui no estado de São Paulo. Jacutinga também o animal nº 1 caçado no estado desde o século 19. Não preciso nem dizer que a caça igualmente sem critérios colocou este animal em risco. A minha maior alegria foi não só encontrá-la para fazer o registro mas vê-la debaixo de um pé de Palmito se alimentando. Confesso que ficamos todos emocionados em vê-la se alimentando do palmito.

 

1a0dc67babf353e9741a20244f5a4bf1_zps34e1

 

Uma Maitaca Verde (Lifer!). Meio escondida mas deu registro.

 

94a2de43ae62f70bf4984a5b8689af47_zpsaca7

 

Um Surucuá Grande de Barriga Amarela (Lifer!). Sossegado e fácil de fotografar. Mas o tempo horrível roubou toda a luz boa da foto.

 

bbbf38cd2dd7856a91bb6c244b4033d5_zps109d

 

O minúsculo Macuquinho (Lifer!). Este fizemos numa situação muito curiosa. Já tem tempo que ao passar sempre pela mesma árvore escuta-se o Macuquinho cantando. O guia coloca no pé da árvore um caixinha de som bluetooth e todos se afastam uns 4 metros. Todos tem que ficar verdadeiramente imóveis. Aí o Rafael acionou o som do Ipod. Ele tocava e o Macuquinho respondia igualzinho. Só que ia ficando mais forte, mais forte, mais forte e o Rafael falava. Ele vai passar ali, atenção!

 

E não é que o minúsculo passarinho de uns 6/7 cm aparecia exatamente no lugar que ele falou? Eu até virei pro Rafael: " Ôo Rafael, isso é combinado né? Deu o cachê dele?" kkk. Mas o bicho passava rasteirinho por segundos. e corria para trás da árvore. Mesmo com o show no lugar certo, era difícil pegar o bichinho.

 

3bd630a20524e0d51af39694cbf9b478_zpsf1d0

 

E aqui, por fim, O Mocho Diabo (Lifer!). Uma coruja bem sinistra que passou poucos segundos em uma árvore ao alcance das lanternas e flashes. A minha câmera com a lente SIgma não disparava só com a luz do flash. O Rafael teve que jogar uma lanterna em cima para a máquina conseguir focar. Para este tipo de foto precisa de material muito mais sofisticado que eu tenho, lentes mais claras, máquinas com ISO maior, etc. Mas valeu o registro!

 

83fd04cf728027f31b34e1ba0bfd5d34_zps135f

 

E aqui as nossas companhias no passeio...

 

709b00f9b3cfdab7a07510ce05157a0c_zpsfa93

 

7ce266925c3e8b7ced710947af2f1805_zpse878

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg