Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

REVIEW - Alvos adesivos Full Metal Target


Charles Dias

Posts Recomendados

No tiro esportivo são quatro os elementos fundamentais para que o esporte possa ser praticado, o atirador, a arma, a munição e o alvo. O assunto deste review será o último item, que nem de longe é o menos importante.

No tiro de pressão esportivo temos, basicamente, dois tipos de alvo:

- Alvos de pliking (latas,tampas de garrafa, ...);

- Alvos de papel.

Se por um lado os primeiros são muito fáceis de ser encontrados, por outro não permitem algo muito importante no tiro, aferir de forma mais refinada a precisão dos disparos e, portanto, aspectos como qualidade da arma e munição ou, principalmente, a perícia do atirador. Os alvos de papel podem ser menos divertidos, porém permitem através de um sistema de pontuação e possibilidade de comparação posterior aos disparos aferir esses aspectos.

Em se tratando de alvos de papel conta com algumas opções:

- Alvos desenhados em papel ou papelão;

- Alvos impressos em folhas sulfite;

- Alvos oficiais em papelão especial;

- Alvos adesivos.

Os primeiros são rústicos demais para atiradores mais exigentes. Os terceiros são mais difíceis de serem encontrados e caros. Desse modo, os tipos de alvos de papel mais utilizados pelos atiradores de pressão brasileiros são os alvos impressos em folhas sulfite e os alvos adesivos.

Os alvos impressos em folhas sulfite têm a vantagem de serem baratos e fáceis de fazer, sendo disponibilizados gratuitamente na Internet nos mais diversos tipos e formatos. A grande desvantagem está na forma como esse tipo de papel rasga de forma irregular e imprecisa, impedido uma verificação acurada da pontuação e/ou desempenho obtido.

Já os alvos adesivos têm a vantagem de rasgarem de forma muito mais regular e precisa, além de poderem ser afixados em virtualmente qualquer superfície sem a necessidade de fita adesiva. A desvantagem está no seu preço e disponibilidade para compra.

Até pouco tempo os alvos adesivos disponíveis eram de dois tipos, os nacionais em preto e branco e os importados reativos (que mudam de cor no ponto de impacto do chumbo). Foi com satisfação que descobri por acaso uma terceira opção muito interessante, os alvos adesivos nacionais da FULL METAL TARGET (http://www.fullmetaltarget.com.br).

 

A Full Metal Target é uma empresa paranaense fabricante de alvos de metal (field rarget, silhuetas metálicas, ...) e que também tem uma linha de alvos de papelão e adesivos. Tomei conhecimento dessa empresa por meio de alguns alvos adesivos da mesma que me foram enviados como brinde na compra de uma carabina de pressão. Entrei então em contato com a empresa propondo um review dos alvos e o Sr. Oscar muito gentilmente me mandou uma amostra para avaliação.

QUALIDADE E PRATICIDADE DOS ALVOS

Os alvos da Full Metal Target são impressos em papel de qualidade muito boa. A impressão é muito bem feita, sem falhas e muito nítida. As cores são vivas e de fácil visualização. O recorte é bem feito, permitindo a retirada dos alvos rápida e facilmente. A cola utilizada é de muito boa qualidade, permitindo adesivagem mesmo em superfícies com alguma textura.

Fornecidos em vários tipos,cores e tamanhos, os alvos da Full Metal Target são muito práticos e podem ser utilizados em uma grande diversidade de situações.

USO COM MIRA ABERTA

A prática do tiro com mira aberta é um dos mais desafiantes para o atirador. Utilizar alvos de papel adequados são, portanto, de suma importância para a prática adequada com esse tipo de mira.

Na foto abaixo temos do lado esquerdo um alvo impresso comum e do lado direito o mesmo alvo só que com um alvo em preto e verde da Full Metal Target adesivado em seu centro. Visto de perto a diferença não parece muito grande, não é mesmo?

Alvos1.JPG

Já nessa outra foto como essa diferença se torna marcante, mesmo com os alvos posicionados a apenas uma dezena de metros da posição de tiro ao ar livre numa manhã de sol. Notem como o alvo apenas impresso tem o centro muito pequeno e de difícil visualização, enquanto o alvo adesivado permite uma visada muito mais fácil e rápida.

Alvos2.JPG

USO COM MIRA ÓTICA

Engana-se quem acha que utilizando luneta a questão do tipo de alvo de papel utilizado tem menos importância. Muito pelo contrário. Através da luneta que a questão se torna ainda mais sensível como pode ser verificado na imagem abaixo.

Alvos3.JPG

Na imagem acima temos três tipos de alvo de papel, o impresso comum, alvos adesivos da Full Metal Target (acima redondo grande em preto/verde e abaixo em laranja) e um alvo adesivo em preto e branco (à direita fora da folha de sulfite).

É evidente tanto o alvo impresso quanto o alvo em preto e branco são de visualização mais difícil, o que afetará negativamente a qualidade do tiro e precisão dos acertos!

Também através da luneta os alvos da Full Metal Target são muito mais fáceis de serem visualizados e sua visada é por isso otimizada, o que afeta positivamente a qualiadde e precisão dos acertos!

DIFERENÇA NA HORA DE AFERIR OS ACERTOS

Vejamos como se dará a aferição dos acertos nos diferentes alvos. Notem que na foto abaixo, na parte superior esquerda da folha sulfite há um alvo reativo importado (ótimo de usar, porém caro e difícil de encontrar para compra) utilizado para fins de comparação.

 

Alvos4.JPG

Notem como o acerto no alvo impresso diretamente na folha de papel sulfite criou um orifício de bordas irregulares, que num agrupamento dificultaria verifica a pontuação ou POI (ponto de impacto) exata de cada disparo. Já nos alvos adesivos da Full Metal Target os orifícios têm borda muito mais regular e mesmo nos alvos que receberam vários disparos muito próximos a visualização de cada um é possível sem muito esforço.

Preparei um vídeo TTS (em bom português através da luneta, então não reparem as tremidas) mostrando na prática como é muito mais fácil de visualizar os acertos nos alvos adesivos Full Metal Target que nos alvos impressos direto no papel.

RESUMO DA ÓPERA

Atiradores de pressão que desejam praticar o esporte com um pouco mais de seriedade e desejam avaliar melhor a precisão dos seus tiros precisam procurar soluções práticas e eficientes como a oferecida pelos alvos adesivos da Full Metal Target, que por serem “made in Brazil” têm preço mais em conta e podem ser encontrados com maior facilidade.

O melhor é que a Full Metal Target tem uma linha bastante ampla de alvos adesivos, tendo inclusive um especial para quem pratica FT (Field Target).

alvos-full.jpg

Ressalto a vantagem dos alvos adesivos de poderem ser afixados em virtualmente qualquer superfície. Dessa forma é possível, por exemplo, afixa-los em placas de papelão em múltiplas camadas, facilitando em muito a vida do atirador.

A partir de agora os alvos da Full Metal Target são parte do meu material de tiro de uso cotidiano. Valem a pena, podem crer.

Editado por karolaza
  • +1 4
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabéns Charles, novamente nos trouxe uma novidade e explicou com riqueza de detalhes o produto.

 

Obrigado por nos apresentar este produto que realmente é de grande importância para quem quer fazer um treino de qualidade, se cobrar e melhorar dia a dia.

 

Me diz uma coisa como são feitas as vendas destes produtos, a empresa vende em poucas quantias direto ao cliente ou apenas grandes quantidades a lojistas?

 

+ 1 para você e muito merecido.

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivan,

 

Acho que tem um tópico sobre esta questão se valia a pena ou não fazer rolinhos de alvos de Benchrest. Lembro-me que o objetivo seria meio limitado pois usa-se atirar 1 tiro por centro num alvo normal ( ao simular uma prova ) e aí o rolinho não seria economicamente viável.

 

Charlinho,

 

Bacana o tópico mas você não falou das silhuetas metálicas. Não é só papel e plinkling.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico bem interessante, bem comentado, mas pessoalmente nāo gosto de sites sem preços dos produtos. ( caso da full metal ).

Facilitaria tudo, como é usual nos sites que nos interessam, certo?

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, segundo informações da empresa eles vendem apenas no atacado para lojistas.

 

Meus parabéns Charles, novamente nos trouxe uma novidade e explicou com riqueza de detalhes o produto.

 

Obrigado por nos apresentar este produto que realmente é de grande importância para quem quer fazer um treino de qualidade, se cobrar e melhorar dia a dia.

 

Me diz uma coisa como são feitas as vendas destes produtos, a empresa vende em poucas quantias direto ao cliente ou apenas grandes quantidades a lojistas?

 

+ 1 para você e muito merecido.

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini


Ivan, não são compatíveis.

 

Creio que não tenham interesse. O custo x benefício de centro de alvos para BR não vale a pena. Já fiz cotação e desisti.

 

As medidas dele são compatíveis aos centros de alvos 17X17?

 

Será que não há interesse dele em confeccionar alvos adesivos nos padrões dos centros de Benchrest?


Só me enviaram alvos adesivos para testar, Henrique.

 

Ivan,

 

Acho que tem um tópico sobre esta questão se valia a pena ou não fazer rolinhos de alvos de Benchrest. Lembro-me que o objetivo seria meio limitado pois usa-se atirar 1 tiro por centro num alvo normal ( ao simular uma prova ) e aí o rolinho não seria economicamente viável.

 

Charlinho,

 

Bacana o tópico mas você não falou das silhuetas metálicas. Não é só papel e plinkling.


É que a empresa não vende no varejo, portanto o site é meramente para listar e descrever os produtos que produzem e comercializam através de lojistas.

 

Tópico bem interessante, bem comentado, mas pessoalmente nāo gosto de sites sem preços dos produtos. ( caso da full metal ).
Facilitaria tudo, como é usual nos sites que nos interessam, certo?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante