Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Sedando Sag AR1000 Magnum Rossi, Couro + EVA...


Posts Recomendados

Ola a todos sou novo aqui, comprei a alguns meses minha Sag AR1000 Magnum da Rossi 5.5 + Luneta 4x32 NikkoStitling e estou satisfeito...
Testei 4 marcas de chumbinhos dentre eles Gamo Expander e para longas distancias lobo strong e Rifle, por sinal os chumbinhos da marca rifle casaram com AR1000 em termos de força, peso e distancia...
- Excelente precisão, longo alcance e por ser 5.5 bastante força...
Mas como nem tudo é perfeito ela tem um grande recuo, o qual acredito em todas do modelo gera um afrouxamento dos parafusos frontas que prendem o cano a madeira e também um recuo constante na Luneta até mesmo queda do freio de trilho...
Por ela ter grande comprimento eu não entendia o porque eu tinha de regular minha mira tão fora do padrão, após uns 500 disparos ficou obvio, o recuo da Sag AR1000 magnum (made in china) gera esse afrouxamento frontal e consequente deslocamento da arma em si ( você nota isso pela folga exagerada que aparece entre a bucha e a madeira) 0.4mm...
Então essa folga frontal faz com que o chumbinho quando você dispara perca a trajetória ainda dentro do cano, principalmente subir e a luneta recuar e como o final dos trilhos gera uma elevação a mira desce e o chumbo sobre... apertei os parafusos mas bastou uns 50 disparos novamente havia folga...
Enfim a solução mais simples, barata e realmente eficiente foi usar pequenas (coleiras) de couro de boa qualidade, ou mesmo as pontas de couro de uma bandoleira, e para sedar o recuo da mira usei EVA (especie de espuma de alta densidade encontrada em livrarias), também por opção pessoal usei uma coleira de couro extra com uma cinta de gás, (essas de apertar) e sobre isso uma munhequeira de velcro simples preta sem marcas...
Eu imagino que pode parecer estranho mas a arma ficou bem mais forte, agora eu literalmente sinto o contra seco da arma e isso reduz inclusive o movimento do braço... Me deu a sensação de acertar com menor precisão o alvo mas isso só ate me acostumar com ela...
Acertando galho seco de 10cm de diâmetro a 60-65 metros usando chumbinhos Rifle e gamo expander, infelizmente mais distante ainda não pude testar, mas pelo tempo de disparo e som de acerto no alvo acredito que chegue a uns 10-15 metros a mais... e antes chegava também mas eu tinha de erguer bastante a mira, cerca de 1.5cm acima do alvo a 60 metros, agora praticamente nada...
Abaixo algumas fotos de como ficou...
Ps.: A dica de ouro para o ajuste das coleiras de couro realmente ter efeito é molhar o couro antes de esticar, depois deixar alguns minutos no sol e ele retrai, e de tempos em tempos molhar novamente para não rachar...
Acredito que deva existir peças que cumpram essa função mas o couro é bom que não danifica o acabamento e não transmite toda a vibração para o restante da arma...
Já o EVA cortei em duas tiras e coloquei como um revestimento entre os dois suportes da luneta courtiça entre as resilias assim os parafusos ganharam mais torque sem risco de espanamento, (isso também dependendo da grossura do EVA (padrão 0,3mm) pode fazer sua mira ter que ser posicionada essa mesma diferença para o lado oposto a colocação das cortiças...

 

pict0038i.jpg

 

foto0196i.jpg

 

foto0192z.jpg

 

foto00083editada.jpg

Editado por Jacks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que ficou interessante, mas não seria mais fácil usar cola trava-rosca nos parafusos?

Concordo com você, porém a tira de couro além de dar o torque no parafuso ela também segura o cano, ainda que as trava rosca seja o mais correto o couro ali eu sei que não dá pra ver mas está muito esticado é zero de vibração, fora que tem também a coleira posterior esta não teria como usar outro método sem furar a madeira, depois que adicionei a munhequeira preta sobre a cinta ficou um bom apoio de mão, e também meu Pellet Holder é a munhequeira, agora só falta adicionar algo entre a bucha e a madeira tenho 0.5mm de folga ali para algum amortecedor...

 

Já a parte do EVA de cortiça para sedar a luneta ficou 100%, EVA nos parafusos deu o torque que antes não tinha então a presilha está bem presa nos trilhos sem risco de espanar quando aperta, e também as tiras de EVA dentro do suporte da luneta tá absorvendo grande parte do impacto, sem risco de quebrar agora...

 

Mas grato pela opinião e sim é mais fácil usar as trava_rosca, esse aspecto das cintas você só acaba sentindo apos colocar, provavelmente numa coronha de fibra de carbono não vai fazer muita diferença...

 

pict0025vb.jpg

pict0024pm.jpg

 

Agora a munhequeira que tampa a cinta posterior virou meu porta chumbinho...

pict0020m.jpg

Editado por Jacks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro Jacks, possuo uma Sag Ar 1000 e estou muito satisfeito com ela, inclusive nunca tive problemas de parafusos que se soltam, isso em 2 anos de uso. Por acaso essa está com o Gasram da Rossi? Se assim for, quantos KG?

Possuo tambem um Beeman, com dois canos, quando usando o cano 5,5, os parafusos se soltavam com facilidade por isso usei o veda rosca, fiquei usando o cano 5,5 por uns 3 meses, hoje fui trocar de cano, mas não consegui soltar o parafuso, vou levar para um armeiro resolver o problema.

Bons tiros com sua AR 1000 !!!

Beto Aranha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Adalberto, bom ainda não cheguei a instalar o Gasram, está com a mola original, para falar a verdade agora mesmo estou encamisando a mola, mas pretendo deixar guardada..

Já estou fazendo o inventário das peças a serem modificadas, bucha P.U., Gasram, vou também mandar confeccionar alguns componentes em torneiro mecânico aqui... Vai ficar desmontada por umas 2 semanas no máximo para fazer tudo nos conformes

 

Mas pretendo colocar Gasram de 60kg e se por recomendação do profissional puder ser 65 ótimo, vamos ver...

Também aumentei o espaçamento entre o final da arma e a coronha para 0.7mm e ali estou adicionando um amortecedor extra afim de eliminar parte do recuo da arma, as tiras de couro pretendo manter uma pequena na frente e uma escondida embaixo do pellet holder

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jacks a Rossi recomenda o GR de 55 Kg na SAG, acima disso você pode ter o efeito contrário e perder potencia e precisão.

 

Eu tenho uma SAG e nesse 1 ano já de uso, não tenho duvida de que vale muito mais a pena investir no equilíbrio potencia/precisão do que potencia de "magnum".

 

A minha com mais de 5.000 tiros na mola original e fazendo um VO de 220 m/s com Rossi Match, nem de longe me lembra uma magnum (pra falar a verdade nem de longe me lembra a carabina que era no inicio, com a mola nova). Fica muito equilibrada e precisa nesta configuração.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa buenas YIran, não tinha essa informação agradeço...

Apenas uma duvida a mola original da ar1000 Magnum é de 55kg?

Ou apenas vale colocar uma gasram para fins de tornar mais suave? Porque pra suavizar acredite to compensando todos os fatores possíveis para aumentar a potencia sem perder precisão...

Pra tirar uma Ideia entre a culatra e a coronha eu aumentei 0.7mm, ali to colocando a bucha antiga parafusada justamente no centro, comprimida entre a culatra e a coronha por 1,2 volta de mola que já chanfrei para dentro, fora as coleiras de couro que já me aumentaram bastante a força / precisão. Quer dizer to fazendo todos os coeficientes limitado pelo fator estético mas por hora tá valendo

 

Meu maior receio é que ocora uma semi-quebra se eu usar algo mais forte devido a suavidade da trava da ar1000, apenas isso...

Então a pergunta que eu gostaria de fazer a você que usa a gasram 55kg é:

 

A gasram 55kg adiciona mais potencia que a mola original? Ou ela é apenas para fins de mais suavidade?

 

Abraço...

Editado por Jacks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jacks, acho que você me entendeu mau, eu não uso GR na minha SAG, estou com ela na mola original até hoje (passado os 5 mil tiros).

A informação de qual GR é recomendável eu obtive da Rossi, a quem consultei sobre tunning desta carabina.

 

Aproveitando, dá uma olhada no review que fiz da minha SAG, no ano passado.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3707-sag-ar-1000-55/?hl=+sag%20+ar-1000

 

Em resumo eu me vi na mesma situação que você, até os 500 tiros, parafuso afrouxando e coronha "recuada" em relação a culatra. A minha solução no caso foi diferente, troquei arruelas dos parafusos como citado no tópico.

 

Mas enfim, minha experiencia com a mola, que perdura até hoje foi a seguinte.

Até 500 tiros tinha tranco considerável e os parafusos sentiam isso afrouxando. Depois até 1000 tiros ficou mais confortável e eu me senti seguro inclusive para instalar uma luneta (Nikko 4x32 AO). Quando chegou em 2000 tiros eu tive a impressão que a carabina atingiu seu "ponto doce" da mola, que é aquele estado em que se encontrou o equilíbrio de potencia e precisão (mas isso cada um tem seu critério, aqui vale o meu). Agora já perto dos 5000 mil tiros, ainda é muito precisa mas a potencia já deixa um pouco a desejar.

 

Acho que vale a pena colocar o GR para que a carabina fique exatamente como estava com os 2000 tiros em termo de potencia e precisão, e com todos os benefícios que o GR proporciona. Pelos relatos que li por quem fez, com 55Kg aumenta um pouco a potencia se comparado com o original e a precisão melhora, pois é compensada pelo menor recuo do GR. E se realmente for isso, vale muito a pena pois o GR não "cansa", você vai ter um ótimo desempenho por muito tempo (só a bucha para se preocupar).

 

Recomendo que você continue usando sua SAG na mola até que encontre o "ponto doce" que mais lhe agrada e dai partir para o GR que melhor se encaixa no seu conceito de potencia e precisão.

 

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entendimento magnum é magum, é mesma coisa que comprar um cavalo e querer transformar em um ponêi. Tenho minha Hatsan 150 e sei para que uso ela se destina, e não quero domesticar a marvada.

 

De certa forma eu concordo com você, mas a SAG a meu ver não é uma "magnum" autêntica, basta ver o VO declarado pelo fabricante que é 230 m/s, isso que estou querendo dizer. Na verdade nem sei porque chamam a SAG de magnum, me soa o mesmo que querer classificar uma CFX como magnum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato já atirei om outras e a SAG não parece ter um diferencial tão grande ao ponto de receber a denominação Magnum, acredito que é apenas por ter a câmara maior que o normal, até porque o forte dela é força e precisão acabou sendo maior mesmo....

 

Já atirei com um modelo de CBC nitro, CBC mola e uma Rossi Dione e com certeza a SAG é uma arma para se atirar no descanso, para atirar na mão por hora está triste devido ao recuo...

 

O desequilíbrio de peso que ela tem porque pende de verdade para frente, eu compensei preenchendo a cavidade posterior atras da tampa de borracha da coronha, cerca de 200-250 gramas de rolamentos, depois uma bucha de algodão bem socada e recoloquei a borracha, melhorou bastante para atirar em pé. Agora eu posso segurar com 1 mão e ela não parece pesar tanto, dá sentir o peso da arma no ombro querendo retornar ao nível o que cansa bem menos o braço de apoio pra mim...

 

Enfim já adicionei a 1.2 volta de mola entre a coronha e a culatra, chanfrada 0.3 mm na madeira e envolta por uma espuma preta de alta densidade de 0.7mm, e de capa uma tampa da mesma textura da culatra, recoloquei a base da arma na coronha e acertei na lata no tipo de mola (peso) ao simular o movimento do disparo no cano pressionando para trás a resposta é de 0.2mm, e é praticamente isso que ela vai absorver do recuo. Facilita que no meu emprego tem bastante trabalhos manuais, dai ferramentas e acessos a esses materiais, até agora nenhuma das modificações é visível exceto pela cinta de couro frontal...

 

Gera duvida porque até agora vários usuários da Ar1000 com gasram me recomendaram gasram 60kg mas relatam algum problema de precisão (recuo) da mesma, por isso to caçando esses coeficientes de compensação visando 60-65kg sem perda de precisão e ainda anulando o recuo, mas apenas se eu conseguir camuflar bem esses ajustes, caso contrario é como Mauriccius comentou, saber para o que ela se destina, tem que predominar também...

 

Até agora tudo excelente, já comprei uma barra de nylon solida de 3cm diâmetro para reproduzir no torneiro o guia de plastico do final da mola, esse material é bem mais resistente, também usei EVA e fiz duas tiras de 0.5mm e as coloquei dentro da coronha na parte onde se apoia a arma, EVA é fino casou perfeitamente nem se nota que tem algo ali, menos vibração...

 

Grato as informações YIram, e desculpe pelo mal entendido de você usar ou não gasram, tava bem curioso sobre a mudança da mola original com tempo...

 

E parabéns pelo Review da Sag Ar100, extremamente completo e pela data de aquisição, pelos probleminhas de fabricação até os de pintura, sem falar que usamos a mesma luneta, velho não é de se duvidar que são do mesmo lote de montagem chinesinha hahaha, são exatamente a mesma arma...

 

Abraço...

Editado por Jacks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Minha SAG estará chegando semana que vem, e pretendo utilizar uma luneta bosile titan 4x32... o medo é dela quebrar com o recuo da SAG... será que um mount com amortecimento vale a pena??

Daisy Powerline 856 multi-pump 4,5mm (cano indeciso/empenado)

Rossi Dione Tradicional 5,5mm (dada de aniversário pro cunhado)

SAG AR1000 5,5mm (chegou dia 16/05/2013)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante