Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dúvida cruel


Visitante Almir Juppe

Posts Recomendados

Visitante Almir Juppe

Oi pessoal, comecei a atirar há alguns meses, apenas por prazer e combater o stress, com uma carabina Norica Dragon 5,5 e fiquei intrigado pelo fato de que quase 100% dos meus erros estão no plano vertical. Os desvios são quase sempre para cima ou para baixo, raramente para os lados. Atiro no quintal a +- 14 m sem muita luminosidade. Daí comecei a levantar algumas hipóteses que gostaria de submeter a apreciação sempre generosa dos mais experientes deste fórum:

- Vista cansada? ( Tenho 58 anos e um corpinho de 60).

- Falta de musculação? (Vide acima).

- Pouco ou muito peso da carabina? (2,9 kg).

- Coronha muito longa? (37,5 cm) Para minha envergadura o ideal seria 36 cm.

- Comprar algo melhor? Provavelmente, porém, apesar de pouco conhecimento, nunca ouvi falar de uma arma que fosse precisa

só na horizontal.

- Descobrir qual o melhor chumbo e usar sempre, sempre o mesmo?

 

Espero não ter me alongado muito mas é que tomei gosto pela coisa, a qual está me proporcionando um efeito relaxante muito benéfico e daí vem a vontade de melhorar. Um abraço a todos. Almir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar bem vindo ao CA Almir, eu também sofro com esse problema de impactos com variação vertical e já identifiquei o problema, ou melhor, os problemas... rsrsrsrsrs...

1º - Estou com SIA (Sindrome de Idade Avançada: tenho 48 anos) então tenho dificuldade em obter uma imagem perfeita do aparelho de pontaria e do alvo (engraçado, à 10 anos não era assim... rsrsrsrsrs);

2º - Com baixa luminosidade o problema intensifica, aí que não consigo ver direito mesmo!!!!

 

Não descarto outras possibilidades mas com certeza a nossa "experiência" atrapalha um pouco.

 

Grande abraço!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almir e Iram: benvindos ao clube.

Dei-me ao direito ( não aguentei ) de fazer alguns comentários comentários a respeito de causas de verticalização e afins..

Fraqueza muscular ou falta de condicionamento físico, comum, tende a se agravar com o avançar da idade.

Só esse fato já impede a constância, a repetição, chave de sucesso fundamental nos agrupamentos.

A cada tiro muda a empunhadura, a espremida no gatilho, além dos resmungos de insatisfação

Respiração inadequada, sem sincronização com o tiro ( o cansaço natural piora isso, o fôlego vai sumindo, sumindo... ), asma, chieira, bronquite, em casos extremos enfisema!( quem mandou fumar tanto tempo?)

Se tossir então, bau-bau, o chumbinho vai no vizinho.

Distúrbios de equilíbrio também ao muito frequentes na pior idade, não precisa ser Parkinson ou Labirintite não, é coisa de velho mesmo, com movimentos rotatórios incertos ( perigo! ), pendulares , por cansaço ou pior ainda, por sono ( ! ) ,

Todo velho tem um balanço próprio, parece que se agrava com o peso da arma...deve ser.

Essa história de pêndulo leva a formar um lindo rosário vertical, que se estende de cima a baixo ( ou vice-versa ) no alvo.

Em casos extremos os piores ( e mais temidos ), movimentos e tremores caóticos, erráticos, um perigo para todos, inclusive para o atirador.

Os últimos felizmente são muito raros, nunca ví um desses com arma na mão, se visse , sairia correndo, com força.

 

Mas não se preocupem, isso tende a piorar, em geral lentamente, então ainda dá para atirar bastante...

Ah, querem competir?

Arrumem uma boa plataforma de tiro, cadeira confortável, com banheiro próximo, nunca se sabe, aquelas lunetonas, armas que não dão coice , gente que carregue scubas para vocês, e entrem para a turma do bench rest, por exemplo.

 

Atenciosamente

 

Matthew Quigley.

 

 

Fonte onde bebí: http://cctn.com.br/cctn/index.php?/page/articles.html/_/pages/

 

Nesse caso os disparos mostram uma dispersão "espichada" na vertical. Quais as possíveis causas dessa dispersão? Vejamos.

- Falta de condicionamento muscular resulta em incapacidade de manutenção da posição de tiro;

- Posição de tiro inadequada resulta em movimento pendular para frente/trás;

- Respiração no momento da visada do alvo e disparo da arma resulta em alterações críticas no "ponto natural de mira".


Uma carabina de pressão Slavia 631 4,5mm que é considerada ideal para a prática do tiro em papel a 10 metros pesa aproximadamente três quilogramas. Há armas mais leves e mais pesadas. De qualquer forma, é um peso considerável que demanda um bom condionamento muscular do atirador para que possa manusear a arma ao longo das sessões de tiro sem que esse fator comprometa a qualidade do tiro. Sem o condicionamento muscular mínimo necessário, o atirador ficará com os músculos dos braços, ombros e costas cansados rapidamente e isso impactará negativamente na qualidade do tiro. Note que condicionamento muscular não é sinônimo de atirador musculoso, mas de resistência muscular adequada para a prática do tiro.

Mais uma vez temos que uma posição de tiro inadequada pode resultar em falta de equilíbrio, que é compensada pelo corpo com movimentos pendulares e também podem ser para frente e para trás, algo afeta diretamente a qualidade do tiro como já foi dito.

Muitos não se atentam para a dimensão do efeito da respiração na posição do atirador. O ciclo de enchimento e esvaziamento dos pulmões resultam em um movimento natural do corpo, que nos passa despercebido no cotidiano, mas mostra sua real dimensão no momento da visada do alvo. Basta assumir a posição de tiro em pé sem apoio, fazer a visada do alvo e permanecer nessa posição respirando normalmente para perceber como a arma sobe e desce em relação ao alvo durante o ciclo respiratório. Exatamente para minimizar esse efeito que existem técnicas de respiração adequadas para o tiro que devem ser conhecidas e praticadas pelos atiradores a fim de melhorar a qualidade do seu tiro.

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se está atirando de mira aberta, pode ser a visada mesmo.

se mudar um pouquinho só o alinhamento das 3 fibras óticas, vai alterar e muito o ponto de impacto (POI) e principalmente na vertical. caso esteja atirando apoiado, o modo de de apoiar a carabina pode alterar muito o POI tambem. sugiro apoiar a telha da carabina sobre a palma da mão aberta no centro de gravidade da arma. Esse modo de empunhar a arma se chama artillery hold.

 

abraço e bons tiros

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Almir Juppe

Matthew e Cenoura, agradeço muito por suas informações bem fundamentadas e bem humoradas. Parece que melhores resultados realmente vão depender de condicionamento físico, posição, empunhadura e respiração a qual realmente não tenho dado a devida importância.

Com relação à SIA (Síndrome da Idade Avançada) e da PVC (P.... da Velhice chegando) não há muito o que fazer mas como foi bem colocado, vem chegando lentamente portanto ainda resta bastante tempo para melhores e prazerosos tirinhos.

Abraço a todos.

Almir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Almir.

SIA e PVP são típicas da pior idade.

Cenoura: está longe, vai demorar, mas isso é bom porque até lá devem aparecer carabininhas bem maneiras, de alta tecnologia, não essas coicentas que você manobra hoje.

Tomara que você chegue bem.

 

Abraços.

 

Matthew

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almir, desculpe discordar de você, mas 58 anos não é velho não. não sei como você cuida da sua saúde, mas se der uma manutenção básica, vai atirar e muito bem com armas de mola até uns 80 anos... na verdade não só se cuidar para dar tiros, mas para melhorar todas as atividades cotidianas e quem sabe, ganhar vários anos de vida com saúde e disposição!

recomendo o amigo procurar uma academia e fazer musculação para prevenir a atrofia muscular e deu pra bola.

te garanto que em 3 meses vai dar 50 tiros seguidos numa carabina categoria magnum!!!

 

abraxxx

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Almir Juppe

Grato por suas palavras, Cenoura. Na verdade o que postei em relação à idade foi mais por gozação e para deixar os colegas bem à vontade para dar sua opinião sem medo de ofender ou magoar. Ainda "tô queimando óleo fino". Agora à tarde fiquei praticando somente a visada e me dei conta de que estava me posicionando com as pernas muito juntas. Aí me lembrei do movimento de pêndulo do artigo citado pelo Matthew. Aumentando um pouco a distância e espalmando mais os pés o dito cujo diminui sensivelmente. Em seguida fiz 3 séries de 5 tiros e, (apenas?) um ficou abaixo e dois acima do círculo maior, de 6 cm, que uso como alvo. Creio que a falta de um bom equilíbrio fazia com que o braço esquerdo tentasse uma compensação natural.

Vou assim comprovando na prática que atirar bem é um somatório de pequenos e importantes detalhes que não podem ser descuidados. Como pretendo continuar espero com o tempo absorve-los até poder atirar intuitivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almir Juppe,

Além das observações feitas pelos amigos acima, veja também a questão do peso do gatilho. As carabinas Norica tem a fama de gatilho pesado. Um gatilho leve e seguro melhora e muito a qualidade dos agrupamentos.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Almir Juppe

Realmente Cyntra, já percebi que este gatilho é mesmo uma "pedra" no caminho de um atirador iniciante. Felizmente entrei em contato com o pessoal da Balim que me informou que não dá para fazer mágica mas, é possível uma melhorada razoável para o tiro informal. Vou aproveitar e instalar GR pois já constatei que ajuda bastante. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom a questão do problema da vista cansada ,, tambem pode ser resolvido fazendo um upgrade comprando uma CARTUCHEIRA CALIBRE 12 , assim não terá problemas em acertar alvos pequenos , mesmo sem óculos,,, principalmente se usar um chumbo beem fininho rsrs ..

 

Brincadeiras a parte é uma erro falar calibre 12 ( como elas são conhecidas ), ja que é uma espingarda de alma lisa ou seja não tem raia portanto não tem calibre.

O calibre do cano raiado é dado pelo diâmetro entre os baixos relevos das estrias, isto é o maior diâmetro interno desse cano. Isto é devido ao fato de que o projétil deve adentrar no cano, sendo provido o giro do mesmo, através dos altos relevos, ocorrendo com isto as impressões mecânicas, utilizadas, por exemplo, para fins de perícia forense.

Estes conceitos são válidos para a maioria das munições/armas de fogo, porém para as espingardas(armas de cano longo e alma lisa), o conceito de calibre é diferente.

Para estas armas, o calibre corresponde ao número de esferas de chumbo, conseguidas, com uma libra de peso, sendo de diâmetro igual ao do diâmetro interno do cano. Por exemplo: com 453,8 gramas (1 libra) de chumbo, fazem-se esferas com o diâmetro do cano, obtendo com isto 12 esferas, no caso. Neste, então, o calibre é o 12 gauge, ou seja calibre 12.

Editado por pinel

CBC B19-14 ( GR 50 Elite + PU + Gatilho Tunado + Luneta 3~9x32 )
Diana Mod 22
Rossi 171

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent tincidunt nunc augue. Suspendisse potenti. Duis aliquam, ipsum et sodales vestibulum, tellus nisl pretium magna, posuere pulvinar diam dolor ut turpis. Aenean vel pellentesque neque, vitae convallis elit. Aliquam sagittis commodo orci viverra faucibus. Nunc condimentum turpis a ante facilisis, in eleifend orci convallis. Cras pellentesque odio et tempor vestibulum. Nunc vel iaculis nibh. Proin facilisis pulvinar metus eget dictum.

 

Eu também.

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Almir Juppe

Sabe Pinel que eu até já pensei nesta possibilidade. Mas como meus vizinhos são muito mais "chegados" do que eu gostaria, creio que eles não achariam de bom tom o tom alto de uma 12 "cantando" dia adentro.

Sei perfeitamente que você fez apenas uma brincadeira e, como já disse para o Matthew, eu mesmo dei o mote para que os colegas postassem sua opinião da maneira mais descontraída possível. Abraço, Almir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante